Análise da Beta do Call of Duty: Vanguard; saiba se vale a pena comprar

Beta CoD Vanguard: Tivemos uma semana da Beta do Call of Duty: Vanguard, o novo jogo da franquia de FPS mais famosa do mundo que tem seu lançamento previsto para 5 de novembro desse ano, para as plataformas Xbox One, Xbox Series S/X, PlayStation 4/5 e PC. Essa foi a primeira vez que todas as plataformas tiveram o acesso ao game, já que possui uma parceria firme, de muitos anos, entre a Activision e Playstation que cede aos jogadores do console da Sony o privilégio de ter acesso antes do que os jogadores de Xbox e PC, durante os períodos da Alpha e também da primeira Beta.

Call of Duty: Vanguard adotou a Segunda Guerra Mundial como tema principal e vai explorar a temática para os jogadores terem uma experiência definitivamente de que, tanto o jogo, como a desenvolvedora Sledgehammer Games, pode contribuir e muito para o futuro da franquia. O jogo possui o mesmo motor gráfico criado pela Infinity Ward e executado pela primeira vez no sucesso Call of Duty: Modern Warfare de 2019. Além desse CoD, a engine foi utilizada no battle royale free to play Call of Duty: Warzone, que hoje é o maior produto da franquia e um dos mais respeitados jogos da atualidade.

Veja nossa análise da beta cod vanguard
Veja nossa análise da Beta CoD Vanguard

A Sledgehammer Games, com Vanguard, deixará de ser somente uma desenvolvedora suporte, para assumir o protagonismo no ano de 2021. A mesma participou da criação do Modern Warfare 3, em 2011, além de ser a principal desenvolvedora em Advanced Warfare, em 2014 e WW2, em 2017.

O Vanguard, nessa Beta, nos mostrou que tem potência para ser o melhor Call of Duty dos últimos anos e também uma ótima integração com o battle royale Warzone, ao contrário do que ocorreu em 2020, durante a era de Black Ops Cold War.

Se por acaso você não teve a oportunidade de jogar, nós da Married Games preparamos uma análise do jogo para te ajudar na decisão de se vale ou não vale a pena a compra. Um detalhe que você deve ficar ciente é que a análise do jogo que você vai ler agora, foi por alguém que jogou os dias da Beta pelo console Xbox One Base, então é o ponto de vista de um usuário de console da antiga geração. Os pontos negativos podem estar relacionadas a desempenho para esses consoles mais antigos. Então fica ligado, aperte os cintos e tenha uma ótima leitura!

-- Publicidade --

Não consegue ouvir os passos dos inimigos em Warzone? A comunicação com seu squad está ruim? Está na hora de investir num headset melhor! E, para te ajudar, te apresento essas opções de headsets bons e baratos para evoluir sua gameplay!

O que foi a Beta de CoD Vanguard?

Parte gráfica

Veja nossa análise da beta cod vanguard
Veja nossa análise da Beta CoD Vanguard

Quando se diz respeito a gráficos em Call of Duty: Vanguard, podemos dizer que o jogo é realmente muito bonito, apesar de rodar em console como Xbox One base. Isso se deve, além do bom trabalho de iluminação da Beenox, empresa que trabalha como suporte em Vanguard, e também da maravilhosa engine do Modern Warfare.

A ambientação se mostra fiel ao caos gerado por guerras. As texturas, tanto do cenário, quanto das armas realmente impressiona. O que deixa a desejar é a enorme quantidade de partículas que tem em sua tela no momento que você dispara com qualquer arma do jogo. Em algumas situações, tive problemas em manter o olho no inimigo enquanto fazia o disparo, a quantidade de partículas que voam na tela é um problema em que a Sledgerhammer Games já se pronunciou dizendo que irá reduzir até a entrega do jogo final.

Um outro problema que identifiquei foi a visibilidade que está ruim nessa Beta. Mas isso é uma coisa que não devemos nos preocupar, uma vez que a Sledgerhammer disse que irá alterar muita coisa em relação a visibilidade, onde a dificuldade maior está em separar o inimigo do cenário ao fundo.

No geral, o jogo está muito bonito, mas falta ficar um pouquinho mais polido. A primeira vista, num console de antiga geração, você com certeza vai achar inferior ao que é o Modern Warfare de 2019, mas devemos levar em conta que o jogo é para ficar muito mais bonito em consoles de nova geração; querendo ou não, eles foram feitos visando Xbox Series S/X e PlayStation 5. Mas se for é da turma do Xbox One e PS4, você também vai gostar porque ainda é um jogo muito bonito, além de que ainda está em Beta.

-- Publicidade --

Jogabilidade

Veja nossa análise da beta cod vanguard
Veja nossa análise da Beta CoD Vanguard

Se você é um grande fã de Modern Warfare, temos uma boa notícia: O Vanguard tem a jogabilidade muito similar ao que foi feito em 2019. Mas eu iria além, diria que é um meio termo entre Modern Warfare e Black Ops Cold War, além de claro, o WWII.

Quando digo que é parecido com o MW, me refiro a mecânicas de corrida tática e também de apoiada de arma. Quanto ao Cold War, diria que a fluidez da partida, freneticidade a todo estante, mesmo nos modos com menos player em mapas maiores.

Em relação ao Time To Kill (o tempo para matar), eu diria que poderia ser melhor. Em 2019, o TTK do MW foi um grande problema, ele era muito rápido, o que fazia seus jogadores a lutarem mais pela sua própria vida e consequentemente a camperagem ia ser estilo de jogo bem viável, apesar disso ser um problema dentro de uma partida. No Cold War, tivemos um TTK bem mais alto e isso também era um problema, porque abriria uma certa vantagem para algumas poucas armas, o que fazia o servidor cheio de players com a mesma arma.

No Vanguard, enxergo como um meio termo. Nem tão rápido como foi no MW, nem tão demorado quanto o do Cold War, mas ainda não dentro do ideal. Pude notar uma diferença no TTK da Alpha com a BETA. Não foi divulgada em nenhum lugar que o TTK foi alterador durante esse período, mas na Alpha achei mais demorado que o do MW, mas jogando agora na Beta, vejo o TTK mais rápido. Isso abre dúvidas de como será na versão final.

Armas

Veja nossa análise da beta cod vanguard
Veja nossa análise da Beta CoD Vanguard

Uma questão importante que temos que levantar nessa análise é referente as armas e como elas se sairam nessa Beta, em questões de estabilidade e balanceamento. Bom, devemos levar em conta que tivemos uma quantidade boa de armas para testar nessa Beta, mas ainda faltam algumas que só serão reveladas na data de lançamento e, posteriormente nas temporadas que virão.

-- Publicidade --

As armas, de uma forma geral, podemos dizer que são equilibradas e não temos nenhum tipo de arma overpower, considerada quebrada que estragaria a gameplay de estivesse na partida. Nos fuzis de assalto, armas como STG44 e VOLK são bastantes equilibradas e gostosas de serem usadas, porém falta um tempero que deve vir logo no lançamento do game. Por outro lado, a Bar, com suas munições explosivas, se não balanceadas corretamente poderá ser um problema futuro.

As submetralhadoras estão como devem ser. Com boa mobilidade e versáteis, algumas até muito versáteis a ponto de usar como um fuzil de assalto, como o caso MP-40, que inclusive pode ser vista como a melhor arma dessa Beta. As snipers são realmente muito lerdas, mas claro que com os acessórios corretos ela irá melhorar nesse aspecto, mas eu estranhei muito o jeito que se utiliza essas snipers.

As metralhadoras leves, de longe, é a decepção no quesito armas. Elas realmente são muito lerdas, claro que são armas maiores e é normal serem pesadas, mas nesse jogo é quase inviável, além do seu atrasado de câmera aberta, que, como o nome ja diz, é um atraso para a arma começar atirar a partir do momento que você apertou o gatilho do seu controle. Esse é um ponto bem negativo das armas do Vanguard.

Modos

Veja nossa análise da beta cod vanguard
Veja nossa análise da Beta CoD Vanguard

Nessa Beta tivemos vários modos de jogos para que os jogadores tivessem uma experiência do que seria o Call of Duty: Vanguard em 2021. Entre eles, tivemos modos tradicionais como Mata-mata em Equipes, Dominação e Localizar e Destruir. Porém, também tivemos modos exclusivos como
Batalha dos Campeões e Patrulha. O primeiro, é o mesmo modo que estava disponível na Alpha, lá para os jogadores de PlayStation, e esse modo é muito divertido, principalmente jogando com amigos.

O modo Patrulha também foi um acerto em Vanguard. Inspirado no clássico Zona de Conflito, o modo segue a mesma proposta, porém muito mais divertido e frenético, uma vez que a área para ser assegurada fica em constante movimento, o que deixa o jogo muito mais agitado e divertido. E, em relação aos demais modos, também fluem bem, mas não traz nada inovador.

-- Publicidade --

Nessa Beta tivemos cinco mapas disponíveis e, de forma sincera, eles são muito bons, dependendo do ritmo de combante e a quantidade de jogadores. Red Star, Guvutu, Hotel Royal e Eagle’s Nest são os mapas que pudemos conhecer e desfrutar os modos acima.

Sons

Veja nossa análise da beta cod vanguard
Veja nossa análise da Beta CoD Vanguard

O maior problema para mim, em toda essa Beta foi o som do multiplayer de Vanguard. O jogo, para Xbox One e Playstation 4, estava muito baixo e mal era possível ouvir o som dos passos dos inimigos num espaço curto. Não sabemos ainda se é um problema exclusivo das plataformas de antiga geração, mas há relatos na internet apenas de jogadores de console, nada disso foi reclamado no PC.

Além do som das batalhas, outro problema foi as frases frequentemente repitidas pelo narrador e os operadores. Qualquer situação, em qualquer momento de um jogo, era possível ouvir frases repetidas como “estou preso”. Além do narrador que falava demais, o que era mais do que o suficiente para atrapalhar a partida, ainda mais com um jogo com o audio tão fraco. Ao que tudo indica é um bug, mas como se trata de uma análise da Beta, não poderíamos deixar de destacar esse problem.

Vale a pena?

Veja nossa análise da beta cod vanguard
Veja nossa análise da Beta CoD Vanguard

Se você chegou até aqui para saber se vale ou não vale a pena em investir no Call of Duty: Vanguard, saiba que há varios aspectos a se pensar.

O jogo em si é realmente incrível, e como foi dito no início do texto, tem tudo para se tornar o melhor Call of Duty dos anos recentes. Ele juntou todos os aspectos positivos de outros CoDs e acrescentou nesse, apesar de algumas decisões erradas, mas que estão passivas a mudanças levando em conta que é somente uma Beta, e a Sledgerhammer Games leva o feedback da galera muito em conta antes de publiquem o jogo de forma oficial. Então espere muitas mudanças ainda que podm fazer o jogo ser ainda melhor.

-- Publicidade --

Se você acha que o Call of Duty: Vanguard é diferente de tudo que ja viu, você achou errado. Apesar de evoluir a cada ano, O CoD segue a sua essência e faz jogos parecidos com o que vimos anos anteriores. Mas qual jogo não é assim?! A verdade é que Call of Duty do ano vai ser apenas uma DLC do Warzone, nos próximos anos e será assim até o battle royale morrer. Não espere algo muito inovador.

Se você é um jogador de Call of Duty: Warzone, você tem que comprar o Vanguard. Desde a época do Modern Warfare, o battle royale ficou órfão de um jogo que te levasse um conteúdo fiel ao que era de fato o Warzone. O Cold War nunca combinou com o jogo e a diferença de engines foi um problema para que desse certo. E o Vanguard tem tudo para fazer o que o Cold War não fez, então se for levar por esse lado, vá em frente!

Veja nossa análise da Beta CoD Vanguard | Análise Beta CoD Vanguard: Veja se vale a pena comprar

Análise/Review | CoD: Vanguard

Gráficos
Jogabilidade
Audio
Ambientação
Mapas
Armas
Modos

Nota geral

-- Publicidade --

Ótimo jogo, porém alguns detalhes dessa Beta impedem que a nota seja maior.

4

Mais sobre Call of Duty

Veja nossa análise da beta cod vanguard
Veja nossa análise da Beta CoD Vanguard | Análise Beta CoD Vanguard: Veja se vale a pena comprar

Call of Duty (frequentemente abreviado como CoD) é uma série de jogos eletrônicos de guerra, ação e tiro em primeira pessoa publicado pela Activision e desenvolvida pela Infinity Ward, pela Sledgehammer Game Studio e pela Treyarch, com as empresas se revezando a cada lançamento. O primeiro título da série começou no computador, mais tarde expandindo-se para os vários tipos de consoles. Também foram lançados vários jogos spin-off. Os primeiros títulos da série se concentraram em jogos ambientados na Segunda Guerra Mundial, apresentando batalhas e acontecimentos históricos daquele período. Com o tempo, a série viu jogos ambientados na Guerra Fria, em tempos atuais, mundos futuristas até o espaço sideral.

Os jogos da série Call of Duty são publicados e propriedade da Activision. Enquanto que o estúdio Infinity Ward ainda é o principal produtor, a Treyarch também já produziu alguns títulos onde a história está interligada entre eles. Alguns jogos já foram produzidos pela Gray Matter Interactive, Nokia, Exakt Entertainment, Spark Unlimited, Amaze Entertainment, n-Space, Aspyr, Rebellion Developments, Ideaworks Game Studio, Sledgehammer Games e nStigate Games. Os jogos usam vários motores incluindo id Tech 3, o Treyarch NGL e o IW 5.0.

Em janeiro de 2016, já tinham sido vendidas mais de 250 milhões de cópias de jogos Call of Duty. Em particular, Call of Duty: Black Ops é o jogo mais vendido da série, com um total de 30.5 milhões de cópias vendidas. De acordo com a Activision, as vendas dos jogos Call of Duty já ultrapassaram os US$15 bilhões.

Outros produtos da série incluem figuras criadas pela Plan-B Toys, um jogo de cartas da Upper Deck Company, Mega bloks pela Mega Brands e uma mini-série de banda desenhada publicada pela WildStorm Productions. Em Novembro de 2015 a Activision Blizzard anunciou uma nova divisão, a Activision Blizzard Studios, focada na criação de filmes e séries televisivas originais incluindo “uma série de filmes Call of Duty com a possibilidade de existirem adaptações televisivas.” Em 2014 a Guiness World Records considerou Call of Duty a melhor série de jogos de todos os tempos, à frente de outras muito populares como Grand Theft Auto, Pokémon, Halo, Super Mario Bros. e The Elder Scrolls. Via: Wikipédia

-- Publicidade --
Avatar of rafael meireles

Jornalista, 23 anos e fascinado por FPS. Poucas coisas na vida de Rafael o fazem tão bem quanto escrever e jogar videogames. Futebol e música também têm parcelas de seu coração.