Conheça a História de Alex Kidd

Com a aproximação do lançamento de Alex Kidd in Miracle World DX, conheça a história do ex-mascote da Sega e entenda o porquê ele é tão amado pelos gamers brasileiros

A volta do menino orelhudo da Sega aos videogames após 31 anos já tem data: dia 24 de junho. Essa é a data do lançamento de Alex Kidd in Miracle World DX, o remake do jogo lançado em 1986 para Master System e se tornou um sucesso no Brasil graças a Tec Toy que incluiu o jogo na memória de diversas versões do console.

O jogo será desenvolvido pela Merge Games e publicado pela Sega e traz de volta o garoto Alex Kidd (ou Alex Ossale para os mais íntimos), que precisa resgatar o Planeta Aries, ou mundo dos milagres, do domínio de Janken, o Grande, e seus generais Gooseka (cabeça de pedra), Chokkina (cabeça de tesoura) e Parplin (cabeça de papel).

Versado na arte marcial conhecida como Shellcore (ou Buroken, no original), que expande a massa das mãos e permite feitos incríveis como quebrar enormes pedras, Alex percorrerá por diversos níveis, enfrentando monstros e derrotando os generais de Janken em disputas de Pedra-Papel-Tesoura (o popular Janken Pon) e salvar os cidadãos de Aries que foram transformados em pedra, além de resgatar seu irmão, Igul, e a Princesa Lora.

Porém, antes de mergulhar nessa história remasterizada, conheça um pouco do passado do mascote e os games que ele protagonizou.

-- Publicidade --

A história do mascote antes de Alex Kidd DX

Alex Kidd in Miracle World foi originalmente planejado como um jogo que adaptaria a franquia Dragon Ball, mas, por questões autorais, a Sega não tinha mais o direito de usar a licença e transformou o game um título original. Inicialmente, jogo foi planejado como um RPG de ação, e o personagem principal usaria o lendário Bastão Mágico (aquele mesmo usado pelo Goku, baseado na lenda chinesa “Jornada para o Oeste”) para lutar.

Essa mudança explica o porque Alex tem orelhas tão grandes e geralmente era confundido com um macaco. Outras mudanças que chamaram a atenção do público foi a troca do alimento que Alex come no final de cada fase. Na versão japonesa, Alex encontra um onigiri, o famoso bolinho de arroz e nos EUA, ele come um hambúrguer.

O Tema de Alex Kidd chegou a ter até uma versão com vozes. A original é difícil de encontrar, então, ouça esse remix.

Com essa nova ideia, a Sega decidiu alterar o projeto para competir diretamente com Super Mario Bros., tornando-se um jogo de plataforma. Intitulado Miracle World durante o desenvolvimento, o jogo fez muitas mudanças para o diferenciam de Super Mario, tais como o personagem do jogador avançar quebrando bloco para a frente em vez de quebrá-los para cima, e os botões de ataque e saltar sendo o inverso do Super Mario.

Por muitos anos, Alex Kidd foi o mascote oficial da Sega e estampava os principais produtos da empresa, substituindo a nave Opa-Opa, personagem principal do game de arcade Fantasy Star. Posteriormente, em 1991, Alex foi substituído pelo Sonic. Essa história é contada pelo próprio Alex conta essa história no jogo Segagaga, um jogo de simulação para Dreamcast onde o jogador tem que ajudar a Sega a vencer os concorrentes.

-- Publicidade --
Conheça a história de alex kidd | fda9fc42 imagem 2021 05 26 160200 | married games análises | alex kidd, alex kidd in miracle world dx, nintendo switch, playstation, sega, singleplayer, steam, xbox | alex kidd
Alex conta sua história em Segagaga

Além de outros jogos que Alex apareceu como coadjuvante, o personagem teve outros jogos como Alex Kidd in the Lost Star, que teve uma versão para arcades e uma para consoles. Alex Kidd in Shinobi World, que colocou o personagem em um jogo similar ao clássico Shinobi. E a Alex Kidd in High Tech World, a adaptação de um game lançado somente no Japão chamado Anmitsu Hime, que causou estranhamento nos jogadores por transportar o Alex para um castelo ao estilo Japão Feudal tão diferente dos anteriores.

Alex Kidd in the Lost Star

Este game foi lançado para arcade em 1986 e portado para o Master System em 1987. Esse é o primeiro jogo do Alex que apresenta um sistema de coop para dois jogadores. Um controla Alex e outro controla Stella, essa aqui sim, a namorada de Alex. O jogo é um game tradicional de plataforma e você não tem barra de vida e sim uma barra de tempo que diminui gradualmente conforme o tempo passa ou você é atingido por inimigos.

Aqui o menino deve recuperar as estrelas que compõem os signos do zodíaco que foram roubadas por uma criatura chamada Ziggurat, que foi aprisionada por um antepassado de Alex. Pegando as seis primeiras estrelas, as fases se repetem em dificuldade maior para que você pegue as próximas seis. Como todo jogo de arcade, ele era difícil e feito para fazer os jogadores colocarem mais e mais fichas. A jogabilidade também não era boa, já que Alex dava pulos altos e pouco precisos.

Conheça a história de alex kidd | c82fdb37 manualjapones | married games análises | alex kidd, alex kidd in miracle world dx, nintendo switch, playstation, sega, singleplayer, steam, xbox | alex kidd
Manual japonês de Alex Kidd in the Lost Stars

Alex Kidd in Shinobi World

Alex Kidd em Shinobi World foi o último game lançado protagonizado pelo mascote da Sega e, embora tenha sido desenvolvido no Japão, ele foi lançado apenas para o mercado externo. Nesse game, Alex se transforma em um ninja e vai resgatar a sua noiva, Stella, das mãos do Ninja Negro que a sequestrou… porque ele não tinha nada melhor a fazer!

Segundo a história, Alex e Stella se divertiam no mundo Shinobi, quando o céu escureceu e um raio fez o Ninja das Trevas surgir e levar Stella. Alex chora (normalmente ele sairia quebrando tudo com os punhos, mas, dessa vez, ele chorou) até que uma luz surge e revela o Ninja Branco que diz:

-- Publicidade --

O perverso Ninja das Trevas , a quem eu bani há dez mil anos, voltou. Ele fez sua namorada como refém na esperança de assumir o controle do Mundo Milagroso. Eu vim para dar a você meu poder Ninja especial. Use-o sabiamente para exterminar o Ninja das Trevas!”

Alex kidd in shinobi world - master system - dicas da tec toy - skooter blog
A capa brasileira

Aqui o jogo não parece nada com o Miracle World. Alex usa espadas e kunais, além de poder virar uma bola de fogo quando gira em postes e barras. Ele também pode escalar paredes saltando de uma para a outra.

Um detalhe interessante desse jogo está no primeiro bos chamado Kabuto. Ele é um boss similar ao chefe Ken-Oh do jogo Shinobi e, originalmente, se chamada Mari-Oh e tinha um grande bigode no rosto, mas, por razões obvias, eles mudaram o chefe e ele se tornou mais parecido com alguém com uma grande boca aberta. Porém, quando você o atinge várias vezes, ele encolhe, igual ao encanador da Nintendo.

Alex Kidd in High Tech World

O jogo original é baseado em um mangá lançado em 1949 e no anime de 1987 feito pelo Studio Pierrot, chamado Anmitsu Hime: From Amakara Castle. Esse anime nunca chegou a ser transmitido no Brasil e por isso não há um material em português dele.

A história é sobre uma princesa que não está muito a fim de agir como uma dama da realeza e, para tentar corrigir, isso seus pais contratam uma tutora de outro reino, chamada Castella. Mas, nem assim ela se corrigiu e continua fugindo do castelo para viver aventuras, conhecer seu reino e fazer bagunça junto com seus amigos. Além de anime, Anmitsu Hime virou até filme em 1957 e série de TV.

-- Publicidade --

No jogo, a princesa Anmitsu quer ir até uma nova loja de bolos e deve pegar os oito pedaços do mapa espalhado pelo castelo que mostram o caminho até a cidade e, no meio do caminho, é atacada por um clã de ninjas que quer raptá-la.

Já na versão protagonizada por Alex Kidd, ele quer ir a cidade para jogar videogame em uma nova loja de arcades e é atacado por ninjas por… sabê-la o motivo. No final, ele consegue chegar a cidade e vai jogar em uma cabine de Out Run.

Phantasy Star

Para falar bem a verdade, Alex Kidd não aparece em Phantasy Star, mas alguém no Planeta Motavia está procurando por ele.

Video games: phantasy star joins the sega ages line-up on nintendo switch
Será que ele passou por Motavia em uma das suas aventuras?

Alex Kidd BMX Trial

Conheça a história de alex kidd | f0daab7b imagem 2021 05 26 160547 | married games análises | alex kidd, alex kidd in miracle world dx, nintendo switch, playstation, sega, singleplayer, steam, xbox | alex kidd

Aqui temos um jogo de esportes do Alex Kidd lançado em 1987. Você controla o menino por uma pista de obstáculos, desviando dos outros competidores e tentando chegar ao final sem bater em nada. Ele vinha com um controle especial de paddle para ser usado no game

Alex Kidd in Enchanted Castle

A sequência direta de Miracle World veio somente em 1989, com Alex Kidd in Enchanted Castle, lançado para o Mega Drive. Nesse game, Alex viaja ao planeta Paperrock, um lugar onde as pessoas são viciadas no jogo de Janken Pon, para procurar pelo seu pai, o rei Thunder, que continua desaparecido, mesmo após ele resgatar o irmão Igul e a esposa dele, Lora. Porém, para conseguir encontrar seu pai, ele deverá lutar contra os capangas do rei Ashra.

-- Publicidade --

Assim como o antecessor, esse jogo teve algumas mudanças na versão americana para a japonesa. Ao contrário do que foi divulgado pelo manual lançado nos Estados Unidos, os habitantes de Paperrock gostam de jogar o Yakyūken, que é uma versão do Janken Pon onde os participantes tiram a roupa cada vez que perdem na disputa de Pedra-Papel-Tesoura.

Em Enchanted Castle, na versão japonesa, os personagens perdiam as roupas ao serem derrotados na disputa de janken, mas, na versão dos EUA um peso de desenho animado caia sobre a cabeça do perdedor e ele ia embora da tela de uma maneira mais engraçadinha.

Conheça a história de alex kidd | 70ae8a0d imagem 2021 05 26 160637 | married games análises | alex kidd, alex kidd in miracle world dx, nintendo switch, playstation, sega, singleplayer, steam, xbox | alex kidd
O original japonês do lado esquerdo e a versão norte-americana na direita

A recepção do jogo no lançamento foi ruim, devido aos cenários genéricos e repetitivos, sistema de detecção de colisão do Alex e os controles escorregadios que davam a impressão do Alex estar com os pés cheios de óleo.

Alex Kidd in Miracle World 2

Alguns não curtiram Enchanted Castle como a sequência de Miracle World e resolveram fazer algo quanto a isso. E então, nasceu Alex Kidd in Miracle World 2. Criado por Ian Wall, esse fangame se passa 6 meses depois do jogo original e começa exatamente onde o anterior terminou. Alex está em busca do Rei Thunder (a gente sabe onde ela está. Em Paperrock jogando strip janken pon) e precisa derrotar os monstro que continuam perambulando pelo planeta Aries.

Conheça a história de alex kidd | c8466dab imagem 2021 05 26 160740 | married games análises | alex kidd, alex kidd in miracle world dx, nintendo switch, playstation, sega, singleplayer, steam, xbox | alex kidd
Versão física do game criada por Ian Wall

A dedicação de Ian foi tão grande a esse jogo que ele chegou a fazer algumas cópias físicas do seu game, com direito a capa, manual, pôster promocional e cartucho. Você pode baixar o game aqui e jogar em qualquer emulador de Master System.

-- Publicidade --

Sega Superstars Tennis

Jogo de tênis com os principais personagens da Sega. Alex Kidd está nele e é uma das suas primeiras aparições nos games 3D. Assim como em outros games de esporte com mascotes, cara um dos personagens tem um movimento especial que é ativado ao encher uma barra. Alex Kidd derruba pesos de 100 quilos sobre os inimigos na partida.

Foi lançado em 2008 para PlayStation 2, PlayStation 3, Wii, Xbox 360, Nintendo DS e Mac OS X.

Sonic and Sega All-Star Racing e Sonic and Sega All-Star Racing Transformed

Um jogo de corrida com os personagens da Sega e alguns convidados de outros jogos, personagens exclusivos das versões de cada console, personagens de filmes e até corredores reais como a corredora de Nascar Danika Patrick.

Similar a Mario Kart cada personagem tem seu ataque especial para atrapalhar os outros corredores. No caso do primeiro game, Alex está em sua moto Sukopato e usa o seu Peticopter durante o golpe especial. Em Sega All-Star Racing Transformed, ele usa punhos gigante que atacam pelos lados quando ele se aproxima de um outro corredor, assim como vários outros corredores.

Conheça a história de alex kidd | c85e4cdf imagem 2021 05 26 160909 | married games análises | alex kidd, alex kidd in miracle world dx, nintendo switch, playstation, sega, singleplayer, steam, xbox | alex kidd
A moto Sukopato

De volta ao Mundo dos Milagres

A nova versão do jogo terá gráficos totalmente novos e um modo retro, onde você poderá jogar com os gráficos originais de 8-bits, além de outras novidades na jogabilidade, novas fases e batalhas alternativas contra chefes. Alex Kidd DX também terá um novo modo Boss Rush no qual o jogador poderá enfrentar diretamente os chefes sem passar pelas fases. O jogo também terá uma versão em português do Brasil, mas não foram revelados outros detalhes.

-- Publicidade --

Alex Kidd in Miracle World DX será lançado em 24 de junho para o Nintendo Switch, PlayStation 5 e 4, Xbox Series e One, além do PC (via Epic Games Store e Steam) em 24 de junho por US$ 19,99 (cerca de R$ 112).

E você, jogou Alex Kidd? Está ansioso pela nova versão do clássico dos 8-bits? Acha que os outros games, como Enchanted Castle merecem um remake? Deixe aí nos comentários. E leia mais sobre a Sega no nosso site.

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.