Conheça o PlayStation VR e Comemore o seu Aniversário de 5 Anos

Se você é entusiasta da tecnologia de realidade virtual, hoje é dia de festa: PlayStation VR faz cinco anos. Conheça o acessório

Você sabia que o hoje o PlayStation VR faz cinco anos? Talvez não, porque, sinceramente, sabemos que a tecnologia do VR ainda é um tanto “nova” e não tão popular quanto os desenvolvedores gostariam e, por isso, talvez não seja tão comum encontrar grandes lançamentos de VR nas lojas e os preços de um Headset para realidade virtual ainda são um pouco altos para se incluir isso junto com um sistema de jogos mais “tradicional”.

Apesar disso, graças ao PlayStation VR ser muito mais acessível do que seus rivais de PC VR e ao fato de que um alto número de pessoas tinham um PlayStation 4, a SIE (Sony Interactive Entertainment) vendeu mais de dois milhões de unidades em pouco mais de seu primeiro ano de vida. Esse número subiu para 3 milhões em 2018, ultrapassando 5 milhões no início de 2020. E para comemorar este evento importante, em novembro os membros do PlayStation Plus receberão três jogos bônus PlayStation VR de graça. Mas a SIE não revelou quais ainda.

Os Jogos de PlayStation VR mais Jogados

Desnecessário dizer que esses números atraíram desenvolvedores e, nos primeiros anos, o PlayStation VR tinha uma boa biblioteca de jogos exclusivos de VR. Mais de 500 games e experiências que estão disponíveis para o PlayStation VR. Se você é um fã de VR – especialmente um PlayStation – e um entusiasta dessa tecnologia, então, veja uma lista preparada pelo Blog da PlayStation sobre os games VR mais jogados.

O Blog PlayStation divulgou quais são os games de PlayStation VR mais jogados e quais são os preferidos por região. Infelizmente, não sabemos qual é o preferido dos jogadores brasileiros, mas, é bem provável que seja um da lista de jogos preferidos na América. Se eu fosse chutar, diria que Beat Saber e Elder Scrolls V: Skyrim VR estão entre os mais jogados:

Europa: Rec Room, PlayStation VR Worlds, Beat Saber, The Elder Scrolls: Skyrim VR, Resident Evil 7 biohazard
América: Rec Room, Beat Saber, The Elder Scrolls V: Skyrim VR, Job Simulator, Firewall: Zero Hour
Japão: Resident Evil 7 biohazard, The Elder Scrolls V: Skyrim VR, PlayStation VR Worlds, Beat Saber, Gran Turismo Sport

-- Publicidade --

Conheça alguns dos Jogos do PlayStation VR

Rec Room

Rec Room é uma jogo de realidade virtual on-line um integrado com um sistema de criação de jogos desenvolvido e publicado pela Rec Room Inc. (o estúdio anteriormente era conhecido como Against Gravity) e pode ser jogado PC com Windows, PlayStation 4/5, Oculus Quest 1/2, iOS 12.0 ou superior, Android 7.1 ou superior, Xbox One e Xbox Series S / X. Foi lançado para Microsoft Windows em junho de 2016, PlayStation 4 (com suporte ao PSVR) em novembro de 2017, Oculus Quest em maio de 2019, iOS em novembro de 2019, Xbox em dezembro de 2020 e Android em agosto 2021.

O jogo consiste em salas (ou “Quartos de Recreação”) em que os jogadores, solo ou multiplayer, colocam objetos, criam jogos e atividades. Através de um recurso chamado “caneta do criador”, o jogador pode criar objetos e colocá-los em suas salas. Alguns jogadores, através de um “clube de criadores” podem criar objetos e “invenções” e ganhar dinheiro com elas através de um sistema de parcerias.

Beat Saber

Beat Saber é um jogo de ritmo com músicas, onde o jogador deve usar “sabres de luz” e atingir caixas flutuantes no ritmo da música. O jogo foi lançado para PlayStation 4 e Microsoft Windows em 21 de maio de 2019 e tem compatibilidade com a maioria dos headset de realidade virtual, como PlayStation VR, HTC Vive, Oculus Rift e Oculus Quest.

O game conta com um modo de edição, onde cada um pode criar seus próprios desafios com as músicas e, em 2019, a desenvolvedora, Beat Games, foi comprada pelo Facebook, embora a empresa afirme que essa aquisição não afetaria o desenvolvimento do jogo para outras plataformas. É fácil achar no Youtube filmagens de jogadores fazendo partidas impressionantes com músicas bem complexas no Beat Saber.

PlayStation VR Worlds

PlayStation VR Worlds é um compilado de jogos desenvolvido pela London Studio e publicado pela Sony Interactive Entertainment. Foi lançado em outubro de 2016, como um jogo de lançamento para o PlayStation VR no PlayStation 4. O jogo inclui cinco experiências diferentes, incluindo London Heist, VR Luge, Scavenger Odyssey, Ocean Descent e Danger Ball. O jogo recebeu críticas mistas após o lançamento.

-- Publicidade --
  • London Heist: É um jogo de tiro em primeira pessoa em que o jogador controla um mafioso encarregado de roubar um diamante.
  • VR Luge: Em VR Luge, o personagem do jogador está em um trenó de rua e desliza por uma rodovia enquanto evita outros veículos.
  • Scavenger Odissey: os jogadores exploram um local baseado em cenários de ficção científica usando veículos e derrotam alienígenas usando o feixe de “Scavenger” e canhões de pulso
  • Ocean Descent: O personagem do jogador desce às profundezas do oceano e observa diferentes animais selvagens marinhos.
  • Danger Ball: Danger Ball é um jogo de esportes em que o avatar do jogador usa a cabeça para acertar uma bola.

The Elder Scrolls V: Skyrim VR

O game é a versão VR do aclamado RPG criado pela Bethesda Studios, lançado para PS4 VR e para Pc na Steam. The Elder Scrolls V: VR é o mesmo lançado originalmente em 2011, mas em VR. Você usa os comandos e movimentos das mãos para atacar com suas armas ou usar suas magias e a sua voz e os microfones para usar o poder “Thu’um”, ou o “Poder da Voz”, e lançar seus “shouts”.

The Elder Scrolls V: Skyrim é o quinto jogo da franquia e, apesar de seu sucessor estar a caminho e a empresa ter lançado um MMORPG, The Elder Scrolls Online, Skyrim ainda conta com uma enorme base de fãs e ainda conta com mais de 20.000 jogadores online diariamente, sendo um dos 100 mais jogados de acordo com a Steam. Um antigo mal despertou nas terras geladas de Skyrim, Alduin – O Devorador de Mundos, e com ele o único salvador de todo o mundo.

Seja o Dragonborn, um descendente dos lendários dragões, capaz de usar sua voz como arma, proferindo palavras de poder e absorvendo a alma de seus inimigos derrotados, para salvar todo o mundo de Tamriel da ameaça do dragão sombrio.

Porém, sua missão não será fácil, pois além do monstro, uma guerra civil explodiu na região, entre os separatistas Stormcloaks, que desejam que Skyrim volte a ser uma terra independente do Império, os Soldados Imperiais, que querem derrotar os Stormcloacks e garantir que o continente permaneça unificado e os elfos do Aldmeri Dominion, que derrotaram o Império em uma guerra e agora planejam conquistar cada uma das regiões.

Resident Evil 7 Biohazard

Resident Evil 7 Bioharzad em versão VR foi lançado em 2017 e foi exclusivo do PlayStation VR por cerca de 12 meses antes de chegar as outras plataformas, e era uma experiência ainda mais assustadora do que o jogo original.

-- Publicidade --

Resident Evil 7: Biohazard é o próximo grande lançamento da renomada série Resident Evil e cria um novo jogo da franquia que quer trazer de volta suas raízes no terror e abrir a porta pra uma experiência de horror realmente perturbadora. Uma mudança dramática na jogabilidade da série coloca você em uma visão em primeira pessoa com estilo fotorrealista, tudo criado pelo novo motor gráfico RE Engine da Capcom. Resident Evil 7 traz um nível de imersão sem precedentes, o que torna a trama de horror mais íntima e pessoal.

A história segue a jornada de Ethan Winters em busca de sua esposa, Mia, que o leva a uma mansão agrícola aparentemente abandonada e habitada pela família Baker. Ethan deve explorar o local, fugir, esconder-se e lutar contra os membros da família e os “Mofados”, uma forma humanoide de bactéria contagiosa. Há enigmas que precisam ser resolvidos para continuar a história e encontrar a sua esposa, porém, nem mesmo ela parece ser mais a mesa. Qual a ligação de tudo isso com a Umbrella? Só jogando para saber.

Passado na área rural dos Estados Unidos de hoje em dia e depois dos dramáticos eventos de Resident Evil 6, os jogadores vivenciarão o terror diretamente em uma perspectiva de primeira pessoa (e desa vez não é um FPS cheio de armas e munição). Resident Evil 7 incorpora os elementos de exploração e a atmosfera tensa que são marca registrada da série e que criaram o gênero “Survival Horror” cerca de vinte anos atrás, mas com uma atualização completa dos sistemas de jogo que impulsionam a experiência da sobrevivência ao terror a outros níveis.

Qual o Futuro do PlayStation VR

Como dito, faz cinco anos que a indústria de VRs viram desenvolvimento massivo de Headsets, passando por várias gerações e modelos, desde os cabeados ao all-in-one (AIO), e novos recursos como rastreamento manual. De lá para cá, a indústria se modernizou e o PlayStation VR precisa de algumas atualizações para se manter relevante, principalmente frente ao lançamento do novo console da Sony, o PlayStation 5.

O lançamento do PlayStation 5 foi um grande sucesso para a SIE, com mais de 10 milhões de unidades vendidas. Embora o PlayStation VR possa se conectar ao novo console por meio de um adaptador gratuito, todos querem saber sobre o PlayStation VR 2 (sem nome oficial ainda). Tudo o que foi mostrado até agora são os novos joysticks “orb”, com rastreamento de dedo para gestos naturais das mãos e gatilhos adaptáveis que permitem aos jogadores “sentir” certos elementos de um jogo.

-- Publicidade --

Em relação ao headset em si, nenhuma imagem foi divulgada ainda. As especificações foram divulgadas, constando que elas terão telas OLED da Fresnel, com uma resolução de 2000 x 2040 por olho, HDR (High Dynamic Range) e um campo de visão de 110° graus (FoV). Além disso, haverá apenas um único cabo que será necessário usar, sem breakout box com fios adicionais para lidar.

Infelizmente, não foi revelado quando o PlayStation VR 2 chegará, mas as expectativas são de que não será ainda este ano. Os relatórios especulam que será em algum momento no próximo ano. Pelo lado positivo, alguns desenvolvedores já começaram a confirmar projetos para o headset com Engram da Maze Theory, Pavlov Shack da Vankrupt Games e Runner inspirado no anime de Truant Pixel. Isso significa que a vida útil do PlayStation VR está chegando ao fim, sendo outubro de 2022, possivelmente, quando o primeiro esforço de VR da Sony chegará ao fim.

Playstation vr
PlayStation VR

Agora, deixe nos comentários: você conhece bem o PlayStation VR? Jogou algum game com ele? Fale conosco e aproveite para ler mais sobre realidade virtual no nosso site. E feliz aniversário PlayStation VR.

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.