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Curiosidades The Sims: 15 Fatos (e um Rumor) que Você não vê Por Aí

Conheça Curiosidades sobre The Sims e um rumor sobre essa franquia da EA Games

A Franquia da Maxis (site oficial), The Sims, completou em 21 anos em 2021, por isso, vamos falar algumas curiosidades sobre The Sims e um rumor que está rondando a internet. É difícil haver um gamer que não conheça a franquia The Sims.

Pode até ser que você não jogue ou não goste, mas, certamente já ouviu falar do jogo de Simulação de vida mais clássico de todos. Atualmente, o quarto game, The Sims 4, se tornou o mais vendido da franquia.

Então, mesmo que você não curta o joguinho de simulação de vida, em algum momento, você deve ter visto ele. Então, para comemorar a maioridade do game, vamos trazer algumas curiosidades sobre The Sims e explorar esse mundo tão vasto e divertido que chegou aos consoles, mobile e até as redes sociais!

Sim, você podia jogar The Sims até no (falecido) Orkut. Então vamos ver 15 curiosidades sobre The Sims, e um rumor, sobre essa franquia e, se ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

Sobre The Sims

The Sims é um simulador de vida desenvolvido pela Maxis e publicado pela EA Games. Nele você cria seus personagens, construí casas como quiser, pode conseguir um emprego, relacionamentos, criar uma família ou fazer o que quiser.

A franquia tem diversos títulos e vários spin-offs, lançados para PC e diversos consoles como PlayStation, Xbox, Nintendo Wii e até para o Mega Drive da Sega. A última versão do jogo, Sims 4, recebeu diversos pacotes de expansão e hoje é um jogo grátis que você pode baixar na Steam ou Epic Games.

Não é um simples incêndio

Criada em de Fevereiro de 2000, The Sims nasceu, e passou, por algumas tragédias! Seu criador, William Ralph Wright (Atlanta, Geórgia, 20 de Janeiro de 1960), mais conhecido por Will Wright, perdeu sua casa durante uma tempestade de fogo que aconteceu em Oakland e Berkeley, na Califórnia, em 1991. Quando estava mobiliando a sua nova casa, ele pensou sobre o que aconteceu com ele e a sua tragédia pessoal deu a ideia inicial para a criação de seu jogo.

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Ninguém vai apagar o fogo?

Não era bem assim no começo

The Sims foi originalmente planejado para ser um simulador de arquitetura que permitia aos jogadores construir suas casas. Os ‘Sims’ foram só adicionados ao jogo depois, para que eles pudessem interagir com as coisas que foram criadas no jogo – como banheiros, cozinhas e quartos – e “avaliar” se eram confortáveis ou não.

No entanto, logo após desenvolver os protótipos, ficou muito claro para Wright que os próprios ‘Sims’ eram um aspecto muito mais interessante do jogo que a construção em si. Depois de lançar novos alguns jogos para a EA Games, Wright e sua equipe rapidamente começaram a trabalhar no simulador que todos agora conhecem como The Sims.

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Começando pelo essencial

O primeiro objeto desenvolvido por Wright para The Sims foi: uma privada! No começo da criação do software de arquitetura a primeira coisa que ele fez para que o seu Sim interagisse foi o vaso sanitário. Ele podia ser usado, limpo e até tinha a opção de deixar a tampa levantada ou abaixada.

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Casa limpa = Sim feliz

Wright decidiu que o vaso era a melhor opção para criar primeiro, pois oferecia várias possibilidades de interação diferentes em potencial e suas variáveis. O que faz bastante sentido, já que toda casa que você vai mobiliar no começo do game é preciso ter um banheiro, cozinha e quarto, para resolver as necessidades mais básicas do seu Sim.

Mais do que uma casa

Um spin-off de The Sims estava em andamento por parte da Maxis, mas devido ao sucesso repentino da franquia a ideia foi descartada e o pessoal foi todo realocado para o desenvolvimento da franquia principal.

Em SimsVille você controlaria todo um bairro e seus personagens, construindo não somente uma casa, mas sim várias com seus respectivos moradores. Apesar de a ideia não ter avançado, o seu conceito foi reaproveitado depois na DLC “The Sims: Encontro Marcado” e outros que ainda são vistos em The Sims 4. O trailer de SimsVille pode ser encontrado no SimCity 3000 e no CD de instalação The Sims: Gozando a Vida.

O que eles falam? Simlish

Bem conhecido dos fãs da franquia, os Sims falam uma língua própria chamada “Simlish”. A ideia dos desenvolvedores era de que, se os personagens falassem as mesmas coisas o tempo todo, o jogo ficaria repetitivo e chato em pouco tempo. Então, eles resolveram criar uma linguagem própria. O Simlish mistura elementos do ucraniano, francês, latim, finlandês, inglês, fijiano, cebuano e tagalo.

Algumas palavras são compreensíveis por sua similaridade com alguma palavra em seu idioma original e já outras você acaba entendendo pelo contexto, como sul sul e deg deg que podem ser usadas em situações de ‘adeus’ ou ‘olá’. Interessante é que algumas músicas reais são adaptadas e cantadas em simlish para serem ouvidas nas rádios do jogo.

Bandas como Paramore, My Chemical Romance ou cantoras como Nelly Furtado e Lily Allen foram traduzidas para simlish. A Expansão Mundo Doce de The Sims 3 trouxe a cantora Katty Perry como a estrela da DLC, com algumas de suas músicas sendo cantadas em simlish por ela.

Os Mistérios da Franquia

Entre os fãs, um dos maiores mistérios fica por conta da personagem Laura Caixão, talvez considerada a “garota propaganda” da franquia. Durante o segundo jogo da franquia Laura foi abduzida por aliens (algo normal em Sims) e desapareceu deixando sua família.

Apesar disso, ainda era possível encontrá-la em meios aos “townies” (npc que ficam em locais inacessíveis aos jogadores apenas para “fazer volume” para que áreas muito grandes não pareçam vazias). Como o terceiro game apresentou um prequel, com Laura como criança, e o quarto é considerado uma “realidade alternativa”, até hoje não há uma resposta para o que aconteceu com Sim.

Porém, outro ainda mais misterioso aconteceu durante o The Sims 2. Os Sims estavam morrendo de forma misteriosa e sem explicação. Fóruns oficiais ficaram cheios de perguntas e teorias para o porque esse fenômeno acontecia, até que o criador, Will Wrigth, explicou o motivo: ele havia incluído, sem avisar ninguém, um vírus letal nos porquinhos da índia, um pet que podia ser adquirido pelos jogadores, e que era transmitido pela mordida do bichinho. Uma tremenda sacanagem do desenvolvedor.

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Mais um incêndio

Dessa vez o fogo causou um grande problema para a franquia. O acidente que aconteceu nos servidores da EA fizeram com que uma parte do código do jogo se perdesse o que resultou, além de um atraso no lançamento, em um jogo inferior ao exibido na E3. Recursos que estavam programados para o jogo base acabaram sendo descartados ou introduzidos apenas em expansões.

Um dos exemplos é a chuva. Com a perda do código e a recriação parcial do jogo, a chuva acabava acontecendo dentro de ambientes fechados, o que obrigou a Maxis a deixar essa função de fora até conseguirem resolver o problema. Três anos depois do lançamento de Sims 2 chegou às lojas o DLC Quatro Estações que introduziu a mudança de clima.

Eles sabem

The sims
O que você está esperando para me matar afogada na piscina?

Uma das curiosidades sobre The Sims mais bizarras é que, talvez, eles saibam de tudo. Eles sabem que alguém está controlando a vida deles, forçando-os a ir a lugares, comer, ou até fazer “oba-oba” com outros Sims, e isso fica evidente quando, do nada, eles passam a olhar para a câmera. Fique parado por um tempo, sem fazer nada e existe a chance do seu sims começar a olhar diretamente para você, com aquele sorriso, como se esperasse que você lhe desse comandos.

Algo que lembra um pouco o que aconteceu na série da Marvel, Wandavision. Não é incomum que personagens olhem para a câmera do jogo, mas, quando você está brincando com a vida de alguém, essa situação, o personagem te encarar é bem é algo bizarro.

Trollando os piratas

Durante as primeiras semanas do lançamento do jogo, a EA Games incluiu um sistema de antipirataria no The Sims 4 que deve ter causado algumas boas risadas para os funcionários do setor de atendimento ao cliente e algum constrangimento aos piratas.

Após alguns minutos rodando o jogo, se o sistema de antipirataria detectasse que se tratava de uma cópia ilegal, o game ficaria terrivelmente pixelado, como quando os sims usam o banheiro ou estão no banho, tomando a tela toda e impedindo o jogo de continuar. Inicialmente, é claro, todo mundo achou que isso era um bug e os jogadores começaram a inundar os fóruns oficiais de reclamação sobre isso.

E a resposta da empresa era: Compre o jogo original!

Um verdadeiro soco no estômago de quem pirateou o game e ainda foi reclamar da má qualidade do produto e cheio de razão. Claro que, algum tempo depois, os piratas descobriram como burlar essa restrição liberar o jogo completo, sem pixels (tanto na tela quanto nos momentos onde ele deveria estar lá). Mas certamente, as primeiras semanas devem ter sido muito divertidas para quem responde os comentários dos fóruns de The Sims da EA.

Rick Rolled

Está é uma das curiosidades sobre The Sims que você não vê por aí com frequência e, talvez, só quem era muito ativo na comunidade do game deva saber. The Sims é, até hoje, líder absoluto em seu gênero. Não há um grande jogo de simulação de vida que concorra com The Sims o que resulta em um pouco de comodismo por parte da EA.

A comunidade de jogadores costuma reclamar muito da qualidade dos pacotes lançados e dos preços cobrados pela desenvolvedora, pedindo por alguma mudança ou por alguém que ameace a hegemonia dela no setor de simuladores.

Um facho de esperança surgiu com um rumor de um game chamado Project Vie, que chegaria para desbancar The Sims prometendo um complexo sistema de criação de personagens, casas, animais e corrigir tudo o que os jogadores reclamavam da série. Porém, tudo não passou de uma pegadinha.

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Eu confiei em você Vie

Em março de 2017, o time de desenvolvimento do jogo forneceu ao site Simscomunity um material de divulgação com logos e informações sobre o jogo, além de umas screenshots bem decepcionantes. Uma das imagens que falava sobre o game ainda trazia um trecho da letra de “Never gonna give you up” do cantor Rick Ashley. E, como vocês sabem, a música é um sinônimo de trollagem na web.

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Fomos todos rickroleados

Por sorte, depois desse duro golpe na comunidade de fãs, outro projeto surgiu para bater de frente com o gigante da Maxis. Agora com vídeos e fotos provando que o jogo existia, Paralives já tem até página na Steam e apresentou funcionalidades de criação e customização do ambiente bem mais avançadas do que o famoso jogo da EA Games.

Por enquanto, não há data de lançamento prevista para Paralives, mas o desenvolvedor mantém suas redes sociais bem ativas, o que é um bom sinal para quem espera pelo lançamento de uma alternativa ao The Sims.

Hierarquia de necessidades de Maslow

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Necessidades, aspirações e vontades

Desde o primeiro jogo, as necessidades dos Sims são baseadas na Hierarquia de Necessidades de Maslow, uma teoria psicanalítica que divide as necessidades dos seres humanos em uma pirâmide nas seguintes partes: necessidades fisiológicas, segurança, amor/relacionamentos, estima e realização pessoal. Uma vez que estas necessidades estejam satisfeitas as pessoas passam a ser motivadas por necessidades menos urgentes até finalmente chegar em sua realização pessoal.

Isso pode ser visto, por exemplo, nas tabelas de necessidades dos Sims que são dívidas nas Básicas: Bexiga, Fome, Social, Higiene, Diversão e Energia. Além disso, o Sims tem suas vontades, aquelas aspirações mais imediatas e a Aspiração de Vida, que é o grande objetivo dele. Sem dúvidas uma das curiosidades sobre The Sims mais cabeça.

SimPeople

Algumas curiosidades sobre The Sims que vem lá do outro lado do mundo. No Japão, o jogo precisou passar por algumas mudanças para que ele fosse lançado para o público asiático. Para começar, o game recebeu o nome de SimPeople, já que The Sims era difícil de adaptar para eles. Veja o comercial de SimPeople:

Outra mudança para o público oriental foi a profissão de criminoso, que o governo chinês não consideraram adequada e foi alterada para um mímico. Nos jogos seguintes, a profissão de mímico acabou sendo inserida com uma roupa própria e se tornou um ícone na franquia.

Reality Show

Como parte da campanha de marketing de The Sims 2, a divisão europeia da EA, a EA Benelux, criou uma casa de vidro onde uma família viveu por 4 dias. As pessoas poderiam observar a família vivendo sua vida ao estilo The Sims, como se fosse um reality show. Infelizmente não consegui encontrar nada dessa curiosidades sobre The Sims, masé bem fácil imaginar uma casa como essa para a divulgação desse jogo.

Destros e Canhotos

The Sims 4 tem um traço oculto, que não pode ser comprado pelo jogador normalmente que determina se o Sim será destro ou canhoto. Isso afetará a forma que ele segura objetos ou interage com o mundo.

Atualmente, existem mods para The Sims 4 que liberam esse traço, mas normalmente, você não pode escolher e ele é dado aos sims, ao acaso, no momento da criação. Outra curiosidades sobre The Sims interessante: a Sim mais famosa da franquia, Laura Caixão, é canhota!

Traço oculto
Traço oculto

Não dá para matar a Morte de fome

Uma das maiores curiosidades sobre The Sims é se dá para matar a Morte e a resposta é, sim. Dá para matá-la com alguns scripts e mods, que faz com que você a adicione a família. Matar a morte fará com que outra apareça logo em seguida para levar a alma do falecido embora. Porém, uma coisa que não dá para fazer é matá-la de fome.

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Que mané biscoito. eu vou é pedir um iFood

Mesmo que você derrube a necessidade dela a zero, a Morte pegará um lanchinho do bolso e irá encher sua necessidade novamente. Então, se você quiser se livrar do ceifador você precisará pensar em outras formas de fazer isso. Não que vá resolver muito, pois outro irá aparecer em seguida.

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Mais algumas curiosidades sobre The Sims

  • Wright criou a ideia inicial de The Sims enquanto brincava com sua filha. A ideia toda sobre casa de bonecas para adultos veio de uma brincadeira real entre Wright e sua filha enquanto brincavam.
  • Maxis criou jogos em sequência a Sim City incluindo “Sim City 2000”, “Sim City 3000”, “Sim City 4”, “Sim City Societies” e” Sim City (Rebot)”.
  • Apesar de não ter a mesma popularidade de The sim, SimCity foi o que levou a sua criação e mesmo assim manteve sua própria popularidade e possuiu sequências.
  • Maxis também criou mais de 10 títulos “Sim” incluindo sobre temas como Golf e até formigas.
  • Dentre o primeiro SimCity ao The Sims foram criados vários outros títulos que apesar de não terem sido tão populares eles ainda foram importantes para a criação de The Sims.
  • O jogo “Sim Ant” que simula o comportamento de formigas levou a complexidade dos Sims em “The Sims”
  • Dentre os jogos antes de The Sims, o simulador de formigueiro funcionava por categoria e sua respectiva função, o que gerou um grande interesse em Wright sobre Gerenciamento de tempo.
  • Maxis também criou um jogo que muitos se lembram, “Pinball 3D espace cadet” para Windows.
  • Se você teve um computador no início dos anos 2000, tem uma boa chance de que se lembre deste jogo, um querido junto ao Campo Minado.
  • O que levou The Sims a criar sua própria linguagem foram dois fatores, o primeiro, isto deixa toda a conversa para a imaginação do jogador, criando suas próprias histórias e aumentando a fantasia do jogo, o segundo, se The Sims ficasse com frases sendo repetidas o tempo todo ele podia ser irritante e enjoativo.
  • The Sims foi lançado apenas para PC, tendo de ser relançado para consoles como PS2, Xbox e Game Cube.
  • Apesar de sua extrema popularidade no computador, The Sims não foi tão popular nos consoles, principalmente porque no início os modos de jogos eram diferentes do computador, havia o modo história e o modo de criação tinha um limite de itens que podiam ser colocados em suas casas.
  • The Sims usava métodos que misturavam 2D e 3D para ter uma otimização melhor.
  • Como é um jogo dos anos 2000, The Sims teve de adaptar algumas coisas para melhorar o desempenho para os aparelhos da época, assim apenas os Sims eram 3D enquanto os objetos simétricos 2D.
  • The Sims foi e é extremamente popular com mulheres, sendo quase metade dos jogadores no primeiro jogo.
  • Em especial para os anos 2000, mulheres eram uma minoria no mercado de jogos, então um jogo com 50% de jogadores base sendo mulheres foi um grande assunto e uma ótima introdução para muitas sobre o mundo do jogos
  • The Sims chegou a ter anunciado uma série animada, que acabou não sendo feita e engavetada.
  • Apesar da chegar a ser anunciada o projeto foi abandonado sem maiores explicações.
  • Com toda a popularidade The Sims teve um filme anunciado em 2007 pela 20th Century Fox, com a participação de personagens reais sendo um live-action, porém em 2019 a Fox foi comprada pela Disney que abandonou o projeto, já em 2020 a Legendary Pictures criou um novo projeto sem relação com o anterior para um filme.
  • The Sims Online tinha sua própria economia, que acabou se perdendo por um bug que duplicava o dinheiro.
  • The Sims online custava $ 9,99 ao mês e tinha um sistema inteiro de guilda e jogadores fizeram sua própria máfia dentro do jogo, junto com sua própria economia a qual foi “quebrado” por um bug em um guarda-roupas que duplicava o dinheiro.
  • The Sims 2 foi eleito duas vezes o melhor jogo eletrônico de estratégia de todos os tempos.
  • O site Metacritic, é famoso por juntar a critica de jogos e semelhantes, reunindo em um único lugar e distribuindo em diversas categorias entre os quais os melhores de cada modalidade, The Sims 2 ficou em primeiro lugar como melhor jogo de estratégia de todos os tempos duas vezes.
  • The Sims 3 foi o primeiro jogo da franquia a ser criado pela The Sims Studios.
  • Após a criação de The Sims Studios, The Sims 3 foi o primeiro jogo da franquia The Sims a ser criado por um estúdio completamente dedicado a sua criação, o que foi um dos motivos por trás de seu grande sucesso.
  • The Sims 3 não teve a participação de Wright em seu desenvolvimento.
  • Apesar da ausência de seu criador original no desenvolvimento de The Sims 3, Wirght já não havia participado diretamente da criação de The Sims 2, porém a partir de The Sims 3 é quando ele não tem envolvimento, saindo oficialmente da EA e consequentemente Maxis para se de dedicar a um antigo projeto, a Stupid Fun Club.
  • The Sims 4 não foi tão popular em seu lançamento, após vários Patchs foi se tornando o fenômeno que é hoje.
  • Após o espetacular sucesso de The Sims 3 as expectativas estavam muito altas para seu sucessor, o qual não as atendeu, ao menos inicialmente.
  • The Sims 4 já teve mais de 40 Patchs de atualizações e correções, começaram comum anão.
  • Logo após o lançamento e ao longo dos anos vários patchs de atualizações incrementando as coisas que faltaram no jogo inicialmente e assim começando a atender as expectativas dos jogadores, contudo o primeiro item a ser arrumado dentro do jogo foi um anão de jardim.
  • No aniversario de 20 anos de The Sims, deu a todos os jogadores de The Sims 4 uma banheira de hidromassagem.
  • Muitos jogadores não ficaram tão felizes com este presente, apesar de ser um item muito requisitado por sua ausência no início do jogo, a hidromassagem já havia sido adicionada ao jogo anos antes, resultando que no momento em que receberam o item do jogo a grande maioria dos jogadores já possuíam o item.
  • Em seu primeiro ano The Sims 4 os jogadores haviam criados 92.800.000 milhões de Sims.
  • No final do primeiro ano foi lançado um banner de informações contendo quantos personagens haviam sido criados em The Sims, assim como o número de mortes, casamentos e até divórcios.
  • The Sims 4 é atualmente o jogo que teve mais jogadores da franquia e completara 7 anos em 2021.
  • Ultrapassando a marca de 30 milhões de jogadores, The Sims 4 surpreendentemente não é o jogo mais popular, de fato apesar de todos os jogadores ele ocupa o rank 7 em popularidade entre a franquia.
  • Em toda a franquia The Sims vendeu mais de 107.000.000 de cópias.
  • A marca de 100 milhões é uma grande conquista, e mostra o quanto a franquia conseguiu afetar a vida das pessoas assim como o quão foi importante sua criação para um novo gênero. Mencionado por Wright, em reposta a vida moderna existem várias funções no subconsciente de toda pessoa, gerenciando o tempo que foi transmitida para o jogo.

Um Rumor Sobre The Sims

Está uma Curiosidades sobre The Sims que deixou os fãs de cabelo em pé. Desde 2007 está rolando na internet um rumor sobre uma possível adaptação de The Sims para live-action e, com a compra da Fox por parte da Disney, esse rumor voltou a tona com algumas informações que, até o momento, não foram confirmadas, mas deixaram os fãs animados pela possibilidade.

Inicialmente, o filme de The Sims (ou SimCity, não se sabe) estaria sendo produzido pela Legendary Pictures e trará uma história onde os personagens desempenham “papéis duplos”, sendo um dentro e um fora do jogo. Porém, não há ainda nenhum ator ou diretor escalado. Pelas informações que o site Simscomunity divulgou, uma das personagens se chama “Bella”, que é o nome original da Laura Caixão. Pode ser que a história rode em torno de sua abdução ou que, pelo menos, a famosa Sim apareça nele.

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Deg deg – Isso é “tchau” em simlish

FAQ Rápido

Por que o Sims 4 está grátis na Steam?

O The Sims 4 foi disponibilizado gratuitamente para download a partir de 18 de outubro de 2022. Como parte de um evento especial ao vivo para comemorar a mudança, a EA Games também anunciou mais sobre o que está em andamento e o futuro do The Sims, como o próximo jogo Projeto René.

Você pode jogar Sims 4 no Nintendo Switch?

Infelizmente, The Sims 4 não está disponível no Nintendo Switch e não parece que chegará tão cedo por problemas de licenciamento e acordos comerciais entre a Nintendo, Maxis e a Electronic Arts.

O que significa o Oba-Oba em Sims?

O Oba-Oba, na série The Sims, é a expressão máxima do amor romântico entre dois Sims e é a versão dos Sims para uma relação sexual entre eles. A expressão foi introduzida pela primeira vez em The Sims 2.

Os Sims vão envelhecer naturalmente?

Os Sims envelhecerão naturalmente e você será notificado quando isso acontecer um dia antes. Você pode envelhecer seus sims a qualquer momento, no entanto, fazendo um bolo de aniversário e fazendo-os soprar as velas. Isso os envelhecerá automaticamente para o próximo estágio da vida (a menos que já sejam idosos).

E aí, o que você acha que virá no futuro da franquia de The Sims? Qual destas curiosidades sobre The Sims você não conhecia? Gosta do jogo? Conte para nós aí nos comentários e aproveite para ler mais sobre os Mods para The Sims no nosso site.

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