Dor de Cabeça enquanto Joga? Saiba o que fazer

Luzes piscando, tiros, brilhos, explosões e outros efeitos fazem parte dos jogos, mas nem todo mundo se dá bem com isso

Você tem dor de cabeça enquanto joga seus jogos? Sente tontura? Náusea? Precisa dar um tempo para descansar? Isso acontece com muita gente enquanto joga e, apesar dos avisos que as empresas de jogos colocam em seus games, ainda há um longo caminho para que os games sejam mais “amigáveis” para quem tem esses tipos de problemas.

Por que eu estou falando sobre isso em vez de dar dicas e truques para os jogos? Começou a ideia quando vi em um dos grupos de Genshin Impact que frequento alguém perguntando como ele poderia reduzir as dores de cabeça que sentia ao jogar. Ele começava e depois de um tempo, a cabeça doía, a visão ficava turva e ele precisava parar. E as respostas eram: Ninguém sabia! Ninguém tinha uma ideia exata de como ajudar a pessoa, exceto com dicas patrão como reduzir o brilho do jogo e para de jogar, já que, na tela inicial há um aviso sobre isso.

Dor de cabeça enquanto joga
Aviso de saúde Genshin Impact.

Apesar do aviso, é um pouco chato simplesmente dizer para a pessoa “pare de jogar” ou falar para que ela reduza os gráficos, afinal, parte da diversão também incluem ver os belos efeitos especiais e magias que os jogos nos oferecem. E, apesar de algumas empresas estarem avançando nesse quesito com algumas coisas como “Modo Acessibilidade” para quem sofre de daltonismo ou opções que transformam aranhas em outro tipo de criatura para aqueles que tem aracnofobia, ainda há um caminho longo a ser seguido para tornar os jogos um ambiente mais “saudável” para todos.

FAQ Rápido

O que causa dor de cabeça e enjoo ao jogar?

Não se sabe. A causa mais provável é o chamado Enjoo de Movimento

O que é Enjoo de Movimento?

A dissociação entre o que o seu cérebro processa do que está vendo e seu ouvido interno, responsável pelo equilíbrio

-- Publicidade --

Como diminuir a sensação de Enjoo de movimento?

1 – Jogue em Ambientes iluminados;
2 – Escolha telas menores;
3 – Encontre algo que ajude a diminuir seus enjoos, como o gengibre;
4 – Se nada resolver, mude de jogo;
5 – Experimente jogos menos imersivos e realistas, como games retrô;

Como eliminar os enjoos e dor de cabeça enquanto joga?

A principal dica aqui é: Se você sente alguma coisa ruim enquanto joga, procure um médico imediatamente! Não tem muito mais o que ser dito aqui, afinal, estamos falando de saúde e com isso não se brinca. O que podemos fazer é dar dicas para reduzir a possibilidade de você sentir algum desconforto enquanto está jogando. Lembre-se que, acima de tudo, o mais importante é não arriscar a sua saúde de bobeira. Tente alguns itens dessa lista, mas evite “se forçar” a continuar a jogar, mesmo que isso lhe custe alguma partida ranqueada ou coisa assim.

O que causa o dores e enjoo enquanto jogamos?

A resposta curta é: nós realmente não sabemos. A teoria mais popular, porém, nomeia o conflito sensorial como o culpado – isto é, quando seu cérebro recebe informações que não correspondem às suas expectativas de como o mundo deveria funcionar.

Por exemplo, quando você anda na rua, seus olhos veem edifícios e o movimento das pessoas ao seu redor. Enquanto isso, seu ouvido interno – o órgão responsável por seu equilíbrio e sentido de movimento – corrobora essa informação dizendo ao seu cérebro que sim, você está se movendo. Não há conflito. Tudo é paz.

Mas se você está perguntando se os videogames são ruins para você, eles podem afetar certas pessoas de maneiras diferentes. Quando algumas pessoas jogam certos tipos de videogames – especialmente títulos de séries de FPS como Call of Duty, Dishonored e Borderlands – pode haver uma desconexão entre o que seus olhos veem e o que seu ouvido interno detecta. Por um lado, eles veem movimentos realistas na tela, projetados para fazê-los sentirem-se imersos no jogo.

-- Publicidade --
Dor de cabeça enquanto joga? Saiba o que fazer | 0cfb8aa6 jogo4 scaled | married games análises | fps, pc, saúde | dor de cabeça enquanto joga
FPS podem ser os principais causadores de Náusea Digital

Por outro lado, o ouvido interno (novamente, aquele responsável pelo seu equilíbrio) diz ao cérebro que não há movimento algum – que você está só sentado no sofá. Essas mensagens confusas fazem o cérebro enlouquecer, e é aí que ocorre o enjoo do jogo. Entende? Ao mesmo tempo que você está sendo bombardeado de movimento e cores e explosões, seu corpo está parado e, no máximo, você está mexendo os dedos. Isso é a principal causa de o porque os óculos VR causam enjoo se usados por muito tempo e recomendado que você jogue pouco com ele.

Jogue por períodos curtos

Se você está preocupado com os efeitos negativos dos videogames, o contra-ataque mais confiável para o enjoo, dores de cabeça ou outros desconfortos nos jogos é começar a jogar jogos desafiadores aos poucos, ao longo de uma série de breves sessões, conforme diz Séamas Weech, pesquisador de pós-doutorado na Universidade McGill, cujo trabalho se concentra na compreensão da Náusea Digital na realidade virtual. Isso permite que o cérebro e o corpo desenvolvam uma tolerância – um processo que aqueles no campo de Weech chamam de “getting your legs”.

“Treinar usuários para se tornarem imunes à cinetose (incompatibilidade entre o movimento que se enxerga e a sensação percebida pelos ouvidos) é uma área de pesquisa intensamente ativa. Embora não tenhamos o Santo Graal, aprendemos muito”, diz Weech. “A melhor proteção é evitar desafiar os sistemas sensoriais em primeiro lugar.”

É por isso que lutar contra o desconforto não o ajudará – apenas sobrecarrega seus sentidos. Em vez disso, faça uma pausa assim que começar a se sentir enjoado, espere até que os sintomas desapareçam e só então tente novamente.

Sua experiência anterior com videogames e o título específico que você está jogando são a chave para saber se esse método funcionará para você e como será, diz Weech. Essas variáveis são o motivo pelo qual não há como dizer com que rapidez você será capaz de aumentar seu tempo de jogo ou quanto tempo levará para se acostumar totalmente com o jogo que está jogando – se é que o fará.

-- Publicidade --

Escolha bem a sua Tela

Gostamos de monitores grandes porque nos permitem ver as imagens com mais detalhes, mas também porque nos tornam mais fácil imergir no que estamos jogando ou vendo, seja um filme ou um videogame. Mas é exatamente por isso que você não deve usar um se sofre enjoos ou dores de cabeça enquanto joga.

Telas menores são melhores: elas não ocupam todo o seu campo de visão, lembrando constantemente seu cérebro de que você está realmente em uma sala e o movimento que você vê é apenas uma imagem em uma tela. “A sala oferece uma referência visual estável que mantém o jogador aterrado no mundo real, o que reduzirá os conflitos sensoriais”, afirma Weech.

Se você já tem uma grande TV de tela plana que está deixando você enjoado, não precisa jogá-la fora – sentar-se mais longe dela terá o mesmo efeito.

Mas não vá muito pro lado oposto e limite-se ao seu jogo de celular. Telas pequenas exigem que você force os olhos para distinguir os detalhes, então provavelmente você vai acabar com uma dor de cabeça, outro sintoma comum e irritante do enjoo dos jogos.

Mantenha as luzes acessas

Dor de cabeça enquanto joga? Saiba o que fazer | 8e01d899 jogo1 scaled | married games análises | fps, pc, saúde | dor de cabeça enquanto joga
Tudo errado aqui

Talvez você se lembre, ou tenha ouvido falar, do caso de crianças japonesas que sofreram ataques epiléticos enquanto assistiam ao anime do Pokémon? Então, foi mais ou menos isso. Até onde se sabe, o que aconteceu foi as luzes que piscavam rapidamente durante o episódio chamado “Porigon – O Guerreiro Virtual”, e diversas crianças tiveram um ataque epilético. Provavelmente, as crianças que sofreram com isso, estavam em um ambiente mal iluminado, focadas demais na TV e já tinham uma predisposição para esse tipo de problema. Iluminar bem o ambiente já pode ajudar você a resolver isso.

-- Publicidade --

Claro, isso parece legal jogar no escuro ou “criar um clima” enquanto joga um game de terror, mas se você não quer lidar com uma grande dor de cabeça, é melhor você acender as luzes. Você pode tomar isso como um conselho de vida em geral, mas aqui estamos falando especificamente sobre o cômodo em que você está jogando. Livre-se daquelas faixas de néon que você viu no TikTok ou daquelas luzes pisca-pisca que estiveram penduradas em sua janela por anos (aquelas que você pegou da árvore-de-natal) e ligue em uma lâmpada adequada para iluminar seu espaço ou abra a janela e deixe o sol entrar!

Isso tem um efeito duplo. Em primeiro lugar, jogar em uma sala bem iluminada impedirá que você force os olhos, o que o ajudará a evitar dores de cabeça. Em segundo lugar, iluminar os arredores ajudará seus olhos a entender que você está em uma sala, não lutando contra uma horda de zumbis em um shopping ou coisa assim.

Controle o que funciona e o que não funciona

Muitas coisas que aliviam os sintomas de uma dor de cabeça ou enjoo e isso funciona bem para uns e não tão bem para os outros. A ideia é ir testando o que resolve para você e manter isso em mente – seja tomar um pouco de ar fresco no rosto ou beber água fria.

Você pode aproveitar a brisa enquanto caminha ou senta do lado de fora em um de seus intervalos, ou pode apontar um ventilador para si mesmo enquanto joga. Weech diz que o último pode realmente ajudar a gerar a sensação de movimento físico que geralmente está ausente durante o jogo, o que levará a menos conflito sensorial. Enquanto isso, a água fria ajudará a acalmar seu estômago quando você começar a se sentir suado ou com náuseas.

Dor de cabeça enquanto joga? Saiba o que fazer | 2288aea1 jogo2 scaled | married games análises | fps, pc, saúde | dor de cabeça enquanto joga
Qual a lógica de jogar o VR se tem o jogo na tela?

Consiga algum reforço

Não há absolutamente nenhuma vergonha em obter ajuda se isso significar reduzir o desconforto e jogar um pouco mais. Além disso, muita gente também sente esse tipo de coisa na hora de jogar e pode ter algumas dicas para te ajudar a combater enjoos e dores de cabeça enquanto joga.

-- Publicidade --

Veja, por exemplo se o game que você está jogando não tem um modo escuro, como muitos navegadores e aplicativos tem hoje em dia. Mude as configurações para reduzir brilho e bloom do jogo, evite o modo Tela Cheia, já que mesmo alguma outra coisa, seja o seu papel de parede ou o navegador, que possa estar no fundo do monitor já pode ajudar a criar uma “distração” para o seu crebro. Veja se o “filtro de luz azul” do seu celular te ajuda a reduzir um pouco esse desconforto.

Um método que foi projetado para combater o enjoo regular, mas também é usado por jogadores, é o uso de pulseiras de acupressão. Essas pulseiras têm uma inserção de plástico que aplica pressão em um ponto na parte inferior do antebraço, logo abaixo do pulso. Conhecido como P6, esse ponto de acupressão fica três dedos (cerca de 2,5 a 5 centímetros) abaixo da base da mão, e pressioná-lo constantemente pode ajudar a aliviar a náusea e a tontura. Se você não tem um desses, pode fazer o mesmo efeito com o polegar.

Dor de cabeça enquanto joga? Saiba o que fazer | 9b48ac7e p6 | married games análises | fps, pc, saúde | dor de cabeça enquanto joga
Fonte: Namatsu

Alguns estudos mostram que o gengibre pode ter um efeito terapêutico nas náuseas, embora o fato de trazer alívio significativo ou moderado varie de pessoa para pessoa. Você pode experimentar chá de gengibre, cerveja de gengibre ou até mesmo doce de gengibre. Se você preferir ingeri-lo como suplemento, consulte seu médico antes de tomar.

Se tudo mais falhar, mude de jogo

Alguns jogos são piores do que outros quando se trata de enjoo e dores de cabeça. Os jogos de tiro em primeira pessoa são os culpados número 1, enquanto qualquer coisa com gráficos super-realistas pode fazer o mundo de algumas pessoas girar em um segundo. Desculpe, mas se nada estiver funcionando, você terá que interromper totalmente a jogatina desse game.

Antes de desistir do seu jogo favorito, no entanto, veja se é possível alterar as configurações de sensibilidade ou o ponto de vista do jogador. Ir de apenas ver as mãos do seu personagem para ver suas costas inteiras pode ajudar muito, enquanto reduzir a velocidade dos movimentos da câmera e balançar a cabeça, borrão de movimento e as armas também pode fazer uma enorme diferença. Não se esqueça de verificar as configurações de sua tela também – telas com alta taxa de atualização podem ser prejudiciais, então diminua um pouco esses quadros por segundo ou mude sua tela para algo mais lento.

-- Publicidade --

Você também pode experimentar outros jogos e ver quais causam esses sintomas em maior ou menor grau. Tente jogos com narrativa em terceira pessoa, jogos de quebra-cabeça, um título 2D antigo ou um Mario Bros. pré-Nintendo 64, para citar alguns. Pode ser decepcionante, mas talvez você precise aumentar sua tolerância para finalmente jogar títulos como Halo ou Apex Legends. Acostumar seu corpo a jogos menos complexos primeiros é uma ótima transição para gráficos altamente realistas e movimentos rápidos de câmera.

Lembre-se: torturar-se suportando seus sintomas não os ajudará a sumir com eles mais rápido. Vá devagar e aproveite seu tempo de jogo. Afinal, os jogos devem ser divertidos. E, por último e não menos importante, vamos reforçar: Se nada funcionar, procure um médico!

E enquanto você descansa, aproveite para ler mais notícias e conteúdos legais no nosso site. Em um ambiente bem iluminado e sem forçar a vista!

Share
Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.