Os melhores games da DC Comics

Enquanto a Marvel domina nos cinemas, o mundo dos videogames tem uma série de excelentes jogos com os personagens da concorrência. Veja os melhores games da DC Comics nessa lista

Enquanto a Marvel tem dominado nos cinemas com o seu grande e coeso universo compartilhado, a sua principal concorrente, a DC Comics tem tropeçado em decisões estranhas e falta de foco nas produções cinematográficas, o que resultou em filmes que agradaram os fãs da empresa mas não foram as grandes e explosivas produções que o estúdio esperava. Porém, nos games, o jogo muda completamente.

Enquanto o megalançamento do jogo dos Vingadores feito pela Crystal Dynamics e Square Enix patina com atualizações gigantes e correção de milhares de bugs e microtransações, a DC ostenta uma das melhores séries de games de heróis com mecânicas que definiram o gênero e inovaram em questões de combate e exploração. Então, vamos descobrir alguns dos grandes jogos da editora e recomendar os melhores games da DC Comics.

Leia Mais:
Todas as aparições de Venon nos Games
Os melhores jogos da Marvel
Conheça mais sobre Shang Chi
Os Melhores Jogos da DC Comics
Quem são os personagens de O Esquadrão Suicida

Games da dc comics

Melhores games da DC Comics

A DC Comics tem entretido fãs por quase um século, com seus super-heróis e vilões dominadores de mundos, liberando seus poderes em quadrinhos, filmes, televisão e jogos. Mas é nos jogos que a empresa tem mais do que alguns pontos fortes; quando se trata de personagens e videogames da DC, absolutamente nenhum se compara à quantidade de títulos do Batman.

-- Publicidade --

Superman, indiscutivelmente o garoto-propaganda da DC, teve a pior sorte absoluta no mundo dos jogos, já que os desenvolvedores lutaram para lidar com sua enorme quantidade de poderes. Mesmo a Mulher Maravilha e o Flash não conseguiram manter o sucesso com seus respectivos jogos, não que tenha havido muitas tentativas. Quando se trata de DC Comics em videogames, Batman é quase necessário para inaugurar a lista, e é por isso que ele domina várias posições aqui.

Justice League Heroes: The Flash

Os melhores games da dc comics | 50434f96 flash | married games análises | android, dc comics, liga dajustiça, mega drive, mobile, mortal kombat, multiplayer, pc, playstation, playstation 4, sega, singleplayer, steam, superman, supernes, xbox, xbox one | games da dc comics
Produtora:Wayforward
Plataformas:Gameboy Advance
Data de Lançamento:17 de outubro de 2006

Como este jogo é um spin-off e lançado apenas em um console, achamos que era diferente o suficiente para incluir nesta lista. Justice League Heroes: The Flash foi criado para complementar os Heróis da Liga da Justiça, mas apenas da perspectiva da versão Wally West do Flash.

Este jogo é um beat em up baseado em ação lançado no GameBoy Advance. Embora isso possa levar a um jogo pior, na verdade é melhor do que as edições de console de Justice League Heroes. Foi desenvolvido pela Wayforward (criadores da série Shantae), e eles tinham um conhecimento sólido sobre como fazer um jogo. Claro que os visuais são datados, mas quantos jogos existem onde você pode jogar como o Flash e usar sua supervelocidade para fazer o trabalho de vencer os bandidos?

Death and Return of Superman

Os melhores games da dc comics | a8804c52 superman | married games análises | android, dc comics, liga dajustiça, mega drive, mobile, mortal kombat, multiplayer, pc, playstation, playstation 4, sega, singleplayer, steam, superman, supernes, xbox, xbox one | games da dc comics
Produtora:Sunsoft
Plataformas:Super Nintendo Entertainment System, Mega Drive
Data de Lançamento:1994

Jogos de Plataforma não eram o único gênero dominante para videogames nos primeiros dias. Beat’em ups eram outra forma popular de criar uma experiência que parecia que você tirava a ação da página e a tornava digital. Dê uma olhada em The Death and Return of Superman, sem dúvida um dos melhores jogos do Superman já criados (o que não quer dizer muito, na real).

Você joga como o Homem de Aço e segue os eventos da história da “Morte do Superman”. Usando todos os seus poderes, você enfrenta vários inimigos que culminam em lutas contra vilões como Cyborg Superman e Apocalipse. Você pode jogar como cinco personagens diferentes ao longo da história, e a curva de dificuldade é gradual e justa. É um jogo bem-feito e um dos únicos títulos do Superman que vale a pena jogar.

-- Publicidade --

DC Universe Online

Os melhores games da dc comics | afe7b067 dcunivese | married games análises | android, dc comics, liga dajustiça, mega drive, mobile, mortal kombat, multiplayer, pc, playstation, playstation 4, sega, singleplayer, steam, superman, supernes, xbox, xbox one | games da dc comics
Produtora:Daybreak Game Company, Dimensional Ink Games
Plataformas:PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 3, Microsoft Windows
Data de Lançamento:11 de janeiro de 2011

Pegar o mundo da DC e transformá-lo em um MMO online parece uma má ideia no início, mas quando você vê como DC Universe Online lidou com isso, você pode mudar de ideia. Este jogo online é um grande feito em termos de jogabilidade e história, e é uma celebração de tudo o que amamos no mundo dos heróis.

Você cria seu próprio personagem no início e se junta à Liga da Justiça ou à Sociedade da Justiça. Você pode se juntar a outros heróis e vilões icônicos para enfrentar missões, bem como avançar na história, que se adapta a várias histórias em quadrinhos populares. O jogo ainda está sendo trabalhado e expandido com novos conteúdos e missões para resolver, e a melhor parte é que é grátis para jogar. Claro, isso pode vir com alguns asteriscos (entenda-se, microtransações), mas você não pode contestar o preço tão baixo.

Batman: The Brave and the Bold

Produtora: Wayforward
Plataformas: Wii, Nintendo DS
Data de Lançamento:7 de setembro de 2010

Várias vezes os jogos alteram seu estilo de arte para corresponder ao material de origem a partir do qual foram criados. Quando se trata de Batman: The Brave and the Bold, os desenvolvedores decidiram investir em um estilo 2D que permitisse criar, de forma quase idêntica, o visual do desenho animado de mesmo nome.

Este jogo não apenas segue o desenho no visual, mas sua jogabilidade é inspirada nele. É um beat’em up de rolagem lateral, mas cada nível mostra o “Cruzado Encapuzado” se aliando a diferentes heróis, como Homem-Borracha e o Besouro Azul. Ele foi lançado para o Wii e o DS simultaneamente, com a versão do Wii permitindo co-op local e a versão do DS sendo mais para um jogador. Dito isso, os dois jogos são semelhantes em termos de qualidade e valem o seu tempo.

Mais vendido # 2 Tom strong compendium
Mais vendido # 3 Static: season one

Justice League Heroes

Os melhores games da dc comics | 4dff745f justice | married games análises | android, dc comics, liga dajustiça, mega drive, mobile, mortal kombat, multiplayer, pc, playstation, playstation 4, sega, singleplayer, steam, superman, supernes, xbox, xbox one | games da dc comics
Produtora:Snowblind Studios, Sensory Sweep Studios, WayForward
Plataformas:PlayStation Portable, Xbox, Game Boy Advance, PlayStation 2, Nintendo DS
Data de Lançamento:17 de outubro de 2006

Quando a Marvel tinha a sua “Ultimate Alliance”, a resposta da DC foi o jogo Justice League Heroes (da onde saiu aquele spin-off do Flash que mencionamos acima). Neste jogo, os jogadores assumem o papel de dois heróis da DC e viajam por níveis em que lutarão contra muitos inimigos e vilões. Isso permitiu uma jogabilidade cooperativa, onde os jogadores podiam trocar de heróis rapidamente e trabalhar juntos para enfrentar várias situações. Não requer muita habilidade para jogar, mas é um ótimo passatempo, no entanto.

-- Publicidade --

É importante notar que existem várias plataformas para nas quais você pode jogar Justice League Heroes e, neste caso, a melhor versão é, sem dúvida, a do PSP. Nesta versão, ele lida com a jogabilidade muito melhor, permite mais variade, mantém a ação em um ritmo alucinante e ainda dá ao jogador algumas opções de personalização. A maioria das outras versões é péssima.

Gotham City Impostors

Os melhores games da dc comics | 305be04c impostor | married games análises | android, dc comics, liga dajustiça, mega drive, mobile, mortal kombat, multiplayer, pc, playstation, playstation 4, sega, singleplayer, steam, superman, supernes, xbox, xbox one | games da dc comics
Produtora:Monolith Productions
Plataformas:Xbox 360, Microsoft Windows, PlayStation 3
Data de Lançamento:7 de fevereiro de 2012

Uma visão única de jogos de tiro em primeira pessoa baseado em equipes, Gotham City Imposters foi desenvolvido pela Monolith Productions, que começou a trabalhar fazendo os jogos Condemned e o icônico primeiro título da série F.E.A.R. O estilo de jogo é mais caricatural do que sério, apresentando duas facções baseadas em Batman e o Coringa.

Os personagens tinham seus próprios trajes, armas e dispositivos personalizados que causavam o caos no multijogador em vários mapas baseados em Gotham City, cheios de armadilhas e obstáculos. Cada ferramenta era apropriada para o personagem, como o gancho e a capa do Batman e os explosivos e gás venenoso do Coringa. Fãs de jogos de tiro em equipe como Team Fortress 2 e Overwatch vão adorar este título.

Batman Returns

Os melhores games da dc comics | 4f0e330a returns | married games análises | android, dc comics, liga dajustiça, mega drive, mobile, mortal kombat, multiplayer, pc, playstation, playstation 4, sega, singleplayer, steam, superman, supernes, xbox, xbox one | games da dc comics
Produtora:Dentons (Amiga), Spirit of Discovery (PC), Aspect (Game Gear/Master System), Acme Interactive / Malibu Interactive (Genesis/Sega CD), Atari (Lynx), Konami (Nintendo)
Plataformas:NES, SNES, Sega CD, Mega Drive/Genesis, Master System, Game Gear, Lynx, Amiga, PC
Data de Lançamento:1992

Durante os anos noventa, como muitos outros filmes, os filmes do Batman receberam um jogo paralelo para diversos consoles. Poucas pessoas discordariam de que os jogos baseados nos dois filmes de Tim Burton reinaram supremos, com Batman Returns sendo a joia da coroa. O título é um dos melhores beat-em-ups licenciados de todos os tempos, com gráficos vibrantes, combate e jogabilidade satisfatórios e música / cenas tiradas diretamente do filme.

A variedade de inimigos também é muito precisa em relação aos exibidos no filme, apresentando até mesmo os menores vilões, e nada é mais satisfatório durante o combate do que Batman agarrando dois bandidos automaticamente e batendo suas cabeças um no outro.

-- Publicidade --

Batman: The Telltale Series

Os melhores games da dc comics | 134b0be6 telltela | married games análises | android, dc comics, liga dajustiça, mega drive, mobile, mortal kombat, multiplayer, pc, playstation, playstation 4, sega, singleplayer, steam, superman, supernes, xbox, xbox one | games da dc comics
Produtora:Telltale Games
Plataformas:PlayStation 4, Nintendo Switch, Android, iOS, Microsoft Windows, Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3
Data de Lançamento:2 de agosto de 2016

A Telltale Games estava pegando fogo na década de 2010 com sua enxurrada ininterrupta de jogos de história fascinantes centrados em várias franquias de entretenimento. Quando um jogo original baseado em Batman foi anunciado, os fãs ficaram radiantes e os jogos não decepcionaram os fãs.

Apresentando uma espécie de história de origem original para vários personagens, bem como tomando liberdades nunca antes feitas com outros conhecidos, o jogo foi uma nova abordagem do mundo do Batman. Também permite que os jogadores se divirtam jogando como Bruce Wayne, uma vez que a maioria dos jogos do Batman é centrada no herói fantasiado e não em seu alter ego bilionário. Existem tantos momentos intensos neste jogo como Bruce quanto no combate como Batman.

Lego Batman 2: DC Superheroes

Produtora:Traveller’s Tales, TT Games
Plataformas:PlayStation 3, PlayStation Vita, 3DS, Wii, Wii U, DS, Xbox 360 e Windows
Data de Lançamento:19 de junho de 2012

Os jogos Lego consolidaram seu status em muitas franquias como sendo aventuras divertidas para fãs de todas as idades e os jogos do Batman não são diferentes. Com Lego Batman 2: DC Superheroes abrindo a lista para todo o universo de super-heróis da DC, incluindo heróis, vilões e personagens secundários para jogar.

O enredo do jogo coloca o Coringa e Lex Luthor como os principais vilões e, eventualmente, a galeria de vilões da editora entra em jogo, bem como o panteão de super-heróis da DC em um enredo de escala muito maior do que o título anterior. Para os fãs, não tem erro em jogar qualquer um dos títulos do Batman nesta série, mas a segunda versão é quando o universo DC realmente se abre e começa a brilhar.

Wolves Among Us

Os melhores games da dc comics | b629acfa wolf | married games análises | android, dc comics, liga dajustiça, mega drive, mobile, mortal kombat, multiplayer, pc, playstation, playstation 4, sega, singleplayer, steam, superman, supernes, xbox, xbox one | games da dc comics
Produtora:Telltale Games
Plataformas:PlayStation 4, Android, iOS, Microsoft Windows, macOS, Xbox 360, PlayStation Vita, Xbox One, PlayStation 3
Data de Lançamento:11 de outubro de 2013

Outro jogo da Telltale, este título explorou o mundo das HQ’s chamadas Fábulas, uma série de quadrinhos publicada pela DC Vertigo. Uma versão única dos contos de fadas tradicionais e do folclore de várias culturas, The Wolf Between Us era uma versão madura e sombria do personagem “Lobo Mau” da Chapeuzinho Vermelho, mas como se ele fosse o xerife de uma área na cidade de Nova York que é habitada por vários personagens de várias histórias como a Branca de Neve, os Três Porquinhos e Cachinhos Dourados.

-- Publicidade --

Todo mundo tem segredos, vícios e crimes e mistérios em cada esquina. O jogo leva você ao longo de seu enredo em constante mudança, conforme os jogadores ficam cada vez mais intrigados com cada novo detalhe revelado. O título foi feito exclusivamente para o público adulto e contém escolhas muito difíceis a serem feitas em um enredo sem barreiras, onde as coisas podem mudar em um piscar de olhos.

Mortal Kombat Vs. DC Universe

Os melhores games da dc comics | 130b0d7d mkvdc | married games análises | android, dc comics, liga dajustiça, mega drive, mobile, mortal kombat, multiplayer, pc, playstation, playstation 4, sega, singleplayer, steam, superman, supernes, xbox, xbox one | games da dc comics
Produtora:Midway Games, Warner Bros. Interactive Entertainment
Plataformas:Xbox 360, PlayStation 3
Data de Lançamento:16 de novembro de 2008

Os fãs ficaram céticos e muito felizes quando a Midway Games lançou este título em 2008. Uma franquia, famosa por mortes sangrentas e classificações para Maiores de 18 Anos, e a outra apresentando super-heróis coloridos completamente diferentes do anterior. O fato de o jogo diminuir a violência das fatalidades para pegar uma classificação T (Teen, ou seja, Acima de 13 Anos) afastou muitos fãs de Mortal Kombat, mas felizmente o jogo compensou com uma mecânica de luta extremamente bem-feita e um enredo original apresentando a mistura dos dois universos.

Os personagens heroicos da DC recebiam seus próprios movimentos finais com os “Heroic Brutalites” (que convenhamos, eram muito mais mortais do que muitos fatalitys), e os vilões da DC e Kombatentes podiam usar fatalidades (a DC não queria ver o Flash ou a Mulher Maravilha arrancar a espinha de alguém). Havia também um recurso interessante chamdo de “combate em queda livre”, onde os jogadores podiam derrubar os oponentes para áreas mais baixas da arena, engajando-se em um combate cinematográfico durante a transição.

Batman: Arkham Knight

Os melhores games da dc comics | 1b3bf833 knight | married games análises | android, dc comics, liga dajustiça, mega drive, mobile, mortal kombat, multiplayer, pc, playstation, playstation 4, sega, singleplayer, steam, superman, supernes, xbox, xbox one | games da dc comics
Produtora:Rocksteady Studios
Plataformas:PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows
Data de Lançamento:23 de junho de 2015

A Rocksteady Games realmente se superou quando lançou sua terceira sequência da série Arkham nos consoles de 8ª geração em 2015. O tamanho do mapa foi aumentado, o enredo muito mais sombrio e intenso, os gráficos de cair o queixo e o escopo geral dos personagens e missões pareciam enormes. É uma alegria pura deslizar pelos céus de Gotham City, cumprindo vários objetivos para derrubar os vilões, parar crimes, encontrar itens colecionáveis e sim, derrubar drones não tripulados com o Batmóvel.

O veículo é um dos principais componentes do Arkham Knight e muitos jogadores sentiram que essa parte do jogo era a mais fraca. A direção parecia suave e ágil, mas o combate do tanque eram muito longos. Mas isso não impede de Arkham Knight de impressionar os jogadores com o quanto de diversão e fanservices estão incluídos neste título incrível.

-- Publicidade --

Batman: Arkham Asylum

Os melhores games da dc comics | 04931295 asylum | married games análises | android, dc comics, liga dajustiça, mega drive, mobile, mortal kombat, multiplayer, pc, playstation, playstation 4, sega, singleplayer, steam, superman, supernes, xbox, xbox one | games da dc comics
Produtora:Rocksteady Studios, Virtuos, Feral Interactive
Plataformas:PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows, macOS, Ouya, Mac OS Classic
Data de Lançamento:25 de agosto de 2009

O título que lançou uma franquia icônica, Arkham Asylum, poderia ter sido um grande fracasso. Não havia um novo jogo do homem-morcego há anos e não muitos dos que vieram antes desse não tiveram tanto êxito em acertar na jogabilidade, história ou mecânicas que um jogo do Batman merecia ter.

Quem diria que tudo o que precisava era criar um mundo incrível e explorável com segredos para descobrir, combate que parecia fácil de realizar, mas difícil de dominar, e as vozes de Kevin Conroy e Mark Hamill para Arkham Asylum ser o jogo do Batman definitivo e um dos melhores jogos dessa geração. Isso mudou a indústria, e os fãs ainda se referem a ele como um dos, senão o melhor, jogo do Batman de todos os tempos.

Injustice 2

Os melhores games da dc comics | 5cb94591 injustice | married games análises | android, dc comics, liga dajustiça, mega drive, mobile, mortal kombat, multiplayer, pc, playstation, playstation 4, sega, singleplayer, steam, superman, supernes, xbox, xbox one | games da dc comics
Produtora:NetherRealm Studios
Plataformas:PlayStation 4, Xbox One, Android, iOS, Microsoft Windows
Data de Lançamento:11 de maio de 2017

Após o sucesso de Mortal Kombat vs. DC Universe, os desenvolvedores da franquia Mortal Kombat, a NetherRealm Studios, com seu relacionamento recém-formado com a DC, lançaram a série Injustice. O primeiro jogo abriu caminho para a sequência, que usava o mesmo motor de luta de Mortal Kombat X e apresentava um enredo baseado na série de quadrinhos da DC de mesmo nome. Os heróis são vilões e os vilões são os heróis nesta trama de troca de papéis, o que torna ainda mais sensato colocar os personagens uns contra os outros em batalhas emocionantes.

A lista de personagens apresenta quase todos os heróis e vilões que os jogadores podem imaginar, até mesmos personagens não centrais, como Monstro do Pântano, Hellboy e Gorilla Grodd. Eles até adicionaram personagens MK e as Tartarugas Ninja por meio de DLC. Para os fãs da DC, é o melhor custo-benefício em que você pode investir o seu dinheiro.

Batman: Arkham City

Os melhores games da dc comics | 708c6161 city | married games análises | android, dc comics, liga dajustiça, mega drive, mobile, mortal kombat, multiplayer, pc, playstation, playstation 4, sega, singleplayer, steam, superman, supernes, xbox, xbox one | games da dc comics

-- Publicidade --
Produtora:Rocksteady Studios, WB Games Montreal
Plataformas:PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows, Wii U, macOS
Data de Lançamento:18 de outubro de 2011

O exemplo brilhante de como criar um jogo perfeito e, em seguida, fazer uma sequência que o aprimora de todas as maneiras possíveis. Muito parecido com o filme O Cavaleiro das Trevas, Arkham City pegou o que funcionou em Asylum e deu aos jogadores mais, e de alguma forma o tornou melhor.

Os vilões favoritos dos fãs que foram apenas “pincelados” em Asylum estão em sua versão completa aqui, o combate foi expandido e aumentado para fazer cada batalha parecer uma cena de ação cinematográfica de grande orçamento e o mundo de Arkham City foi tão apaixonadamente desenhado e cheio até a borda com segredos e acenos para cada pequena faceta do mundo do Batman.

O mapa parecia grande o suficiente para ser explorado, mas não tão grande a ponto de exigir o Batmóvel, cada distrito do mapa contendo estruturas e pontos de referência memoráveis para torná-los únicos. O final continua sendo um dos melhores da série de jogos e se tornou o jogo do ano em 2011 para vários revisores e publicações. Arkham City mostra como um jogo de super-heróis deve ser bem-feito.

Agora, deixe ai nos comentários: Você já jogou algum dos jogos da DC Comics da lista? Gosta de algum? Ficou faltando algum bom jogo na lista? Fale conosco e aproveite para ler mais sobre a DC Comics no nosso site.

-- Publicidade --
Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.