Blue Protocol – O que é, o que esperar e quando lança?

Um promissor MMORPG da Bandai Nanco tem chamado a atenção por seus gráficos estilo anime e ação em multiplayer. Conheça Blue Protocol

Blue protocol
As waifus estão garantidas

O mercado de jogos ao estilo MMORPG é bem grande e os conturbados anos de 2020 e 2021 abriram ainda mais portas para esse tipo de jogo, já que, isolados, as pessoas procuraram nos jogos e internet formas de se manterem conectadas a outras pessoas e amigos. E, neste ano de 2021, deveria marcar a chegada de um novo competidor nesse mercado. Estamos falando sobre o Blue Protocol da Bandai Namco.

O jogo, na verdade, nos provocou com uma bonita apresentação e áreas abertas para explorar em seu primeiro trailer. Existe um intrincado sistema multijogador que nos permite, como jogadores, desfrutar do jogo com nossos amigos. Seja em dungeons, cavernas, florestas ou em lutas contra chefes. Um tipo de coisa que está prosperando na última década e continua crescendo graças aos vários jogos lançados que apresentam alguma novidade e vão acrescentando algum tempero aos MMOs.

E nesse ponto, Blue Protocol pode ter feito muitas promessas e mostrado muita coisa que chama a atenção, mas os detalhes exatos são algo que a Bandai manteve no escuro até hoje. Embora o lançamento para este ano tenha sido planejado, não temos nenhuma nova atualização sobre isso ainda. Então, aqui estamos pensando no que virá enquanto esperamos que o novo MMORPG chegue às nossas plataformas de jogos. Não só no Japão, mas também internacionalmente, algo que tem sido o principal objetivo dos criadores do game desde o próprio anúncio do jogo.

Então, vamos começar falando um pouco sobre o que sabemos até agora sobre Blue Protocol enquanto o jogo não vem.

-- Publicidade --

Data de Lançamento do Blue Protocol

No momento, o Blue Protocol tem lançamento previsto para o final de 2021. Oficialmente, a data exata de lançamento ainda não foi divulgada. Não só para a versão americana, mas também para a versão japonesa. A Bandai Namco disse, no ano passado, que pretendia lançar em algum momento de 2021. Até o site oficial do Blue Protocol diz que a data de lançamento é 2021. Mas a partir de agora, já passamos a metade do ano de 2021 e o melhor que podemos esperar é que ele chegue no final de 2021. Até agora, é o melhor que temos.

Portanto, se estamos esperando que a versão japonesa do Blue Protocol chegue apenas muito perto do final de 2021, então, a versão americana pode ver a luz do dia apenas no próximo ano, provavelmente no início de 2022. Espera-se um intervalo de seis meses entre a versão japonesa e a versão americana como uma versão internacional devido ao trabalho de localização, tradução e adaptação. Em geral, eles começam com uma estreia na América do Norte e na Europa, então é só uma questão de tempo que ele chegue por aqui.

Blue protocol – o que é, o que esperar e quando lança? | 942577bd blue1 | married games análises | bandai, bandai nanco, blue protocol, mmorpg, multiplayer, pc | blue protocol
Os combates também

Claro, é muito provável que tenhamos que nos contentar com um servidor norte-americano e também não vale a pena esperar um lançamento do jogo em português, mas, talvez tenhamos sorte e ele conte com a linguagem portuguesa após algum tempo. A Bandai não costuma trabalhar com os seus jogos com a linguagem PT-BR, exceto em lançamentos muito famosos por aqui, como foi o caso de jogos dos Cavaleiros do Zodíaco e One Punch Man.

Agora, se estivermos certos e o Blue Protocol chegar no fim desse ano, certamente ele chegará aos usuários de PC. Agora, essas mesmas notícias sobre a data de lançamento não são boas quando se trata de consoles. Existe a preocupação de que as versões dos consoles ainda estejam em construção. Portanto, uma data de lançamento para Playstations e Xbox pode demorar um pouco em comparação com as versões para PC.

Além disso, ainda temos a mudança de geração e não dá pra saber se o jogo chegará para os consoles da atual geração (PS4 e Xbox One) ou desta nova geração lançada a pouco tempo (PS5 e Xbox Series). Observe também que, se houverem complicações, há chances de que o Blue Protocol possa atrasar para 2022 e internacionalmente para 2023.

-- Publicidade --

Blue Protocol – O que podemos esperar do jogo?

Longe do trailer e da sinopse do Blue Protocol, o jogo visa focar muito em um gameplay de cooperação multiplayer. Assim, se você quer jogar, prepare-se para abraçar o multiplayer dentro de um mundo lindo que os programadores criaram. Além disso, os personagens também parecem bastante detalhados e variados para escolher. Vemos monstros e sequências de ação semelhantes aos jogos clássicos da Bandai Namco que permaneceram bastante relevantes até hoje. Claro, também existem armas únicas, e no final, o que vemos em um vilão interessante e aparentemente muito forte. Um antagonista perfeito que, supostamente, nos dá calafrios.

Agora, analisando um vídeo de gameplay, as coisas parecem um pouco mais mornas, já que não há nada de particularmente novo durante esse vídeo do beta fechado. Você tem quatro classes (Aegnis Fighter, Blast Archer, Twin Striker e Spell Caster) e, sem considerar os efeitos especiais de cada golpe ou superpoder, o jogo parece bem “básico” em relação aos seus antecessores. É possível ver o jogador indo do ponto A ao ponto B, recolhendo algum item e enfrentando monstros pelo caminho, enquanto outros jogadores pipocam pela tela.

Os gráficos em anime, inevitavelmente, me lembraram muito o jogo que mais tenho jogado atualmente: Genshin Impact. E, apesar de já ter visto alguns vídeos de Blue Protocol como um suposto “matador” de Genshin, eu realmente acho que, se algum game virá ameaçar o trono de Paimon e companhia, certamente não é este.

Se ele conquistará alguns jogadores do gacha da miHoYo, certamente não será uma base muito grande, até porque temos uma diferença crucial entre os dois: Genshin Impact é um singleplayer com elementos multiplayer e Blue Protocol é um MMORPG. Quem joga Genshin está jogando exatamente porque é singleplayer e não tem que lidar com outros jogadores atrapalhando em missões ou com coisas como PVP, PK e outras mecânicas desse tipo.

Por ser focado no multiplayer, Blue Protocol provavelmente terá diversos elementos de outros MMORPGs e fará com que os jogadores tenham de se unir para superar desafios ou competir entre si. Algo que realmente não faz falta alguma em Genshin Impact. Se você gosta desse tipo de coisa e quer um novo jogo ao estilo anime, talvez Blue Protocol seja o que você está esperando.

-- Publicidade --

Blue Protocol é mundo aberto?

A jogabilidade de Blue Protocol, por enquanto, imagina-se que será toda em um mundo aberto. Comentários sobre ele dão conta de que é mais um jogo de mundo aberto, lembrando os jogos da série Final Fantasy. Você pode explorar e reunir material que será útil para criar suas armas e evoluir habilidades. Além disso, mini-jogos em todo o mundo aberto estarão disponíveis para você desfrutar. Com isso, mesmo tendo sistemas multiplayer, no momento falta um player vs player. Provavelmente o game incluirá algum conteúdo desse tipo na sua versão final, mas, por enquanto, não temos a certeza.

Blue protocol – o que é, o que esperar e quando lança? | b1871aec blue2 | married games análises | bandai, bandai nanco, blue protocol, mmorpg, multiplayer, pc | blue protocol
E os monstros

Como funcionará a jogabilidade do Blue Protocol?

Por falar em criação, o objetivo do jogo é ter um intrincado sistema de personalização de personagens, onde você pode dar ao personagem uma personalidade geral só sua. Haverá arenas mais profundas e quatro classes diferentes para os jogadores escolherem. O primeiro Aegis Fighter com espada e um escudo. O segundo é o Twin Strike com machados de duelo, então há o Blast Archer com um arco. Por último, temos o Spell Caster com magia.

Também podemos esperar que algumas classes adicionais estejam presentes no jogo para customização. Por falar em ação, temos um sistema de combate completo onde você pode usar o mouse para mirar. Além disso, recursos como esquiva e parry farão com que o jogo tenha uma mecânica mais intrincada.

E a Monetização?

Blue Protocol, até onde sabemos, será lançado com uma base de assinatura mensal onde você tem que pagar mensalmente um valor fixo para jogar. Não sabemos se haverá uma versão de um jogo gratuito, talvez mais limitada e com monetização a base de itens cosméticos ou vantagens in-game. Apesar de parecer injusto, jogos com mensalidade, em geral, são mais seguros para os jogadores, evitando bots e trapaças.

Não há ainda informação de quanto custará para jogar Blue Protocol, mas é provável que não seja um valor muito diferente de seus atuais concorrentes, como o Final Fantasy XVI. Mas, é claro, sempre podemos ser surpreendidos com a possibilidade do game ter um preço fechado e ainda uma assinatura mensal!

-- Publicidade --

Requisitos Mínimos e Recomendados

De acordo com a página de recrutamento do teste beta, os requisitos para jogar Blue Protocol são os seguintes (lembrando que eles podem mudar no lançamento oficial):

Requisitos Mínimos:

Sistema Operacional:Windows 8.1 / 10 (versão japonesa de 64 bits)
Processador:Intel Core i3-4340
Memória:8 GB de RAM
Placa de Vídeo:NVIDIA Geforce GTX660 (2 GB), AMD Radeon R7 370 (2 GB)
Armazenamento:20 GB ou mais
Resolução do Monitor:1280 × 720 ou mais
DirectX11 ou 12
Requer internet:Sim

Requisitos Recomendados

Sistema Operacional:Windows 10 (versão japonesa de 64 bits)
Processador:Intel Core i7-7700
Memória:16 GB de RAM
Placa de Vídeo:NVIDIA Geforce GTX 1060 (6 GB), AMD Radeon™ RX580 (8 GB)
Armazenamento:20 GB ou mais
Resolução do Monitor:1920 × 1080
DirectX12
Requer internet:Sim

A Sinopse de Blue Protocol

O paraíso que os deuses esqueceram.
Os filhos do homem traçam seu próprio caminho pela terra.
Regnus, um planeta que já foi governado por uma tribo divina, prosperou usando uma luz mística.
Muitos milênios depois, o que resta são suas ruínas, tesouros e um segredo obscuro.
Comece sua jornada neste paraíso abandonado, descubra sua verdade e torne-se parte da história.

Uma vez, este planeta era um paraíso cintilante onde os deuses viviam.
O planeta Regnus. Um misterioso “engrama” de luz encheu o planeta e as pessoas viviam em extrema prosperidade. Eles eram conhecidos como o “Clã Divino Bafalia”.
A “Civilização Bafalia” que eles construíram abrangia todas as terras em Regnus e eles ainda tinham o fluxo do tempo em suas mãos. Assim se passaram séculos, milênios -

O Clã Divino partiu para os céus e a era humana chegou. As pessoas procuram o resplendor dos deuses e exploram as ruínas de Bafalia. Tecnologia perdida. Tesouro deslumbrante. Monstros perigosos. Permanece imponente. E… a destruidora “Besta do Planeta”

Gire o destino do planeta. Inscreva uma nova pegada na história da Regnus!
https://www.youtube.com/watch?v=TuSbXav52tg

Enquanto o mundo está à beira da devastação, só você pode mudar a maré. Junte forças com amigos e estranhos para derrotar inimigos além do seu poder. Viaje pelas terras, pelos mares e pelo tempo para mudar o futuro além dessa luta.

Agora é com você: O que achou de Blue Protocol? Pretende jogar? Conhecia o game? Aproveite e leia mais sobre MMORPGs no nosso site.

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.