O que é Dolby Vision para jogos? Saiba tudo sobre

A Dolby Vision chegou oficialmente ao Xbox e essa novidade promete

O Dolby Vision para jogos chegou oficialmente ao Xbox, trazendo a abordagem HDR da proprietária Dolby para um novo meio. Hoje vamos explorar o motivo de toda essa confusão e o que você precisa para saber o que é Dolby Vision e para aproveitar jogos em sua sala de estar.

-- Publicidade --
O que é dolby vision

O que é Dolby Vision

Mas, então, o que é Dolby Vision? Dolby Vision é o formato proprietário da Dolby para conteúdo de vídeo de alta faixa dinâmica (HDR). É um dos vários formatos através dos quais você pode experimentar imagens mais brilhantes, mais coloridas e mais marcantes que tiram proveito da mais recente tecnologia de exibição.

HDR agora é um recurso padrão na maioria das novas TVs, com HDR10 sendo o formato de “linha de base” dominante. Há muitos benefícios para o vídeo HDR: uma gama de cores mais ampla, melhores detalhes de sombra, cor de 10 bits e destaques atraentes que tiram proveito do brilho de pico mais alto nos monitores compatíveis mais recentes.

O que é dolby vision para jogos? Saiba tudo sobre | 061f6666 dolby | married games análises, tecnologia | dolby, dolby vision, microsoft, tecnologia, xbox, xbox series s, xbox series x | o que é dolby vision

Os metadados incluídos no contêiner HDR informam à TV como renderizar uma imagem, incluindo quão brilhante deve ser. Com HDR10, o brilho máximo é definido como um valor máximo estático para toda a apresentação. O Dolby Vision melhora isso com metadados dinâmicos, definindo o brilho máximo por quadro ou por cena. Isso dá aos criadores de conteúdo maior controle sobre a imagem exibida na tela.

O Dolby Vision também tem outros benefícios, incluindo um brilho de pico máximo de 4000 nits (em oposição a 1000 nits no contêiner HDR10), além de ser compatível com fontes de vídeo de 12 bits. No momento, nenhum monitor de consumo pode chegar a 4000 nits ou exibir conteúdo verdadeiro de 12 bits, então o formato está pronto para a próxima geração de tecnologia de TV quando eles chegarem.

O objetivo da Dolby é trazer as vantagens de seu formato HDR para jogos por meio do Dolby Vision para jogos. Para os jogadores, é mais do que uma faixa dinâmica expandida e mais cores na tela. O Dolby Vision para jogos também visa resolver o problema contínuo de calibração de HDR para jogos.

O que é dolby vision para jogos? Saiba tudo sobre | d5981c71 visao humana de cores e contraste | married games análises, tecnologia | dolby, dolby vision, microsoft, tecnologia, xbox, xbox series s, xbox series x | o que é dolby vision

No site da Dolby Vision para jogos, a empresa promete que os jogadores podem “dizer adeus aos controles deslizantes de ajuste” porque “os jogos são mapeados automaticamente para o seu monitor Dolby Vision conforme você joga, então você sempre vê a imagem completa”.

HDR é algo com que os jogadores têm lutado, uma vez que há pouca padronização entre os títulos, além de difundir o que é Dolby Vision. O HDR Gaming Interest Group (HGIG) foi formado exatamente por esse motivo, mas poucos jogos suportam o modo HGIG feito sob medida. Aqueles que ainda precisam de calibração e uma TV que suporte HGIG.

A calibração simplificada é possível porque a Dolby atua como um intermediária, ajudando a garantir que a imagem exibida na tela seja um retrato preciso da visão do criador.

Smart TV Philips 43PFG6825/78-43" Full HD sem bordas, HDR Plus, 3 HDMI, 2 USB, Wifi Miracast, Conversor digital, Netflix, Youtube, Globoplay e Prime Video
  • Smartv TV Full HD 43" 43PFG6825
  • HDR Plus: descubra novas opções de entretenimento com a sua nova, prática e fácil
  • Smart TV: muito mais conectividade para o seu ambiente
  • Design Borderless O design fino combina as funções práticas e modernas com o estilo do ambiente, deixando sua decoração ainda mais fantástica.
  • Curta a sua Smart TV com o sistema inteligente Saphi: um jeito rápido, claro e intuitivo de navegar entre os principais aplicativos e os seus conteúdos favoritos.

O que você precisa para aproveitar o Dolby Vision para jogos

Depois de saber o que é Dolby Vision, saiba que o Dolby Vision para jogos está, no momento da escrita em junho de 2021, ainda na fase beta de testes na plataforma Xbox. Os consoles Xbox Series X e S da Microsoft são (no momento) os únicos consoles que suportam o formato. A Sony ainda não anunciou o Dolby Vision para suporte a jogos no PlayStation 5. O Dolby Vision poderia, em teoria, pousar na plataforma da Sony com uma atualização de software, mas não há planos para isso.

Para desfrutar de Dolby Vision para jogos, você precisará de um console Series X ou S e uma TV ou monitor que ofereça suporte a Dolby Vision. A Microsoft ainda não anunciou o suporte para o formato que virá para o Windows, então os jogadores de PC terão que se contentar com HDR10 e HGIG por enquanto.

Com o Xbox Series S você aproveita o melhor de gráficos e imagens de todos os jogos disponíveis para o console da Microsoft. Já com suporte para Dolby Vision, é garantido que você verá e conhecerá novos horizontes, numa experiência única. Aproveite!

Preço
Console Xbox Series S
  • Uso exclusivo para jogos digitais; o console não reproduz discos físicos
  • 8K: Requer conteúdo e tela compatíveis
  • 120 FPS: Requer conteúdo e tela compatíveis
  • Desempenho e velocidade de última geração em um formato compacto e totalmente digital.
  • Reprodução de streaming em 4K e Upscaling 4K para jogos

Problemas iniciais surgiram quando o Dolby Vision para jogos começou a ser lançado. Embora o formato seja teoricamente compatível com monitores compatíveis com HDMI 2.1 em resolução total de 4K a 120 Hz, muitos modelos (incluindo os LG OLEDs mais recentes) suportam apenas 4K a 60 Hz no momento. Vincent Teoh, da HDTVTest, relata que a LG está trabalhando em um patch para os novos modelos de TV da empresa a partir de maio de 2021, como C1 e G1. Esperançosamente, a LG também trará essa atualização para modelos mais antigos.

Devido ao chipset MediaTek usado em algumas TVs compatíveis com Dolby Vision (incluindo os modelos 2020 e 2021 da Sony), jogos de 120 Hz com resolução de 4K não serão possíveis em alguns modelos onde a ativação de Dolby Vision desativa o suporte a 120 Hz. Se você for afetado, ainda poderá jogar em resolução 4K com 120 Hz habilitado usando HDR10.

Infelizmente, os proprietários de TVs Samsung não poderão usar Dolby Vision para jogos porque a gigante da tecnologia sul-coreana não suporta o formato em nenhum de seus monitores. mas não custa nada ficar ciente sobre o que é Dolby Vision.

Descubra se a sua TV é compatível com Dolby Vision

Você pode verificar se sua TV é compatível com Dolby Vision para jogos usando as preferências do Xbox. Ligue o console e pressione o botão Xbox para revelar o guia. Use os botões bumper (LB e RB) para navegar até a guia “Perfil e sistema”. Role para baixo e selecione Configurações, seguido de “Opções de TV e tela”.

Em seguida, selecione “Detalhes da TV 4K” e o Xbox relatará quais modos são compatíveis com sua TV. Se você tiver marcas verdes em todo o quadro, pode também habilitar 120Hz imediatamente. Retorne ao menu e selecione “Refresh Rate” e ajuste para “120Hz” se você ainda não o fez.

Ter uma TV moderno na sua sala ou quarto é ter certeza que não passará problemas ou ficará para trás. Com a tecnologia se atualizando sempre, ter uma TV com Dolby Vision é primordial para aproveitar o melhor dos jogos, filmes e streamings. Confira você mesmo a SmartTV de 55′ super moderna da Philips.

Smart TV Philips 55PUG7625 4K UHD, P5, HDR10+ , Dolby Vision, Dolby Atmos, Bluetooth, WiFi, 3 HDMI, 2 USB - Preto Bordas ultrafinas
  • Smart TV PHILIPS 55" 55PUG7625 4K (Ultra HD)
  • Processador de imagem P5 UHD: a nova geração de processador de imagem da Philips, reproduz todas as imagens da tela com mais profundidade, cor e contraste para deixar tudo ainda mais real, proporcionando uma experiência visual inovadora. O P5 diminui tremores de imagem, possui redimensionamento de conteúdo sem distorções, aprimoramento de cor e contraste trazendo assim uma imagem mais nítida
  • HDR10+: profundidade e contraste nos detalhes. Contraste das montanhas, texturas escondidas nas flores, profundidade das nuvens. A tecnologia HDR10+ ajusta os detalhes para entregar uma imagem de alta qualidade
  • Dolby Vision e Atmos: com a tecnologia Dolby Vision, os níveis de brilho, cor e contraste são automaticamente elevados para oferecer uma qualidade fantástica em cada detalhe das imagens. O Dolby Atmos captura e reproduz os movimentos em uma ambientação 360° para criar uma imersão sonora surpreendente
  • Saphi: o modo inteligente de aproveitar a TV. Este sistema operacional é rápido e intuitivo. O menu claro é objetivo é baseado em ícones, permitindo o acesso rápido aos principais aplicativos como Youtube, Amazon Prime Video e Netflix

Quais jogos são compatíveis com Dolby Vision?

Enquanto os Xbox Insiders ainda estão descobrindo o Dolby Vision, alguns notaram que a tecnologia pode ser aplicada em todo o sistema a todos os jogos como um contêiner de passagem para títulos HDR. Não está claro se isso oferece uma melhoria em relação ao simples uso de HDR10 com o booster Auto-HDR da Microsoft.

Para obter os melhores resultados, os jogos precisam ser otimizados para Dolby Vision. Até agora, a tecnologia chegou aos gigantes da Microsoft Gears 5 e Halo: The Master Chief Collection, bem como ao jogo independente Wreckfest.

Confira também:

Isso sugere que, embora o Dolby Vision para jogos possa ser usado como um contêiner para outro conteúdo HDR, você desejará ver os jogos otimizados para obter os melhores resultados. Como muitas caixas de jogos e descrições de lojas digitais agora incluem marcadores para suporte a HDR10 e Dolby Atmos, espere ver o Dolby Vision apresentado em caixas e listagens de mercado em breve.

Também é importante notar que só porque você habilitou o suporte a 120 Hz no nível do sistema Xbox , isso não significa que todos os jogos o usarão por padrão. Muitos jogos que suportam modos de 120 Hz têm uma alternância nas configurações do jogo. Frequentemente, essa configuração é intitulada “taxa de quadros” ou modo de “desempenho”, uma vez que prioriza a jogabilidade suave ao invés do esplendor visual.

Os monitores da linha Nitro, da Acer, são conhecidos como um dos melhores do mercado, tanto para uso do dia a dia, quanto para os gamers mais apaixonados. Com eles em mão (ou em vista), você conseguirá enxergar o frame mais longe possível, derrubando seu oponente ou looteando bons itens. Confira as ofertas abaixo e aproveite!

Monitor Gamer Nitro Acer 23,8" VG240Y FHD
  • Tela 23.8" Full-HD IPS (1920X1080)
  • Taxa de atualização de 144Hz a 165Hz
  • Tempo de resposta: de 2ms até 0,5ms.
  • 2 portas HDMI (2.0) e DisplayPort
  • Bordas Finas (Zero Frame)
Preço
Monitor Gamer Acer Nitro VG252Q 24.5" 1920x1080 FHD IPS
  • Tela IPS Full HD, AMD Free-Sync
  • Taxa de atualização de 165Hz
  • Tempo de resposta de até 0.5ms
  • Speakers embutido de 2W + 2 portas HDMI 2.0 + 1 porta Display-port
  • Mais Conforto Visual: BluelightShield (reduz emissão de luz azul), Flicker-less (elimina tremulações da imagem), Low Dimming (reduz brilho em ambientes escuros)

O futuro dos jogos HDR

Embora o suporte HDR tenha chegado a consoles de última geração, como o PlayStation 4 e o Xbox One, a implementação deixou muito a desejar. Espera-se que o Dolby Vision para jogos forneça um novo padrão de HDR com um processo de configuração infalível para uma experiência verdadeiramente de última geração.

Relacionado

Avatar of denner perazzo

Jornalista, 26 anos. Apaixonado pelo que faço e sobre o que escrevo.