PS5 vs Xbox Series X: Confira qual console se adequa melhor para você!

A última geração de consoles chegou e se você está na dúvida de qual comprar, veja esse comparativo do PS5 vs Xbox Series X

Na última semana a Sony e a Microsoft anunciaram os preços dos seus consoles no mercado brasileiro; tendo preços muito próximos, ainda ficamos em dúvida na luta PS5 vs Xbox Series X. Agora, com os valores, podemos fazer uma boa comparação e levar para você, consumidor, um bom guia para compra do seu tão esperado console de última geração.

A batalha PlayStation 5 vs Xbox Series X é feroz. Analisamos o PS5 e o Xbox Series X e é justo dizer que estamos impressionados com os dois sistemas. Ambos os novos consoles podem oferecer resoluções de até 8K, altas taxas de quadros, processadores poderosos e SSDs velozes. Mas qual dos dois sistemas é a máquina de jogo superior – e qual deles oferece a melhor biblioteca?

Olhamos para os dois consoles e, sem estragar os resultados, é uma disputa muito acirrada entre dois consoles de alta qualidade. Continue lendo para descobrir como cada sistema se sai em nosso confronto PS5 vs. Xbox Series X. E esteja ciente de que, como sempre acontece, o “melhor” console é aquele que suporta os jogos que você quer jogar.

Confira também: Confira regiões que tem sua própria versão do PUBG mobile

-- Publicidade --
Ps5 vs xbox series x
Qual é o melhor console para você?

PS5 vs Xbox Series X vs Xbox Series S

Design

Os três consoles são bem diferentes em estilo e também em tamanho. O Series S é bem mais compacto e pesa apenas 1,93kg, e a Microsoft afirma que ele é 60% menor do que o seu irmão maior Xbox Series X. Já o Xbox Series X tem um formato de paralelepípedo, e que tem uma cor escura, que lembra o One X, pesando 4,45Kg. Ambos poderão ser utilizados na horizontal e na vertical.

Já que estamos ajudando você a escolher um console, que tal o seu pelos links das imagens abaixo na Amazon para apoiar a MarriedGames? Ajuda a gente

O Playstation 5 tem um design branco e preto, que tem ainda uma faixa de led que realça os seus contornos. Sendo mais chamativo que os seus rivais, o PS5 pesa 3,9Kg na versão digital e 4,5Kg na versão com leitor de disco.

O xbox series
O Xbox Series

Na maioria das vezes, o fato de você gostar do design de um console é uma questão de preferência pessoal. O PS5 tem um problema sério com a sua cor branca. Qualquer um que cresceu com computadores nos anos 90 sabe o que acontece com algo que é branco com o tempo. O painel frontal está sujeito marcas e os botões “liga / desliga” e “ejeção do disco” são indistinguíveis.

O Xbox Series, por outro lado, ainda é bem volumoso, mas administra seu espaço muito melhor. Em vez de se parecer com um roteador superdimensionado, o Xbox Series é uma caixa preta elegante que se parece, pelo menos em sua forma vertical, com uma pequena torre de PC (ou uma geladeira minúscula). Ele tem um botão liga / desliga claramente definido, bem como um botão de emparelhamento para tornar as conexões sem fio fáceis.

-- Publicidade --

A única grande vantagem do PS5 sobre o Xbox Series X é a presença de uma porta USB-C – o que é um grande negócio, especialmente à medida que mais acessórios recebem adaptadores USB-C. Mas mesmo que o design do Xbox Series seja muito mais conservador, também é muito mais sensato no geral.

Joysticks

Outra área em que o Xbox Series leva vantagem é o seu Joystick. O controlador do Xbox Series é quase idêntico ao modelo do Xbox One, exceto pelas alças texturizadas e botões de ombro, um D-pad aprimorado e um novo botão de “compartilhamento” no centro.

É uma atualização inteligente para um dos melhores controladores já feitos. Ainda assim, o fato de funcionar com baterias AA em vez de uma unidade recarregável embutida parece arcaico e também representa um grande custo para o usuário final, quer ele escolha comprar AAs ou pacotes recarregáveis.

Já o DualSense, por outro lado, é uma grande diferença do DualShock 4, com um esquema de cores de dois tons e punhos muito maiores. Ele também adiciona uma variedade de novos recursos: sensação tátil extremamente sensível e um microfone embutido entre eles. O feedback tátil é impressionante, imitando a sensação de objetos rolando em uma caixa ou criando uma resistência realista quando você pressiona um gatilho.

No entanto, o DualSense ainda tem um enorme espaço desperdiçado (particularmente no touchpad), e se você está pensando no debate sobre o PS5 DualSense vs DualShock 4, o novo joystick se destaca apenas pela inovação.

-- Publicidade --

Processador

Os três consoles usam os processadores fabricados pela AMD, e todos tem a arquitetura Zen2, com especificações muito parecidas. Os consoles provavelmente vão ter um desempenho muito parecido, tanto no S, quanto no X quanto no PS5.

Em relação numérica, o Xbox Series X fica na frente, com um processador de oito núcleos e 16 threads. Em velocidade, o processador do Series X também pode chegar até 3,8GHz com os oito núcleos físicos, e 3,6GHz nos threads ativados. Já o Series S, tem um processador com o mesmo perfil, mas, que entrega 3,6GHz de frequência no oito núcleos.

Já o Playstaiton 5 utiliza também um octa-core de 16 threads, que trabalha em 3,5GHz de velocidade. O processador do PS5 pode também levar essa velocidade para baixo em situações nas quais o processador não esteja sendo muito utilizado.

Embora as especificações sejam úteis para se saber, elas contam apenas parte da história quando se trata de desempenho. Porém, podemos dizer que o Xbox Series possui um hardware mais poderoso, tanto em termos de GPU quanto de SSD. Confira a seção de desempenho para ver como este hardware funciona em ação.

AtributosPlayStation 5Xbox Series X
Principais ExclusivosSpider-Man: Miles Morales, Horizon II: Forbidden West, Gran Turismo 7Halo Infinite, Senua’s Saga: Hellblade 2, Forza Motorsport 8, State of Decay 3
RetrocompatibilidadeQuase todos os jogos PS4, incluindo títulos PS4 Pro otimizadosTodos os jogos do Xbox One / Xbox 360 selecionados e jogos originais do Xbox
CPUAMD Zen 2 de 8 núcleos 3,5 GHzAMD Zen 2 de 8 núcleos, 3,8 GHz
GPU10.3 teraflop AMD RDNA 212,0 teraflop AMD RDNA 2
RAM16 GB GDDR616 GB GDDR6
ArmazenarSSD personalizado de 825 GBSSD NVMe personalizado de 1 TB
ResoluçãoAté 8KAté 8K
Taxa de quadrosAté 120 fpsAté 120 fps
Unidade de disco ópticoBlu-ray 4K UHD (somente PS5 padrão)Blu-ray 4K UHD
Playstation 5
PlayStation 5

Placa de vídeo

A placa gráfica de ambos os três consoles tem a mesma origem, e é um Radeon da AMD, da arquitetura RDNA2, que foi customizada pelas fabricantes para atendes as respectivas necessidades. Os consoles serão equipados com tecnologia RayTracing, e outras mais avançadas. O Xbox Series X também fica na frente nessa, atingindo 52 núcleos de GPU, com velocidade fixa de 1,825GHz. O console promete ter um poder gráfico de 12 TFLOPS.

-- Publicidade --

O PS5 vem logo abaixo com 36 unidades rodando a uma velocidade de 2,23GHz, que não poderá ser abaixada e contará com 10,29 TFLOPS. Por último, temos o Series S, que tem uma placa gráfica menor e mais simples, que conta com 20 unidades computacionais, que irão rodar a 1,565GHz, e terá performance esperada de 4 TFLOPS.

Desempenho

Comparando dois jogos qualitativamente em ambos os sistemas: Assassin’s Creed Valhalla e Devil May Cry 5: Special Edition. O primeiro é um grande título de mundo aberto, onde é fácil medir os tempos de carregamento conforme você viaja rapidamente de um ponto distante do mapa para outro. O último é um jogo de ação rápido e frenético, onde qualquer queda na taxa de quadros é imediatamente perceptível.

Ps5 vs xbox series x: confira qual console se adequa melhor para você! | 52135dce | married games análises | microsoft, playstation 5, sony, xbox series s, xbox series x | ps5 vs xbox series x
Xbox Series

Primeiro: as ambiciosas afirmações da Sony sobre os tempos de carregamento do PS5 não são exageradas. Assassin’s Creed Valhalla saiu do menu principal para o jogo em menos de um minuto; a viagem rápida levava menos de 10 segundos de ponto a ponto. No entanto, enquanto o Xbox Series X demorou mais para carregar o jogo inicialmente (quase um minuto), o tempo de viagem rápido foi exatamente o mesmo. Ambos os sistemas rodaram o jogo em 4K a 60 quadros por segundo e nenhum parece ter qualquer diferença significativa na fluidez da animação, iluminação, etc.

Devil May Cry 5: Special Edition pode ser parecido em desempenho. Enquanto o PS5 e o Xbox Series oferecem ray tracing, o traçado de raio do Xbox Series X neste jogo era um pouco mais rico, oferecendo maiores contrastes entre luz e sombra, particularmente nas primeiras e misteriosas paisagens vermelhas e roxas do jogo. Pegando os comparativos feitos pela Digital Foundry, podemos reparar esse desempenho levemente melhor no caso do Xbox.

Avaliar o desempenho com esses dois jogos é difícil, no entanto, porque ambos foram projetados com o PS4 e o Xbox One em mente, em vez do PS5 e do Xbox Series X exclusivamente. Nestes jogos, os dois consoles tiveram um desempenho similar.

-- Publicidade --

Jogos

O PS5 e o Xbox Series têm abordagens fundamentalmente diferentes para bibliotecas de jogos. O Xbox Series pressupõe que você continuará os mesmos jogos que parou no Xbox One e desejará um desempenho otimizado para todos os favoritos. O PS5, por outro lado, tem uma série de títulos exclusivos que foram lançados junto com seu novo console – embora a maioria deles também esteja disponível no PS4, para ser justo.

No momento, é difícil negar que o PS5 tem a seleção de jogos mais emocionante. Apenas em termos de títulos originais, o PS5 foi lançado com Homem-Aranha: Miles Morales, Demon’s Souls, Sackboy: A Big Adventure e o surpreendentemente delicioso Astro’s Playroom.

Ps5 vs xbox series x: confira qual console se adequa melhor para você! | fff4f9a8 miles | married games análises | microsoft, playstation 5, sony, xbox series s, xbox series x | ps5 vs xbox series x
PS5 vs Xbox Series X: Confira qual console se adequa melhor para você! | microsoft, playstation 5, Sony, Xbox Series S, xbox series x | PS5 vs Xbox Series X

Compare e contraste com o Xbox Series X, que não tinha nenhum título exclusivo no lançamento. Em vez disso, a Microsoft lançou uma lista de 30 títulos “otimizados para Xbox Series X / S”, incluindo favoritos dos fãs como Gears 5, Ori and the Will of the Wisps e Forza Horizon 4. Embora as otimizações do Xbox Series X sejam realmente impressionantes, nem todos desses jogos são novos e estão todos disponíveis no Xbox One, PC ou ambos.

Já que estamos ajudando você a escolher um console, que tal o seu pelos links das imagens abaixo na Amazon para apoiar a MarriedGames? Ajuda a gente

Mais vendido # 1 Console xbox series x
PreçoMais vendido # 2 Console xbox series s

Além disso, os dois consoles estão bem abastecidos com títulos third party, como Assassin’s Creed Valhalla, Borderlands 3, Fortnite, Call of Duty: Black Ops Cold War e assim por diante. Ambos ganharam Cyberpunk 2077, Madden 21 e Destiny 2 e a paridade de third partys provavelmente continuará. Ambos os sistemas também têm excelentes recursos de compatibilidade com versões anteriores.

-- Publicidade --

Também vale a pena mencionar o Xbox Game Pass Ultimate, um serviço de assinatura que permite baixar mais de 100 jogos em uma variedade de gêneros e jogá-los no Xbox Series X, Xbox Series S, Xbox One, PC e até mesmo Android. A Sony lançou “Coleção PS Plus”, que permite que os assinantes do PlayStation Plus baixem algumas dezenas de clássicos do PS4. Porém, não é tão abrangente quanto o Xbox Game Pass, então a Sony ainda pode expandir essas ofertas muito mais. Claro, ambos os sistemas também terão alguns jogos interessantes chegando. Mas pensando no que podemos jogar agora, o PS5 tem uma linha mais forte.

Retrocompatibilidade

Tanto o PS5 quanto o Xbox Series têm excelentes recursos de compatibilidade com versões anteriores dos seus jogos, mas não há como negar que o Xbox vai mais longe na biblioteca da Microsoft. O Xbox Series não é apenas compatível com quase todos os jogos do Xbox One; também é compatível com muitos jogos Xbox 360 e Xbox originais. Embora não inclua todas as tentativas da Microsoft com jogos retrocompatíveis. O Xbox 360 ainda roda muitos jogos do Xbox original que o Series X e S não consegue.

Ps5 vs xbox series x: confira qual console se adequa melhor para você! | f83326ef retro | married games análises | microsoft, playstation 5, sony, xbox series s, xbox series x | ps5 vs xbox series x
Jogos Retrocompatíveis

O PS5 pode rodar quase todos os jogos de PS4 do mercado, mas a compatibilidade não vai além disso, a menos que você conte com seu serviço de streaming PlayStation Now para jogos de PS3. Ainda assim, não é exatamente o mesmo que jogar jogos que você já possui diretamente em um console.

Agora, deixe aí nos comentários: Qual é o melhor console para você? Já tem algum deles na sua casa? Fale conosco e aproveite para ler mais sobre o PlayStation e Xbox no nosso site.

-- Publicidade --
Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.