Pesquisar
Close this search box.

Rainbow Six Extraction #R6E – Review

Você já pensou em voltar no passado para trazer um sucesso pro futuro? Bem, esse foi o sentimento que tive com Tom Clancy’s Rainbow Six Extraction o sucessor mais recente de Tom Clancy’s Rainbow Six Siege. Baseado em acontecimentos reais do jogo anterior, Rainbow Six Extraction traz um mistura de clássicos antigos jogos de survival horror, como Left 4 Dead, com a pegada extremamente forte de estratégia do Rainbow Six Siege, nessa mistura incrível temos um novo jogo da franquia Tom Clancy’s que a maioria dos fãs estavam esperando.

Vídeo promocional de Rainbow Six Extraction

Agora em quarentena até em game!

Os acontecimentos de Rainbow Six Extraction se passam no Novo México, Estados Unidos e no Alaska, durante os eventos do jogo descobrimos mais sobre a a história e percebemos que ocorre uma batalha entre a Rainbow Exogenous Analysis & Containment Team, ou REACT, uma divisão da equipe Rainbow, contra um vírus parasita até então chamado de Arqueanos e tudo isso se passa em um futuro alternativo aos acontecimentos de R6 Siege, mais especificamente depois do evento Outbreak.

Alguns outros detalhes que conseguimos deste vírus é que eles surgiram na forma de pilares que variam de tamanho, chegando até mesmo à ultrapassar a tão famosa estatua da liberdade. Com tanto caos os nossos operados, um total de 18 da série Rainbow Six, estão se unindo para controlar a pandemia deste parasita extremamente mortal, porém mesmo com toda a equipe REACT em combate precisamos de muita cautela na hora da ação e por isso a REACT mantém um protocolo de treino e ação com alta tecnologia e segurança, sempre priorizando a vida dos operadores.

Rainbow six extraction artwork
Rainbow Six Extraction Artwork

Gameplay desafiadora e imersão.

Falando sobre a gameplay do Rainbow Six Extraction o jogo consegue ser bem balanceado e surpreendente, primeiramente pela temática do universo muito bem representada em jogo, a imersão é realmente bem respeitada e de primeira jornada até um pouco desconfortável pelo pequeno terror psicológico na campanha solo. Fora os detalhes de imersão, todo o efeito de camera, lente e som são muito bem estruturados e traz toda aquela nostalgica sensação de jogar um bom survival de horror.

Então são nesses quesitos que fazem o Rainbow Six Extraction aprimorar ainda mais a gameplay, que fica fluída, fácil de se entender, desafiadora pelo level design muito bem estruturado e a crescente sensação de limitação de recursos. Pois de maneira quase imperceptivel temos a sensação de cada vez que avançamos mais e mais pelos mapas os recursos parecem se tornam mais escassos, como munições, granadas e até kit médico.

Rainbow six extraction artwork
Rainbow Six Extraction Artwork

Também é importante mencionar que os mapas possuem um total de 3 níveis e tempo para cada fase e cada um com seus objetivos e claro cada nível mais difícil que o anterior, isto é, apesar do limite de tempo e o total de 3 níveis, você pode sair do mapa quando bem entender, caso você tenha achado a sala de fuga.

Mecanicas interessantes mas as vezes injustas.

Todas as novas mecanicas de jogo que foram adicionadas para o R6 Extraction são bem divertidas e também ajudam ou atrapalham bastante no desenvolver do jogo, isto é, o jogo possui muitos tipos de mecanicas, sendo elas de evolução de personagem, evolução de equipamento, punição por derrota no mapa, missões DEA, missões REACT, mecanismo de ajuda no multiplayer e a lista se espande, mas a questão é que existem duas mecanicas que eu acho que se destacaram entre as outras, sendo essas mecanicas a de punição por derrota no mapa e também a mecanica de evolução. Apesar de uma atrapalhar o desenvolvimento da outra é interessante o jeito que é trabalho essas duas mecanicas dentro do jogo.

Rainbow six extraction artwork
Rainbow Six Extraction Artwork

Porém só existe uma única mecanica que você mesmo pode habilitar em qualquer Rainbow Six, ta curioso? Então da uma olhada aqui no nosso post sobre Rainbow Six Siege e nossas 38 dicas importantíssimas para você vencer.

Punição por derrota

Quando perdemos em um mapa seja no solo ou no multiplayer do jogo, somos apresentados com uma mecanica antiga e pouco usada atualmente em jogos, a mecanica de punição pela derrota, essa adição no jogo traz com que sempre que acontece de perdemos, nós realmente perdemos naquele ponto.

Com isso eu quero dizer que nosso agente que estava em operação fica bloqueado até fazermos o resgate dele no mesmo mapa novamente, resgate esse que não costuma ser nada fácil e ainda piora, caso você não consiga resgatá-lo, o seu agente perde alguns pontos de experiência e retrocede nível até se for necessário.

Evolução do personagem

Na parte de evolução do personagem esse tema é muito bem abordado e percebemos constantemente o avanço pela variedade de novas armas sendo desbloqueadas, algumas roupas, granadas e acessórios.

Ainda tem algumas brechas de conteúdos que seriam interessantes de se adicionar mas ainda assim a evolução do personagem não fica para trás em relação a punição das derrotas, a união de ambos os mecanismos traz uma utilitade novamente para a experiência em jogos FPS.

Rainbow six extraction artwork
Rainbow Six Extraction Artwork

Gráficos e DLSS

Todo o jogo é feito com animações em 3D como já se é esperado de Rainbow Six, porém agora sim adaptados para a nova geração como um ótimo suporte aos recursos de DLSS e Reflex das placas Nvidia RTX isso faz com que o jogo tome um visual muito mais bonito e também mais rápido e estavel. Sem dúvidas é uma ótima pedida para quem está jogando no computador e tem a possibilidade de ativar esses recursos, o jogo toma um ar completamente novo, até mesmo a própria Nvidia fez um vídeo comparativo para isso, segue abaixo.

Animações, artes e design.

Nesse novo Rainbow Six Extraction você pode esperar sem sombra de dúvidas uma altissíma qualidade de animação, das artes 2D e 3D, além de o design belissímo, ao menos que seja na tela de seleção de personagens. Mas o que acontece? Antes de tudo preciso parabenizar e muito a Ubisoft pelo belissímo trabalho nas animações e modelos 3D do jogo, porém, nem tudo são lindas e belas flores e a iluminação algumas vezes deixa um pouco a desejar. Digo isso principalmente na tela de seleção de personagens como você poderá ver abaixo.

Rainbow six extraction tela de seleção de time
Rainbow Six Extraction tela de seleção de time

Acontece que o modelo 3D do agente fica um pouco estranho e fica bem perceptível que aquele modelo 3D não passa uma sensação de que era para se tratar de um ser humano, fica mais parecido com um boneco de cera, sem vida, sem detalhes… mas isso é por conta da baixa iluminação e por conta dos antigos modelos 3D reaproveitados no jogo, porém esse detalhe só é visível especialmente no rosto (esse efeito fica ainda mais estranho na operadora Ela) e até mesmo no Vigil que usa uma máscara.

Entendo que essa questão de iluminação é um pouco mais complexa do que realmente parece, além de ser completamente ignorável, pois nem mesmo durante o jogo irá te afetar muito, talvez alguns sustos ou outros no multiplayer hahahaha.

Rainbow six extraction artwork
Rainbow Six Extraction Artwork

Qualidade sonora e dublagem

Apesar de alguns pecados em que irei citar no nosso “Rainbow Six Extraction Review” devo admtir que o som está muito bem estruturado e funcionando perfeitamente para o que o jogo promete, já que é quase a parte vital de qualquer FPS, além de claro, tempo de resposta rápida e uma boa jogabilidade, coisas que o jogo já entrega também.

Consequentemente pelo jogo ser quase que uma “continuação” do Rainbow Six Siege, o nosso queridíssimo analisado do post “R6 Extraction Review” comete uns errinhos de furto de áudio se bem assim podemos dizer… podemos ver claramente uma ampla biblioteca reaproveitada do jogo anterior, mas isso já se é esperado não tem muito como julgar. Entretanto os novos sons que estão dentro do jogo são de altissíma qualidade e ficam até gritante a diferença do antigo para o novo.

Rainbow six extraction artwork
Rainbow Six Extraction Artwork

Uma dica rápida, de jogador pra jogador.

Aliás que tal você aproveitar e na próxima vez que for jogar Rainbow Six ou qualquer outro FPS levar um hardware de qualidade para te auxiliar na busca e eliminação dos seus alvos inimigos, ficou interessado? Da uma olhada logo abaixo nos produtos que te recomendo levar para casa antes de jogar qualquer outro FPS.

Mouse

[amazon box=”B07JM7DR7K” template=”vertical” tracking_id=”mg-sergio-20″]

Esse mouse eu não tenho nem o que falar, estou planejando orçamento desde minha última BGS, lá em 2019… mas caso você tenha alguma dúvida, já falamos bastante do Logitech G502 Hero aqui.

Headset

[amazon box=”B079JD7F7D” template=”vertical” tracking_id=”mg-sergio-20″]

Já usei algumas vezes esse headset e de todas que eu testei eu aprovo e muito a qualidade desse fone, já falamos dele aqui na Married… da uma olhada nas nossas 12 dicas de headset para black friday!

Monitor

[amazon box=”B08CBKS28X” template=”vertical” tracking_id=”mg-sergio-20″]

Ta em dúvida se pega ou não esse monitor? olha só, fizemos até um SETUP MONSTRO usando três monitores gamer Acer Nitro XZ242Q, da uma olhadinha pra tirar sua dúvida, haha.

Rainbow six extraction artwork
Rainbow Six Extraction Artwork

Recompensas e recompensas

Rainbow Six Extraction não está perdoando quando o assunto é recompensa, finalmente a série R6 está ganhando uma atenção mais caridosa em questões de bonificações, até mesmo para quem é assinante Amazon Prime. Mas vamos começar para falando da bonificação ao comprar o jogo, para quem comprar o jogo existe um prêmio dentro da UPlay que você pode resgatar e talvez não saiba e esse prêmio se trata dos 18 agentes utilizáveis em R6 Extraction!

Então para quem está comprando o jogo automaticamente você terá acesso aos mesmos 18 agentes do game no outro Rainbow Six, o Rainbow Six Siege e não para por aqui… também existem diversos outos prêmios por comprar e jogar o novo Rainbow Six Extraction, como skins dentro do jogo, moedas da Uplay e os mais diversos tipos de bonificações, esse já é um padrão seguido pela Ubisoft na sua plataforma, porém no novo Rainbow Six Extraction essas bonificações estão bem mais gordas.

Rainbow six extraction banner de skins react
Rainbow Six Extraction banner de skins REACT

Ta achando que acabou? Não meu amigo tem mais ainda, para quem comprou o jogo também terá o direito ao recurso Buddy Pass, que se trata de uma passe que você oferece para chamar 2 amigos para que eles joguem com você! Mas é claro, por apenas 14 dias e depois é só comprando o jogo mesmo haha. Ou então, você ainda pode optar pela opção “Test Extraction“, o que te dará direito à duas horas completinhas do jogo! Eu achei isso sensacional.

Amazon Prime

Caso você seja um assinante da Amazon Prime, você ainda pode recolher recompensas mensais em ambos os jogos Rainbow Six e como um jogador frequente de R6 e assinante da Amazon Prime posso te garantir que os bônus que estão sendo distribuídos não são pouca coisa não e ainda assim tem diversos outros tipos de jogos. Mas você ainda não é assinante Prime né? Meu querido o que você ta esperando?

Pode assinar sem medo, por apenas R$9,90/mês você tem acesso a tanta coisa que fica difícil de comentar, são jogos gratuitos, sério sem pagar nada mais e são jogos como Star Wars Jedi Fallen Order, Need for Speed Hot Pursuit, Control Ultimate Edition, Battlefield V e muitos muitos muitos outros jogos, isso não é nem 1% da lista direito…

Rainbow six extraction prêmios amazon prime
Rainbow Six Extraction prêmios Amazon Prime

Obviamente que não vamos ficar só em jogos base e ou DLC’s né? Olha são tantas skins para jogos como League of Legends, New World, Rocket League, Rainbow Six como já comentei também e a lista segue grande. Além da enorme lista de outros servições proporcionados pela Amazon Prime, que vão de Amazon Prime Music até desconto mensal dentro da própria plataforma da Amazon… aproveita e já clica aqui para assinar, é só R$9,90 mensal.

Por fim, vale a pena jogar Rainbow Six Extraction?

Vou ser extremamente sincero, eu sonho demais com o dia de que o padrão de Rainbow Six Extraction será realidade! Por mais que o preço do jogo esteja um pouco caro e por conta de ser um lançamento que ainda não está totalmente completo você não tem motivos para pelo menos não tentar jogar o R6 Extraction, o jogo está disponível de graça na Xbox Game Pass, você pode pedir para um amigo compartilhar o jogo com você por 14 dias inteiros ou até mesmo jogar nem que seja apenas duas horinhas por dia.

Então se existe uma questão que não tem como negar nessa realidade é que, vale sim jogar e testar o Rainbow Six Extraction, oportunidade é o que não falta. Além de claro, eu aprovo muitissimo o jogo, ele não está tendo bugs pesados, algo que é raro hoje em dia, ele não veio desbalanceado de forma alguma, o jogo é bem diferente do que temos atualmente e sem contar a experiência memorável que o jogo retorna desses clássicos survival horrors.

Rainbow six extraction artwork de skin para agente ela
Rainbow Six Extraction Artwork de skin para agente Ela

FAQ Rápido

Tom Clancy’s Rainbow Six Extraction possui Cross Play?

Sim o jogo possui Cross Play entre todas as plataformas que o jogo estiver disponível e você pode desabilitar se ainda desejar.

Quais plataformas o jogo está disponível?

Vale relembrar que Rainbow Six Extraction está disponível para PC, Xbox One e Series S/X, PlayStation 4 e 5 além de Google Stadia e Amazon Luna.

Existem muitos bugs ou problemas?

Até o momento não tive nenhum problema de bug, mas alguns problemas de conexão, apesar de que a fila do jogo está achando partida em menos de 10 segundos geralmente.

Como está a relação de preços do jogo?

Rainbow Six Extraction está na faixa de R$199,90 para o PlayStation 4 e PlayStation 5, já no Xbox One e Xbox S/X o jogo está saindo na faixa de R$189,95. Assim como para usuários do PC está saindo por R$169,90 nas plataformas Epic Games e UPlay, ou então, por R$29,99/mês no Xbox Game Pass (Para PC e Xbox)… Você também pode encontrar mídia fisíca do jogo logo ao lado.

[amazon box=”B09M4FCXRG” template=”horizontal” tracking_id=”mg-sergio-20″]

Como desabilitar o modo Cross Play

Com apenas 5 simples passos você pode desligar fácilmente o modo de Cross-play, basta seguir o procedimendo:

  • No menu principal

  • Selecione o ícone da roda dentada no canto superior direito do menu principal.
  • Opções

  • Escolha o menu de Opções.
  • Cross-play

    Localize a opção de Cross-play.

  • Desligue

    Agora é só selecionar o Desligado.

  • Confirme

    Aplique as alterações para que sejam salvas.

Desligado!

Prontinho, agora é só partir para a ranqueada sem interferência do Cross-play.

Rainbow Six Extraction

Sergio “KoReaN”

História
Jogabilidade
Som
Custo x Benefício
Portabilidade
Recompensa
Diversificação
Multiplayer

Com certeza jogarei por alguns anos.

Olha eu acho que fazia bastante tempo desde que eu não me empolgava tanto em um jogo, ainda mais FPS que definitivamente não é meu gênero de jogo favorito, ainda que eu jogue bastante Rainbow Six Siege e definitivamente vá jogar bastante Rainbow Six Extraction. Mas me conta você, o que você achou do meu ponto de vista? Mudaria algo? Não gostou muito de X ou acho que Y é realmente bom e eu julguei de forma errada? Comenta aqui em baixo vamos bater um papo sobre esse jogo sensacional!

4.2
Aprenda tudo o que precisa saber sobre Publicar Jogos Independentes
Projeto de Lei 2796/2021 foi assinado na última sexta-feira (3) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e passa a valer a partir de hoje (6), data da publicação no Diário Oficial; Marco Legal estabelece princípios e diretrizes para o setor de games no Brasil e cria condições reais para que ele se desenvolva
Saiba mais sobre a Psicologia do personagem e como construir bem seus personagens
Veja as vantagens de desvantagens de usar uma das três linguagens de script da Godot
Projeto de Lei 2796/2021 foi assinado nesta sexta-feira (3) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e passa a valer a partir da publicação no Diário Oficial, prevista para segunda-feira, 6/5; Marco Legal estabelece princípios e diretrizes para o setor de games no Brasil e cria condições reais para que ele se desenvolva
Continuando nossas aulas de Godot, entenda a Criação de Instâncias no Godot