AnálisesHardwareTecnologia

Review e Unboxing: Mouse MadCatz RAT 8+ Uma analise completa

Mouse MadCatz R.A.T 8+
Visualizações
Married Games

Estamos utilizando pouco mais de um mês o mouse top de linha da MadCatz, o R.A.T 8+ que falamos sobre durante o retorno da marca para o Brasil, anunciado na BGS 2019.
Nesse período de basicamente 1 mês, podemos tiver várias considerações sobre o mouse que é um dos melhores que eu já utilizei em todos os anos de vida que tenho.

Depois de ter utilizado diversos mouses de bolinha, ir pros primeiros mouses Óticos do mercado, utilizar mouses a laser, mouses de marcas Gamer como Razer, Logitech entre outros. Finalmente posso dizer que tive uma experiência completa com um mouse do começo ao fim.

O mouse R.A.T 8+

Depois de uma experiência de unboxing maravilhosa e uma paixão a primeira vista pelo visual robótico do mouse da MadCatz, fui correndo ver as configurações do software e ver tudo que o pequeno mouse era capaz. Veja no vídeo do unboxing

Vídeo Unboxing / Overview do R.A.T 8+

Hardware do periférico

Primeiramente, o mouse R.A.T 8+ tem uma qualidade de construção simplesmente excepcional, a MadCatz em poucas palavras, fez um produto que não falha. Materiais de qualidade, hardware de qualidade e acabamento impecável.

As entranhas do periférico são impecáveis. Depois de abrir diversos mouses e verificar todo o tipo de gambiarra como cola quente, soldas ridículas, mal contato e até mesmo uso de grafite em pó pra “garantir” o funcionamento.

Switches

Equipado com switches OMRON com garantia de 50 milhões de cliques e um sensor Pixart PMW3389 de 16,000 DPI. Pode se dizer que o R.A.T 8+ é um dos mais bem construídos mouses, cabos de qualidade, soldas com cuidado e de material de qualidade. A impressão que se passa ao ver o pequeno mouse desmontado é que se tem um cuidado quase artesanal na qualidade de montagem.

Não é uma tarefa fácil abrir o mouse, definitivamente, muita coisa errada pode acontecer e mesmo pra quem tem experiência, podem não perceber um parafuso mais escondido e acabar forçando o plastico mais do que ele deveria e romper o mouse. Não recomendo abrirem o de vocês, por isso eu abri o meu pra vocês verem por dentro e não terem problemas.

Mouse MadCatz R.A.T 8+ aberto visto de cima, com a placa principal exposta
Visão geral após remover alguns parafusos e poder retirar o plastico dos botões principais

Os Diversos botões que acompanham o R.A.T 8+ são botões de toque e não switches, afinal a placa do mouse é muito pequena e fica muito complicado colocar switches para todo o mouse. Mas isso não é um problema porque são botões que não são utilizados na mesma frequência dos principais. Os botões laterais também são de toque, o que me decepcionou um pouco, mas com uma qualidade boa. Ainda sim creio ter espaço para ser colocado switches O que seria muito mais compatível com o preço do mouse. Não duvide da durabilidade dos botões de toque, eles estão na industria a muitos e muitos anos, e tem uma durabilidade extremamente absurda, são resistentes a poeira e as vezes umidade.

Detalhes da placa principal do Mouse MadCatz R.A.T 8+
Detalhes das entranhas mostrando os Switches Omron e botões de Scroll

Qualidade de construção

A carcaça do Mouse e as peças sobressalentes que acompanham o produto são feitos em metal e plastico de ótima qualidade. Depois de 1 mês usando o mouse com deveras agressividade. O mesmo não apresentou nenhuma marca de uso, um arranhão sequer. Nem mesmo quando meu gato fez o favor de derrubar ele da mesa (mais ou menos 80cm). O material com texturizado e com sensação de emborrachado, não se desgastou, mudou de cor ou qualquer forma de uso foi mostrada. Vale dizer que, mesmo o acabamento sendo fosco o material deixa muitas marcas de dedo.

Vale dizer que, durante o processo de abertura do aparelho, da claramente pra perceber que muitas das marcas por onde se passa a luz são feitas a laser e não usam uma técnica de Double Shot injection. Fiz o teste com uma pequena chave arranhando com muita força para sair. Em uso normal, mesmo que durante anos vai ser algo extremamente raro de sair, afinal muita força mesmo foi usada para retirar a tinta da peça. Na parte principal onde aparece o logo do modelo, segue o mesmo tipo de abordagem, porém com um verniz sendo colocado por cima da tinta, o que garante muito mais resistência a abrasão. Tentei com a mesma quantidade de força retirar a tinta e o mesmo não saiu, apenas ficou o pequeno arranhão.

Ergonomia

Ainda dentro da parte física do aparelho, além de toda a construção e qualidade de hardware um dos maiores destaques do R.A.T 8+ é de ser um mouse extremamente ergonômico

Pensado para ser adaptável a basicamente qualquer tipo de mão, ficamos com receio de que a pegada não fosse 100% boa para cada um dos tipos mais padrões de pegada. Mas, o mouse cumpre com maestria esse papel. Os botões são bem colocados e ficam fora da pegada, mas ainda sim de fácil acesso, sem precisar fazer nenhum malabarismo pra apertar um botão. Até mesmo o famoso botão sniper é bem tranquilo de ser acessado.

Demonstrativo da regulagem da palma do Mouse MadCatz R.A.T 8+
Regulagem do comprimento / altura da palma do R.A.T 8+

Pegada Palm

Para uma pegada palm, o mouse oferece ajuste de comprimento e também com suas peças sobressalentes o mouse tem como ficar mais alto, o que é ideal para mãos maiores nesse tipo de pegada. Deixando o tempo inteiro o mouse em contato com a palma do usuário.

Pegada Claw

Para a pegada claw, o mouse se contrai bastante e fica extremamente confortável, não enrosca em lugar algum e a chave de regulagem não toca na palma da mão, o que garante o conforto.

Para todas as pegadas o R.A.T 8+ acompanha duas laterais direitas, que dependendo da sua necessidade, são muito uteis. Caso você tenha alguma dificuldade em segurar o mouse com os dedos anelares e mínimo, o mouse acompanha uma lateral texturizada e com sensação emborrachada, o que aumenta a aderência e o conforto.

Para as pegadas palm onde o jogador faz muitos movimentos com o braço, recomendo explorarem a lateral que suspende o apoio dos dedos anelar e mínimo. Isso faz com que esses dedos não toquem no mousepad facilitando ainda mais o deslize dos mousepads.

Pegada Fingertip

Agora, se você, assim como eu tem uma pegada mais mista, puxada para a pegada fingertip. Recomendo utilizar a palma mais alta, de forma mais retraída no mouse e a lateral de borracha, para garantir o grip.

Demonstrativo da regulagem do polegar do Mouse MadCatz R.A.T 8+
Regulagem dos botões do Polegar

Regulagem de botões

Além da regulagem de comprimento do mouse, o mesmo tem uma regulagem para os botões macro, onde o mouse pode ficar mais largo ou mais estreito e os botões podem ser regulados para que fiquem mais próximos a frente do mouse ou mais próximos a parte de trás do mouse. Regular essa parte se torna indispensável em qualquer tipo de pegada, ter acesso aos botões de maneira fácil é algo que precisa desta regulagem como pré requisito. Além também de aumentar o conforto e a melhorar a aderência da pegada do mouse.

O cabo do R.A.T 8+ é bem solido, e com nylon trançado, em geral isso adiciona muita resistência no cabo porém se perde em outro lado, que é a facilidade de movimento. O cabo dentro desse 1 mês ainda não perdeu as dobras causadas pela embalagem original, e mesmo colocando de forma suspensa, como num mouse bungee, ele dificulta um pouco a movimentação, da pra sentir enroscar um pouco o movimento

Demonstrativo de como regular os pesos do Mouse MadCatz R.A.T 8+
Sistema de adição de peso do Mouse

E por ultima mas não menos importante, o R.A.T 8+ tem um sistema de regulagem do próprio peso; o mouse conta com 3 anéis podendo aumentar o peso total do mouse de 127g para até 145 quando utilizado as 3 argolas juntos. Particularmente eu acho o mouse pesado e utilizo ele sem os pesos inclusos, mas vai de gosto

Software do periférico

O software do mouse é algo complexo em um primeiro momento, demora um pouco entender onde estão as coisas e o que as configurações fazem; mas nada que 5 minutos testando e experimentando não sejam o suficiente pra dominar o software.

O mouse conta com 4 perfis, cada um com a sua cor totalmente personalizável. Dentro de cada perfil, temos as mesmas configurações, 4 estágios de DPI, todos os botões personalizáveis, 3 pontos de Led RGB no mouse, com efeitos e diversos outros ajustes e otimizações.

As programações dos botões são realmente inúmeras, é possível programar uma sequencia de teclas que será utilizada em cada um dos botões. Para um jogador de jogos de tiros com mecânicas mais clássicas, como CS:GO é algo que chega a ser desconfortável ter tanto botão. Mas, para jogadores de jogos mais modernos, a quantidade de macros supre e muito qualquer jogador.

Software Flux e suas diversas opções de macro para o Mouse MadCatz R.A.T 8+
Print do Software Flux mostrando as diversas opções de macro para as teclas

RGB Chameleon

A dentro do Software Flux existe uma aba chamada Chameleon onde podem ser acessadas as configurações de iluminação RGB. Nesse quesito, o mouse tem uma quantidade considerável de efeitos; mas alguns parecem fazer a mesma coisa que outros, as mudanças são muito sutis nesses casos. Em geral os efeitos são básicos e exploram bem as cores. Afinal, o mouse é bem bonito e combina com qualquer setup gamer que você tenha, mesmo com os Leds desligados.

Agora a parte que mais me agradou no software do R.A.T 8+ foi a correção de angulo de pegada. Mais uma vez o software ajudando na ergonomia.

Correção de ângulo

Caso você, assim como eu, segure o mouse com o pulso levemente inclinado para um dos lados, o software ajuda a corrigir isso de forma que, se você movimentar o mouse da esquerda para a direita e eles estiver posicionado de forma diagonal na sua mão, o movimento do cursor seja renderizado como uma movimento completamente horizontal, em vez de movimentos diagonais. Fica bem difícil explicar por palavras, mas espero que vocês entendam.

Software Flux e seu sistema de correção de angulo de pagada do Mouse MadCatz R.A.T 8+
Correção de angulo de pegada

Esse ajuste da a opção de você corrigir até 30 graus de cada lado para a sua pegada, o que garante movimentos mais precisos.

Taxa de atualização alta

Enfim, uma das configurações que se tornou disponível no reboot do mouse, foi a polling rate. Na grande maioria dos mouses, temos uma taxa de 1000hz, o que garante 1ms de tempo de resposta. Já nesse modelo, é possível colocar essa taxa de atualização em até 2000hz, o que se torna 0,5ms de tempo de resposta. Ideal para jogadores profissionais que dependem da menor quantidade de input lag possível. Também se mantendo atualizado com as tecnologias mais recentes de monitor que estão tendo como base 0.5ms de tempo de resposta.

Taxa de atualização regulável do Mouse MadCatz R.A.T 8+ via Software Flux
Configuração dos tempos de resposta do Mouse

Considerações finais

Em simples palavras o mouse é ergonômico, bonito, bem construído, bem pensado e bem executado. Fico feliz que a MadCatz esteja voltando para o mercado brasileiro. Além disso, está voltando com um preço mais acessível ao mercado, vemos basicamente o preço praticado no exterior (considerando a taxa altíssima de impostos no nosso país).

Devido a dificuldade que as pessoas tem em encontrar um mouse que se encaixe na pegada de suas mãos; o R.A.T 8+ é uma das opções mais garantidas de sucesso nesse quesito. Além disso a construção bem feita, gera um mouse que vai durar pro resto da vida.

Enfim, o mouse é funcional, robusto, com um software que o torna muito mais adaptável para todos os cenários e ainda por cima, o mouse é muito bonito com o seu visual cibernético. Mas ainda sim as tecnologias e a construção desde nível estrutural até o nível placa do mouse pesam muito mais do que esses pequenos defeitos apontados.

Geral da análise

Design9
Ergonomia10
Construção9
Acabamento10
Software8.5
Custo x Benefício7.5

Resumo

9Notas finais do R.A.T 8+

Die_C
O autorDie_C
Creator / Consultant
Apaixonado por games e tecnologia, convicto do que fala, porém sem certeza alguma e amante de piadas de qualquer tipo, mas quanto pior, melhor

Deixe uma resposta