Review: Riders Republic é uma grata surpresa da Ubisoft

Riders Republic Review | Riders Republic é o mais novo lançamento da Ubisoft, lançado no dia 28 de outubro desse ano, mas dessa vez com um gênero meio esquecido na industria dos vídeos-games, que é justamente o de esportes radicais. E esse título tem bastante conteúdo e com várias modalidades e esportes para que não seja apenas um joguinho de ação e manobras; há uma força e um esforço para que esse jogo possa ser divertido e empolgante por muito tempo.

O jogo foi desenvolvido pela Ubisoft Annecy, a mesma subsidiaria que ajudou na criação de jogos como Tom Clancy’s Splinter Cell, Tom Clancy’s The Division 2, Assassin’s Creed e do jogo de esportes de inverno Steep. Rider Republics é fruto de um bom trabalho que pode oferecer ao jogador a ter experiências reais de esportes radicais, como ciclismo, snowboard, wingsuit, esqui e alguns outros, principalmente quando vistos em primeira pessoa. Toda essa experiência ocorre em ambiente de mundo aberto, onde o jogador pode explorar diversos locais e encontrar outros jogadores ao redor do mundo.

Riders republic review:  uma grata surpresa da ubisoft
Riders Republic Review: Uma grata surpresa da Ubisoft

Tudo que ocorre é visto através das câmeras de um canal de TV dedicado aos esportes radicais que acompanha cada movimento que ocorre em Rider Ridge, o local onde abriga a comunidade de esportistas. No jogo, você pode criar e modificar seu personagem com as características físicas iguais a sua, ou se preferir, fazer de um jeito que você acha engraçado. Afinal de contas, o jogo te dar essa liberdade.

Devemos destacar que essa análise é feita através da experiência de jogar o Riders Republic em um Xbox Series S, com 120fps e 1080p de resolução. Mas caso queira uma experiência em outros consoles saiba que o jogo está disponível para Xbox One, Xbox Series X/S, Playstation 4/5, PC, Google Stadia e Amazon Luna. Com cross-plataform e cross-generation para facilitar e muito sua vida. Ah, mais uma coisa importante: Se você comprar a versão Standard para Xbox One e/ou Playstation 4 e depois trocar para um Xbox Series X/S ou Playstation 5, saiba que o upgrade de geração é totalmente gratuito.

Riders Republic Review: Uma grata surpresa da Ubisoft

Jogabilidade requer prática

Riders republic review:  uma grata surpresa da ubisoft
Uma jogabilidade que requer prática | Riders Republic Review

Riders Republic é um jogo que foi muito bem trabalhado nos detalhes de movimentos e que surpreende em alguns aspectos de animação, mas em questão de controle, jogadores iniciantes terão um pouco de dificuldade para entender os comando padrões de jogo. Quando digo de comandos padrões, é aquele esquema de controle já pré-definido pela desenvolvedora do jogo e, que se você vê necessidade, você pode alterar de acordo com o seu gosto.

-- Publicidade --

Porém, em esportes específicos, como o ciclismo e wingsuits com jatos já é um pouco difícil de pegar o jeito. O ciclismo em desafios de corrida é bem simples e não tem o que temer porque o jogo não oferece curvas brutas e difíceis, é tudo muito suave. Porém quando é uma prova de manobras, é bem complicado, de início, você conseguir fazer bonito nas primeiras tentativas.

No wingsuit com jato é difícil acertar nos esquemas de botões. De forma padrão, os analógicos são invertidos e por isso causa estranhamento a primeira jogada, ou seja, se você abaixar o analógico seu personagem sobe e se subir seu analógico seu personagem desce e isso vai ser levemente preocupante no início, mas nada que um pouco mais de prática não resolva. É um ponto simples, não é um problema, mas que você leve isso em consideração quando for jogar pela primeira vez.

É ai que uma mecânica muito importante do jogo aparece: retroceder trechos da pista. Sim, se você der de cara na árvore, cair do penhasco ou simplesmente transformar seu personagem num Kamikaze, você pode retomar a partir do último checkpoint e refazer o percurso ou manobra. Esse recurso me salvou diversas vezes e graças a ele pude desfrutar ainda mais da minha experiência no jogo.

Em outros esportes, não vi nenhuma dificuldade com controle, super tranquilos e divertidos de usar, principalmente o esqui e snowboard, onde as manobras são simples de realizar e com maior chance de êxito.

Falando de manobras, todas são muito simples de realizar. Muito das vezes chega a ser prazeroso executar certas manobras. Eu tenho mais experiência com jogos de esportes radicais e achei bem simples, praticamente como deveria ser. Para isso, pedi para que minha namorada, que não possui nenhuma experiência com jogos do tipo tentar e o resultado foi o mesmo. Então, independente da sua experiência ou falta dela, em jogos de esportes radicais, você irá se sair bem. Encaro isso como um ponto positivo.

-- Publicidade --

Uma ambientação fantástica e uma boa física

Riders republic review
Um jogo muito bonito graficamente falando! | Riders Republic Review

Um ponto que chama demais a atenção de quem está jogando é justamente a parte da ambientação do game. É tudo muito bonito e muito bem feito, até mesmo naqueles detalhes onde nem mesmo nos ligamos. Todas as pistas e até mesmo o hub social, onde você divide espaço com outros players em tempo real.

O jogo é excelente quando falamos das paisagens, pistas e os mais diversos desenhos de rampas e corrimões. Você se sente maravilhado com o cenário, a ponto de querer explorar cada trecho e também treinar outros tipos manobras. Cada esporte tem seu ambiente adequado, como por exemplo os cenários de neve para esportes como esqui e snowboard.

Entre as paisagens, podemos notar a presença de lugares marcantes do Estados Unidos como por exemplo Bryce Canyon, Yosemite Valley, Sequoia, Zion, Canyonland, Montanha Mammoth e Grand Teton para deixar um ambiente mais familiar para os norte-americanos e também nos trazer um pouco de realidade e uma dose a mais de um espirito mais radical.

Em questões físicas, o jogo também se sai muito bem e, ninguém com mais propriedade do que eu para falar disso, porque a quantidade de vezes que eu testei a física do game batendo em paredes, caindo de penhascos e fazendo manobras erradas em horas erradas, foi realmente impressionante. Em todas as vezes em que esse tipo de coisa acontecia, o jogo se saiu muito bem e não tenho o que reclamar.

Na verdade, fico feliz em ver como a Ubisoft passou a se preocupar com o feedback da comunidade em melhorar nessas questões de física que era um ponto duramente criticado e um dos grandes problemas da empresa francesa que pelo visto ficou no passado.

-- Publicidade --

Um bom áudio, uma boa trilha sonora mas…

Um jogo muito bonito graficamente falando! | riders republic review
Um áudio muito bem elaborado, mas… | Riders Republic Review

O áudio, de uma forma geral, se saiu muito bom em Riders Republic. Os sons estão muito bem otimizados que te faz se sentir realmente descendo uma pista a tantos KM/h. Tanto o som ambiente, como o som dos veículos são bem fieis a realidade e casam perfeitamente com a trilha sonora do jogo, enquanto você faz suas manobras em alta velocidade.

Falando na trilha sonora, podemos dizer que é impecável levando em conta que é um jogo de aventura e esportes radicais ao ar livre. As músicas predominantes estão os gênero de hip hop e pop music, algumas músicas bem famosas e outras nem tanto. Em jogos como esse, onde geralmente jogamos mais sossegados, ouvindo uma música em algum app de música do seu smartphone, podemos descartar essa ideia e curtir uma boa musiquinha enquanto têm a experiência completa a mixagem do som ambiente e a trilha sonora.

O que deixou a deseja no quesito áudio foi o fato de não ter uma dublagem em PT-BR. Não que seja algo que irá interferir na sua gameplay, mas como brasileiro, fico triste quando em pleno 2021 ainda lancem jogos sem dublagem para nossos país. Mas em contrapartida, o jogo é muito bem legendado, mas há situações em que a fala do personagem não sincroniza com a legenda e a pessoa que não tiver o minimo de noção em inglês fica por fora do que foi dito na cutscene. Mas posso assegurar que foram raros os momentos em que tive esse problema. Não afetará em nada.

Mas um jogo com o nosso idioma significa que o jogo está pronto para qualquer região e o investimento para uma boa experiência não será um problema. Nos atraímos mais por jogos em PT-BR e se tivessem aplicado isso no Riders Republic, não teria dúvidas de que faria mais sucesso por aqui. Esperamos que no futuro, em outras atualizações, possamos ter um pedacinho de Brasil no jogo.

Uma boa variedade de modos

Boas opções de modo | riders republic review
Boas opções de modos | Riders Republic Review

Riders Republic chegou com uma grande variação de modos de jogo e a nossa expectativa é que com o tempo, em outras atualizações, chegue ainda mais para que o jogador não fique sem opção ao adquirir o jogo. Incluindo um modo de jornada, onde você cria um personagem de qualquer forma, até mesmo verde igual o Hulk e vai atrás de competições de grandes marcas como por exemplo a Red Bull Rampage, X-Games e UCI Mountain Bike World Cup em busca de recompensas exclusivas.

-- Publicidade --

Não podemos deixar de destacar que o jogo possui modos de aventura em larga escala, digo uma disputa contra mais 49 players, totalizando 50 com a sua pessoa. Mas isso quando falamos em consoles da atual geração, Xbox Series X/S e Playstation 5, além do PC. Para consoles da antiga geração, como Xbox One e Playstation 4 é um pouco mais reduzido para 20 players. Mas isso não ofusca a grande variedade de modos que temos dentro do jogo já no lançamento.

Sabe esse modo que suporta até 50 players para consoles de nova geração e 20 para consoles antigos? Ele se chama Corrida em Massa, e nesse modo você tem que estar preparado para uma partida frenética, onde as corridas irão aparecer de forma totalmente aleatória onde você terá que matar e morrer para conseguir chegar.

O Modo Versus é bastante desafiador pois ele te coloca em frente à seus amigos para saber quem será o melhor numa série de eventos. No Tricks Battle você terá que testar suas habilidades num confronto 6v6 e conseguir o máximo de pontos com as mais diversas manobras. E, por último e não menos importante, o modo Free To All (Livre para Todos) que você enfrenta 11 adversários em eventos aleatórios.

E, para minha felicidade, não tive nenhum problema com nenhum modo. Todos eram divertidos e nada enjoativos, como pensei que seria. As playlists funcionam muito bem, com destaque para o modo Corrida em Massa, apesar de ser uma grande competição é muito bem organizado e divertido. A Ubisoft acertou muito nesse quesito.

Vale a pena mesmo comprar o Riders Republic?

Vale a pena? | riders republic review
Vale a pena? | Riders Republic Review

Esse é o momento mais aguardado e se você pulou todos os tópicos e foi direto ao veredicto, peço para que leia os tópicos acima para entender ainda melhor sobre o jogo. Se você leu tudo até aqui, fique à vontade para saber a nossa opinião sobre Riders Republic. O jogo realmente é excelente e foi um grande acerto da Ubisoft. Todos sabem que a empresa é altamente criticada em diversos aspectos, por fazer os jogos perderem o sentido ao passar o tempo de lançamento. Mas eu tenho uma alta expectativa para Riders Republic ao longo do tempo. Há muito tempo um jogo de aventura não é tão cativante quando o Riders Republic.

-- Publicidade --

Esse jogo é uma alternativa perfeita para quem é fã de jogos como Grand Theft Auto: V, principalmente no aspecto de corridas online, vai adorar um jogo como esse. Diria que a experiência é próxima, mas com um toque diferente e com potencial de muito mais diversão.

Qual o principal problema de Riders Republic? Para mim, está mais do que claro que é o valor salgado para um jogo que tinha potencial para ser free to play. Não que o jogo não tem potencial para render seus R$ 299,00, mas que não imagina um jogo desse ser altamente popular num serviço pago como Xbox Game Pass, por exemplo? Ou até mesmo free to play, onde o jogo irá se tornar rentável através de microtransações. Mas nada que apague o brilho de Riders Republic.

O jogo é um dos maiores acertos da Ubisoft no ano, que vale a pena investir caso você jogue principalmente com seus amigos. Então, para mim, o jogo vale a pena o investimento, mas faltou um melhor planejamento para tornar o jogo mais popular.

Riders Republic

Rafael Meireles

-- Publicidade --
Jogabilidade
Gráficos
Áudio
Modos

Resumo

Prós
Cativante
Bom desempenho
Boa qualidade gráfica
Bom sistema de áudio
Cross-plataforma
Cross-generation

Contras
Muito caro
Não tem dublagem PT-Br


4.3

Requisitos para PC

RequisitosMínimoRecomendado
Sistema operacional:Windows 10 (64 Bits)Windows 10 (64 Bits)
Processador:Intel Core i5-4460 ou AMD Ryzen 5 1400Intel Core i7-4790 ou AMD Ryzen 5 1600
Memória RAM:8 GB (Dual Channel)8 GB (Dual Channel)
Placa de vídeo:Geforce GTX 970 (4GB) ou AMd RX 470 (4GB)Geforce GTX 1060 (6GB) ou AMD RX 570 (8GB)
DirectX:1111
Armazenamento:20 GB de espaço disponível20 GB de espaço disponível

Onde comprar?

Para adquirir o Rider Republic para consoles, você pode comprá-los através da Amazon. Compra segura, frete rápido! Confira:

PreçoMais vendido # 1
Riders Republic - PlayStation 4
  • Entre em um playground social em massa onde ou quando quiser, você sempre encontrará outros jogadores
  • Jogue ao lado ou contra seus amigos em modos multiplayer insanos:corridas competitivas e desafios de acrobacias multiplayer;largadas em massa; copas online
  • Gerencie sua carreira e alcance o topo da classificação crie e molde seu competidor por meio de equipamentos que evoluem com base na progressão e defina todos os aspectos do seu avatar
  • Aproveite ao máximo a jogabilidade de próxima geração–riders republic roda a 60 frames por segundo nos consoles de próxima geração e exibe mais de 50 jogadores simultâneos na tela
PreçoMais vendido # 1
Riders Republic - Xbox One
  • Entre em um playground social em massa onde ou quando quiser, você sempre encontrará outros jogadores
  • Jogue ao lado ou contra seus amigos em modos multiplayer insanos:corridas competitivas e desafios de acrobacias multiplayer;largadas em massa; copas online
  • Gerencie sua carreira e alcance o topo da classificação crie e molde seu competidor por meio de equipamentos que evoluem com base na progressão e defina todos os aspectos do seu avatar
  • Aproveite ao máximo a jogabilidade de próxima geração–riders republic roda a 60 frames por segundo nos consoles de próxima geração e exibe mais de 50 jogadores simultâneos na tela

Caso queira comprar para PC, basta você conferir nas lojas da Epic Games Store ou Ubisoft Store.

Confira essas reviews:

-- Publicidade --

FAQ – Dúvidas relacionadas ao Riders Republic

Como mudar para primeira ou terceira pessoa no console?

Enquanto estiver em cima de algum acessório ou veículo, pressione o botão R (do Xbox) ou R3 (do Playstation) para alterar de câmera. Para retomar, é só pressionar o botão novamente.

Como criar um grupo no RR?

Você pode se agrupar com até cinco jogadores. A primeira coisa que você deve fazer é ir ao menu principal do jogo -> acessar o menu Social, onde você encontrará uma opção para inspecionar os jogadores ao seu redor ou formar um grupo. Aqui você pode convidar qualquer amigo.

Avatar of rafael meireles

Jornalista, 23 anos e fascinado por FPS. Poucas coisas na vida de Rafael o fazem tão bem quanto escrever e jogar videogames. Futebol e música também têm parcelas de seu coração.