Pesquisar
Close this search box.

The Sims: Mais de 20 Anos Definindo um Gênero

The Sims é uma das mais longas e conhecidas franquias dos games, mas você conhece toda sua história? Então descubra!

Como The Sims se tornou tão popular e criou seu próprio espaço em um gênero que nem sabíamos que estava lá e, até hoje, reina soberano no gênero de simulação de vida, embora alguns competidores, como Paralives e Live by You estejam surgindo, o game da EA continua sendo o mais famoso e está vindo para sua 5° versão, enquanto o jogo atual, The Sims 4, se tornou gratuito e, com isso, muito mais popular.

Se você não conhece, em The Sims, os jogadores assumem o controle de personagens virtuais chamados Sims, que podem ser personalizados de acordo com as preferências dos jogadores. Os jogadores são responsáveis por cuidar das necessidades básicas dos Sims, como alimentação, higiene, sono e interação social.

Além disso, eles podem construir e decorar casas, adquirir e administrar carreiras, formar relacionamentos, criar famílias e explorar diferentes aspectos da vida virtual. Vamos falar sobre os jogos dessa incrível franquia e, se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

Criador e Criação

William ralph wright
William Ralph Wright

William Ralph Wright, criador e designer de jogos, também viria a fundar a empresa de jogos Maxis, desenvolvedora que tem a serie The Sims como seu principal produto, mas vamos chegar nisso. O primeiro jogo feito pelo senhor Wright foi “Raid on Bungeling Bay” também chamado apenas de Bungeling Bay.

Bungeling Bay é um jogo de 1985 com 2D, no estilo Shoot’em up, onde o jogador controla um helicóptero e tem como objetivo destruir fabricas em uma ilha, porém o senhor Wright percebeu que teve mais diversão no processo de criação da cidade do que quando estava destruindo ela.

Mas isto apenas não foi o bastante para a criação de sua maior criação ainda, afinal o processo de criar a cidade é reservado a desenvolvedores de jogos, então ele quis juntar este sentimento e transmiti-lo para o jogador, processo este que o levou a criação de Sim City, um tipo de simulador de arquitetura que era o começo de The Sims como conhecemos.

CURTIU? QUER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE? DEIXE SEU NOME E EMAIL E RECEBA MAIS MATÉRIAS COMO ESSA

Sim City já é um passo mas perto de The Sims, mas por sua vez foi uma quebra de paradigma, sua publicadora não entendia como um jogo sem cenas cinemáticas e objetivo direto seria considerado um jogo, não se importando com as características incríveis do jogo decidiram não publicar seu jogo.

“O Conceito de um jogo é apenas uma questão de perspectiva”

Will Wright

Sim City só seria criado quando por um acaso Wright conheceu Jeff Braun, que já tinha projetos de simuladores o quais esperava publicar também, assim como o esperado ele adorou a ideia de Sim City e juntos Wright e Jeff criarão a desenvolvedora Maxis, publicando Sim City em 1989, e atingindo um milhão de vendas em 1992, foi aclamado pela critica assim como pelos fãs.

Observando que jogos como conjuntos de trens ou casas de bonecas sempre foram favoritos entre crianças, Wright sabia que se não houvesse um objetivo claro em um jogo o jogador estaria livre para o definir por si só assim como as condições de vitória ou derrota.

E assim após lançarem uma serie de simuladores e um incendeio que destruiu a casa de Wright em 1991, a ideia de The Sims estava quase completa, pois na mesma época softwares 3d de desenvolvimento de casas e quartos estavam em alta, percebendo que assim como ele que precisava reconstruir sua casa outras pessoas queriam criar suas casas dos sonhos.

The sims 4
Sul sul – uma família de The Sims 4

E assim começou o desenvolvimento de The Sims, porém apenas construir uma casa com toda sua mobilia não era exatamente um jogo, ele precisava preencher esse vazio após a conclusão do jogo, então criaram os Sims. Pessoas virtuais que iriam viver na casa feita pelo jogador e poderia realizar tarefas diárias que resultam na necessidade de time management.

Então a ideia de The Sims já estava pronta, porém um novo problema havia surgido, Maxis não conseguiu produzir nenhum outro jogo com o mesmo potencial inicial de Sim City, apenas quando a Maxis foi comprada pela Eletronic Arts (EA), em 1997 que Wright teve recursos e o time necessário para a criação The Sims.

Em fevereiro de 2000, The Sims foi lançado para Computadores, dando a liberdade para jogadores escolherem criarem seus próprios sims ou já selecionar pré-definidos, distribuindo pontos de personalidade os quais influenciariam na forma como eles interagem com o mundo. Todos os jogos atuais podem ser vistos na sua pagina principal da EA Games.

Jogos da Franquia The Sims

Alguns dos principais jogos da franquia, estando a mais de 20 anos no mercado há vários títulos porem alguns são mais populares do que outros, vamos nos focar nisso.

The Sims (2000)

O primeiro jogo que quebrou vários paradigmas, sem condições de vitória ainda era possível “perder” caso seu Sims morresse, perdesse o emprego ou amizades com vizinhos, porém se isso é visto como derrota cabe inteiramente ao jogador. O conceito de “game over” nunca foi muito presente na franquia, então o jogo permitia que continuássemos do último save.

Além disso o jogo conta com grande influencias diretas e indiretas ao estado de seu Sims, ele podia ficar feliz e saudável dependendo de sua alimentação, assim como não gostar de um tipo especifico de pessoa com a qual interagir o deixava ansioso. Se quiser saber mais sobre The Sims 1, então veja nossa matéria especial.

The Sims Online (2002)

Sequenciando a franquia, The Sims online não houve melhorias gráficas porém foi adicionado mais profundidade ao jogo, fazendo com que os controles sobre os Sims fosse muito mais complexo e dando continuidade a tarefas que eram apenas um extra como ir ao trabalho.

Agora você podia realizar as tarefas que eram automáticas e mais do que isso, o fato do jogo ser online foi algo extraordinário na época, fazendo com que todos pudessem ter suas famílias perfeitas no mundo digital e interagir com a família de amigos e parentes.

Contudo, o jogo foi descontinuado porque os jogadores inventavam várias formas de trapaça e até rolava prostituição para conseguir recursos para avançar no game. Uma pena. Se quiser saber mais sobre The Sims Online, então veja nossa matéria especial.

The Sims 2 (2004)

Agora contava com uma melhoria gráfica significativa, e para dar mais profundada ainda ao jogo, foi inserido o sistema de aspirações, como objetivos e desejos de seus Sims, quando completado davam recompensas, fazendo com que o jogador buscasse ainda mais focado em certos aspectos.

O sistema de Personalidade era tão importante no jogo, pois não apenas fazia com que a maneira que seu Sims via o mundo mudasse mas também era possível passar traços dela adiante em suas famílias. Isso era possível fazendo com que os filhos de um casal pudessem ter suas próprias personalidades com aspectos e aparência que lembrava seus pais ou com traços novos e personalizados.

Além disso The Sims 2 contou com 8 expansões ao longo do tempo, dentre elas as mais populares foram “vida de universitário” autoexplicativo e “Bicho de estimação” colocando diversas raças de animais do mundo real e com opção de personalização. Se quiser saber mais sobre The Sims 2, então veja nossa matéria especial.

The Sims 3 (2009)

Foi desenvolvido pela The Sims Studios, uma divisão criada em 2005, especificamente para o desenvolvimento dos Jogos The Sims da franquia dentro da EA, sendo o primeiro jogo com “mundo aberto”, até o momento os jogadores só se moviam até o quintal de suas casas. No quesito DLC, The Sims 3 também contou com 11 expansões.

Dentre elas as mais populares foram “A Volta ao mundo” trazendo 3 novos lugares para viajar baseados em países reais. Já “The Sims 3: Pets” manteve as melhorias de The Sims 2 e somente em sua primeira semana vendeu mais de 1.4 Milhões de cópias, sendo referência de uma DLC de animais de estimação para os Simmers até hoje. Se quiser saber mais sobre The Sims 3, então veja nossa matéria especial.

The Sims Medieval (2011)

O que aconteceria se transformassem The Sims em um jogo com elementos de rpg? The Sims Medieval é sua resposta, cortando os 8 status básicos para apenas 2, fome e energia, agora o jogo tinha um sistema de missões para que você pudesse construir seu próprio império e aspectos da época completos com pragas e revoltas.

Incluindo castelos diferentes de varias culturas, os quais você podia decorar inteiramente, porém se você gostaria de construir seu próprio castelo, talvez ficasse levemente desapontado. Os jogo é uma expansão “Stand alone” de The Sims 3, funcionando no mesmo motor gráfico e com efeitos similares. Até hoje os jogadores querem uma nova e atualizada versão deste game. Se quiser saber mais sobre The Sims Medieval, então veja nossa matéria especial.

The Sims Social (2011)

Uma febre que gerou vários convites de jogos dos seus amigos dentro do Facebook e do falecido Orkut, The Sims Social foi uma versão para navegador que foi extremamente popular, chegando a ter 16 milhões de jogadores em sua primeira semana. The Sims Social contava com um gráfico 2D o que fazia ter um aspecto nostálgico e agradável.

Porém apesar de sua popularidade, foi descontinuado após apenas 2 anos, pouco tempo comparado aos demais jogos da franquia The Sims, e sua descontinuação se foi dada por falta de conteúdo adicional e alguns bugs, fazendo o jogo cair em popularidade ao longo do tempo.

The Sims FreePlay (2011)

O ano de 2011 foi um ótimo ano para The Sims, e completo com a versão mobile do jogo, a qual é continuada até hoje, sendo o primeiro jogo para mobile possui uma grande particularidade, sendo a tempo real, isso significa que cada hora no jogo é exatamente uma hora no mundo real, suas ações consumiam tempo e precisavam ser bem ordenadas para ser eficiente.

Uma das principais características do The Sims FreePlay é o seu modelo de jogo gratuito para jogar, o que significa que o jogo pode ser baixado e jogado gratuitamente. No entanto, o jogo também oferece opções de compra dentro do aplicativo, onde os jogadores podem adquirir itens adicionais, recursos especiais e acelerar o progresso do jogo por meio de microtransações.

The Sims 4 (2014)

Sendo o maior e mais completo jogo da serie é também um favorito entre os fãs, porém em seu lançamento foi tão criticado que diziam que sua maior falha era ter The Sims 3 como seu antecessor. Com o tempo The Sims 4 que já tinha o mais complexo sistema de emoções e personalidades, ganhou toda a profundidade gráfica e jogável que seu predecessor tinha, com varias vizinhanças e segredos a cada expansão adicionada.

The Sims 4 também alterou o sistema de criação das casas adicionando quartos pré-moldados, os quais você ainda podia alterar cada aspecto incluindo as distancias das paredes e a localização dos itens, fazendo com que jogadores que preferiam passar mais tempo no jogo do que na construção assim como aqueles que preferem esse aspecto fossem satisfeitos. Se quiser ler mais sobre The Sims 4, veja a nossa review completa do game.

The Sims Mobile (2018)

The Sims Mobile é um jogo para dispositivos móveis onde os jogadores podem criar e controlar Sims virtuais em uma experiência de simulação de vida. Uma das características distintas do jogo é o sistema de energia, que limita a quantidade de ações que os jogadores podem realizar.

Cada ação consome energia e, quando esgotada, é necessário esperar um tempo para recarregar ou usar itens especiais para reabastecer imediatamente. Essa limitação de energia adiciona um elemento estratégico ao jogo, exigindo que os jogadores gerenciem cuidadosamente suas ações e priorizem suas atividades.

Isso permite que os jogadores aproveitem o jogo mesmo em sessões curtas, tornando-o adequado para jogar em dispositivos móveis quando o tempo é limitado. Se quiser ler mais sobre o game, veja nossa matéria sobre como começar a jogar The Sims Mobile

DLC’s de The Sims

Um favorito da franquia Ths Sims é a expansão Vida de universitário, adicionada em The Sims 2 primeiramente, foi um sucesso tão grande que garantiu um lugar nos próximos jogos da franquia, se tornando um item completamente necessário.

Star Wars jornada para Batuu, foi uma das ultimas adições dando a fãs da serie a oportunidade de criar um ambiente repleto referencias, incluindo roupas, sabres de luz, raças do universo e seu próprio companheiro droid, customizavel e com diversas interações, incluindo um favorito, o Driod series BB, presente na ultima trilogia.

E a DLC de “Seasons” incluindo mudança de clima é a que ocupa o primeiro lugar entre as dlc’s mais populares de The Sims, incluso inicialmente em The Sims Urbz, tendo um sistema climático que foi adorado pelos fãs, foi aprimorado para ter todas as quatro estações do ano. Veja alguns dos principais DLCs de The Sims em nossas matérias sobre cada um dos games.

Easter Eggs dos Jogos

Não há espaço o bastante para incluir todos os easter eggs ao longo da série, além de também poder tirar parte da diversão em explorar o mundo, então vamos apresentar apenas dois dos principais de The Sims são:

  • O segundo mundo de The Sims inclui a área Oasis Springs, a qual inclui uma mina abandonada com seu o modo de jogo de exploração por texto, para acessar a mina é necessário a habilidade de mecânico no nível 10, mas após a exploração você encontra uma área escondida muito bela, sendo uma pequena recompensa pela curiosidade.
  • Em Willow Greek, existe uma arvore coberta de cogumelos com a qual você pode interagir, continue interagindo até que libere a opção de regar a arvore, então faça o mesmo até poder elogiar a arvore, repita o processo até que possa explorar, quando apresentado com a opção de viajar, viaje e encontrará uma área especial onde pode aprimorar a habilidade de pesca.
  • Em The Sims: Num Passe de Mágica, Will Wright aparece como um gigante visto ao escalar o pé de feijão. Sims só podem usar a interação “Ver” com ele. Quando interagido, uma mensagem será exibida: “Obrigado por jogar The Sims”.
  • Há algumas versões de pessoas reais estrelando em The Sims, como Drew Carey, Marilyn Monroe, Andy Warhol, Avril Lavigne e Christina Aguilera.
  • Há uma estrada que recebeu o nome de Gusmão Caixão, a Estrada Gusmão Caixão.
  • Na tela da vizinhança, o Monstro do lago Ness aparece ocasionalmente na água por alguns segundos. O monstro também aparece na Cidade e na Ilha de Férias.
  • O Yeti do pacote de expansão Em Férias aparece na tela da TV se o canal de desenhos animados é selecionado. Se Superstar está instalado, um filme-cartaz da Yeti Betty é adicionado ao jogo.
  • Se existe uma árvore de Natal, lareira, e um prato com biscoitos no mesmo quarto tarde da noite, o Papai Noel virá e deixará para a família um presente.
  • A placa da nave espacial diz “ANM8ER” (soa como “animator“, que em português quer dizer “animador”). Quando uma abdução alienígena ocorre no lote e a nave vem para devolver o Sim, a placa pode ser vista.
  • Ao assistir o canal Dance TV, um clipe pode ser visto em que Ângela e Lílite dos Encantos estão brigando.
  • Há uma roupa para meninas com Will Wright na frente e um logotipo da Maxis atrás.
  • O logo do The Sims 2 pode ser visto na parte inferior da premiação de carreira da Carreira Medicina.
  • Quase tão comuns como os easter eggs de Laura Caixão é o coelho de geladeira, que é o desenho de um coelho de desenho rosa. Ele é primeiramente visto em um freezer de lote comunitário.
  • Vários dos ovos de Páscoa tem a ver com o Palhaço Triste, que apareceu pela primeira vez em The Sims. Sua imagem parece ter tomado o lugar de Laura Caixão na parte de trás da caixa de leite. Um peixe paródia tem o nome do Peixe Palhaço-Triste.
  • Vincent Skullfinder, de MySims, é enterrado no cemitério de Sunset Valley.
  • A família Caixão estava incompleta no jogo base de The Sims 3. A irmã de Gusmão, Frida Caixão, foi excluída da família. No entanto, há um Sim no cemitério dos Caixão chamada Lolita Caixão, e alguns jogadores acreditam que ela é irmã de Gusmão; mas que também é improvável, já que Frida morreu idosa e Lolita como jovem adulta. Isto permitiu que alguns jogadores acreditassem que ela fosse a ex-mulher de Gusmão.
The sims 4
Um quarto pronto de The Sims 4

Popularidade da Franquia

O que falar sobre a popularidade de uma franquia com mais de 20 anos de mercado cujos jogos não apenas foram populares mas definiram seu próprio gênero, simulador de vida. The Sims 4 não parece ter algum sinal de estar parando ou perdendo sua popularidade.

Na verdade foi anunciada no dia 17/05/2021 os planos para as atualizações previstas para 2021, incluindo novidades sobre as características de criação de Sims e uma expansão de verão. Você pode seguir a pagina oficial de The Sims no Twitter e ficar por dentro das novidades.

Conta do the sims no twitter
Conta do The Sims no Twitter

Com o tempo e o aumento da popularidade do game, não é de se admirar que The Sims tenha tido algumas dlcs que se destacaram mais do que outras, como a participação de músicos famosos fazendo musicas na linguagem oficial the The Sims, o simlish. Houveram por exemplo, participantes em toda a franquia The Sims, como Lily Alen e Neon Trees. Mas, alguns que se destacam são:

  • The Black Eyed Peas, em The Sims Urbs, uma variação que se passava na cidade e tinha como objetivo se tornar um cantor de rap famoso.
  • Paramore também teve a musica pressure incluída no jogo The Sims 2.
  • My chemical romance com a musica “Na Na Na” foi outro grande sucesso, fazendo parte da expansão “Late night” em The Sims 3.
  • Katy Perry não apenas cantou a musica “friday night” em Simlish como teve um pacote de expansão inteira dedicada a cantora, cujo preço foi o dobro dos outros pacotes.

FAQ Rápido

O The Sims 5 será lançado?

Depois de muitos rumores e especulações, The Sims 5 é oficial. Ele está sendo desenvolvido sob o codinome “Project Rene” e ainda está longe do lançamento, mas a equipe por trás dele confirmou alguns detalhes durante o The Sims Summit transmitido online em outubro de 2022.

Sims 4 é gratuito para sempre?

Passados 8 anos após seu lançamento (em 2014), o game da EA passa para o formato free-to-play. Isso mesmo, The Sims 4 se torna gratuito para quem quiser experimentar e resgatá-lo em qualquer uma das plataformas que o game está disponível.

Tem The Sims 4 para Nintendo Switch?

Não há versão do The Sims para Nintendo Switch. Parece uma lacuna óbvia no mercado, não foi divulgado o motivo. Especula-se que existem problemas entre a Nintendo, Maxis e Electronic Arts que impedem o game de chegar aos jogadores do Switch.

Qual é a melhor plataforma para jogar The Sims?

The Sims 4 sempre será melhor jogado em um computador já que foi feito pensando no uso de teclado e o mouse. O jogo está disponível tanto para PC quanto para Mac. O processo em cada plataforma parecerá um pouco diferente, mas é bastante semelhante.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre os melhores mods para The Sims 4, no nosso site.

Saiba como acabar de vez com o erro OpenGL no Blender
Sua carreira do sonhos é ganhar muito dinheiro Criando Jogos? Então veja como dar os primeiros passos
Jogo de ação com múltiplas batalhas superpoderosas apresenta narrativa inédita ambientada no mundo dos quadrinhos de Invincible, da Skybound Comics
Desenvolvedores independentes e artistas podem inscrever seus projetos gratuitamente para participar do BIG Festival 2024 e Artists' Alley, na gamescom latam 2024
Conheça Sites para Criar Jogos e crie seus games sem baixar ou instalar nada
Quer saber como Desenvolver Jogos no Celular? Veja esses aplicativos