The Sims: mais de 20 anos Definindo um gênero

Como The Sims se tornou tão popular e criou seu próprio espaço em um gênero que nem sabíamos que estava lá.

Criador e Criação

William Ralph Wright, criador e designer de jogos, também viria a fundar a empresa de jogos Maxis, desenvolvedora que tem a serie The Sims como seu principal produto, mas vamos chegar nisso. O primeiro jogo feito pelo senho Wright foi “Raid on Bungeling Bay” também chamado apenas de Bungeling Bay.

Bungeling Bay é um jogo de 1985 com 2D, no estilo Shoot’em up, onde o jogador controla um helicoptero e tem como objetivo destruir fabricas em uma ilha, porém o senhor Wright percebeu que teve mais diversão no processo de criação da cidade do que quando estava destruindo ela.

Mas isto apenas não foi o bastante para a criação de sua maior criação ainda, afinal o processo de criar a cidade é reservado a desenvolvedores de jogos, então ele quis juntar este sentimento e transmiti-lo para o jogador, processo este que o levou a criação de Sim City.

-- Publicidade --

Sim City já é um passo mas perto de The Sims, mas por sua vez foi uma quebra de paradigma, sua publicadora não entendia como um jogo sem cenas cinemáticas e objetivo direto seria considerado um jogo, não se importando com as características incríveis do jogo decidiram não publicar seu jogo.

O Conceito de um jogo é apenas uma questão de perspectiva

Sim City só seria criado quando por um acaso Wright conheceu Jeff Braun, que já tinha projetos de simuladores o quais esperava publicar também, assim como o esperado ele adorou a ideia de Sim City e juntos Wright e Jeff criarão a desenvolvedora Maxis, publicando Sim City em 1989, e atingindo um milhão de vendas em 1992, foi aclamado pela critica assim como pelos fãs.

Observando que jogos como conjuntos de trens ou casas de bonecas sempre foram favoritos entre crianças, Wright sabia que se não houvesse um objetivo claro em um jogo o jogador estaria livre para o definir por si só assim como as condições de vitória ou derrota.

E assim após lançarem uma serie de simuladores e um incendeio que destruiu a casa de Wright em 1991, a ideia de The Sims estava quase completa, pois na mesma época softwares 3d de desenvolvimento de casas e quartos estavam em alta, percebendo que assim como ele que precisava reconstruir sua casa outras pessoas queriam criar suas casas dos sonhos.

-- Publicidade --

E assim começou o desenvolvimento de The Sims, porém apenas construir uma casa com toda sua mobilia não era exatamente um jogo, ele precisava preencher esse vazio após a conclusão do jogo, então criaram os Sims. Pessoas virtuais que iriam viver na casa feita pelo jogador e poderia realizar tarefas diárias que resultam na necessidade de time management.

Então a ideia de The Sims já estava pronta, porém um novo problema havia surgido, Maxis não conseguiu produzir nenhum outro jogo com o mesmo potencial inicial de Sim City, apenas quando a Maxis foi comprada pela Eletronic Arts (EA), em 1997 que Wright teve recursos e o time necessário para a criação The Sims.

Em fevereiro de 2000, The Sims foi lançado para Computadores, dando a liberdade para jogadores escolherem criarem seus próprios sims ou já selecionar pré-definidos, distribuindo pontos de personalidade os quais influenciariam na forma como eles interagem com o mundo.

The sims
sul sul

Todos os jogos atuais podem ser vistos na sua pagina principal da EA.

Curiosidades

Algumas curiosidades sobre The Sims, Maxis e Wright seu criador:

-- Publicidade --
  • Wright criou a ideia inicial de The Sims enquanto brincava com sua filha.

A ideia toda sobre casa de bonecas para adultos veio de uma brincadeira real entre Wright e sua filha enquanto brincavam.

  • Maxis criou jogos em sequencia a Sim City incluindo “Sim City 2000”, “Sim City 3000”, “Sim City 4”, “Sim City Societies” e” Sim City (Rebot)”.

Apesar de não ter a mesma popularidade de The sim, SimCity foi o que levou a sua criação e mesmo assim manteve sua própria popularidade e possuiu sequencias.

  • Maxis também criou mais de 10 titulos “Sim” incluindo sobre temas como Golf e até formigas.

Dentre o primeiro SimCity ao The Sims foram criados varios outros titulos que apesar de não terem sido tão populares eles ainda foram importantes para a criação de The Sims.

  • O jogo “Sim Ant” que simula o comportamento de formigas levou a complexidade dos Sims em “The Sims”

Dentre os jogos antes de The Sims, o simulador de formigueiro funcionava por categoria e sua respectiva função, o que gerou um grande interesse em Wright sobre Gerenciamento de tempo.

  • Maxis também criou um jogo que muitos se lembram, “Pinball 3D espace cadet” para Windows.

Se você teve um computador no inicio dos anos 2000, tem uma boa chance de que se lembre deste jogo, um querido junto ao Campo Minado.

-- Publicidade --
  • The Sims possui sua própria linguagem chamada Simlish.

O que levou The Sims a criar sua propria linguagem foram dois fatores, o primeiro, isto deixa toda a conversa para a imaginação do jogador, criando suas proprias historias e aumentando a fantasia do jogo, o segundo, se The Sims ficasse com frases sendo repetidas o tempo todo ele podia ser irritante e enjoativo.

  • The Sims foi lançado apenas para PC, tendo de ser relançado para consoles como PS2, Xbox e Game Cube.

Apesar de sua extrema popularidade no computador, The Sims não foi tão popular nos consoles, principalmente porque no inicio os modos de jogos eram diferentes do computador, havia o modo historia e o modo de criação tinha um limite de itens que podiam ser colocados em suas casas.

  • The Sims usava métodos que misturavam 2D e 3D para ter uma otimização melhor.

Como é um jogo dos anos 2000, The Sims teve de adaptar algumas coisas para melhorar o desempenho para os aparelhos da época, assim apenas os Sims eram 3D enquanto os objetos simétricos 2D.

  • The Sims foi e é extremamente popular com mulheres, sendo quase metade dos jogadores no primeiro jogo.

Em especial para os anos 2000, mulheres eram uma minoria no mercado de jogos, então um jogo com 50% de jogadores base sendo mulheres foi um grande assunto e uma ótima introdução para muitas sobre o mundo do jogos

  • The Sims chegou a ter anunciada uma serie animada, que acabou não sendo feita e engavetada.

Apesar da chegar a ser anunciada o projeto foi abandonado sem maiores explicações.

-- Publicidade --
  • The Sims teve também poderá ter um filme.

Com toda a popularidade The Sims teve um filme anunciado em 2007 pela 20th Century Fox, com a participação de personagens reais sendo um live-action, porem em 2019 a Fox foi comprada pela Disney que abandonou o projeto, já em 2020 a Legendary Pictures criou um novo projeto sem relação com o anterior para um filme.

  • The Sims Online tinha sua própria economia, que acabou se perdendo por um bug que duplicava o dinheiro.

The Sims online custava $ 9,99 ao mês e tinha um sistema inteiro de guilda e jogadores fizeram sua própria máfia dentro do jogo, junto com sua própria economia a qual foi “quebrado” por um bug em um guarda-roupas que duplicava o dinheiro.

  • The Sims 2 foi eleito duas vezes o melhor jogo eletrônico de estratégia de todos os tempos.

O site Metacritic, é famoso por juntar a critica de jogos e semelhantes, reunindo em um único lugar e distribuindo em diversas categorias entre os quais o melhores de cada modalidade, The Sims 2 ficou em primeiro lugar como melhor jogo de estratégia de todos os tempos duas vezes.

  • The Sims 3 foi o primeiro jogo da franquia a ser criado pela The Sims Studios.

Após a criação de The Sims Studios, The Sims 3 foi o primeiro jogo da franquia The Sims a ser criado por um estúdio completamente dedicado a sua criação, o que foi um dos motivos por trás de seu grande sucesso.

  • The Sims 3 não teve a participação de Wright em seu desenvolvimento.

Apesar da ausência de seu criador original no desenvolvimento de The Sims 3, Wirght já não havia participado diretamente da criação de The Sims 2, porém a partir de The Sims 3 é quando ele não tem envolvimento, saindo oficialmente da EA e consequentemente Maxis para se de dedicar a um antigo projeto, a Stupid Fun Club.

-- Publicidade --
  • The Sims 4 não foi tão popular em seu lançamento, após vários Patchs foi se tornando o fenômeno que é hoje.

Após o espetacular sucesso de The Sims 3 as expectativas estavam muito altas para seu sucessor, o qual não as atendeu, ao menos inicialmente.

  • The Sims 4 já teve mais de 40 Patchs de atualizações e correções, começaram comum anão.

Logo após o lançamento e ao longo dos anos vários patchs de atualizações incrementando as coisas que faltaram no jogo inicialmente e assim começando a atender as expectativas dos jogadores, contudo o primeiro item a ser arrumado dentro do jogo foi um anão de jardim.

  • No aniversario de 20 anos de The Sims, deu a todos os jogadores de The Sims 4 uma banheira de hidromassagem.

Muitos jogadores não ficaram tão felizes com este presente, apesar de ser um item muito requisitado por sua ausência no inicio do jogo, a hidromassagem já havia sido adicionada ao jogo anos antes, resultando que no momento em que receberam o item do jogo a grande maioria dos jogadores já possuíam o item.

  • Em seu primeiro ano The Sims 4 os jogadores haviam criados 92.800.000 milhões de Sims.

No final do primeiro ano foi lançado um banner de informações contendo quantos personagens haviam sido criados em The Sims, assim como o numero de mortes, casamentos e até divórcios.

  • The Sims 4 é atualmente o jogo que teve mais jogadores da franquia e completara 7 anos em 2021.

Ultrapassando a marca de 30 milhões de jogadores, The Sims 4 surpreendentemente não é o jogo mais popular, de fato apesar de todos os jogadores ele ocupa o rank 7 em popularidade entre a franquia.

-- Publicidade --
  • Em toda a franquia The Sims vendeu mais de 107.000.000 de copias.

A marca de 100 milhões é uma grande conquista, e mostra o quanto esta franquia conseguiu afetar a vida das pessoas assim como o quão foi importante sua criação para um novo gênero.

Mencionado por Wright, em reposta a vida moderna existem varias funções no subconsciente de toda pessoa, gerenciando o tempo que foi transmitida para o jogo.

Existe toda uma camada de gerenciamento de tempo em nosso subconsciente

Em sua essência: Nossa vida é uma estratégia em tempo real.

Jogos

Alguns dos principais jogos da franquia, estando a mais de 20 anos no mercado há vários títulos porem alguns são mais populares do que outros, vamos nos focar nisso.

-- Publicidade --

The Sims (2000)

O primeiro jogo que quebrou vários paradigmas, sem condições de vitória ainda era possível “perder” caso seu Sims morresse, perdesse o emprego ou amizades com vizinhos, porém se isso é visto como derrota cabe inteiramente ao jogador.

Além disso o jogo conta com grande influencias diretas e indiretas ao estado de seu Sims, ele podia ficar feliz e saudável dependendo de sua alimentação, assim como não gostar de um tipo especifico de pessoa com a qual interagir o deixava ansioso.

The Sims Online (2002)

Sequenciando a franquia, The Sims online não houve melhorias gráficas porém foi adicionado mais profundidade ao jogo, fazendo com que os controles sobre os Sims fosse muito mais complexo e dando continuidade a tarefas que eram apenas um extra como ir ao trabalho.

Agora você podia realizar as tarefas que eram automáticas e mais do que isso, o fato do jogo ser online foi algo extraordinário na época, fazendo com que todos pudessem ter suas famílias perfeitas no mundo digital e interagir com a família de amigos e parentes.

The Sims 2 (2004)

Agora contava com uma melhoria gráfica significativa, e para dar mais profundada ainda ao jogo, foi inserido o sistema de aspirações, como objetivos e desejos de seus Sims, quando completado davam recompensas, fazendo com que o jogador buscasse ainda mais focado em certos aspectos.

-- Publicidade --

O sistema de Personalidade era tão importante no jogo, pois não apenas fazia com que a maneira que seu Sims via o mundo mudasse mas também era possível passar traços dela adiante em suas famílias, fazendo com que os filhos de um casal pudessem ter suas próprias personalidades com aspectos e aparência que lembrava seus pais.

Além disso The Sims 2 contou com 8 expansões ao longo do tempo, dentre elas as mais populares foram “vida de universitário” autoexplicativo e “Bicho de estimação” colocando diversas raças de animais do mundo real e com opção de personalização.

The Sims 3 (2009)

Foi desenvolvido pela The Sims Studios, uma divisão criada em 2005, especificamente para o desenvolvimento dos Jogos The Sims da franquia dentro da EA, sendo o primeiro jogo com “mundo aberto”, até o momento os jogadores só se moviam até o quintal de suas casas.

The Sims 3 também contou com 11 expansões, dentre elas as mais populares foram “A Volta ao mundo” trazendo 3 novos lugares para viajar baseados em países reais, Pets mantendo as melhorias de The Sims 2 e somente em sua primeira semana vendeu mais de 1.4 Milhões de copias.

The Sims Medieval (2011)

O que aconteceria se transformassem The Sims em um jogo com elementos de rpg? The Sims medieval é sua resposta, cortando os 8 status básicos para apenas 2, fome e energia, agora o jogo tinha um sistema de missões para que você pudesse construir seu próprio império e aspectos da época completos com pragas e revoltas.

-- Publicidade --

Incluindo castelos diferentes de varias culturas, os quais você podia decorar inteiramente, porém se você gostaria de construir seu próprio castelo, talvez ficasse levemente desapontado.

The Sims Social (2011)

Uma febre que gerou varios convites de jogos dos seus amigos dentro do Facebook, The Sims Social foi uma versão para navegador que foi extremamente popular, chegando a ter 16 Milhões de jogadores em sua primeira semana, The Sims social contava com um gráfico 2D o que fazia ter um aspecto nostálgico e agradável.

Porém apesar de sua popularidade, foi descontinuado após apenas 2 anos, pouco tempo comparado aos demais jogos da franquia The Sims, e sua descontinuação se foi dada por falta de conteúdo adicional e alguns Bugs, fazendo o jogo cair em popularidade ao longo do tempo.

The Sims FreePlay (2011)

2011 foi um ótimo ano para The Sims, e completo com a versão mobile do jogo, a qual é continuada até hoje, sendo o primeiro jogo para mobile possui uma grande particularidade, sendo a tempo real, isso significa que cada hora no jogo é exatamente uma hora no mundo real, suas ações consumiam tempo e precisavam ser bem ordenadas para ser eficiente.

The Sims 4 (2015)

Sendo o maior e mais completo jogo da serie é também um favorito entre os fãs, porém em seu lançamento foi tão criticado que diziam que sua maior falha era ter The Sims 3 como seu antecessor.

-- Publicidade --

Com o tempo The Sims 4 que já tinha o mais complexo sistema de emoções e personalidades, ganhou toda a profundidade gráfica e jogável que seu predecessor tinha, com varias vizinhanças e segredos a cada expansão adicionada.

The Sims 4 também alterou o sistema de criação das casas adicionando quartos pré moldados, os quais você ainda podia alterar cada aspecto incluindo as distancias das paredes e a localização dos itens, fazendo com que jogadores que preferiam passar mais tempo no jogo do que na construção assim como aqueles que preferem esse aspecto fossem satisfeitos.

The sims: mais de 20 anos definindo um gênero | 0d9891f1 01 | married games análises | maxis, the sims, the sims 2, the sims 3, the sims 4, the sims mobile | the sims
The Sims Mobile

Popularidade

O que falar sobre a popularidade de uma franquia com mais de 20 anos de mercado cujos jogos não apenas foram populares mas definiram seu próprio gênero, simulador de vida.

The Sims 4 não parece ter algum sinal de estar parando ou perdendo sua popularidade, na verdade foi anunciada no dia 17/05/2021 os planos para as atualizações previstas para 2021, incluindo novidades sobre as características de criação de Sims e uma expansão de verão.

The sims: mais de 20 anos definindo um gênero | d9eff187 03 | married games análises | maxis, the sims, the sims 2, the sims 3, the sims 4, the sims mobile | the sims
The Sims: mais de 20 anos Definindo um gênero | Maxis, the sims, the sims 2, the sims 3, the sims 4, the sims mobile | The Sims

Você pode seguir a pagina oficial de The Sims no Twitter e ficar por dentro das novidades.

-- Publicidade --

Dlc’s e Easter eggs

https://www.youtube.com/watch?v=gZHUbr7KduU&t=1s

Com o tempo não é de se admirar que The Sims tenha tido algumas dlcs que se destacaram mais do que outras, incluindo segredos e Easter Eggs, como a participação de musicos famosos fazendo musicas na linguagem oficial the The Sims, o simlish.

The Black Eyed Peas, em The Sims Urbs, uma variação que se passava na cidade e tinha como objetivo se tornar um cantor de rap famoso.

Paramore também teve a musica pressure incluida no jogo The Sims 2.

My chemical romance com a musica “Na Na Na” foi outro grande sucesso, fazendo parte da expansão “Late night” em The Sims 3.

Katy Perry não apenas cantou a musica “friday night” em Simlish como teve um pacote de expansão inteira dedicada a cantora, cujo preço foi o dobro dos outros pacotes.

-- Publicidade --

Também houveram outros participantes em toda a franquia The Sims, como Lily Alen e Neon Trees.

DLC’s

Um favorito da franquia Ths Sims é a expansão Vida de universitário, adicionada em The Sims 2 primeiramente, foi um sucesso tão grande que garantiu um lugar nos próximos jogos da franquia, se tornando um item completamente necessário.

Star Wars jornada para Batuu, foi uma das ultimas adições dando a fãs da serie a oportunidade de criar um ambiente repleto referencias, incluindo roupas, sabres de luz, raças do universo e seu próprio companheiro droid, customizável e com diversas interações, incluindo um favorito, o Driod series BB, presente na ultima trilogia.

E a dlc de “Seasons” incluindo mudança de clima é a que ocupa o primeiro lugar entre as dlc’s mais populares de The Sims, incluso inicialmente em The Sims Urbz, tendo um sistema climático que foi adorado pelos fãs, foi aprimorado para ter todas as quatro estações do ano.

Easter Eggs

Não há espaço o bastante para incluir todos os easter eggs ao longo da serie, além de também poder tirar parte da diversão em explorar o mundo, então vamos apresentar apenas dois dos principais de The Sims 4 são:

-- Publicidade --

O segundo mundo de The Sims inclui a área Oasis Springs, a qual inclui uma mina abandonada com seu o modo de jogo de exploração por texto, para acessar a mina é necessário a habilidade de mecânico no nível 10, mas após a exploração você encontra uma área escondida muito bela, sendo uma pequena recompensa pela curiosidade.

Em Willow Greek, existe uma arvore coberta de cogumelos com a qual você pode interagir, continue interagindo até que libere a opção de regar a arvore, então faça o mesmo até poder elogiar a arvore, repita o processo até que possa explorar, quando apresentado com a opção de viajar, viaje e encontrará uma área especial onde pode aprimorar a habilidade de pesca.

Veja Também:

-- Publicidade --

Saiba Tudo Sobre The Sims 5

Novo conteúdo de The Sims 4 vaza na Microsoft Store

Os 40 melhores Mods de The Sims 4 para PC e como instalar

Descubra agora 15 Curiosidades sobre The Sims que você não verá por aí

-- Publicidade --
Avatar of lucas

Entusiasmado estudante de jogos, com passatempo de leitura e hobby de escrever. Adora realizar pesquisas e cuidar da documentação.