Desenvolvida pela Ubisoft Toronto e publicada pela Ubisoft em 29 de Outubro de 2020, Watch Dogs Legion é o 3° jogo da franquia Watch Dogs ambientado em uma Londres pós-brexit um tanto quanto futurista.

-- Publicidade --

Após sofrer ataques terroristas, na qual o DedSec (um grande grupo de hackers que libera a cidade do caos) foram culpados injustamente, Londres decide contratar uma empresa de segurança chamada Albion, para zelar e proteger todo o território londrino. Porém Albion em poucas semanas se demonstra autoritária, violenta e pouca amigável ao residentes da cidade. A polícia perdeu todo o seu respeito e agora Londres está totalmente nas mãos de Albion e Nigel Cass, CEO de Albion.

Durante o game, entretanto, são apresentados muitos outros antagonistas e inimigos. Além de Cass, o Clan Kelley sendo uma facção criminosa que trafica e vende orgãos para a “Deep Web” e até um grupo cyberterrorista nomeado Zero Day (que quer acima de tudo reiniciar Londres) são alguns dos inimigos tanto do DedSec quanto de Londres.

Zero day aparece e mata dalton wolfe em watch dogs legion.
Grupo Zero Day mostrando seu real poder.

Gameplay:

E quem são os protagonistas?

Na E3 2019, Ubisoft deixou claro que o game teria não só um mas vários protagonistas. Ao jogar você pode escolher qualquer cidadão de Londres e recruta-lo para a DedSec, que após a missão de recrutamento, ficará disponível para escolha a qualquer momento. Esse com certeza é o ponto mais forte do jogo já que cada personagem possui um bônus de acordo com a profissão e história de vida dele, por exemplo. Só tome cuidado pois se ativado o modo “Morte Permanente”, ao morrer, seu personagem não ressurgirá.

Esse com certeza é o ponto mais diferente e gritante do jogo já que o jogador não possui um protagonista definido, ele tem milhares de escolhas de personagens na própria cidade de Londres.

Ao perfilar uma pessoa (uma mecânica presente em todos os Watch Dogs onde o jogador analisa a os NPC’s) você consegue saber além do nome, seu emprego, qualidades e bônus que esse alguém consegue trazer para a equipe por exemplo.

Um assassino de aluguel aposentado? Com certeza ele se move silenciosamente e possui grande maestria com armas!

Desde armas especiais, carros superesportivos e drones militares, alguns personagens possuem roupas que podem camuflar em certas áreas de ação. Um engenheiro civil consegue facilmente entrar numa obra proibida e passar quase despercebido devido a sua roupa.

Fique atento porque ele não se torna invisível, só mais difícil de ser percebido.

Gameplay pc watch dogs legion

O transporte mais eficaz do game!

Durante toda a gameplay percebi o quanto a Ubisoft melhorou na física do veículos. Diferente dos 2 primeiros jogos, em Watch Dogs Legion os carros são realmente muito bem desenhados, física aceitável e possuem uma vasta variedade de tipos de veículos, desde carros extremamente tecnológicos sem motoristas à old school’s ingleses. Mas como nem tudo são flores, percebi um erro que anulou todo esse trabalho.

Em todos os jogos estamos acostumados com a viagem rápida e em Legion não é diferente. Os famosos Underground’s, os metrôs londrinos, são onde os pontos de viagem se localizam e até ai não era nenhum problema existir se eles fosse bem utilizados.

Mas então qual o problema de existir viagem rápida?

Nenhum desde que não vicie o jogador em usa-la. Como as missões estão dispostas no mapa fazem com que o jogador tenha que usa a viagem toda hora e não use nenhuma vez os veículos, isso fica ainda pior. As missões estão extremamente próximas dos pontos de viagem fazendo com que o jogador não precise usar veículos e andar só alguns poucos metros para começa-la.

Tem barcos? Tem mas não tem porque usa-los!

Dinheiro e Tecnologia

Em Watch Dogs Legion possuímos 2 tipos de coletáveis, os E-tokens (ou ETO’s) e os pontos de tecnologias. Os ETO’s funcionam como o dinheiro local do game onde o jogador pode comprar roupas,trajes e até novas mascaras para os agentes.

Os pontos de tecnologias (Tech-Points) são utilizados para fazer melhorias. A arvore de melhorias possuem 4 temas: Dispositivos, Melhorias, Armas e Hacks.

Arvore de melhorias:

Dispositivos:

Melhorar robôs-aranhas, modificar os eletro-punhos e camuflar os agentes são umas das melhorias que o jogador pode fazer. Durante minha gameplay eu só achei necessário gastar pontos nos robôs-aranhas, já que melhorando sua mobilidade realmente fazia alguma diferença.

Melhorias:

Na arvore de melhorias temos desde desativações de torretas à encobrimento de corpos e diminuição do dano aos agentes. Como era de se esperar, durante todo o game, não vale a pena desativar as torretas já que as balas fazem um trabalho melhor e mais efetivo. Onde gastar os pontos? Encobrir corpos durante ataques corpo a corpo é extremamente prático e diminuir o dano nos agentes também ajuda muito.

Armas:

Watch Dogs Legion possui um arsenal de armas realmente muito pequeno, nessa arvore de melhorias temos 4 “novas armas” não letais para adicionar aos agentes, são elas: a pistola, a submetralhadora, uma escopeta e incrivelmente um lança-granadas não letal(funciona efetivamente contra drones mas ainda sim é um lança-granadas).

As melhorias adicionam um pente maior, maior munição para carregar e até a possibilidade de fazer ataques furtivos com as armas.

Hacks:

A maior arvore e na minha opinião a mais inútil. Os hacks no Watch Dogs costumavam ser mais libertos, em Legion sempre voltam ao mesmo nicho. Nessa arvore o jogador tem a possibilidade de gastar pontos para hackear vários drones, mas porque hackear os drones? Eu te digo… para nada.

Para hackear um drone o seu personagem não se mexe enquanto estiver mexendo no celular, isso possibilita os ataques de outros drones e inimigos na sua direção. Tomar controle de um drone pode ser até util, mas enquanto isso saiba que seu corpo pode estar sendo fuzilado pelo os outros.

A unica melhoria que na minha opinião vale a pena é a de desativar torretas, pois te da um tempo a mais para destruí-las com armas de fogo.

Watch dogs legion: análise | 2d3747ae melhorias | married games análises, e3, gameplay, lançamentos, pc, plataformas, playstation, steam, videos, xbox | e3, legion, pc, ubisoft, watch dogs, watch dogs legion | watch dogs
As Melhorias mais claras são onde eu gastei pontos (6/24)!

Hack aqui é permitido porém limitado

A franquia de Watch Dogs compartilham a mesma mecânica foco: o Hack.

Em Legion não é diferente, ou será que é? O game diminuiu muito a vasta gama de hacks que o jogador podia fazer comparado as outros 2 jogos anteriores e retirou mecânicas simples que fazem falta.

Nos títulos anteriores, possuíamos uma espécie de “bateria” que fazia com que o jogador pensasse na sua estratégia de uso. Não adiantava usar todos os hacks porque senão acabava sua “mana” e tinha que esperar um tempinho até recarregar. Diferentemente disso, Legion só oferece um tempo de recarga e que não é muito grande. Isso causa spam de habilidades e deixa o jogo um pouco mais sem graça.

História:

O enredo de Watch Dogs Legion é muito bem feito e suas reviravoltas são realmente incríveis. O jogador embora não tenha protagonista definido já que ele pode recrutar vários personagens com personalidades diferentes e etc, se conecta muito com que está acontecendo principalmente com a mecânica de como a DedSec é composta. Cada recruta faz a cara da DedSec, eles muitas vezes conversam entre si durante as missões e nos mostram uma personalidade muito forte.

Embora seja um jogo de mundo aberto de ação, Legion possui elementos de terror tecnológico que surpreendem a cada vez que aparecem. Essa gameplay traz sentimentos diferentes para o jogo que com certeza nenhum de nós estávamos esperando.

“Uma gangue de rua leiloando escravos como doadores involuntários de órgãos foi um pouco mais inspirada no terror do que esperávamos que fosse em Legion”

Hyrum Cryer, Techradar.

Ao todo, Legion possuem 5 arcos de história contendo 1 vilão cada uma delas.

A Vilania

Legion possui vilões extremamente carismáticos e mesmo que façam coisas extramente horríveis, pegamos certo apego entre eles. Cada um segue uma linha de pensamento e ideal diferente e lutam por objetivos cada vez mais difíceis de concretizar.

Watch dogs legion: análise | 215b0c2b skyelarsen | married games análises, e3, gameplay, lançamentos, pc, plataformas, playstation, steam, videos, xbox | e3, legion, pc, ubisoft, watch dogs, watch dogs legion | watch dogs
Skye Larsen, CEO da Broca Tech e entusiasta a rede neural de I.A .

É musica para os meus ouvidos

Dublagem

Com certeza o ponto mais forte, para nós brasileiros, foi a dublagem extremamente bem feita dos personagens. Desde gírias a piadas de mal gosto, todos os personagens de Legion cativam o jogador de forma inesperada e muito forte. Se apegar a cada recruta vira rotina já que cada um deles possui personalidades variadas e amáveis.

Rádios

O game conta com inúmeras rádios para todos os gostos de idades e combina sempre que possível a música com as ações do jogador. Desde já aviso que entrar dentro de um carro e escutar uma musica que você ame é uma realidade.

Minigames

Legion oferece ao jogador atividades extras para entreter durante toda a gameplay, desde os clássicos dardos e brigas clandestinas, as embaixadinhas estão disponíveis na cidade.

Watch dogs legion: análise | 5804b982 imagem 2021 01 07 000634 | married games análises, e3, gameplay, lançamentos, pc, plataformas, playstation, steam, videos, xbox | e3, legion, pc, ubisoft, watch dogs, watch dogs legion | watch dogs
O jogador deve se concentrar e sempre que possível acertar os truques bônus garantindo uma pontuação maior.

A fama de Ubisoft

Chegamos na parte em que é melhor rir do que chorar, se acomode e ria um pouco comigo.

É quase impossível hoje em dia um jogo ser totalmente funcional e perfeito, mas algumas vezes bugs recorrentes e extremamente frustantes pode acabar com sua experiencia

A física dos veículos melhorou demais comparado aos outros, mas existem alguns problemas que acontecem as vezes. Sair do carro numa velocidade extremamente alta e seu personagem agir como se nada tivesse acontecido é uma realidade. Ou seu personagem ter saído do carro e você ainda conseguir controlar o carro por alguns segundos.

Dirigir ônibus e caminhões são divertidos, só não vá muito rápido, eles alçam voo!

Engasgadas aconteciam varias vezes ao mudar de distritos fazendo com que o jogador tivesse que esperar segundos para o jogo destravar.

Lembra das viagens rápidas? Elas aconteciam com muita frequência e mesmo assim o jogo a cada 3/4 viagens faziam com que o game fechasse sozinho.

Além disso o game possui um modo “Correio” onde você ganha dinheiro completando entregas e bem, pelo menos era o combinado. Velocidade e qualidade importam correto? Mas vira e mexe minhas entregas falhavam ou chegavam com punições de qualidades sendo que eu não bati nenhuma vez ou se quer fui tão rápido para danificar o produto.

Requisitos Mínimos

Sistema OperacionalWindows 10
ProcessadorIntel Core i5-4460 ou AMD Ryzen 5 1400
RAM8gb
Placa de VídeoNVIDIA GeForce GTX 960 ou AMD Radeon R9 290X
Armazenamento45gb disponível
Suporte Ubisoft

Requisitos Recomendados

Sistema OperacionalWindows 10
ProcessadorIntel Core i7-4790 ou AMD Ryzen 5 1600
RAM8gb
Placa de VídeoNVIDIA GeForce GTX 1060 ou AMD Radeon RX 480
Armazenamento45gb disponível
Suporte Ubisoft

Conquistas

Ao todo, Watch Dogs Legion possui 39 conquistas.

Prós

  • Personagens extremamente carismáticos
  • Ponto turísticos de Londres aproveitados na campanha
  • Gameplay fluida

Contras

  • Bugs em todo o lugar
  • Mecânicas de Hacks não aproveitadas
  • Personagens descartáveis

Notas:

Gráficos: 8/10

Watch Dogs Legion possui gráficos muito bons para o dias de hoje e as cidades são extremamente polidas. Os interiores dos lugares são também extremamente detalhados.

Mecânicas de Gameplay: 4/10

Legion apresenta mais do mesmo e muitas vezes menos do que era esperado. Os hacks realmente me decepcionaram porque diminuíram muito a gama dos jogos anteriores fazendo com que durante o game, não tenhamos muitas opções e nem como explorar estratégias diferentes. As melhorias são simplesmente inúteis já que “desativar” significa temporariamente e como já dito, as balas fazem um trabalho mais efetivo e até mais divertido.

Trilha Sonora: 10/10

Tanto a ambientação, a dublagem e as rádios foram colocadas perfeitamente e aplicadas ao jogo. Dublagens que deram vida aos personagens e transformaram em recrutas únicos foram muito bem feitas. Parabéns ao dubladores que não só leram os scripts de texto e sim o atuaram.

As rádios possuem músicas muito boas e para todos os gostos e idades. Não tem nenhum jogador sequer que sentirá falta de uma boa trilha sonora enquanto visita os pontos turísticos e históricos mais bonitos de Londres.

História: 7/10

A história de Watch Dogs Legion foi bem escrita e mas não muito bem executada. Era bem comum não saber contra qual facção você estava lutando e qual era (no momento) seu pior inimigo. Ainda sim os vilões passavam uma visão muito limpa do que os ideais deles representavam e dava ao jogador sede de vitória para combate-los.

Jogabilidade: 6/10

As trocas de tiros pareciam a mesma coisa e mesmo com inimigos novos e mais forte eu não precisava mudar minha tática para derrota-los. Devido ao escasso arsenal de armas, não era difícil ver que as vezes o corpo a corpo era mais divertido do que sair atirando por ai. Os hacks não se mostravam um passo a frente do inimigo já que não existe nenhum hack agressivo (nos games anteriores era possível “invadir” uma granada e explodi-la ainda no bolso do inimigo diferente de Legion.)

Diversão: 6/10

As missões da campanha era muito parecidas. Hackeie isso mas antes resolva esse puzzle e ache o hub ctOs principal, isso define a essência do jogo inteiro. Na 20° que você faz isso começa a perder a graça (ou antes mesmo) e fica entediante.

Para ganhar agentes novos, precisamos iniciar missões de recrutamentos que são divertidas só por causa dos personagens em si e as missões ficam cada vez mais parecidas a medida que você avança no game.

O veredicto

Watch Dogs Legion apostou num jogo mais melancólico e pesado que Watch Dogs 2, demostrando num governo ditador quais são as causas e consequentemente os resultados ao longo dos anos tanto na população quanto na cidade. O jeito que os recrutas são inseridos e aproveitados é extremamente satisfatório dando uma imersão muito maior ao jogador. E embora bugs fossem encontrados a maior parte do tempo, o jogo é divertido e tem uma campanha interessante. Watch Dogs Legions vale a pena comprar e com certeza te renderá muito tempo de jogo e muita diversão.

Se interessou pelo jogo? Adquira para PS4, Xbox One e PC.

Confira outras análises de jogos imperdíveis.

Avatar of nonis

Divertido, engraçado, orgulhoso. Eclético para jogos e viciado em diversão, tento equilibrar vida com games a mais de 15 anos. Sinto amor e ódio pela Riot Games. Ah e mais uma coisa, só não me deixe com raiva, os dwarfs costumam guardar rancor ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *