Os 10 Melhores Editores de Vídeo Gratuitos em 2021

Tem um vídeo para editar e não sabe por onde começar? Escolher o programa certo pode facilitar e muito a sua vida nessa questão. Seja uma ediçãozinha simples como uma montagem de fotos, edição para postar nas redes sociais, um vídeo para a família e amigos ou até vídeos profissionais, aqui neste artigo você vai conhecer os 10 melhores editores de vídeo gratuitos do mercado!

Claro, alguns programas desta lista possuem versões pagas, mas é possível trabalhar bem com o que é oferecido na versão gratuita. Prepare os seus melhores vídeos e segue comigo pra essa lista!

Lista dos Melhores Editores de Vídeo Gratuitos

Openshot

Interface openshot | editores de vídeo gratuitos 2021
Openshot é para edições bem simples, mas não-lineares

Se você quer um editor que seja simples, mas ao mesmo tempo te permita fazer edições não-lineares como os profissionais, o Openshot é uma boa pedida.

O que seriam essas edições não-lineares? Bem, basicamente você poderá mexer com liberdade na linha do tempo do seu vídeo, podendo colocar vídeos livremente e sem uma ordem certa, também oferecendo a possibilidade de trabalhar com camadas de vídeos e imagens.

O Openshot é baseado no FFmpeg (ferramenta para gravar e converter aúdios e vídeos) e por isso suporta vários formatos, seja de áudios, quanto de vídeos e imagens. Ele também possui uma integração com o Blender e Inkscape, para a criação de títulos e logos.

-- Publicidade --

O programa é extremamente simples, o máximo que você vai conseguir fazer nele será colocar alguns efeitos divertidos, como negativo, ondas, desfoque e deixar seu áudio/vídeo mais rápido ou mais lento.

O ponto negativo do Openshot é que ele travou bastante, pelo menos no meu computador.

O programa está disponível para Windows, MAC e Linux.

Requisitos do Sistema:

  • Windows 7,8 e 10+
  • Compatível com versões 32-bit e 64-bit (baixe a versão correta)
  • OS X 10.9+
  • Linux formato AppImage, não requer instalação

Shotcut

Interface shotcut | editores de vídeo gratuitos 2021
O Shotcut é um programa de edição bem completo

O Shotcut é um programa open source, ou seja, o código dele é livre para todos que quiserem fazer edições, sendo um programa feito pela própria comunidade.

-- Publicidade --

O Shotcut é um programa completíssimo, com muitas (muitas mesmo!) opções de filtros para editar seus vídeos de maneira profissional. Entre os filtros disponíveis, estão: sépia, texto, saturação, redução de ruído, opacidade, máscara, girar, espelhar, distorcer, desfocar, chroma key, brilho, e muitos outros.

Com esse programa também é possível escolher a quantidade de faixas de vídeo e aúdio a serem utilizadas livremente, adicionando e removendo quando quiser.

Ele também é baseado no FFmpeg, ou seja, suporta diversos formatos de áudio, vídeo e imagem. É possível também exportar em vários formatos, incluindo “DVD”, “Youtube” e “GIF”. É possível exportar o projeto também como um arquivo apenas de áudio ou imagem.

O ponto negativo é que, por ser muito técnico e completo, ele é um pouco mais complicado de mexer, eu mesma precisei de um tutorial para me achar no começo.

O Shotcut está disponível para Windows, Linux/GNU e MAC.

-- Publicidade --

Requisitos do Sistema:

  •  Windows 64-bit 7 – 10
  • Apple macOS 10.10 – 10.15
  • Linux 64-bit ccom no mínimo glibc 2.27
  • CPU:  x86-64 Intel ou AMD, pelo menos um core 2 GHz para SD, 4 para HD e 8 para 4K
  • RAM: pelo menos 4 GB para SD, 8 GB para HD, and 16 GB para 4K

Lightworks

Interface lightworks | editores de vídeo gratuitos 2021
O Lightworks não está disponível em português

O Lightworks é provavelmente o programa mais completo desta lista. Ele foi utilizado inclusive na produção de famosos filmes do cinema mundial, como Pulp Fiction, Moulin Rouge e O Lobo de Wall Street. Ou seja, é possível fazer edições bem profissionais nele. Em 2017, o programa inclusive ganhou um EMMY por ser pioneiro na edição digital não-linear.

No Lightworks, uma particularidade é que, além dos arquivos do seu computador, você tem acesso a bibliotecas de vídeo e aúdio royalty free (ou seja, livres de direitos autorais, livres para serem usadas nos seus projetos).

Para se ter uma ideia da profundidade do Lightworks, há mais de 10 maneiras diferentes de inserir um texto no seu vídeo.

Bom, já era esperado mas o programa é ainda mais complicado de usar do que o Shotcut. No próprio site oficial é recomendado que o usuário leia os tutoriais disponíveis antes de se aventurar.

-- Publicidade --

Também é possível atualizar seu Lightworks para a versão Pro, nesse caso pagando por uma assinatura. Com a versão gratuita você consegue apenas exportar seu vídeo em 3 formatos: Youtube, Vimeo e mp4 (até 720p). Com a versão pró, é possível exportar em várias outras opções, além de Youtube e Vimeo até 4K, e algumas outras funcionalidades mais técnicas (veja aqui o comparativo das versões – em inglês).

O ponto negativo é que o Lightworks não está disponível em português, é preciso desenrolar seu bom e velho inglês para mexer nele. Além disso, o programa, por ser mais completo, é um pouco mais pesado, exigindo um pouco mais do seu computador.

O Lightworks está disponível para Windows, Linux e MAC.

Recomendações de sistema:

  • Intel i7 ou superior
  • 3GB de RAM
  • Dois displays de alta resolução (1920 x1080) 
  • Placa de vídeo (NVIDIA or AMD) com 1GB
  • Drivers separados de mídia e sistema
  • 200MB livres em disco

VideoPad

Interface videopad | editores de vídeo gratuitos 2021
O VideoPad é o queridinho do meu coração

O VideoPad é um programa que eu uso há muito tempo para me divertir, e ele serve extremamente bem para esse propósito.

-- Publicidade --

Ele possui compatibilidade com diversos formatos de áudio, imagem e vídeo. É possível fazer edições simples como: cortar, diminuir, posicionar, rodar, dar zoom, ajustar cor, saturação, temperatura, alterar velocidade, chroma key, entre vários outros.

Ele ainda tem disponíveis diversas opções de transição entre um vídeo/imagem e outro, o que pode ser bem útil para edições caseiras como uma retrospectiva.

Também é possível separar áudio do vídeo e editar como duas faixas diferentes (isso é muito útil para mim).

No início, apenas uma faixa de áudio e uma de vídeo irão aparecer na timeline, mas é possível adicionar mais faixas conforme a necessidade apenas arrastando os clipes para cima (no caso dos vídeos) e para baixo (no caso dos áudios). Também tem a possibilidade de fazer edições em 3D e 360.

Os pontos negativos do Videopad são: é um programa feito apenas para uso amador, para edições profissionais é preciso fazer a compra (e os preços estão em dólar, uma dor a mais). O outro ponto é que o programa está em inglês, mas isso é facilmente contornável porque ele tem bastante imagem explicando cada botão, principalmente os filtros, sendo bem fácil se localizar mesmo sem saber a língua.

-- Publicidade --

O VideoPad está disponível apenas para Windows e MAC.

Requerimentos de Sistema:

  • Windows 10, XP, Vista, 7, 8 and 8.1
  • Funciona com Windows 64 bit
  • Mac OS X 10.5 ou superior

Kapwing

Interface kapwing | editores de vídeo gratuitos 2021
O Kapwing funciona no navegador!

Se o seu objetivo é fazer uma edição simples e rápida, talvez o Kapwing seja a melhor opção para você, então preste atenção. Isso porque o Kapwing é um editor que não precisa ser instalado para ser usado, e roda em PCs e celulares.

Como um editor de navegador, ele é bem simples, mas até que possui bastante funcionalidades: é possível ajustar opacidade, brilho, contraste, saturação e distorcer a imagem, cortar, alterar a velocidade, dar zoom, animar a entrada e saída do vídeo, colocar (e animar) texto, inserir elementos como balões, estrela, setas, inserir legendas e até gravar a sua própria tela ou utilizar a webcam.

Existem até umas opções de templates de memes para você brincar a valer! É possível, inclusive, começar um projeto do zero.

-- Publicidade --

As opções para exportação são escassas, mas funcionam: mp4, gif, imagem e mp3.

Agora vamos às limitações. O Kapwing tem uma versão paga, mais completa. Tudo que está descrito neste texto são funções gratuitas, mas existem algumas limitações, como por exemplo: o máximo que você pode editar são 7 minutos de vídeo ou 250MB, o que chegar primeiro, e 3 horas de vídeo por mês. Além disso, é possível reacessar um conteúdo já editado apenas por dois dias.

A versão Pro custa $20 (sim, dólares) por mês, e oferece edição de vídeos de até 1h (ou 2GB, o que chegar primeiro), salvar todo o seu conteúdo, salvar arquivos srt (ou seja, legendas), fazer upload de fontes personalizadas e acesso a funções premium.

Mas sinceramente, pra você que quer uma edição simples e rápida, essa versão paga nem será necessária.

VSDC Video Editor

Interface vdsc | editores de vídeo gratuitos 2021
Simples e completo, assim que é bom

O VSDC é um queridinho dos usuários. E quem melhor pra avaliar um programa do que os próprios usuários? Pois é, isso já diz bastante da qualidade do que temos aqui.

-- Publicidade --

Vamos lá, uma pequena amostra das extensas ferramentas disponíveis no VSDC: na opção “efeitos de vídeo”, a primeira opção a aparecer é “estilos rápidos”, que são alguns filtros já prontos para você colocar no seu vídeo como filem antigo, nível de cinza, desfoque, níveis e contraste automáticos, entre outros. Essa opção é pra você editar rapidamente, sem muitos detalhes.

Mas, se você tem tempo de sobra pra mexer no seu vídeo, senta que tem opção. Só de ajustes básicos, tem os tradicionais contraste, brilho, nível, matiz, saturação, temperatura, adicione a esses filtros como sépia e escala de cinza (atenção, escala de cinza e preto e branco são filtros COMPLETAMENTE diferentes, não cometa o meu erro!), claro que todo editor tem essas funções, mas aqui você consegue EDITAR O FILTRO SEPARADAMENTE, deixando ele exatamente do jeito que você quiser.

Saindo da opção ajustes e indo para a terceira opção, filtros, é possível encontrar coisas como pixelize, desfoque, ruído, difuso, são filtros próximos às opções de filtros do Photoshop. Descendo para transforms, é possível editar a tela de praticamente todas as maneiras, virar, inclinar, rodar, zoom, cortar, reflexo e distorção são algumas das opções.

Além de tudo isso, ainda tem efeitos de transparência (como fade in e fade out), outros efeitos especiais (como glitch, embelezar e efeitos de TV) e transições. E eu só fiz uma pincelada de leve na gama enorme de opções de edições possíveis. E, claro, ainda tem os efeitos de áudio!

Tudo isso, e eu não achei o programa nem um pouco tão complicado quanto algumas opções acima. Pelo contrário, consegui mexer bem facilmente em todas as opções possíveis (lembrando que eu não sou profissional de edição de vídeo, mas tenho um tanto considerável de experiência em editores de vídeo).

-- Publicidade --

Olha, eu me surpreendi muito com o VSDC, dá pra fazer de edições básicas até aquelas super detalhadas, então o programa serve tanto para amadores como profissionais. MAS, aí vem a parte negativa: assim como o VideoPad, a versão gratuita do VSDC é destinada apenas a uso pessoal, para quem quiser usar o programa profissionalmente precisa comprar a versão Pro (triste porém justo). Com a versão Pro são liberadas ainda mais ferramentas de edição, além de poder exportar seus projetos em uma resolução melhor.

O VSDC está disponível apenas para Windows.

Requisitos do Sistema:

  • Windows a partir do Vista
  • Funciona em sistemas x32 ou x64 (baixar a versão correta para o seu tipo de sistema)
  • Tamanho: 89.4MB

Olive Video Editor

O Olive é mais uma opção Open Source da lista. O Olive ainda está em desenvolvimento, portanto pode apresentar alguns bugs, ele utiliza as informações dos próprios usuários para alterar o programa principal.

O Olive é um programa bem completo e complexo, pois é designado para uso profissional. Se você já está habituado com programas de edição de vídeo, conhece termos complexos e já sabe tudo na área, então esse é o programa para você. Recomendo baixarem, porém, por enquanto, a versão 0.1, pois a 0.2 ainda está muito “crua”, e os próprios desenvolvedores não a recomendam para “projetos sérios”, porque ela pode apresentar bugs a qualquer momento.

-- Publicidade --

Eu achei que a interface do Olive lembra bastante a do Premiere, então pra quem sabe mexer no programa da Adobe, talvez se encontre melhor neste.

Apesar de tudo, o Olive não rodou no meu computador, então não posso dar mais detalhes.

Ah, e o programa está em inglês.

O Olive está disponível para Windows, Linux e MAC.

Requisitos de Sistema:

-- Publicidade --
  • Windows 7 ou superior
  • macOS 10.13 ou superior
  • Espaço necessário: 191.3MB

Capcut

Interface capcut | editores de vídeo gratuitos 2021
O Capcut é um editor para celular para editar vídeos para suas redes sociais

O Capcut é um editor para celular. Para você que quer editar videos curtos como stories ou vídeos para o Tik Tok, é o app perfeito.

Há diversas opções para editar seu vídeo como alterar velocidade, volume, dividir, animação, remover plano de fundo, filtros (tem muitas opções de filtros!), ajustes como saturação, contraste, brilho, destacar, sombra, matiz, entre outros. Tem também como disfarçar marcas no rosto com a ferramenta “beleza”, colocar efeitos de voz, congelar, e muitos outros.

Ele traz inúmeras opções para você brincar bastante com o seu vídeo e fazer sucesso nas redes. Dá para adicionar emojis, textos, efeitos especiais, dá também para escolher áudios de uma extensa biblioteca para complementar seu vídeo, ou até gravar sua própria voz para colocar de fundo!

O Capcut, por ser para celulares, é bem completo e dá pra se divertir e fazer edits bem legais.

Requisitos de Sistema:

-- Publicidade --
  • Android 5.0 ou superior
  • iOS 10.0 ou superior
  • Tamanho: 69MB (Android) / 206.8MB (iOS)

InShot

Interface inshot | editores de vídeo gratuitos 2021
O InShot é muito similar ao Capcut, com a diferença de ser também um editor de imagens

O InShot é bem parecido com o Capcut. Com a diferença que ele também dá para editar imagens e fazer colagens.

Com o InShot, você pode escolher o recorte certo para seu vídeo dependendo da rede social a ser usada. Tem template pra Instagram, Youtube e Tik Tok, além de outros tamanhos personalizados.

Com relação ao áudio, também é possível selecionar áudios de uma biblioteca que o próprio aplicativo dispõe, além de fazer uma gravação e, claro, utilizar o áudio do próprio vídeo que está sendo editado.

Dá pra colocar emojis, e inclusive fazer animações bem legais com eles, colocar textos (e animar). Tem também uma biblioteca com um mooonte de filtros e para fazer ajustes como brilho, contraste, temperatura, cor, saturação e afins, é preciso selecionar a ferramenta “filtros”, e então escolher “ajustar”.

No mais, edições como recortar, dividir, alterar velocidade, volume, duplicar, reverso, congelado, alterar fundo, tem todas essas funções de acesso bem fácil na tela.

-- Publicidade --

Tanto o Capcut quanto o InShot são MUITO fáceis de mexer e intuitivos. O ideal para fazer edits bem legais e criativos para suas redes. A única coisa que pode incomodar um pouco no InShot são as propagandas.

Requisitos de Sistema:

  • Android 5.0 ou superior
  • iOS 11.0 ou superior
  • Tamanho: 57MB (Android) / 137,1 MB (iOS)

DaVinci Resolve

Interface davinci resolve | editores de vídeo gratuitos 2021
E ele resolve mesmo!

E é com uma piada de tio do pavê que a gente entra no último programa desta lista: “Se nenhuma das outras opções resolveu, o DaVinci resolve”! Sim, é bem ruim, mas não dava pra deixar passar.

O DaVinci Resolve também é um programa voltado para profissionais. Ou seja, amadores cuidado! Chances de se perder detectadas! Também é um programa muito comparado ao Premiere, então já dá pra saber mais ou menos a que grau de complexidade estou me referindo. Apesar de tudo, ele promete ser simples a ponto de iniciantes conseguirem trabalhar com ele.

Apesar de ser gratuito, ele é reconhecido como um dos melhores softwares de edição de vídeo mesmo entre os gigantes pagos. Segundo os próprios desenvolvedores, é o único programa que combina “edição profissional, correção de cores, efeitos visuais, gráficos em movimento e pós-produção de som” em um só.

-- Publicidade --

Basicamente, todas as funções discutidas neste post, o DaVinci Resolve faz tudo e um pouco mais. Ele é utilizado inclusive por grandes estúdios de Hollywood em suas produções.

Um dos pontos positivos do DaVinci Resolve é a velocidade de renderização, mais rápida. Em contrapartida, é necessário ter um computador melhor para rodar o programa, ele exige mais do processamento.

Mais um ponto negativo é a necessidade de criar um cadastro para baixar o programa. Entretanto, se você tem um bom (mas bom mesmo) computador, instale e experimente o Davinci Resolve porque vale completamente a pena.

O DaVinci Resolve está disponível para Windows, Linux e MAC.

Requisitos de Sistema:

-- Publicidade --
  • Windows 10 atualização Creators
  • macOS 10.14.6 Mojave
  • CentOS 7.3
  • 16GB de memória de sistema (32 para Linux)
  • GPU com no mínimo 2GB de VRAM
  • GPU Driver NVIDIA/AMD/Intel – o especificado pela sua GPU
  • É recomendado um driver NVIDIA mínimo versão 451.82

Mas enfim, qual o melhor programa para eu editar os meus vídeos? Bom, assim como eu disse no texto sobre editores de imagem, tudo vai depender dos seus objetivos, e também, do seu grau de conhecimento. Na teoria, o melhor editor desta lista, e em melhor, lê-se mais completo seria o DaVinci Resolve. Mas não é todo computador que roda o programa, portanto ele deixa de ser o “melhor” quando analisamos este ponto.

Se você quiser fazer edições para stories nas redes sociais, o InShot e o Capcut seriam melhores opções, com certeza. Se quiser fazer uma edição rápida e não tem nenhum programa instalado, utilize o Kapwing. O VSDC ganhou meu coração pois é simples e completo, porém apenas para edições pessoais. Todos têm pontos positivos e negativos, vai depender de você escolher o que se adapta melhor às suas necessidades.

E não tenha medo de testar. Baixe mais de um programa, veja por si mesmo quais os pontos positivos e negativos de cada um, e nada te impede de utilizar mais de um, para objetivos diferentes. E o mais importante de tudo: divirta-se!

Você concorda comigo? Qual o melhor programa dessa lista pra você? Comenta pra mim que estou morrendo de curiosidade de saber! Este texto te ajudou a escolher? Espero que sim!

-- Publicidade --
Avatar of ane caroline medeiros

Jornalista, 26 anos. Ama ler e escrever e sonha um dia poder mudar as pessoas com suas palavras. Isso, claro, com uma música bem legal de BG!