Aprenda a como fazer backup do WhatsApp, Android, iOS, Windows e MacBook

Como fazer backup do WhatsApp? Você já agradeceu que hoje é possível fazer um backup? A prática é uma alternativa salvadora para manter a integridade de seus dados, fotos, vídeos, documentos e mais coisas importantes que você tem, independente se é no WhatsApp, no smartphone Android, iOS, Windows ou MacBook.

Aprenda a como fazer backup do whatsapp, pc, android, ios e macbook
Aprenda a como fazer backup do WhatsApp, PC, Android, iOS e MacBook

Se você não conhece muito sobre backup, de forma resumida, é uma cópia de segurança, seja de armazenamentos ou sistema para um local mais seguro, que permita você restaurar o arquivo caso você perca em seu ponto inicial. Você pode fazer o backup em várias locais que você vê abaixo:

Está procurando por algum HD externo? Sabia que tem boas opções por um preço bem baixinho? Pois é! Por isso te apresento os HDs mais vendidos da Amazon! Dá uma olhadinha e tenha o melhor armazenamento pra tudo!

Onde armazenar?

A Nuvem é uma excelente opção para salvar os seus arquivos, de forma resumida, você mantém seus arquivos numa plataforma ligada a internet e é extremamente seguro. Temos vários serviços disponíveis para você escolher qual é o melhor, entre os mais populares, temos o Google Drive, Dropbox, OneDrive e iCloud. E o melhor de tudo? Todos são gratuitos! Essa é uma alternativa mais atual e você pode lidar melhor.

Se a Nuvem é uma alternativa mais atual, por outro lado, temos a mídia física que se refere à HDs, DVDs, CDs e o nosso querido pen drive. Para fazer o armazenamento nessas mídias físicas você tem que ter um computador para passar os arquivos.

-- Publicidade --

Se o conteúdo que você deseja fazer backup se trata de vídeos e fotos, saiba que dá pra armazenar tudo no Google Fotos. E a melhor parte é que você pode sincronizar as fotos que você tira no seu aparelho celular Android com sua conta Google e elas ficarem salvas automaticamente. A alternativa é ótima para quem gosta de tirar selfies, filmar viagens, momentos importantes etc.

Como fazer backup do WhatsApp?

No Android

  1. Acesse Configurações (três pontinhos no canto direito).
  2. Clique em Conversas e depois em Backup de Conversas.
  3. Faça login na sua conta do Google.
  4. Nesse passo, você irá escolher se a frequência que irá acontecer o backup – Se vai ser diário, semanal, mensal ou até mesmo manual.
  5. Defina também se o backup será feito somente quando o celular estiver conectado à uma rede Wi-Fi ou também com a conexão móvel. Cuidado para não gastar seus dados móveis, viu?.
  6. Clique em Fazer Backup e pronto.

No iPhone

  1. Acesse o menu do WhatsApp.
  2. Clique em Conversas e depois Backup de Conversas.
  3. Selecione a opção de Efetuar Backup Agora.
  4. Na opção de Auto Backup, você seleciona os itens que devem ser salvos de maneira automática e também a frequência na qual a cópia de segurança deve ser feita.
  5. Neste caso, o backup só funciona se o iCloud estiver ativo.

Como fazer backup do Windows?

Passo 1: Clique no botão Iniciar e abra o Painel de Controle.

Aprenda a como fazer backup do whatsapp, android, ios, windows e macbook | 50d1efca image | married games dicas/guias | android, backup, iphone (ios), macbook, tecnologia, whatsapp, windows, windows 10 | como fazer backup do whatsapp
Aprenda a como fazer backup do WhatsApp, PC, Android, iOS e mais

Passo 2: Vá em Backup e Restauração.

Aprenda a como fazer backup do whatsapp, android, ios, windows e macbook | fabd99d1 image | married games dicas/guias | android, backup, iphone (ios), macbook, tecnologia, whatsapp, windows, windows 10 | como fazer backup do whatsapp
Aprenda a como fazer backup do WhatsApp, PC, Android, iOS e mais

Passo 3: Se for o seu primeiro acesso, clique em Configurar Backup e acompanhe as instruções do sistema.

Aprenda a como fazer backup do whatsapp, android, ios, windows e macbook | cfd49d54 image | married games dicas/guias | android, backup, iphone (ios), macbook, tecnologia, whatsapp, windows, windows 10 | como fazer backup do whatsapp
Aprenda a como fazer backup do WhatsApp, PC, Android, iOS e mais

Passo 4: Para quem já tem um backup, mas quer só atualizar para que ele fique mais completinho, o próximo passo é clicar em Criar novo backup completo e seguir o passo a passo.

-- Publicidade --
Aprenda a como fazer backup do whatsapp, android, ios, windows e macbook | 6eac875e backup 2 | married games dicas/guias | android, backup, iphone (ios), macbook, tecnologia, whatsapp, windows, windows 10 | como fazer backup do whatsapp
Aprenda a como fazer backup do WhatsApp, PC, Android, iOS e mais Via: TechTudo

Passo 5: O backup deve ser salvo em uma mídia física que, depois, tem ser guardado em local seguro e, preferencialmente, longe do computador de origem.

Como fazer backup do Android?

  1. Acesse a aba de configurações do aparelho e clique em Contas e backup.
  2. Depois vá até Fazer Backup e Restaurar.
  3. Para fazer o backup, vai pedir para você confirmar uma conta. É só informar o e-mail que usa para configurar a conta do aparelho e voialá.

Como fazer backup do iPhone (iOS)?

  1. Acesse a janela de Ajustes do aparelho e clique na opção com o seu nome.
  2. Selecione o iCloud e, em seguida, escolha quais arquivos devem fazer parte do backup.
  3. Agora é só clicar em Backup do iCloud
  4. Depois clique em Fazer backup agora.

Como fazer backup do MacBook?

Para fazer backup em computadores da Apple, é muito importante você saber que é preciso usar o Time Machine.

Como fazer backup do whatsapp
Como fazer backup do WhatsApp, MacBook, Android, iOS e Windows
  1. Conecte um disco externo que seja compatível com o MacBook.
  2. Vá até as configurações do Time Machine e clique em Selecionar Disco de Backup.
  3. Escolha o disco de backup desejado e clique em Usar Disco.

Mais sobre backup

Em informática, cópia de segurança (em inglês: backup) é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados.

Meios difundidos de cópias de segurança incluem CD-ROM, DVD, disco rígido, disco rígido externo (compatíveis com USB), fitas magnéticas e a cópia de segurança externa (online). Esta transporta os dados por uma rede como a Internet para outro ambiente, geralmente para equipamentos mais sofisticados, de grande porte e alta segurança. Outra forma pouco difundida de cópia de segurança é feita via rede.

Na própria rede local de computadores, o administrador ou o responsável pela cópia de segurança grava os dados em um formato de arquivo, processa e distribui as partes constituintes da cópia nos computadores da rede, de forma segura (arquivos são protegidos), criptografada (para não haver extração ou acesso aos dados na forma original) e oculta (na maioria das vezes o arquivo é ocultado).

-- Publicidade --

Cópias de segurança são geralmente confundidas com arquivos e sistemas tolerantes a falhas. Diferem de arquivos pois enquanto arquivos são cópias primárias dos dados, cópias de segurança são cópias secundárias dos dados. Diferem de sistemas tolerantes a falhas pois cópias de segurança assumem que a falha causará a perda dos dados, enquanto sistemas tolerantes a falhas assumem que a falha não causará.

As cópias de segurança devem obedecer vários parâmetros, tais como: o tempo de execução, a periodicidade, a quantidade de exemplares das cópias armazenadas, o tempo que as cópias devem ser mantidas, a capacidade de armazenamento, o método de rotatividade entre os dispositivos, a compressão e criptografia dos dados.

Assim, a velocidade de execução da cópia deve ser aumentada tanto quanto possível para que o grau de interferência desse procedimento nos serviços seja mínimo. A periodicidade deve ser analisada em função da quantidade de dados alterados na organização, no entanto se o volume de dados for elevado, as cópias devem ser diárias. Deve-se estabelecer um horário para realização da cópia, conforme a laboração da organização, devendo ser preferencialmente nocturno. Para uma fácil localização, a cópia deve ser guardada por data e categoria, em local seguro. Via: Wikipédia

Avatar of rafael meireles

Jornalista, 23 anos e fascinado por FPS. Poucas coisas na vida de Rafael o fazem tão bem quanto escrever e jogar videogames. Futebol e música também têm parcelas de seu coração.