Aprenda a Jogar Xadrez

Curtiu a série da Netflix e quer aprender a jogar xadrez para disputar em mesas online? Aprenda neste guia para iniciantes e descubra o que é o tal Gambito da Rainha

Quando se trata de jogos de mesa, o xadrez é um clássico. Talvez O clássico. Já existe há séculos, mas e recentemente ganhou um estouro de popularidade como o sucesso da série do Netflix, Gambito da Rainha, que tem como tema central o xadrez. Com esse boom de popularidade sobre um jogo tão famoso, muitas pessoas quiseram começar a aprender a jogar e, se esse é o seu caso, vamos dar aqui algumas dicas básicas de começar esse jogo tão nobre e aristocrático.

Quer você tenha acabado de redescobrir o xadrez ou esteja sentando para jogar pela primeira vez, elaboramos este guia para iniciantes sobre como jogar. Este guia inclui todos os princípios básicos que você precisa saber ao aprender xadrez, de qual casa colocar a rainha durante a configuração até quando chamar “xeque-mate” e reivindicar a vitória.

Jogar xadrez
Xadrez ganhou popularidade novamente

Como jogar xadrez para iniciantes

Embora você encontre tudo o que precisa para jogar uma partida casual de xadrez abaixo, não nos aprofundamos em elementos avançados, como aberturas específicas, posições no tabuleiro ou regras de torneios. Estes são os princípios básicos para que você jogue o mais rápido possível, sem se preocupar em cronometrar suas jogadas ou se defender de aberturas específicas.

Depois de saber o básico de como jogar, você pode aprender novas estratégias, táticas e aprofundar sua compreensão do jogo enquanto joga, refinando gradualmente sua habilidade e experiência. Quem sabe, talvez este seja o primeiro passo em seu caminho para se tornar o próximo grande mestre.

-- Publicidade --

Configuração do Tabuleiro

O xadrez é jogado por dois jogadores em um tabuleiro quadrado medindo oito por oito. Os 64 quadrados alternam entre cores claras e escuras – tradicionalmente, preto e branco. Quando configurado corretamente, um quadrado branco deve ser o quadrado mais à direita ao longo da borda mais próxima de cada jogador.

As peças dos jogadores são colocadas nas duas linhas horizontais (conhecidas como fileiras) mais próximas de cada jogador. A segunda classificação – ou seja. a segunda linha da perspectiva do jogador – consiste em uma linha de oito peões, cada um colocado em uma única casa. A fila mais próxima é quase simétrica, com torres (também conhecidas como castelos) colocadas nas duas casas dos cantos mais à esquerda e mais à direita, seguidas por cavalos no espaço interno próximo a elas e depois os bispos.

As duas casas centrais da fila são ocupadas pelo rei e pela rainha. A rainha é colocada na casa que combina com sua cor (por exemplo, a rainha preta na casa preta), com o rei ocupando a casa restante da cor oposta. Isso significa que o rei e a rainha de cada cor ficam frente a frente, tornando a configuração correta simétrica entre os dois jogadores. O jogador branco faz o primeiro movimento, com os jogadores alternando turnos únicos até que um jogador seja derrotado por xeque-mate ou desista. Um empate também pode ser combinado. Se estiver jogando com um cronômetro opcional, como em torneios, o primeiro jogador a ficar sem tempo perde o jogo.

Configuração correta do tabuleiro
Configuração correta do tabuleiro

Regras básicas

No xadrez, cada jogador se reveza para fazer um único movimento. Os jogadores não podem optar por pular um turno – eles devem mover uma peça. Cada peça de xadrez se move de uma maneira específica e deve ser movida de acordo com seu movimento legal.

Exceto para o cavalo, que pode saltar sobre as peças, as peças não podem passar pelas peças de qualquer das cores sem parar (mesmo sobre uma peça da mesma cor) ou capturá-las (no caso de uma peça da cor oposta).

-- Publicidade --

Capturando peças

Se uma peça cair em um espaço com uma peça do oponente, essa peça é capturada e removida do tabuleiro. As peças não podem ser colocadas no mesmo quadrado que uma peça da mesma cor. Quando uma peça captura uma peça do oponente, ela deve terminar sua ação de movimento atual e encerrar a vez do jogador.

Como mover peças de xadrez

A corte do rei branco do xadrez
A corte do rei branco do Xadrez

Peão

Aprenda a jogar xadrez | 0646121d peao | married games dicas/guias | multiplayer, pc, tabuleiro, xadrez | jogar xadrez

Os peões avançam uma casa em linha reta. Eles não podem se mover horizontalmente, diagonalmente ou para trás.

Uma exceção é se um peão ainda não foi movido durante o jogo. Se um peão ainda não se moveu, ele pode ser movido duas casas para frente como um único movimento. Ambos os quadrados devem estar vazios. O jogador também pode escolher mover a peça em uma única casa.

A única vez que um peão pode se mover diagonalmente é ao capturar uma peça do oponente. Os peões podem capturar uma peça do oponente em qualquer um dos espaços diagonais à esquerda ou à direita à frente da peça. Como parte da captura da peça, o peão se moverá diagonalmente para substituir a peça capturada. Um peão não pode capturar uma peça adjacente em qualquer outra casa, ou mover-se diagonalmente sem capturar.

Torre (Castelo)

Aprenda a jogar xadrez | 06d57f15 torre | married games dicas/guias | multiplayer, pc, tabuleiro, xadrez | jogar xadrez

A torre, às vezes chamada de castelo, pode mover qualquer número de quadrados horizontalmente ao longo de sua linha atual ou coluna. Não pode passar por peças da mesma cor e pode capturar peças da cor oposta movendo-se para um espaço ocupado. Ele não pode se mover diagonalmente por nenhum motivo.

-- Publicidade --

Cavalo

Aprenda a jogar xadrez | f6efa69f cavalo | married games dicas/guias | multiplayer, pc, tabuleiro, xadrez | jogar xadrez

Os cavalos são as únicas peças de xadrez que podem ser movidas ‘através’ de outras peças ‘saltando’ sobre elas. Ele captura as peças normalmente ao pousar em um espaço ocupado por uma peça da cor oposta e não pode se mover para uma casa ocupada por uma peça da mesma cor, mas pode mover-se sobre peças de qualquer uma das cores durante seu movimento.

Os cavaleiros se movem em um padrão fixo de ‘L’: dois quadrados para frente, para trás, esquerda ou direita, então um quadrado horizontal ou verticalmente, ou vice-versa – um quadrado para frente, para trás, esquerda ou direita, seguido por dois quadrados horizontalmente ou verticalmente para completar a forma de ‘L’.

Isso significa que o cavalo pode sempre mover-se para o quadrado mais próximo que não esteja em sua linha atual, coluna ou diretamente adjacente na diagonal. O cavalo deve se mover a distância total – ele não pode mover apenas duas casas em linha reta sem também mover uma para o lado, por exemplo.

“a melhor partida de xadrez de bruxo que Hogwarts já viu”

Bispo

Aprenda a jogar xadrez | 195eb7fe bispo | married games dicas/guias | multiplayer, pc, tabuleiro, xadrez | jogar xadrez

O bispo pode mover qualquer número de quadrados diagonalmente – isso significa que ele sempre se move ao longo da linha diagonal de quadrados que combinam com a cor atual de seu quadrado. Isso significa que cada jogador começa o jogo com um bispo que pode se mover em cada cor. Um bispo não pode se mover horizontal ou verticalmente por qualquer motivo. Ele não pode se mover através de peças da mesma cor e captura uma peça da cor oposta movendo-se para seu quadrado.

Rainha

Aprenda a jogar xadrez | 211afa15 rainha | married games dicas/guias | multiplayer, pc, tabuleiro, xadrez | jogar xadrez

A rainha pode mover qualquer número de casas horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente. Esses movimentos devem ser feitos em uma única linha reta durante um único movimento. Em outras palavras, você não pode mover três quadrados na diagonal, seguidos por três espaços verticalmente. A rainha não pode se mover através de peças da mesma cor e captura uma peça da cor oposta movendo-se para seu quadrado.

-- Publicidade --

Rei

Aprenda a jogar xadrez | 86664c11 rei | married games dicas/guias | multiplayer, pc, tabuleiro, xadrez | jogar xadrez

O rei move um único espaço horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente. O rei não pode se mover para um espaço que conceda um cheque ou cheque-mate ao jogador oponente.

Como exceção a todas as outras peças de xadrez, o rei nunca é capturado – um jogador perde a partida quando o rei é colocado em xeque-mate, o que levaria a uma captura inevitável no próximo turno do oponente.

Cheque e mate

Quando uma peça se move de uma forma que permitiria a um jogador capturar o rei do oponente em seu próximo turno, o jogador atacante normalmente anuncia “xeque”. O jogador colocado em xeque deve mover seu rei ou mover outra peça para interromper o ataque no próximo turno – bloqueando o movimento ou capturando a peça atacante.

Se um jogador criar uma situação em que seu oponente não consiga impedir que seu rei seja capturado no próximo turno, o jogador atacante anuncia “xeque-mate” e ganha o jogo imediatamente. O rei nunca é capturado – um jogo de xadrez é vencido quando um xeque-mate bem-sucedido é anunciado.

Um jogador também pode optar por desistir, garantindo a vitória ao seu oponente. As partidas também podem terminar com um empate acordado – por exemplo, como resultado de um impasse deixando um jogador sem quaisquer movimentos legais, ou se nenhum jogador pode ganhar usando os movimentos legais disponíveis, uma situação conhecida como “posição morta”. Um exemplo de posição morta é quando ambos os jogadores ficam com seu rei como a única peça restante no tabuleiro.

-- Publicidade --

Empates também podem ocorrer como resultado de regras avançadas normalmente usadas em torneios profissionais, incluindo posições idênticas no tabuleiro ocorrendo três ou cinco vezes – regras conhecidas respectivamente como repetição de três e cinco repetições – ou nenhuma captura ou movimento de peão ocorrendo nos últimos 50 ou 75 movimentos. As regras exatas usadas podem depender do torneio e do acordo entre os jogadores.

Agora que você sabe jogar, domine o xadrez em sua casa. Aproveite para levar um tabuleiro e descubra as regras avançadas do Jogo dos Reis

Regras avançadas

Existem várias regras avançadas que podem ser usadas no xadrez, com aberturas específicas e posições do tabuleiro conhecidas por uma variedade de nomes, desde a Abertura de Peão do Rei Duplo ao famoso Gambito do Rei e Gambito da Rainha (que deve ser o que a maioria que veio aqui quer saber).

As regras avançadas podem incluir variantes específicas que alteram as regras básicas do jogo, com os requisitos circundantes frequentemente usados em configurações de torneios, como o tempo e a regra toque-movimento – que afirma que uma vez que uma peça é tocada por um jogador, ela deve ser um movimento legal.

Como este é um guia para iniciantes no aprendizado de xadrez, abordaremos apenas algumas das regras avançadas essenciais aqui – regras que sempre devem ser usadas em conjunto com as regras básicas para mover e capturar peças, bem como a configuração e as regras padrão para declarar o xeque-mate.

-- Publicidade --

Depois de saber o básico de como jogar xadrez, existem centenas de livros e outros recursos por aí para ajudá-lo a descobrir a estratégia profunda e as variações quase infinitas possíveis durante os jogos – bem como torneios locais que podem ajudá-lo a refinar seu jogo e táticas.

Promoção

Se um peão atingir a borda oposta do tabuleiro – a linha (fila) mais distante do jogador controlador – ele é promovido a outra peça: uma torre, cavalo, bispo ou rainha. A nova peça substitui o peão em sua casa atual e segue as regras de movimento para a respectiva peça.

Enquanto a maioria dos jogadores casuais usa peças capturadas para representar peças promovidas, um peão pode ser legalmente promovido a qualquer peça, independentemente de ter sido capturado. Por exemplo, um jogador pode ter várias rainhas como resultado da promoção de peões, ou vários bispos capazes de se mover ao longo de linhas diagonais da mesma cor, dependendo da casa em que o peão foi promovido. Não há limite para o número de peões que podem ser promovidos.

"toma na cara! "
“Toma na cara!”

En Passant

En passant – francês para “passando” – é uma das jogadas mais famosas no xadrez. En passant ocorre quando um peão se move duas casas para frente como resultado de seu movimento inicial opcional.

Se o peão de um oponente seria capaz de capturar legalmente o peão em movimento se ele tivesse movido apenas uma casa em vez de duas, o oponente pode declarar en passant em seu próximo turno e mover seu peão diagonalmente para a casa por onde o peão passou – capturando o peão como se tivesse se movido apenas uma casa.

-- Publicidade --

En passant deve ser declarado e feito como o próximo turno do oponente para ser válido – caso contrário, o jogador com a chance de capturar o peão perde a oportunidade.

Roque

O roque é talvez a regra básica mais complicada no xadrez, e uma regra que muitos iniciantes costumam ignorar como resultado.

O roque é permitido quando a peça do rei de um jogador e uma torre ainda não se moveram durante o jogo. O roque pode ser executado com qualquer uma das torres, desde que não tenham se movido – em outras palavras, eles ainda estão em seus cantos iniciais na borda mais próxima do jogador controlador.

O roque envolve um jogador que move a peça do rei duas casas em direção à torre com a qual está o roque, antes de mover a torre para a casa em que o rei se moveu ‘através’. Isso efetivamente coloca a torre adjacente do outro lado do rei, enquanto o rei se move duas casas em direção ao espaço em que a torre começou o jogo. Independentemente de se o roque é realizado com a torre mais perto do rei (lado do rei) ou uma casa mais longe (lado da rainha), o rei só se move duas casas.

O rei não pode ser usado em uma manobra de roque se estiver em xeque, mas uma torre pode ser usada no roque mesmo se estiver sob a ameaça de uma peça do oponente – em outras palavras, se pudesse ser capturada no próximo turno do oponente, ou em qualquer um dos quadrados por onde passa durante a execução do movimento.

-- Publicidade --

Como de costume, o roque não pode ser usado para mover o rei se isso colocar o rei em xeque. O roque também não pode ser usado se houver alguma peça entre o rei e a torre – as casas entre elas devem estar livres.

E o Gambito da Rainha?

O Gambito da Rainha é um movimento projetado para garantir o controle do centro do tabuleiro. É uma das aberturas de xadrez mais comuns e envolve o sacrifício do peão branco (essa é a parte do “gambito”) do lado da rainha (a parte da “rainha”). Na notação algébrica, o movimento é: o branco move seu peão para D4. O preto move seu peão oposto a D5. As brancas então movem seu peão para C4, ao lado de seu primeiro peão e na diagonal para o peão preto.

Depois de se mover, o segundo peão branco (em C4) agora está aberto para captura pelo peão preto (em D5). As pretas podem então aceitar ou recusar o lance, cada decisão trazendo consigo uma miríade de movimentos subsequentes. Mas, isso é uma regra bastante avançada e você precisará estudar um pouco o xadrez antes de fazer esses movimentos.

Agora, deixe nos comentários o que achou e se você curte jogos de tabuleiro. Quer mais jogos como esse no site? Fale conosco e aproveite para ler sobre jogos de carta como o poker no nosso site.

-- Publicidade --
Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.