Pesquisar
Close this search box.

As 20 redes sociais mais usadas do mundo em 2022

Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns. Uma das fundamentais características na definição das redes é a sua abertura, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."

Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns. Uma das fundamentais características na definição das redes é a sua abertura, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. “Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente.”

Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade.

As 20 redes sociais mais usadas do mundo em 2022
As 20 redes sociais mais usadas do mundo em 2022

Confira também:

1. Facebook — 2,9 bilhões de usuários por mês

As 20 redes sociais mais usadas do mundo em 2022

O Facebook é o maior site de mídia social, com mais de dois bilhões de pessoas usando-o todos os meses. Isso significa que cerca de 36,9% da população mundial são usuários do Facebook. Mais de 200 milhões de empresas (principalmente pequenas empresas) usam as ferramentas do Facebook e mais de sete milhões de anunciantes promovem ativamente seus negócios no Facebook, o que torna uma aposta bastante segura se você deseja ter presença nas mídias sociais.

É fácil começar no Facebook porque quase todos os formatos de conteúdo funcionam muito bem no Facebook — texto, imagens , conteúdo de vídeo e Histórias. Mas o algoritmo do Facebook prioriza o conteúdo que desencadeia conversas e interações significativas entre as pessoas, especialmente aquelas da família e amigos. Acesse aqui.

2. YouTube — 2,2 bilhões de usuários ativos por mês

As 20 redes sociais mais usadas do mundo em 2022

O YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos onde os usuários assistem a um bilhão de horas de vídeos todos os dias. Além de ser o segundo maior site de mídia social, o YouTube é frequentemente chamado de segundo maior mecanismo de pesquisa depois do Google, sua empresa-mãe.

Portanto, se você usa o marketing de vídeo para promover seu negócio, definitivamente precisa estar no YouTube. Para começar, veja como criar um canal do YouTube para sua marca. E para ajudar seus vídeos a serem descobertos por mais pessoas, recomendamos ler sobre o SEO do YouTube ou considerar anunciar no YouTube para aumentar seu alcance. Acesse aqui.

3. WhatsApp — 2 bilhões de usuários ativos por mês

https://www.youtube.com/watch?v=DRcbn5Phef8
As 20 redes sociais mais usadas do mundo em 2022

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens usado por pessoas em mais de 180 países . Inicialmente, as pessoas originalmente usavam o WhatsApp para enviar mensagens de texto para seus familiares e amigos. Gradualmente, as pessoas começaram a se comunicar com empresas via WhatsApp.

A plataforma de negócios do WhatsApp permite que as empresas forneçam suporte ao cliente e compartilhem atualizações com os clientes sobre suas compras. Para pequenas empresas , há o aplicativo WhatsApp Business , enquanto as empresas corporativas podem usar a API do WhatsApp Business .

Como a plataforma de mensagens mais utilizada, o WhatsApp pode ser um ótimo canal de atendimento ao cliente para o seu negócio. Confira essas histórias de sucesso de usuários do WhatsApp Business. Acesse aqui.

4. Instagram — 2 bilhões de usuários ativos por mês

As 20 redes sociais mais usadas do mundo em 2022

Como plataforma visual, o Instagram é o local para apresentar seus produtos ou serviços com fotos ou vídeos. No aplicativo, você pode compartilhar uma ampla variedade de conteúdos, como fotos, vídeos, Stories, Boomerang, vídeos ao vivo e IGTV para vídeos mais longos.

Como marca, você pode criar um perfil comercial do Instagram , que fornece análises avançadas de seu perfil e postagens e a capacidade de agendar postagens do Instagram usando ferramentas de terceiros. Acesse aqui.

5. Facebook Messenger — 1,3 bilhão de usuários ativos por mês

As 20 redes sociais mais usadas do mundo em 2022

O Messenger costumava ser um recurso do Facebook, mas desde 2011, o Messenger é um aplicativo independente com recursos expandidos. As empresas podem anunciar, criar chatbots , enviar newsletters e muito mais. Esses recursos deram às empresas uma infinidade de novas maneiras de se envolver e se conectar com seus clientes. Acesse aqui.

6. WeChat — 1,26 bilhão de usuários ativos por mês

As 20 redes sociais mais usadas do mundo em 2022

O WeChat foi lançado em 2011 pela Tencent , uma das maiores empresas de tecnologia da China. Como o WhatsApp e o Messenger, o WeChat era originalmente um aplicativo de mensagens, mas evoluiu para uma plataforma tudo-em-um. Além de mensagens e ligações, os usuários podem fazer compras online, pagar contas, comprar mantimentos, transferir dinheiro, fazer reservas, reservar táxis e muito mais.

WeChat é a plataforma de mídia social mais popular na China e em outras partes da Ásia. Portanto, se você deseja impulsionar sua marca na China (onde redes sociais populares como Facebook e Twitter são proibidas), o WeChat é uma boa alternativa. Você pode veicular anúncios na conta oficial do WeChat ou no WeChat Moments. Há também muitos influenciadores baseados no WeChat que podem ajudar sua marca a alcançar milhões de consumidores chineses. Acesse aqui.

7. TikTok — 1 bilhão de usuários ativos por mês

As 20 redes sociais mais usadas do mundo em 2022

TikTok (conhecido como Douyin na China) é um aplicativo de compartilhamento de vídeo de formato curto. Apesar de ter sido lançado apenas em 2017, é um dos aplicativos que mais cresce no mundo e recentemente ultrapassou o Google como o site mais visitado da internet.

O TikTok permite que os usuários criem e compartilhem vídeos entre 15 e 60 segundos, e o aplicativo possui um vasto catálogo de efeitos sonoros, trechos de música e filtros para aprimorar os vídeos e torná-los mais atraentes. Você pode encontrar vídeos relacionados a quase todos os interesses, desde sincronização labial, dança e desafios até truques de bricolage e tutoriais de maquiagem. Cerca de 47,4% dos usuários do TikTok nos EUA têm entre 10 e 29 anos. Portanto, se o seu público-alvo for jovem, o TikTok é uma ótima plataforma para o seu negócio. Acesse aqui.

8. Sina Weibo — 573 milhões de usuários ativos por mês

As 20 redes sociais mais usadas do mundo em 2022

“Weibo” significa “microblog” em chinês. Lançado pela empresa chinesa de tecnologia Sina Corporation em 2009, o Sina Weibo ou simplesmente Weibo é, você adivinhou, uma plataforma de microblog que se compara ao Twitter e Instagram.

Por meio do Weibo, os usuários podem postar imagens, vídeos e histórias, ver tópicos de tendências, usar hashtags em postagens e usar a plataforma para mensagens instantâneas.

Em comparação com o WeChat, o Sina Weibo tem um público mais jovem e oferece mais conteúdo informativo e de tendências. Na verdade, o The New York Times disse que o Weibo é o lugar certo se você “quer se tornar viral” na China. O Weibo também permite que as empresas criem contas oficiais e verificadas para se comunicar com seus seguidores e usar publicidade paga.

9. QQ — 538,91 milhões de usuários ativos por mês

As 20 redes sociais mais usadas do mundo em 2022

QQ foi lançado na China em 1999 pela Tencent . Antes do lançamento do WeChat, o QQ era o aplicativo de mensagens chinês número um. Além de seus recursos de mensagens instantâneas, o QQ também permite que os usuários decorem seus avatares, assistam a filmes, joguem jogos online, transmitam música, façam compras online, blogs e efetuem pagamentos.

Embora o WeChat tenha se tornado líder de mercado na China, o QQ ainda é popular entre os usuários mais jovens. Também é usado em 80 países e está disponível em muitos outros idiomas. Uma das vantagens do QQ é que você não precisa de um número de telefone para se inscrever. Isso atrai jovens que não possuem dispositivos móveis, mas usam a versão desktop.

No entanto, o maior público do QQ está na força de trabalho. O mensageiro de desktop do QQ é popular por sua facilidade de uso e capacidade de transferir arquivos maiores que 25 MB, o que o WeChat não permite.

10. Telegram — 550 milhões de usuários ativos por mês

As 20 redes sociais mais usadas do mundo em 2022

O Telegram é um aplicativo de mensagens gratuito que funciona em vários dispositivos sem limites de tamanhos de mídia.

A característica distintiva do Telegram é sua criptografia de ponta a ponta para todas as atividades, incluindo chats, grupos e mídia compartilhada entre os participantes. Seu foco em segurança atraiu mais clientes ao longo dos anos, especialmente quando o WhatsApp anunciou mudanças em sua política de privacidade que permitiriam compartilhar informações com a empresa-mãe Meta.

Existem várias maneiras pelas quais as marcas podem usar o Telegram, além de fornecer suporte ao cliente individual. Por exemplo, as marcas podem criar chatbots para a plataforma Telegram ou usar o recurso de canal do Telegram para transmitir mensagens para até 200.000 pessoas.

11. Snapchat — 538 milhões de usuários ativos por mês

As 20 redes sociais mais usadas do mundo em 2022

O Snapchat se concentra em fotos e vídeos curtos (conhecidos como snaps) compartilhados entre amigos. Tornou popular o formato de vídeo vertical , que acabou se proliferando em outras plataformas de mídia social como Instagram e TikTok. Mas a ascensão do Instagram Stories, especificamente, parece ter prejudicado o crescimento do Snapchat e o interesse dos profissionais de marketing em usar o Snapchat para suas marcas em geral.

12. Kuaishou — 519,8 milhões de usuários ativos por mês

As 20 redes sociais mais usadas do mundo em 2022

Kuaishou é um rival chinês de Douyin ou TikTok. Como seus concorrentes, o Kuaishou permite que os usuários sobreponham texto e adesivos a imagens ou vídeos e adicionem trechos de som. Os usuários também podem transmitir conteúdo ao vivo para seus seguidores na plataforma ou gravar vídeos mais longos.

Comparado ao TikTok, o Kuaishou é mais popular entre um público mais velho, especialmente nas áreas rurais da China. O aplicativo também depende mais da receita do comércio eletrônico do que da receita de publicidade.

13. Qzone — 517 milhões de usuários ativos por mês

As 20 redes sociais mais usadas do mundo em 2022

O Qzone é outro aplicativo da Tencent baseado na China que mistura redes sociais e blogs. Os usuários podem fazer upload de multimídia, manter diários, escrever blogs, jogar e transmitir música.

Assim como o Facebook, os usuários também podem se conectar com amigos, ver um feed de atualizações, comentar, compartilhar ou reagir a postagens e atualizar fotos de capa ou perfil.

14. Pinterest — 444 milhões de usuários ativos por mês

As 20 redes sociais mais usadas do mundo em 2022

O Pinterest é um balcão único para inspiração e descoberta de novos produtos e ideias. No Pinterest, os usuários “fixam” fotos com links para sites, páginas de produtos, postagens em blogs e outros conteúdos na Internet. É uma ótima plataforma para direcionar o tráfego para seu site, e os usuários do Pinterest têm 7 vezes mais chances de comprar produtos que marcaram.

Tópicos e temas populares na plataforma social incluem moda, beleza, casa, jardim e bricolage. Portanto, se sua empresa opera em qualquer um desses setores, considere usar o marketing do Pinterest para obter exposição para sua empresa.

15. Twitter — 436 milhões de usuários ativos por mês

Os usuários do Twitter adoram postar notícias, entretenimento, esportes, política e muito mais. O que torna o Twitter diferente da maioria dos outros sites de mídia social é que ele enfatiza fortemente as informações em tempo real – coisas acontecendo e tendências no momento – e em apenas 280 caracteres (140 para japonês, coreano e chinês).

Muitas marcas usam o Twitter como um canal alternativo de atendimento ao cliente. De acordo com anunciantes no Twitter, mais de 80% das solicitações de atendimento ao cliente social acontecem no Twitter. E a Salesforce chama o Twitter de “ Novo número 1-800 para atendimento ao cliente ”

16. Reddit — 430 milhões de usuários por mês

O Reddit, conhecido por seu popular recurso de voto positivo, foi chamado de “primeira página da internet”, graças à sua mistura de eventos atuais, eventos de celebridades “pergunte-me qualquer coisa” (AMA) e discussões aprofundadas de tópicos de nicho.

Existem subreddits (ou seja, fóruns dedicados) para praticamente qualquer coisa sob o sol. Os subreddits, no entanto, têm diferentes níveis de engajamento, por isso é ótimo pesquisar para ver se existem subreddits populares dos quais sua marca pode fazer parte. Por exemplo, se sua empresa é uma marca de beleza, você pode participar de r/beauty . Esteja ciente, porém, que a maioria dos subreddits não permite a autopromoção. O objetivo é envolver os membros nos respectivos subreddits, fazendo e respondendo perguntas, compartilhando dicas e recursos e participando de discussões.

Além de enviar seu conteúdo para o Reddit e participar de discussões, você também pode encontrar ideias de conteúdo e anunciar.

17. Quora — 300 milhões de usuários ativos por mês

https://www.youtube.com/watch?v=yvtym2E_7T0

O Quora é um site e aplicativo de perguntas e respostas baseado na comunidade, onde as pessoas podem encontrar informações sobre uma ampla variedade de tópicos. As perguntas e respostas são classificadas pelo usuário com base em visualizações, votos, avaliações e compartilhamentos.

Como marca, você pode criar uma página do Quora para sua empresa ou usar os defensores dos funcionários para responder a perguntas sobre seus produtos ou serviços ou sobre tópicos do seu setor. O Quora também possui uma plataforma de anúncios que você pode usar para anunciar sua empresa. E como 63% dos usuários pesquisam as principais compras on-line, é um ótimo lugar para alcançar clientes que procuram ativamente um produto ou serviço.

18. Skype — 300 milhões de usuários ativos por mês

O Skype é um aplicativo de comunicação de vídeo, áudio e texto que permite que as pessoas façam e recebam chamadas de vídeo gratuitas e enviem mensagens instantâneas para outros usuários do Skype em várias plataformas. O Skype começou como uma empresa independente em 2013, mas agora pertence e é desenvolvido pela Microsoft.

O Skype for Business tem todos os recursos padrão do Skype e funcionalidades avançadas que são ótimas para pequenas empresas. Por exemplo, o Skype for Business permite adicionar até 250 pessoas a reuniões online, oferece segurança de nível empresarial, permite gerenciar contas de funcionários e tem integrações com aplicativos do Microsoft Office.

19. Microsoft Teams — 270 milhões de usuários por mês

O Microsoft Teams é uma plataforma de colaboração e videoconferência que permite que as pessoas se comuniquem por meio de bate-papo por texto, voz ou videochamada. Ele também possui integrações com vários outros serviços do Microsoft 365, como OneDrive e PowerPoint.

O Microsoft Teams é mais adequado para empresas maiores do que o Skype. Especificamente, o Microsoft Teams oferece segurança de nível empresarial, permite que grupos de até 10.000 se reúnam e colaborem, permite que os usuários compartilhem arquivos grandes (até 1 TB por usuário) e tem uma lista maior de recursos e opções de colaboração adicionais do que o Skype for Business.

20. LinkedIn — 250 milhões de usuários ativos por mês

O LinkedIn evoluiu de um simples mecanismo de busca de emprego e site de currículo para uma plataforma profissional onde especialistas do setor compartilham conteúdo, rede e constroem sua marca pessoal. Também se tornou um lugar para as empresas estabelecerem liderança de pensamento em seus setores e atrair os melhores talentos.

Para ajudá-lo a expandir sua página comercial do LinkedIn, criamos uma estratégia simples de cinco etapas. O LinkedIn também oferece oportunidades de publicidade , incluindo a capacidade de enviar anúncios personalizados para as caixas de entrada dos usuários.

Quais as vantagens e desvantagens de ter redes sociais?

A vantagem é oferecer uma forma rápida e eficaz de comunicar algo para um grande número de pessoas ao mesmo tempo. A desvantagem é que pode causar dependência, pois em alguns casos as pessoas não conseguem se “desligar” das redes sociais, deixando coisas importantes por fazer.

Traduzida de: Buffer.

BioWare abraça suas raízes narrativas em um RPG single player; Assista uma emocionante sequência de gameplay estendida que prepara a história e os desafios
TEAMGROUP na Computex 2024 apresenta novos produtos com o lema: "Elevate Gaming . Empower AI"
Saiba se vale a pena jogar Fabledom
Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5