Sabe as Vantagens de cada uma das 12 Classes de RPG básicas? Então descubra!

Você já conhece as raças, agora vamos falar sobre as Classes Básicas do RPG para que você comece a explorar mundos fantásticos.

Continuando nossos guias de RPG, vamos falar das Classes de RPG básicas e suas principais vantagens de se trabalhar em um grupo. Você está pronto para jogar o seu RPG? Já leu nossas dicas de como Começar seu RPG de Mesa, viu que o jogo é simples com o nosso texto simplificando o RPG, já sabe tudo sobre as Raças do RPG e por último, já sabe até como mestrar uma sessão, não é? Não? Então o que está esperando para ir lá? E aproveita para compartilhar com o resto do seu grupo para que todos fiquem prontos para o jogo!

Como mostramos em vários artigos falando sobre o jogo de RPG, vamos explicar um pouco sobre as classes básicas do jogo e como elas funcionam em um grupo. Claro que se você já jogou algum RPG eletrônico, como Dragons Dogma, Baldurs Gate, Divinity: Original Sin e Neverwinters, é bem provável que já esteja familiarizado com as classes.

Contudo, vamos dar uma pincelada sobre elas e mostrar que, apesar de básicas, elas podem ter infinitas ramificações e utilidades, indo muito além da fantasia medieval. Não vamos falar de estatísticas e números para que você possa usá-los em todos os sistemas mais famosos. Esses números você pode encontrar nos livros básicos ou livros especializados como Livro de Classes de Prestigio da editora Daemon ou no Manual do Jogador de D&D.

Leia Também:
Como mestrar RPG de Mesa
Como criar mundos de RPG
Melhores RPG offline para Celular
Melhores MMORPG para PC
Melhores jogos de RPG para PC e Consoles

Sabe as vantagens de cada uma das 12 classes de rpg básicas? Então descubra! | fed73eb7 imagem 2021 04 12 162659 | married games dicas/guias | classes de rpg, d&d, daemon, dungeons & dragons 5° edição, dungeons and dragons, editora daemon, multiplayer, rpg, rpg de mesa, sistema, storyteller, tormenta, tormenta d20 | classes de rpg
As classes funcionam melhor em grupo do que separadas

FAQ Rápido

O que é um RPG de mesa?

O RPG de mesa, ou RPG tradicional, é um jogo de tabuleiro onde um jogador, denominado Mestre, narra a história e os jogadores devem reagir com base no que é contato e jogar dados para determinar o sucesso ou falha de suas ações. Do inglês, a sigla RPG significa “Role Playing Game”, um jogo de interpretar papéis.

-- Publicidade --
Como se joga um RPG de mesa?

Em uma sessão de RPG, cada jogador usa sua ficha e dados representando o seu personagem, enquanto o Mestre conta a história, interpreta os NPCs e desenvolve o mundo. Em um live-action, um estilo de RPG que mais se aproximaria de um teatro de verdade, os jogadores podem interagir, usar acessórios e as ações são, em geral, decididas via um jogo de Pedra-Papel-Tesoura.

Qual o RPG de mesa mais jogado do mundo?

O RPG mais jogado e conhecido do mundo é o Dungeons and Dragons, abreviado para D&D.

Quanto tempo dura uma campanha de D&D?

O tempo que você quiser. Uma campanha pode durar dias, uma sessão, meses ou anos. Depende da história que você está contando e se, após ela terminar, você irá querer começar outra em seguida e continuar a história daqueles personagens.

Quanto tempo dura uma sessão de RPG de mesa?

Uma sessão de RPG pode durar um dia todo ou apenas algumas horas, dependendo apenas de como o jogo avança e dos jogadores (e do mestre) querer continuar o jogo.

Classes de RPG Básicas

Apesar de o nome ser Classes de RPG “básicas” o correto seria dizer “classes de RPG raiz” ou “classes de RPG primárias”, pois, a partir dela se derivam vários outros tipos de heróis aventureiros. Um guerreiro pode ser um guerreiro, mas pode ser um paladino, um samurai, um arqueiro ou qualquer outro tipo de combatente. Para facilitar, vamos dividir ela em Combatentes, Especialistas e Arcanos, assim, temos como classificar eles mais facilmente em suas funções dentro de um grupo.

-- Publicidade --

Dentro do RPG, o grupo é a coisa mais importante você pode pensar, pois o game é voltado para a cooperação e não para a competição. Aqui você precisa pensar em quais são as suas habilidades e como complementá-las com a dos seus amigos. Se o grupo não é diversificado, vocês podem ser facilmente derrotados por uma simples armadilha do mestre.

Vários guerreiros não conseguiriam lidar com um abismo ou armadilha mágica. Um grupo só de magos terá pouca vantagem em combate contra criaturas mais fortes e poderia ser derrotado. Vários especialistas poderiam ser versáteis, mas não conseguiriam lidar com problemas que exigiria o uso da força bruta.

Claro que existem as Classes de RPG avançadas, como um Guerreiro Mago, que é versado em combate e em mágica, mas, eles não seriam tão eficientes em nenhuma das duas áreas no começo do jogo e por isso, os jogadores só podem assumir esse papel quando eles são mais poderosos e avançados.

Tudo varia também do universo que você está jogando e do que está disponível na mesa. O Capitão América pode ser facilmente classificado como um guerreiro especializado em escudos, e a Aloy, de Horizon Zero Down, não deixa de ser uma ranger só porque os animais são robôs ou porque sua “magia” é baseada em tecnologia. Então, vamos ficar nas Classes de RPG básicas no começo, para que todos possam ser eficientes e vencer os desafios.

Atenção todos os aventureiros ♠

Por ordem do Rei, fica decretado que nenhum viajante poderá deixar o reino sem estar munido 
de um bom e confiável conjunto de dados, para que rolem sua sorte durante suas jornadas 
e desafiem os maiores perigos.

Um excelente lugar para que obtenhas o seu é na loja do lord Bezos, a Amazon, onde podereis 
adquirir seu conjunto de dados NUOBESTY, na elegante e nobre cor roxa.
 
 Confiáveis, duráveis e não descascam como aqueles outros dados velhos que tens em sua bolsa 
de moedas. Visite agora mesmo a Loja Amazon e adquira o seu.
 
 É uma ordem do Rei!

Combatentes

Entre as Classes de RPG mais básicas, aqui temos o pessoal que parte para a porrada e aguenta elas também. Em geral, o mais comum é o próprio guerreiro, mas, eles podem ser tão versáteis em tantos campos, proficientes no uso de tantas armas que você poderá nem mesmo reconhecê-los mais.

-- Publicidade --

Guerreiro

Aqui está a classe mais básica do jogo. São os combatentes. Usam armas de todo o tipo e podem se beneficiar de armaduras mais variadas, desde as completas e pesadas, até as mais leves feitas de couro ou outro material equivalente. O mais comum é pensar no guerreiro medieval com uma espada e um escudo, mas qualquer lutador pode ser um guerreiro.

Desde o arqueiro elfo ao anão com machado de duas mãos, guerreiros são, em geral, os líderes e os mais valentes do aventureiros. As maiores histórias de fantasia épica são protagonizadas por guerreiros em sua grande maioria. Aquiles da Guerra de Troia, Gimli em Senhor dos Anéis, Master Chief em Halo e até o Rambo. Todos guerreiros em sua essência.

Sabe as vantagens de cada uma das 12 classes de rpg básicas? Então descubra! | 7ad6c275 imagem 2021 04 12 163106 | married games dicas/guias | classes de rpg, d&d, daemon, dungeons & dragons 5° edição, dungeons and dragons, editora daemon, multiplayer, rpg, rpg de mesa, sistema, storyteller, tormenta, tormenta d20 | classes de rpg
Guerreiros estão em todas as épocas

Bárbaro

A principal diferença entre um guerreiro e um bárbaro está em suas origens tribais e culturais. Aqui temos um tipo de guerreiro mais “cru”, sem todo o refino das técnicas de esgrima e uso de armaduras metálicas. Aqui temos alguém que viveu em ambientes rústicos e selvagens, cresceu enfrentando monstros perigosos e luta com toda a sua força.

O bárbaro vai preferir armas maiores, como espadas de duas mãos e machados de guerra, e, em maior a luta pode se entregar a uma fúria assassina que destruirá os seus inimigos (e as vezes até aliados) e só parará quando todo mundo estiver morto. Não pense no bárbaro como alguém burro ou tapado. Conan, o Bárbaro, é um guerreiro culto e excelente estrategista no combate.

Sabe as vantagens de cada uma das 12 classes de rpg básicas? Então descubra! | d9977076 imagem 2021 04 12 162815 | married games dicas/guias | classes de rpg, d&d, daemon, dungeons & dragons 5° edição, dungeons and dragons, editora daemon, multiplayer, rpg, rpg de mesa, sistema, storyteller, tormenta, tormenta d20 | classes de rpg
Ele ativou Fúria Bárbara… é melhor correr

Paladino

Este é um guerreiro especial, pois foi dotado dos poderes dos deuses para espalhar a justiça e paz por onde passa. A maior diferença entre esse guerreiro e um guerreiro tradicional é a sua moralidade e código de conduta. Enquanto um guerreiro pode ser um mercenário, atacar pessoas sem remorso ou cometer alguns deslizes, como roubar alguma coisa de vez em quando, o paladino nunca fará isso.

-- Publicidade --

Ele tem um dever moral de ser o farol de luz que levará esperança aos oprimidos em nome da sua divindade patrona. Ele tem poderes especiais vindos dos deuses, como o poder de curar ou destruir os seres malignos, mas para mantê-los é preciso seguir o código de conduta de seu deus ao pé da letra (um paladino do deus da verdade nunca pode mentir, por exemplo). O Rei Arthur, por exemplo, poderia ser um paladino, já que ele tinha que cumprir um código de conduta rígido ou perderia sua espada mágica, Excalibur.

Sabe as vantagens de cada uma das 12 classes de rpg básicas? Então descubra! | 7a7f8b03 imagem 2021 04 12 163231 | married games dicas/guias | classes de rpg, d&d, daemon, dungeons & dragons 5° edição, dungeons and dragons, editora daemon, multiplayer, rpg, rpg de mesa, sistema, storyteller, tormenta, tormenta d20 | classes de rpg
E descereis o martelo na cabeça de teu inimigos

Monge

Treinado na milenar arte de descer a porrada em todos usando apenas os punhos, esse combatente é um lutador focado, espiritualizado e que mantem a calma e a paz interior enquanto chuta bundas dos inimigos. O monge tem uma conexão com a energia interior e pode dar ataques usando o Chi, a energia vital que vemos muito em animes e em filmes de artes marciais.

Aqui você usará, preferencialmente, armaduras leves e armas de madeira, como o bastão. É uma das classes de rpg mais voltada para quem gosta de lutar com as próprias mãos. Um detalhe sobre a classe monge é que a conhecemos muito bem antes dela ser chamada assim. Talvez você conheça o monge como “Acrobata”, graças a Diana de Caverna do Dragão.

Sabe as vantagens de cada uma das 12 classes de rpg básicas? Então descubra! | caverna dragao comercial reprod widelg | married games dicas/guias | classes de rpg, d&d, daemon, dungeons & dragons 5° edição, dungeons and dragons, editora daemon, multiplayer, rpg, rpg de mesa, sistema, storyteller, tormenta, tormenta d20 | classes de rpg
Diana já era monge antes de ser modinha

Viva incríveis aventuras em diversos mundos com os livros básicos de Dungeons & Dragons

Arcanos

A Classes de RPG dos personagens arcanos são aqueles que se beneficiam da magia para o combate e outras funções, como curas , por exemplo. Estas classes exigem menos força e mais inteligência, o que lhes garante menos dano em combate corpo a corpo ou pontos de vida, mas para isso estão aí os guerreiros. Deixe que eles lutem enquanto você se prepara para lançar uma bola de fogo e fazer os inimigos pensarem duas vezes antes de mexer com vocês.

-- Publicidade --

Magos

Magos são estudiosos arcanos que se especializam em magia arcana. Eles estudam velhos livros e pergaminhos, estão sempre a procura de aprender algo novo ou desvendar um segredo. Aqui você abre mão de ir para a frente de combate e se torna alguém que vai auxiliar seus companheiros seja aumentando o dano deles, ou lançando magias poderosas nos inimigos.

“Mas o Gandalf é mago e tretou com o Balrog!” Claro, mas o Gandalf tem milhares de anos, o que significa milhares de níveis de experiência. Quando seu personagem tiver tantos níveis de classe quanto o Gandalf aí você pode dispensar o grupo e ir lutar contra uma criatura como o Balrog. Até, lá, mantenha-se com seus amigos.

Sabe as vantagens de cada uma das 12 classes de rpg básicas? Então descubra! | a4bf8c46 imagem 2021 04 12 163417 | married games dicas/guias | classes de rpg, d&d, daemon, dungeons & dragons 5° edição, dungeons and dragons, editora daemon, multiplayer, rpg, rpg de mesa, sistema, storyteller, tormenta, tormenta d20 | classes de rpg
Gandalf não é nível 1

Feiticeiro

Feiticeiro é alguém diferente do mago por um motivo simples: ele nasce com o dom da magia! Seja por algum motivo místico, como uma maldição ou benção, seja por ele ser filho de alguma entidade mágica poderosa, como um dragão, esse personagem nasceu com a capacidade natural de lançar magias.

Diferente do mago, ele não precisa estudar para conjurar seus poderes, porém, ele fica limitado a somente algumas mágicas e não pode aprender outras. Aqui você tem a facilidade de não precisar de tanta preparação ou ingredientes para conjurar um poder, mas não é tão versátil quanto mago.

Sabe as vantagens de cada uma das 12 classes de rpg básicas? Então descubra! | 0f276dcf imagem 2021 04 12 164012 | married games dicas/guias | classes de rpg, d&d, daemon, dungeons & dragons 5° edição, dungeons and dragons, editora daemon, multiplayer, rpg, rpg de mesa, sistema, storyteller, tormenta, tormenta d20 | classes de rpg
Morrigan, uma feiticeira encantadora em diversos níveis

Bruxo

Embora em praticamente todos RPGs, Bruxos e Magos sejam a mesma coisa, mas o mundo de Harry Potter nos introduziu uma nova definição de “bruxo”: Alguém que nasce com poderes mágicos (como o feiticeiro) mas estuda a magia (como um mago). Então, poderíamos colocar esse bruxo numa categoria a parte das Classes de RPG.

-- Publicidade --

O Bruxo é alguém que nasceu com o dom, mas aprende suas magias em livros ou pergaminhos e pode conjurá-las quantas vezes ele quiser, mas, ele depende de um “fetiche”, ou seja, ele precisa de um objeto para canalizar seus poderes. Esse objeto pode ser uma varinha, báculo ou cartas mágicas, por exemplo. Sem esse “fetiche” o bruxo fica incapacitado de usar seus poderes ou não tem um controle sobre eles, podendo causar acidentes aos amigos ou a ele mesmo.

Sabe as vantagens de cada uma das 12 classes de rpg básicas? Então descubra! | 8abf3598 imagem 2021 04 12 174643 | married games dicas/guias | classes de rpg, d&d, daemon, dungeons & dragons 5° edição, dungeons and dragons, editora daemon, multiplayer, rpg, rpg de mesa, sistema, storyteller, tormenta, tormenta d20 | classes de rpg
Mantenha seu fetiche bem seguro ou terá problemas

Clérigo

O clérigo é um sacerdote, ou padre, que, assim como o paladino, tem a missão de levar a palavra de seu deus aos povos distantes e converter os infiéis a sua fé. Ele é um tipo de personagem muito valorizado principalmente por seu poder de cura e poderes de melhorar as habilidades dos companheiros. Se você já jogou de clérigo em algum MMO sabe como é importante uns dois membros dessas classes de RPG em um grupo.

Porém, assim como o paladino, o clérigo precisa seguir o código de conduta do seu deus ou será punido com a perda dos poderes especiais. Isso pode refletir no uso de seus equipamentos. Um clérigo guerreiro pode usar armas pesadas, como maças ou martelos, mas um clérigo pacifista pode ser proibido de usar qualquer tipo de arma.

Sabe as vantagens de cada uma das 12 classes de rpg básicas? Então descubra! | 4c99a965 etoh | married games dicas/guias | classes de rpg, d&d, daemon, dungeons & dragons 5° edição, dungeons and dragons, editora daemon, multiplayer, rpg, rpg de mesa, sistema, storyteller, tormenta, tormenta d20 | classes de rpg
Etoh, um clérigo no sentido mais básico da palavra

Druida

Esse é um tipo de mago da natureza. O druida usa sua empatia com as forças da natureza para conjurar suas magias e proteger a floresta. Ele seria algo como um “clérigo da natureza”. Além dos poderes relacionados a natureza, eles podem ter companheiros animais que lutaram por eles, como lobos ou ursos (claro, isso depende do seu nível de personagem).

Em geral, a raça que mais produz druidas são os elfos, mas outros personagens também podem ser druidas, basta querer proteger a natureza. Novamente, isso não se resume só a fantasia medieval. Aratak de Horizon Zero Down é um claro exemplo de um druida.

-- Publicidade --
Sabe as vantagens de cada uma das 12 classes de rpg básicas? Então descubra! | fc4b6ba3 imagem 2021 04 12 164753 | married games dicas/guias | classes de rpg, d&d, daemon, dungeons & dragons 5° edição, dungeons and dragons, editora daemon, multiplayer, rpg, rpg de mesa, sistema, storyteller, tormenta, tormenta d20 | classes de rpg
Um druida de animais-robôs ainda é um druida

Especialistas

Estes são os personagens versados em várias áreas diferentes que não necessariamente são o combate ou magia. Aqui você encontra classes que podem cumprir funções importantes, dentro e fora do combate. Eles são mais estratégicos e vão ajudar de formas variadas. Se você gosta de ser o “mais esperto”, então seu jogo é aqui.

Ladino

Ladino é o herói especializado em “conseguir coisas dos outros” ou “remover pessoas indesejadas de formas discretas”. Ladinos vão ser personagens que ajudam desativando armadilhas, matando alvos furtivamente ou roubando as coisas. Eles não são os melhores combatentes, mas uma dose de veneno na bebida do guerreiro é tão eficiente quanto uma espada ou machado.

A série Assassin’s Creed é toda sobre ladinos. Alguns tem funções mais específicas como assassinos e hackers, mas, essencialmente, eles são ladinos. Andam nas sombras, agem furtivamente, roubam e saem sem ser vistos.

Sabe as vantagens de cada uma das 12 classes de rpg básicas? Então descubra! | d3a19852 imagem 2021 04 12 164955 | married games dicas/guias | classes de rpg, d&d, daemon, dungeons & dragons 5° edição, dungeons and dragons, editora daemon, multiplayer, rpg, rpg de mesa, sistema, storyteller, tormenta, tormenta d20 | classes de rpg
Assassinos são ladinos de level alto

Bardo

O bardo, ou menestrel, é um tipo de ladino diferente. Ele não é só especialista em roubos e furtos, desativar armadilhas ou andar em masmorras. O bardo é um diplomata. Ele é especializado em lábia, diplomacia ou mentiras, para convencer os outros a fazer o que ele quer ou precisa. Ouvir rumores ou descobrir informações, também é com ele.

Sua especialidade também é inspirar os outros com sua música e magia. Ele pode ajudar os heróis a ter mais coragem, curar feridas, lutar com mais habilidade ou iludir os inimigos. Não pense que só personagens como o Jasker, de The Witcher, podem ser bardos. O Coma-Doof Warrior de Mad Max: Road of Fury também pode ser um representante dessa classe.

-- Publicidade --
Sabe as vantagens de cada uma das 12 classes de rpg básicas? Então descubra! | e611448b imagem 2021 04 12 165142 | married games dicas/guias | classes de rpg, d&d, daemon, dungeons & dragons 5° edição, dungeons and dragons, editora daemon, multiplayer, rpg, rpg de mesa, sistema, storyteller, tormenta, tormenta d20 | classes de rpg
Um bardo inspirando seu grupo

Ranger

Ranger é a contraparte especialista do druida. Aqui temos um guerreiro da floresta. Alguém que rastreará os inimigos pelos terrenos difícil, buscar a caça, sobreviver em ambientes inóspitos e vencer a natureza. Um ranger não precisa ficar restrito a floresta. Eles podem se especializar em vários ambientes e ser úteis em vários níveis.

Um beduíno que domina toda a paisagem do deserto, um indígena ou um esquimó, podem ser tipos de rangers de diferentes biomas. Além das habilidades de sobrevivência, rangers podem ter acesso a um companheiro animal e magias vindas dos deuses da natureza.

Aragorn usando suas habilidades de Ranger

Classes de Prestigio

Da mesma forma que o MMORPG Ragnarok, no RPG de mesa um aventureiro pode se tornar um especialista em algum tipo de técnica ou habilidade e adotar uma classe de prestígio. Aqui é que você se tornará alguém mais focado em um determinado estilo ou poder. Por exemplo, um guerreiro pode se tornar um Samurai ou um mago pode se especializar em mortos-vivos e se transformar num necromante.

Algumas Classe de RPG de Prestigio são, por exemplo: Assassinos, Magos Elementais, Xamãs, Necromantes, Arquimagos, Caçador de Recompensas, Espadachins e outros. Tudo depende de quais são as opções disponíveis no mundo e do sistema que você está usando. Adapte o que precisar e seja feliz. Não é só porque está escrito no livro de regras que um bardo não pode usar armas pesadas que você não possa permitir seu jogador de usar uma enorme gaita de fole para dar porrada nos inimigos se ele tiver uma história legal.

Um bardo não pode usar o seu instrumento para… nada, esquece.

E aí, quais são suas Classes de RPG preferidas de jogar? Conte aí nos comentários e compartilhe com os seus amigos que estão jogando para que vocês possam saber quais são as classes mais legais. E leia mais sobre Rpg no nosso site.

-- Publicidade --
Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.