Pesquisar
Close this search box.

Blender para Novatos: Extrusão, Mescla e Mais

Veja mais dicas do nosso guia de Blender para Novatos

Fizemos um guia básico de como começar a usar o Blender (página oficial) e as suas funções mais básicas que você pode ver aqui se quiser aprender Blender de verdade e criar modelos 3D incríveis! Mas aquilo foi só o começo e ainda há muito a se ver nesse software incrível. E é isso que vamos fazer agora.

Depois de conhecer e se familiarizar com a interface do software, em nosso novo capítulo de Blender para Novatos vamos falar um pouco sobre alguns comandos que podemos usar para começar a criar nossos objetos em 3D.

Se paramos para pensar, a modelagem de objetos em 3D não é diferente da modelagem em barro ou massinha de modelar. A maior diferença é que não temos a “massa” nas nossas mãos e sim em “mãos virtuais” e os objetos que seriam usados para cortar, esticar ou juntar a massa e formar algo diferente, são comandos e atalhos em nosso teclado, mouse ou mesa digitalizadora.

E é sobre isso que vamos falar hoje. Como mesclar, estender e cortar objetos 3D no Blender e, se você ficar com dúvidas, é só deixar um comentário.

Blender para novatos
Blender para Novatos

Você também vai gostar:
Jogos em Unreal Engine
Tudo sobre Pixel Art
Aprenda a Criar Games 2D
Melhor Curso de Criação de Jogos
Criando Jogos no GameMaker

Quer Começar a Criar Jogos Incríveis?

Está pronto para começar a aprender a fazer jogos 3D? Então, é só visitar o site abaixo para conhecer um curso que pode transformar você de um entusiasta em um desenvolvedor de jogos profissional! Com as ferramentas e estratégias certas, sua visão pode se tornar um jogo que as pessoas ao redor do mundo adorarão jogar. Mãos à obra e bom desenvolvimento!

A indústria de jogos oferece uma ampla gama de oportunidades de carreira e é um setor em constante crescimento. Ser um desenvolvedor de jogos requer habilidades e conhecimentos específicos, mas também oferece a oportunidade de trabalhar em projetos criativos e inovadores.

Fazer um curso de fazer jogos 3D pode ser benéfico para quem deseja seguir uma carreira nessa área, fornecendo as habilidades e conhecimentos necessários para se destacar no mercado. É importante se manter atualizado com as últimas tendências e tecnologias da indústria para avançar na carreira de desenvolvimento. Então, não perca mais tempo e comece a estudar conosco!

O que é O Blender?

O Blender é um software de computação gráfica 3D de código aberto, desenvolvido inicialmente pela Blender Foundation. Criado por Ton Roosendaal em 1995 como um projeto interno de estúdio, ele evoluiu para uma ferramenta robusta e popular utilizada por artistas, animadores, designers e desenvolvedores em todo o mundo.

Sua utilidade abrange uma ampla gama de áreas, incluindo modelagem, texturização, animação, simulação, composição e renderização. Com ele os usuários podem criar desde simples modelos estáticos até complexas animações cinematográficas, jogos, efeitos visuais, protótipos arquitetônicos, designs de produtos e muito mais.

Sua natureza de código aberto e comunidade ativa de usuários e desenvolvedores também contribuem para sua constante evolução e aprimoramento. Em resumo, ele é uma ferramenta essencial para quem busca explorar e expressar sua criatividade no mundo da computação gráfica 3D.

Como Começar a Usar o Blender

Vamos continuar com a explicação do básico da utilização do software para iniciantes continuando com as informações mais importantes que você precisa saber para começar a modelar.

Modo de Edição

Blender para novatos | blender, linux, mac, modelagem 3d, pc | blender para novatos: extrusão, mescla e mais | 4915dc29 imagem 2024 05 03 111303594 | dicas/guias

No modo de edição, existem três maneiras de selecionar coisas: você pode selecionar vértices, linhas ou planos individuais. Para mudar qual dos tipos de elementos você está editando, clique nos três botões na parte superior esquerda.

Mesclar Objetos

Blender para novatos | blender, linux, mac, modelagem 3d, pc | blender para novatos: extrusão, mescla e mais | 2cfeeb3b imagem 2024 05 03 111746699 | dicas/guias

No modo de edição você pode selecionar dois ou mais vértices e mesclá-los.
Para fazer isso, entre no modo de edição, selecione os vértices que deseja mesclar, pressione CTRL+J. Os objetos precisam ser do mesmo tipo, ou seja, você não pode juntar um mash com uma câmera, por exemplo. O centro do objeto, depois de mesclado, será o centro do último objeto ativo antes da mescla.

Extrusão

Blender para novatos | blender, linux, mac, modelagem 3d, pc | blender para novatos: extrusão, mescla e mais | 30ffec97 | dicas/guias

No modo de edição, você pode selecionar uma linha, vértice ou plano e “extrudá-lo” ou estendê-lo. Para fazer isso, selecione o que deseja extrudar e pressione “E”. Também temos um artigo completo que pode ajudá-lo a entender melhor sobre como a extrusão funciona.

Corte em Loop

Blender para novatos | blender, linux, mac, modelagem 3d, pc | blender para novatos: extrusão, mescla e mais | e32302f3 imagem 2024 05 03 113750920 | dicas/guias

Esta função permite fazer um “corte” em uma malha, permitindo modificá-la ainda mais. Para fazer isso, pressione “CTR + R”, para fazer um loop cut, e cortar o objeto em toda sua extensão. Selecione o local que deseja cortar, então você poderá deslizar esse corte e posicioná-lo.
Isto é útil quando você deseja extrudar apenas uma determinada parte de um plano.

Objeto Faca

Blender para novatos | blender, linux, mac, modelagem 3d, pc | blender para novatos: extrusão, mescla e mais | 07e38e43 imagem 2024 05 03 114233056 | dicas/guias

Além do Corte em Loop, é possível usar o objeto Faca, que permite que você corte a malha de forma livre. Para ativar o objeto Faca você deve selecionar o objeto e apertar a tecla K e desenhar livremente o pedaço da malha que você quer cortar.

Fornecedor:

  • Computador com o Blender Instalado

Ferramentas:

  • Computador com o Blender Instalado

Materiais: Computador com o Blender Instalado

FAQ Sobre Blender para Novatos

O que é o Blender?

O Blender é um software de código aberto para modelagem, animação, renderização, composição, simulação, edição de vídeo e criação de jogos em 3D. O Blender é totalmente gratuito. Não há custos para baixar, usar ou distribuir o software.

Quais são as principais características do Blender?

Ele possui uma vasta gama de recursos, incluindo modelagem 3D, escultura, animação por chaveamento e por física, simulação de partículas e fluidos, composição de vídeo, edição de áudio, renderização em tempo real e muito mais.

O Blender é usado profissionalmente?

Sim, o Blender é amplamente utilizado por profissionais em várias indústrias, incluindo animação, efeitos visuais, design de jogos, arquitetura, publicidade e produção de filmes.

O Blender é adequado para iniciantes?

Sim, o Blender oferece recursos e tutoriais para iniciantes, incluindo uma interface intuitiva e uma grande quantidade de recursos educacionais online.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, nosso guia para criar jogos, no nosso site.

Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5
Quer saber se vale a pena jogar a última obra de Akira Toryama? Então veja nossa analise de Sand Land
Conheça o robusto HD portátil SSD T-FORCE M200
Aprenda como enviar comandos aos personagens do seu jogo com o Signals no Godot
Saiba mais sobre os processos e mecanismos de Renderização no Blender