Como Excluir o Microsoft Edge do Windows 10

Se você utiliza o Windows 10, sabe muito bem que ter o Microsoft Edge instalado no seu computador não é uma opção. O navegador é considerado um arquivo de sistema, portanto não só é instalado junto com o Windows como não há uma opção para desinstalá-lo. Mas eu venho aqui para te dizer que é sim possível excluir o Microsoft Edge do Windows 10, e vou te ensinar como!

Se for um user das antigas, você deve conhecer o bom e velho Windows Explorer. Bom, podemos dizer que ele evoluiu bastante até se tornar o Edge dos dias de hoje, e olha, até que o navegador não é tão ruim. Mas, a essa altura do campeonato, todo mundo já elegeu seus favoritos, seja Chrome, Firefox, Safari, Opera, ou qualquer outro, e pouco espaço sobrou para o pobre Edge.

Então chegamos ao ponto principal: se eu não uso, para quê deixá-lo instalado ali ocupando espaço? Simples, porque você é praticamente obrigado a mantê-lo no computador por ser um arquivo de sistema. Mas, se você insiste em querer eliminá-lo do seu sistema, por que não?

Antes de começar, um aviso: trata-se de um processo um tanto arriscado, pois você está mexendo com arquivos de sistema e inclui edições no registro do computador. Não é um processo muito recomendado, porém, pode ser feito se executar os passos exatamente como estão sendo descritos. Dito isto, vamos ao passo a passo.

Veja também: Como ativar o Windows 10 sem instalar nada

-- Publicidade --

Preparando-se Para a Exclusão

Bom, antes de colocar a mão na massa e excluir de vez o Microsoft Edge do seu sistema, é preciso fazer algumas preparações.

A primeira delas é, obviamente, instalar o navegador de sua preferência no computador (se você ainda não o fez). Existem diversas opções, entre eles os mais utilizados são o Google Chrome, Mozilla Firefox e Safari. Para baixá-los, basta abrir o Edge (sim, você vai precisar dele para isso), pesquisar o nome do navegador que deseja, abrir o site, baixar e instalar.

Mas não basta ter o navegador instalado no seu computador, você vai precisar torná-lo seu navegador padrão, pois se você desinstalar o Edge sendo ele seu navegador padrão, isso pode causar erros. Existem duas maneiras de fazer isso. Primeiro, provavelmente ao abrir o navegador, aparecerá uma mensagem com a opção de torná-lo padrão, neste caso é só confirmar a ação e pronto.

Se nenhuma mensagem aparecer ao abrir o navegador, você vai precisar seguir estes passos:

1- Abra o Painel de Controle (no menu iniciar, ou digite na barra de pesquisa);

-- Publicidade --

2- Selecione a opção “programas”;

Pastas do painel de controle | como excluir o microsoft edge do windows 10
Opção programas no painel de controle

3 – Selecione “programas padrão” e depois “definir os programas padrão”

4 – Baixe a tela até encontrar a opção “navegador da web”, e selecione o navegador que desejar.

Página de aplicativos padrão nas configurações | como excluir o microsoft edge do windows 10
Neste caso, o navegador padrão escolhido foi o Google Chrome

E pronto! Você está pronto para efetivamente desinstalar o Edge.

Excluir o Microsoft Edge do Windows

Ok, mãos a obra! Lembre-se de seguir os passos exatamente como estão, para evitar erros e problemas no seu sistema.

-- Publicidade --

Vamos começar tentando da maneira convencional de desinstalar programas no Windows. Abrindo o painel de controle (só digitar o nome na barra de pesquisa do menu iniciar e abri-lo). Opção “desinstalar um programa”. Encontre o Microsoft Edge na lista, clique nele e..ué

Opções de programas para desinstalar e alterar no painel de controle | como excluir o microsoft edge do windows 10
É, não dá pra desinstalar assim

Exato, o Windows não aponta a opção desinstalar para o Edge. Outra maneira é abrindo as configurações no menu iniciar, indo na opção “aplicativos”, pesquisar “edge” na barra de pesquisa e clicar na opção do programa. Quem sabe você dá sorte e ele te dá a opção de desinstalar direto por ali. É, não funcionou comigo.

Lista de aplicativos nas configurações | como excluir o microsoft edge do windows 10
A opção desinstalar continua indisponível

Bom, se fosse tão simples vocês não precisariam de mim, certo? Mas calma, porque ainda assim é muito fácil. Basta seguir os seguintes passos:

1 – Na barra de pesquisa do menu iniciar, pesquise “prompt de comando”, e abra o programa como administrador (clique com o botão direito do mouse e selecione “executar como administrador”);

Tela inicial do prompt de comando | como excluir o microsoft edge do windows 10
Esse é o prompt de comando

2 – Copie o seguinte código e cole-o no local que o cursor indica: cd %PROGRAMFILES(X86)%\Microsoft\Edge\Application\9*\Installer e aperte “enter”

-- Publicidade --

Atenção: Você vai precisar saber qual a versão do seu Edge ao utilizar o código. Se voltar na imagem acima, do painel de controle, ao clicar no Microsoft Edge ele indica na parte de baixo da tela a “versão do produto”, que, no meu caso é 90.0.818.56, por isso no código está indicado “9*”, se o seu edge for versão 80, você precisará substituir o 9 por “8*”, ou se ainda for a versão 100, substitua por “10*”. Isso é muito importante para que o sistema consiga reconhecer o seu Edge!

Dados citados inseridos no prompt de comando | como excluir o microsoft edge do windows 10
Após digitar o código, ele encontra seu programa no sistema

3- No local indicado pelo cursor, cole o seguinte código: setup –uninstall –force-uninstall –system-level e aperte “enter” novamente.

Dados citados inseridos no prompt de comando | como excluir o microsoft edge do windows 10
Cole o código desta maneira e pressione enter

E pronto! Você desinstalou o Microsoft Edge com sucesso do seu computador!

Mas se você acha que o processo termina por aí, não é bem assim. Porque na próxima atualização ele simplesmente poderá reinstalar o programa no seu computador. É preciso bloquear qualquer atualização do programa para que ele não volte indesejadamente. E para isso você vai precisar mexer no Registro.

Bloqueando as Atualizações do Edge pelo Registro

Atenção! Eu sei que já disse isso mais de uma vez, mas é preciso muito, mas muito cuidado ao mexer no Registro do computador. Um movimento errado e as coisas podem terminar mal. Faça por sua conta e risco! E o passo a passo é o seguinte:

-- Publicidade --

1- Na barra de pesquisa do menu iniciar, digite “regedit” e abra o Editor do Registro;

Tela inicial do editor do registro | como excluir o microsoft edge do windows 10
Este é o editor do registro

2- Lá, você vai seguir o seguinte caminho: HKEY_LOCAL_MACHINE -> SOFTWARE -> Microsoft. Vá clicando nas pastas conforme elas vão aparecendo.

Caminho indicado no editor do registro | como excluir o microsoft edge do windows 10
Esse é o caminho de pastas que você tem que seguir

3- Então, clique com o botão direito do mouse na pasta “Microsoft”, vá até “novo” e “chave” – uma nova pasta será criada;

Criar nova chave no editor do registro | como excluir o microsoft edge do windows 10
Crie uma nova chave na pasta Microsoft

4- Você deve nomear a pasta nova como “EdgeUpdate”;

5- Dentro da pasta nova, você irá clicar mais uma vez com o botão direito do mouse -> novo -> clique em Valor DWORD (32 bits);

-- Publicidade --
Criar novo valor no editor do registro | como excluir o microsoft edge do windows 10
Clique nesta opção

6- Você irá nomear sua nova criação como “DoNotUpdateToEdgeWithChromium”, só copiar e colar daqui;

7- Clique duas vezes no valor criado então, mude os dados de 0 para 1 e clique em OK.

Inserir o número 1 em dados do valor | como excluir o microsoft edge do windows 10
Para finalizar, tudo que você precisa fazer é colocar 1 nos dados do valor

E é isso! Para explicar um pouco, basicamente você está informando ao sistema para não atualizar o Microsoft Edge. Se a qualquer momento você se arrepender da sua escolha, poderá alterar esses dados fazendo o mesmo processo até o valor criado e trocando o 1 por 0 novamente, então o seu Edge voltará a ser atualizado.

Se você não está muito confortável de mexer no Registro do computador (e eu entendo completamente se não estiver, aliás, com razão, não mexa no Registro se não souber exatamente o que está fazendo!!), existe uma outra maneira de bloquear as atualizações do Microsoft Edge, mas você precisará instalar um software.

Bloqueando Atualizações do Edge com Software

O software em questão é o Microsoft Edge Chromium Blocker Toolkit, e foi desenvolvido pela própria Microsoft, para evitar a instalação de atualizações automáticas do Edge no computador, pois até a empresa sabe que tem pessoas que não gostariam de ficar recebendo atualizações do programa, seja por medo de bugs ou qualquer outro motivo.

-- Publicidade --

Você pode baixar o Microsoft Edge Chromium Blocker Toolkit neste link, o download começará automaticamente. Depois de finalizado o download, clique no arquivo, aceite os termos, e abrirá a seguinte janela:

Tela para escolher a pasta para extrair os arquivos do blocker toolkit | como excluir o microsoft edge do windows 10
Aqui você irá escolher a pasta para onde o arquivo será enviado

Clique em “browse” e escolha o local onde você quer salvar o seu software. Como exemplo, eu escolhi salvá-lo diretamente na pasta downloads, em uma pasta que criei anteriormente chamada edge blocker (crie a pasta antes de abrir o aplicativo).

Pasta escolhida para extração dos arquivos do blocker toolkit | como excluir o microsoft edge do windows 10
Uma vez escolhida, a pasta aparece no espaço em branco assim

Aí é só clicar em OK que ele faz a extração dos arquivos. Muito bem, feito isso vamos à segunda parte.

Abra o Prompt de Comando novamente (se lembra como faz? Basta digitar o nome na barra de pesquisa do menu iniciar que ele aparece). Clique com o botão direito e selecione “executar como administrador”. No local que cursor indica, você vai escrever “cd” e colar o caminho onde o Blocker Toolkit foi instalado.

E como eu encontro isso? Simples, abra o explorador de arquivos (se não souber abrí-lo, digite na barra de pesquisa do menu iniciar, ele sempre encontra os programas mais facilmente) e vá até a pasta escolhida para extrair os arquivos do Toolkit. No meu caso, dentro do diretório downloads, em edge blocker:

-- Publicidade --
Visão da pasta criada no explorador de arquivos | como excluir o microsoft edge do windows 10
Exemplo da pasta escolhida por mim

Está vendo esse campo marcado em vermelho? Clique ali e copie o caminho que será apontado. No meu caso, resultou em C:\Users\***\Downloads\edge blocker. Então, cole o caminho após as letras cd digitadas lá no Prompt e aperte enter, vai ficar assim:

Dados inseridos no prompt de comando | como excluir o microsoft edge do windows 10
Pasta selecionada no Prompt de Comando

Aí você irá digitar o seguinte código: EdgeChromium_Blocker.cmd /b. E aperte enter.

Comando inserido no prompt de comando | como excluir o microsoft edge do windows 10
Digite o código e aperte enter

E pronto! Seu sistema não irá mais baixar automaticamente atualizações do Microsoft Edge. Se, em qualquer momento você voltar atrás em sua decisão, não tem problema. Basta seguir o mesmo caminho e no final digitar o comando EdgeChromium_Blocker.cmd /u.

Lembrando que mesmo seguindo estes passos, nada te impedirá de manualmente reinstalar e atualizar o Microsoft Edge se quiser, tornando o ato algo de sua escolha, e não a força, como a Microsoft vem fazendo.

Espero ter ajudado com este guia e resolvido o seu problema com o Microsoft Edge. Se ajudou, deixa um comentário. Se não ajudou, comenta também e vamos tentar te ajudar da melhor maneira!

-- Publicidade --

Avatar of ane caroline medeiros

Jornalista, 26 anos. Ama ler e escrever e sonha um dia poder mudar as pessoas com suas palavras. Isso, claro, com uma música bem legal de BG!