Pesquisar
Close this search box.

Como proteger seus dispositivos contra ameaças digitais?

Aprenda a manter e proteger seus dispositivos contra ameaças digitais com essas dicas de segurança

A cibersegurança se tornou essencial no mundo digital. Com a população cada vez mais conectada, é necessário que os usuários busquem maneiras de proteger seus dispositivos móveis contra ameaças cibernéticas. Segundo a Kaspersky, os ataques online cresceram 23%, em 2021, no Brasil. Esses eventos envolvem inúmeras tentativas de invasão a computadores e aparelhos móveis, por meio de fraudes.

De acordo com o “Panorama de Ameaças 2021”, estudo da empresa de softwares de segurança, ocorreram mais de 481 milhões de tentativas de ataques, entre janeiro e agosto deste ano. Ainda segundo o relatório, o aumento das ameaças é por conta do trabalho remoto, que cresceu muito durante a pandemia, e a utilização de programas piratas. 

Com esse crescimento de ciberataques, é importante que os usuários tomem muito cuidado ao navegar pela internet, para não infectar seus aparelhos com vírus e outros softwares maliciosos. 

Uma das melhores maneiras de se prevenir contra essas ameaças digitais é investindo em um bom software para proteger seus aparelhos. Esses antivírus irão assegurar a sua segurança, mantendo seus dispositivos blindados contra os ataques cibernéticos. 

Além de adquirir um bom antivírus para proteger seus dispositivos, existem alguns hábitos fundamentais para os usuários estarem mais seguros na internet. Foram coletadas algumas dicas do que fazer para proteger seu aparelho contra essas ameaças. Confira.

Leia Também:
Melhor Processador Para Notebooks Gamers
Saiba Como Escolher O Melhor Notebook Gamer
As Melhores Webcams Em 2021
5 Dicas Para Saber Se O Jogo Roda No PC
Melhores Mouses Gamer Com E Sem Fio
Melhores volantes para Simuladores de Corrida
15 Melhores e mais Vendidos Headsets Gamer
Os melhores e mais vendidos Teclados Gamer

Proteger seus dispositivos
Aprenda essas dicas de segurança

Como proteger seu dispositivo contra ameaças cibernéticas

Às vezes, os usuários não podem investir em um software de segurança ou não se sentem seguros para adquirir um antivírus. Se esse é o seu caso, é essencial que siga esses outros cuidados básicos para manter seus dispositivos protegidos contra ciberataques – mesmo sem os antivírus. 

Contudo, é importante entender que os aparelhos nunca estarão 100% seguros, nesse caso. Mesmo que o usuário tome todas as medidas corretas e siga esse passo a passo, é possível que hackers se infiltrem em seus dispositivos e realizem ataques, roubando dados, apagando informações e bloqueando o sistema. Por isso, a melhor opção é unir as dicas com um bom antivírus, para uma dupla proteção.

Mantenha seu software atualizado

Os softwares estão sempre sendo atualizados pelos fabricantes para criar barreiras e desenvolver novas medidas de segurança para proteger os dispositivos. Por isso, é essencial que os usuários mantenham o sistema sempre em dia. Assim, eles estarão com a versão mais nova e segura do programa.

Crie senhas fortes

Muitas vezes, as pessoas optam por criar senhas mais simples e que estejam ligadas a informações pessoais e, isso é um grande erro. A melhor forma de se proteger contra ataques e manter seus dados sempre seguros é escolhendo senhas fortes.

Para isso, a senha não deve conter informações como data de nascimento, nome e outros dados pessoais que sejam fáceis de encontrar. A melhor opção é misturar letras, números e caracteres especiais para desenvolver uma boa combinação ou utilizar um gerenciador de senhas, que criará uma bem diferente.

Desinstale programas que não usa mais

Os hackers podem conseguir o acesso ao seu computador por diversos lugares, como sites, e-mails e softwares. Por isso, sempre que deixar de utilizar um programa, desinstale-o. Quanto mais sistemas disponíveis na sua máquina, mais portas para os cibercriminosos invadirem seu dispositivo. Portanto, delete todos os aplicativos e desative serviços que não são usados, para diminuir as chances de ameaça. 

Cuidado ao fazer download de arquivos

Uma das formas mais fáceis de um vírus entrar na sua máquina é por meio de arquivos baixados. Esses malwares podem estar presentes em diversos downloads, que provêm de e-mails, sites e outros locais da internet. Por isso, é essencial conferir de onde vem esse arquivo que será baixado, se a procedência dele é confiável e se tem .EXE no final do nome. Neste último caso, é necessário que o usuário tenha certeza de que deseja baixar o arquivo, porque pode abrir barreiras para a entrada de hackers. 

Outra coisa é evitar o download de arquivos e programas piratas. Com a pandemia, muitas pessoas passaram a trabalhar com seu computador pessoal em regime de home office. Como nem sempre as empresas fornecem os softwares necessários, muitos colaboradores precisaram pagar pelos serviços ou baixar os arquivos piratas. 

Além de ser crime, esses downloads costumam estar repletos de vírus, que deixam seu computador suscetível a ciberataques. Portanto, os usuários devem evitar o uso desses sistemas piratas.

Proteger seus dispositivos | antivirus, firewall, hacker, pc, segurança, tecnologia | como proteger seus dispositivos contra ameaças digitais? | 308ba273 cyber2 | dicas/guias
Mantenha-se protegido

Aposte na criptografia

Quando se trata de proteger os dados e o computador, uma das melhores opções da cibersegurança é a criptografia. Entretanto, muita gente ainda não sabe o que é criptografia. Essa é uma técnica de codificar imagens, para que outros usuários não consigam ler os seus dados, caso tentem hackear conversas e e-mails. Essa é uma ótima opção para proteger seus dispositivos contra ameaças, já que os criminosos não conseguirão ler as suas informações e roubar seus dados. 

Fique atento com aplicativos

Hoje em dia, existem aplicativos para diversas funcionalidades, que ajudam muito na vida dos usuários. Entretanto, muitos desses programas necessitam de informações pessoais para fazer o cadastro ou pedem a geolocalização durante o uso do app. 

Antes de sair autorizando essas ferramentas, é importante que a pessoa verifique se está baixando o aplicativo oficial. Uma das formas de averiguar isso é checando as avaliações nas lojas de apps – algo fundamental para ampliar a segurança dos aplicativos. Faça uma boa pesquisa sobre aquele sistema, veja se outros usuários reclamaram de alguma questão relacionada à segurança e confira se existem recomendações daquele programa.

É muito importante instalar somente aplicativos de confiança, porque programas sem um bom sistema de segurança podem ser invadidos por hackers. Com isso, esses criminosos terão as suas informações e podem roubá-las, aplicando golpes e ataques cibernéticos. 

Use um firewall

Como as pessoas estão conectadas a todo o momento em qualquer lugar, é importante tomar cuidado com as redes públicas de internet que utilizam e alguns sites que acessam. Para ajudar nisso, uma ótima opção é utilizar um firewall – uma espécie de barreira entre o computador e a internet. Essa proteção irá impedir a entrada de intrusos no seu dispositivo, como hackers e malwares. 

Agora, diga o que achou dessas dicas de segurança e aproveite para ler mais sobre tudo sobre tecnologia no nosso site.

Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5
Quer saber se vale a pena jogar a última obra de Akira Toryama? Então veja nossa analise de Sand Land
Conheça o robusto HD portátil SSD T-FORCE M200
Aprenda como enviar comandos aos personagens do seu jogo com o Signals no Godot
Saiba mais sobre os processos e mecanismos de Renderização no Blender