5 Dicas Infalíveis para saber se o jogo roda no PC

Os lançamentos de jogos estão cada vez mais avançados e cheios de recursos que o seu computador pode não acompanhar, então vamos ajudar a responder a pergunta “como saber se o jogo roda no pc”

Quer você seja um veterano em jogos de PC ou um novato completo, uma das perguntas mais importantes que você se fará a todo momento é: “Como saber se o jogo roda no PC?” Essa é uma das inconveniências do PC Gamer. Enquanto um console sempre atenderá as especificações de um game, os computadores podem, dependendo dos componentes, rodar o jogo com uma qualidade muito superior ao console ou não rodar.

A tendência é que um PC, conforme o tempo passa, fique cada vez mais defasado em relação aos games mais novos, obrigando você a reduzir a qualidade do jogo ou fazer um upgrade do PC, oque, atualmente, está bem complicado, já que o preço das placas de vídeo e outros componentes estão cada vez mais altos. Então, se você quer jogar um jogo lançamento, você terá que escolher bem o que você quer jogar e descobrir se o seu computador é capaz de rodar o jogo.

Há uma tonelada de maneiras de responder a esta pergunta, mas também inúmeras variáveis que podem complicar a resposta no mundo real, graças às complexidades infinitas de variações da construção de um PC e da otimização jogo. Se você quer saber como saber se seu computador pode rodar um jogo que você queira jogar, então, vamos ajudar você a entender algumas formas de descobrir isso, para que, no final, você sempre saiba como descobrir se um jogo funcionará ou não em seu sistema.

Como saber se o jogo roda no pc
Saiba como descobrir se o PC roda antes de fazer isso

FAQ Rápido

Como saber se meu PC roda um jogo?

Conheça as configurações do PC;
Use um Benchmark;
Use o SystemRequirementsLab;
Veja as configurações do jogo na página dele na loja;

Se o jogo não roda, o que posso fazer?

Nem todos os métodos são precisos e, alguns casos, você pode rodar o jogo mesmo que o sistema diga que não. O melhor é testá-lo. Caso não funcione, você pode pedir o reembolso.

-- Publicidade --
Como saber as minhas configurações do PC?

Softwares como o GeForce Experience ou Radeon Software podem indicar as suas configurações;

Como saber se o jogo roda no PC? Conhecendo o PC

Primeiro, você precisa descobrir quais são suas especificações do seu PC. Você não pode saber quais jogos seu PC pode rodar de outra forma. Embora algumas ferramentas detectem automaticamente essas coisas para você, os métodos mais completos e precisos exigem que você conheça as especificações detalhadas do seu sistema. Ferramentas como o Speccy podem fazer isso por você, mas podem não ser tão precisas para PCs que já vem montados da loja e certas GPUs.

Contanto que você esteja usando uma placa de vídeo AMD ou Nvidia, por exemplo, seu software de driver, como o GeForce Experience ou Radeon Software, será capaz de identificar qual placa gráfica está dentro de seu PC. Se você estiver usando gráficos integrados da Intel, pesquise no Google o nome do seu processador Intel e você poderá descobrir. Se estiver usando um desktop ou laptop pré-construído, você desejará encontrar o número exato do modelo em algum lugar do chassi dele para que possa obter especificações detalhadas se alguma das soluções acima falhar. Um outro software que te conta tudo sobre o seu sistema é o Ccleaner.

5 dicas infalíveis para saber se o jogo roda no pc | fbd9597b ccleaner | married games dicas/guias | hardware, nvidia, pc, radeon, software, tecnologia | saber se o jogo roda no pc
Ccleaner

Depois de identificar as especificações exatas do sistema, anote-as ou mantenha-as em um arquivo do Bloco de Notas; afinal, se você precisar consultá-los no futuro, não vai querer repetir tudo isso novamente. Agora, prossiga para a próxima etapa.

Usar o UserBenchmark

O UserBenchmark será uma ferramenta indispensável para comparar a potência do seu próprio sistema com as especificações “recomendadas” e “mínimas” na página de um jogo. Apenas como exemplo, vamos dar uma olhada na página Steam de Devil May Cry 4, e seus requisitos mínimos e recomendados, como exemplo para descobrir se é possível rodar este jogo.

-- Publicidade --
Requisitos mínimos e recomendados
Requisitos mínimos e recomendados

Você pode ter dificuldade em comparar as especificações atuais do seu sistema com as de um jogo para encontrar um nível esperado de desempenho. Frequentemente, você descobrirá que as páginas de requisitos do sistema listarão GPUs e CPUs que estão algumas gerações atrás (observe que a DMC4 recomenda o Windows Vista para um desempenho ideal…), mesmo quando o jogo acaba de ser lançado.

Quanto a coisas como a memória, isso se refere à quantidade de RAM que você tem e é relativamente simples. E para se certificar de que tem espaço suficiente no seu disco rígido, basta abrir o Explorador de Arquivos e clicar em “Este Computador”. Você verá o quanto de espaço há livre em seus discos rígidos aqui.

Usando a ferramenta de comparação de GPU do UserBenchmark, você pode comparar a sua placa com a listada na página para encontrar aproximadamente o nível de desempenho que você pode esperar durante o jogo.

O momento da verdade: Meu computador pode rodá-lo?

Método manual

Este método foi abordado acima, mas essencialmente você desejará encontrar as especificações recomendadas para um jogo. Se o jogo estiver no Steam, tudo o que você precisa fazer é pesquisá-lo e abrir a página do produto. A partir daí, você deve ser capaz de rolar para baixo e encontrar seus resultados com bastante facilidade na seção “Requisitos do sistema”.

Se o jogo não estiver no Steam, você precisará pesquisar um pouco mais… em vez disso, tente pesquisar no Google algo como “requisitos de sistema do título do jogo”. Por exemplo, uma pesquisa no Google por “Requisitos do sistema Overwatch” me leva a esta página da Blizzard! Se quiser economizar um pouco de trabalho, você também pode tentar…

-- Publicidade --

SystemRequirementsLab

O SystemRequirementsLab é uma ferramenta que você pode usar para determinar automaticamente se o seu PC pode rodar um jogo ou não. É um pouco mais aprofundado do que usar páginas de produtos – especialmente aquelas que não são tão específicas quanto deveriam ser – mas não será tão preciso quanto encontrar benchmarks ou contabilizar cenários especiais onde você pode executar um jogo apesar de não cumprir seus requisitos.

Depois de executar a ferramenta uma vez, ela salva as informações do sistema como um cookie em seu navegador. Contanto que você não limpe os dados do seu navegador, você pode voltar ao SystemRequirementsLab e verificar sua compatibilidade com diferentes jogos!

5 dicas infalíveis para saber se o jogo roda no pc | 40fc115a gtav | married games dicas/guias | hardware, nvidia, pc, radeon, software, tecnologia | saber se o jogo roda no pc

Encontre benchmarks que correspondem à sua configuração!

Na real, o melhor método não é usar nenhuma ferramenta ou página de produto.

O melhor método é encontrar benchmarks ou vídeos de pessoas executando o jogo com as mesmas especificações que as suas. Se você possui uma GTX 760, por exemplo, você pode pesquisar, digamos, “GTX 760 PUBG” e procurar um vídeo mostrando de alguém jogando o PUBG com aquela placa de vídeo.

Veja, as páginas dos produtos nem sempre são precisas. Às vezes eles superestimam os requisitos do sistema, ou às vezes (geralmente no caso de títulos mais antigos que ainda estão recebendo atualizações contínuas, como Team Fortress 2) eles os subestimam.

-- Publicidade --

A única maneira de saber, com certeza, se o seu sistema executa um jogo é executando o jogo mesmo. Isso é relativamente fácil com títulos Free-to-Play, mas se um jogo não for grátis, a melhor maneira e mais próxima de descobrir é encontrar um vídeo atualizado de alguém com especificações semelhantes as suas executando aquele jogo!

Abaixo dos requisitos mínimos?

Digamos que você esteja abaixo dos requisitos mínimos na página do produto, ou o SystemRequirementsLab diz isso. A primeira coisa que você vai querer fazer é uma busca estratégica no Google para ver se esse é realmente o caso. No entanto, e se você não conseguir encontrar um benchmark correspondente ou ainda não estiver satisfeito com o desempenho que está vendo?

Bem, você ainda pode ter outras opções. Isso é jogo para PC, e a melhor parte de jogar nessa plataforma é que as opções são infinitas. No caso dos jogos Valve, como Team Fortress 2 e CS: GO, existem inúmeros arquivos de configuração de desempenho que você pode usar para aumentar a velocidade de quadros.

Existem também outras ferramentas que você pode usar para extrair um pouco mais do seu sistema, como o Modo de Jogo do Windows 10 ou o Razer Game Booster. Finalmente, se for apenas um único componente e não for uma grande diferença de desempenho, geralmente não será um problema. Geralmente, a maior preocupação será a placa de vídeo, depois o processador e, possivelmente, a quantidade de RAM que você está usando.

Utilizando o UserBenchmark, você pode ter uma boa ideia de quão grande é a lacuna entre o que você está executando e os componentes recomendados. No entanto, se você ainda é novo no cenário, deve considerar pedir conselhos antes de comprar um jogo que talvez não seja capaz de rodar.

-- Publicidade --

No final, porém, haverá cenários em que você simplesmente não poderá executar um jogo com um nível de desempenho satisfatório. Mais recentemente, alguns títulos modernos podem se recusar completamente a rodar se você tiver menos de 6 GB de RAM em seu sistema, embora estes sejam normalmente poucos por aí.

Se você não consegue executar um jogo e gastou dinheiro de verdade nisso, recomendamos pedir um reembolso. Steam, UPlay, GOG e Origin oferecem reembolso total neste cenário! A maioria dos varejistas tradicionais também oferece isso, mas você precisará guardar o recibo se for devolver o jogo.

Demonstrações e testes

Você também pode jogar uma demo do jogo, mas infelizmente isso se tornou bastante raro nos jogos de PC modernos. (O Steam também oferece testes gratuitos de jogos, então se você estiver interessado, mas não tiver certeza, basta testar.)

Se um jogo no qual você está interessado oferece uma demonstração, porém, seja inteligente e experimente-o antes de comprá-lo! Mesmo com reembolsos em jogo, muitas vezes pode levar dias para recuperar o seu dinheiro em um jogo que não funciona com o seu sistema. Claro, se você se sentir um pouco mais corajoso, você pode procurar o jogo por aí, em sites de “versões não-oficiais” do jogo e baixá-lo para testar. Existem vários problemas nesse método e riscos, mas, fica por sua conta.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a saber se o seu computador pode rodar um jogo. Se você tiver alguma outra dúvida, comente abaixo e nos informe! Faremos o nosso melhor para ajudá-lo. Você também pode aproveitar para ler mais sobre tecnologia e games no nosso site.

-- Publicidade --
Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.