Conheça os 3 melhores celulares de marcas chinesas para jogar

Falar sobre marcas como a Xiaomi, a Huawei e a Realme já não é tão estranho quanto antes para boa parte dos consumidores de aparelhos celulares, isso porque essas empresas ganharam bastante espaço no mercado internacional de eletrônicos portáteis, sobretudo no nicho dos smartphones.

Com um amplo catálogo de produtos, conquistar público através de funcionalidades específicas é cada vez mais comum em empresas de tecnologia: se trata de sair da linha de modelos “genéricos” para desenvolver dispositivos Premium para os seus usuários avançados — é o que acontece com o Xiaomi Mi 11 Ultra, com a melhor câmera da fabricante, ou com o OnePlus Nord N10, de Android puro e desempenho melhorado.

Quando se trata dos gamers, a performance do hardware é uma das principais características para um bom smartphone, sobretudo para suportar o alto consumo de memória e as exigências gráficas do chip de processamento. Criamos esta lista com os 3 melhores celulares chineses para jogos: se este é o seu caso, conheça os aparelhos perfeitos! 

Xiaomi Black Shark 3

Lançado pela marca no ano passado, o Black Shark 3 é um dos melhores smartphones para quem gosta de jogar no celular. O maior destaque deste aparelho fica por conta da sua memória RAM, bastante útil na fluidez das aplicações do smartphone, sem travamentos ou bugs durante as partidas. Os 12 GB devem ser bem suficientes, mesmo para os jogos mais avançados das lojas Android.

Xiaomi black shark 3 - imagem promocional
Xiaomi Black Shark 3 – Imagem promocional

Com uma bateria bem suficiente (4.720mAh), ele pode durar até 5 horas de diversão sem parar. Caso não seja suficiente, o carregamento rápido do aparelho também pode te tirar do “sufoco” quando não tiver carga no dispositivo.

Recursos extras, como os botões esquerdo e direito nas laterais do celular, são ainda mais legais na jogatina, facilitando o desempenho do gamer. Apesar de ser tão bom, a Xiaomi resolveu lançar versões atualizadas do aparelho com memória RAM inferior, como o Black Shark 4 e o 5, ambos com 8 GB.

Xiaomi Poco X3

Apesar de uma câmera surpreendente, o Poco X3 é um dos melhores aparelhos em custo-benefício para jogos digitais. Esta linha da Poco ganhou fama na China e no mundo, e não é sem motivos que ele está na nossa lista. Diferente de boa parte dos aparelhos intermediários de marcas como a Samsung ou Motorola, o Poco X3 tem 6 GB de memória RAM, além do processador Snapdragon 732G, bem suficiente para os principais games disponíveis na sua loja de aplicativos.

Na prática, este modelo ainda se sobressai ao Black Shark 3 no quesito bateria. Os 5.160 mAH são mais que suficientes para pelo menos 8 horas de jogatina sem parar, com bons resultados de vídeo e uma tela acima da média. Enquanto boa parte dos celulares medianos estão abaixo disto, o Poco X3 tem taxa de atualização de 120 Hz, permitindo visualizar inimigos e neutralizá-los com maior rapidez.

Nubia Red Magic 7 Pro

Lançado pela Nubia Technology, o Red Magic 7 Pro também se destaca no mercado de dispositivos eletrônicos portáteis para jogos. O seu maior diferencial também está relacionado à memória RAM, que ainda ultrapassa o que é oferecido pelo Black Shark 3, da Xiaomi. São 16 GB. A capacidade de armazenamento também é bem favorável para os muitos aplicativos: 256 GB.

Nubia red magic 7 pro - imagem promocional
Nubia Red Magic 7 Pro – Imagem promocional

Por ser um lançamento recente da empresa, muitas tecnologias interessantes já estão embutidas neste aparelho: a tela AMOLED, o carregamento rápido, o Bluetooth 5.2 e a comunicação 5G são algumas delas. A sua bateria de 500mAh é muito durável e não vai decepcionar nas partidas.

Por fim, o processador Snapdragon 8 de primeira geração com 3 GHz, bem avaliado na geração de gráficos otimizados, ideal para jogos.

Vale a pena importar um smartphone para jogos?

Agora que você já conhece os modelos mais atrativos da China, pode estar se perguntando se realmente vale a pena adquirir algum aparelho do país, especialmente com os altos preços cobrados por outras marcas, como a Samsung, a Apple e até a Motorola.  

Antes do sucesso que alcançaram, os celulares de fabricantes como a Xiaomi não eram tão bem-vindos no Brasil, sobretudo pelo baixo suporte oferecido pela empresa no país. Além disso, a falta de certificações de qualidade nacionais também impactou na escolha destes dispositivos por parte dos usuários.

Recentemente, vantagens como o baixo preço de venda e a melhora significativa na qualidade dos celulares trouxeram uma nova atmosfera para o nicho, transformando os celulares chineses em sinônimo de ótimo hardware e preço acessível, ultrapassando empresas como a própria Samsung em algumas regiões do mundo.

Agora, com diversas assistências no país, o lançamento da Xiaomi Brasil e a homologação de diversos smartphones chineses pela Anatel, importar um aparelho é tão seguro quanto obtê-lo em lojas nacionais. Se você procura um modelo ideal para jogos, esta é uma boa dica para trocar de celular.

Extra: escolhendo o melhor celular para jogos pesados

Se você é jogador iniciante, certamente tem algumas dúvidas sobre qual aparelho escolher para ter um bom desempenho. Separamos alguns critérios que vão te ajudar na procura pelo celular perfeito para o seu entretenimento.

Características gerais, como uma boa capacidade de memória, armazenamento suficiente e bateria são bem importantes, mas não são únicas. Observar a tecnologia de conectividade oferecida (3G, 4G, 5G…) também impacta diretamente na velocidade dos jogos online, que são a maioria atualmente. Além disso, conhecer um bom processador e ter uma tela satisfatória também é indispensável.

Outro ponto que pode fazer a diferença é o carregamento rápido das baterias, visto que os jogos com gráficos pesados consomem muita energia dos smartphones. 

Por último, observar tecnologias de dissipação do calor pode prolongar a vida útil do seu aparelho, ainda mais com o uso acima da média. O Liquid Cool, do Xiaomi Poco X3 é um exemplo de aparelho com baixa perda energética por superaquecimento.

Conclusão

Com todas as dicas que trouxemos sobre os melhores celulares para jogos, obter o smartphone ideal vai ficar ainda mais fácil e econômico, especialmente com o bom custo-benefício dos aparelhos chineses. Veja qual modelo da nossa lista é o ideal para as suas partidas online.