Como criar o seu site em WordPress

Precisa começar um projeto e quer fazer um site rápido e fácil para isso? Não se preocupe, vamos ajudá-lo a aprender como criar o seu site em WordPress

Como criar o seu site em wordpress | 75b84f7a word2 | married games dicas/guias | desenvolvimento, pc, site, tecnologia | criar o seu site em wordpress

A ideia de criar seu próprio site pode parecer assustadora. Você pode até pensar que essa tarefa é impossível para qualquer pessoa, exceto um desenvolvedor ou uma pessoa com experiência em web design. Pior ainda se o seu projeto depende muito disso e ter um site bonito, rápido e acessível pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio. Sem pressão.

Bem, eu tenho uma boa notícia para você – existe um software que é tão fácil de usar que praticamente qualquer pessoa pode criar um site exclusivo e de aparência profissional para seu negócio, blog ou portfólio. Ele se chama WordPress. Você já deve ter ouvido falar disso antes, não é?

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) que permite hospedar e construir sites. O WordPress contém arquitetura de plugin e um sistema de modelo, para que você possa personalizar qualquer site para se adequar ao seu negócio, blog, portfólio ou loja online.

FAQ Rápido

Como construir um site WordPress

Selecione um plano WordPress (somente WordPress.com).
Configure seu nome de domínio e provedor de hospedagem.
Instale o WordPress.
Escolha o seu tema.
Adicione postagens e páginas ao seu site.
Personalize o seu site.
Instale plugins.
Otimize seu site para aumentar a velocidade da página.
Inspire-se com os exemplos de sites do WordPress.

-- Publicidade --

Qual o melhor domínio?

Existem centenas de provedores para escolher e é necessário que eles atendem aos três requisitos de hospedagem do WordPress:
PHP versão 7.4 ou superior;
MySQL versão 5.6 ou superior OU MariaDB versão 10.1 ou superior;
Suporte HTTPS

Qual diferença entre WordPress.org e WordPress.com?

No WordPress.org você terá que comprar um domínio e gerenciar o seu site com mais liberdade. No WordPress.com você terá domínio grátis e menos responsabilidade, mas não poderá gerenciar alguns aspectos do site.

Mas como criar o seu site em WordPress?

Neste guia, falaremos do processo básico passo a passo de criação de seu próprio site em WordPress, bem como uma lista de dicas e truques para lembrar ao trabalhar com o WordPress. Mas, primeiro, vamos responder à pergunta que a maioria das pessoas tem quando começam a pensar sobre seu novo site WordPress: Qual é a diferença entre WordPress.org e WordPress.com?

WordPress.org x WordPress.com

A diferença entre WordPress.org e WordPress.com tem a ver com quem está realmente hospedando seu site. Qual é a sua empresa de hospedagem.

Você hospeda seu próprio site ou blog no WordPress.org, por meio de um provedor de hospedagem terceirizado. Você também precisa baixar o software WordPress, comprar um nome de domínio em um site de terceiros e gerenciar seu servidor. É uma experiência muito mais prática do que com WordPress.com.

-- Publicidade --

WordPress.com se oferece para hospedar seu site para você. Você também não precisa baixar nenhum software ou gerenciar um servidor. Se você escolher WordPress.com, o URL do seu site será parecido com este: www.meusite.WordPress.com. No entanto, você também tem a opção de atualizar sua conta do WordPress.com e comprar um domínio personalizado de um provedor terceirizado (o que significa que seu URL será parecido com este: www.meusite.com.)

Como escolher entre WordPress.org ou WordPress.com

Você pode estar se perguntando se WordPress.org ou WordPress.com seria uma opção melhor. Vamos revisar mais alguns prós e contras de ambas as opções, para que você possa tomar uma decisão acertada.

WordPress.org é ideal se você deseja total controle sobre a personalização e o controle de seu site. No entanto, há muito mais responsabilidade no gerenciamento de um site WordPress.org. Você deve comprar e configurar seu próprio nome de domínio, fazer upload e instalar plugins e um tema, editar o código do seu site e gerenciar a segurança do seu site. O WordPress.org é gratuito para usar, mas você precisa pagar por tudo o mais que envolve um site e controlar dele e mais poderes sobre ele, mas lembre-se:

Criar o seu site em wordpress

O WordPress.com é preferível se você estiver procurando por uma opção multifuncional que tenha a maior parte do trabalho árduo feito para você pro outras pessoas. Você nunca precisará gerenciar seu servidor, pagar por sua hospedagem ou comprar um domínio. Existem também várias opções de personalização que vêm com um plano do WordPress.com para ajudá-lo a deixar seu site da maneira que você deseja.

WordPress.com tem uma versão gratuita e paga. Se você ficar com a versão gratuita, não poderá fazer upload de nenhum tema ou plugin personalizado e terá um subdomínio do WordPress. No entanto, sempre há a opção de pagar por upgrades premium e outros planos que fornecem ainda mais recursos e controle, bem como a opção de comprar um domínio personalizado por meio de um site de terceiros.

-- Publicidade --

WordPress para iniciantes: como usar o WordPress

Existem várias maneiras de criar o site dos seus sonhos com o WordPress. Os usuários geralmente acham o software fácil de usar, mas começar pode ser compreensivelmente intimidante se você for completamente novo no processo. É por isso que criamos este guia “WordPress para iniciantes”. A seguir, veremos mais de perto como começar a criar seu site.

WordPress é de longe o CMS mais popular hoje. Sua facilidade de uso e versatilidade permitem que a maioria dos usuários e proprietários de empresas criem um site que atenda às suas necessidades. Veja como você pode fazer o mesmo.

1. Selecione um plano WordPress (somente WordPress.com).

Para começar a criar seu site, selecione um plano WordPress. Como dito anteriormente, com WordPress.org você só tem uma opção de plano (gratuito) – mas requer que você compre seu domínio, provedor de hospedagem, plugins, temas e tudo o mais relacionado ao seu site WordPress. Com o WordPress.com, você terá que escolher entre os cinco planos que eles oferecem. As principais diferenças entre esses planos são a taxa mensal, os tipos de personalização do site e o acesso que você obtém às ferramentas de marketing.

2. Configure seu nome de domínio e provedor de hospedagem.

A configuração do seu nome de domínio e a escolha do seu provedor de hospedagem para WordPress normalmente acontecem ao mesmo tempo no processo de criação do site. Antes de falarmos sobre como concluir essas tarefas, vamos discutir a diferença entre seu nome de domínio e provedor de hospedagem.

Pense em seu nome de domínio como seu endereço residencial – é como seus visitantes podem localizar seu site na Internet. Seu nome de domínio será parecido com este: www.example.com.

-- Publicidade --

Seu provedor de hospedagem é como sua casa – é onde os arquivos do seu site são realmente armazenados. Sem um provedor de hospedagem, seu site não teria espaço em um servidor para “viver”. Alguns dos melhores provedores de hospedagem WordPressing incluem WP Engine, Bluehost e Kinsta.

Como escolher provedores de domínio e hospedagem

Novamente, o WordPress.org exige que você crie seu próprio domínio e encontre um provedor de hospedagem de terceiros para o seu site. O WordPress.com permite que você decida se deseja ou não um domínio personalizado, dependendo do plano que você escolher, mas cuida da hospedagem para você.

Seu provedor de hospedagem é importante porque afeta a velocidade, a segurança e a confiabilidade do seu site. Existem centenas de provedores para escolher e é necessário que eles atendem aos três requisitos de hospedagem do WordPress:

  • PHP versão 7.4 ou superior;
  • MySQL versão 5.6 ou superior OU MariaDB versão 10.1 ou superior;
  • Suporte HTTPS

Ao considerar provedores de hospedagem para seu site WordPress, certifique-se de que atendam a todos os critérios acima. Para nomes de domínio, obter um é tão fácil quanto pesquisar e comprar um por meio do registrador de domínio de sua escolha. Se você é novo no WordPress.com, mas já comprou e criou um nome de domínio em outro lugar, não há problema – você terá a opção de transferi-lo ou mapeá-lo para o seu site WordPress.

3. Instale o WordPress.

Se estiver usando um provedor de hospedagem fora do WordPress, você precisará instalar o CMS para conectar seu novo domínio ao seu site. Desta vez, vamos usar GoDaddy como exemplo. (Não se preocupe, não importa o provedor de hospedagem que você escolher, esse processo é semelhante.)

-- Publicidade --
Como criar o seu site em wordpress | e5a8a86a godady1 | married games dicas/guias | desenvolvimento, pc, site, tecnologia | criar o seu site em wordpress

Observação: se você optar por usar um serviço de hospedagem WordPress gerenciado, como WP Engine ou Kinsta, não precisará passar por esse processo, pois esses serviços foram criados especificamente para WordPress e terão o WordPress instalado para você.

Para começar, faça login em sua conta GoDaddy, clique em Hospedagem na Web e em Gerenciar. Você será levado a uma tela com os detalhes de sua conta.

Role para baixo e em Opções e configurações, você verá uma área intitulada Aplicativos populares. Clique no aplicativo WordPress para iniciar a instalação.

Depois de instalar o WordPress, você precisará responder a algumas perguntas sobre o domínio que deseja usar, o diretório onde deseja instalar o WordPress e suas informações de administrador.

Como criar o seu site em wordpress | f3aae972 godady2 | married games dicas/guias | desenvolvimento, pc, site, tecnologia | criar o seu site em wordpress

Após cerca de 24 horas, seu site será instalado em sua conta de hospedagem e GoDaddy enviará a você um e-mail de confirmação.

-- Publicidade --

Agora que você configurou seu domínio e instalou o WordPress, em seguida, você precisará configurar seu “Domínio Principal” no WordPress, para que os visitantes vejam seu site quando pesquisarem seu domínio.

Como criar o seu site em wordpress | c05d0b13 godady4 | married games dicas/guias | desenvolvimento, pc, site, tecnologia | criar o seu site em wordpress

No WordPress, vá para Meu Site e clique em Domínios. Selecione o domínio personalizado que você deseja tornar seu domínio principal.

Como criar o seu site em wordpress | 2892730b godady6 | married games dicas/guias | desenvolvimento, pc, site, tecnologia | criar o seu site em wordpress

4. Escolha o seu tema.

Você pode personalizar seu site WordPress usando muitos temas e modelos do WordPress, cada um dos quais contém uma infinidade de layouts, estilos de formatação, cores, fontes e outras opções visuais.

O WordPress aplica automaticamente um tema padrão que é bem simples. Você pode mantê-lo, mas os visitantes do seu site podem não ficar tão impressionados. Um tema WordPress personalizado, seja pago ou gratuito, fará com que seu site pareça atraente e profissional para seus “clientes em potencial”.

Semelhante à ampla variedade de provedores de hospedagem disponíveis, também existem centenas de temas e modelos para você escolher. Esteja você procurando um tema versátil o suficiente para vários tipos de negócios diferentes ou adequado para seu site de comércio eletrônico, portfólio, blog ou empresa, há um tema que funcionará para suas necessidades específicas. Além de seu tema, você pode personalizar ainda mais suas páginas com uma ferramenta de construção como o Elementor.

-- Publicidade --
Como criar o seu site em wordpress | 57562073 temas | married games dicas/guias | desenvolvimento, pc, site, tecnologia | criar o seu site em wordpress

Para encontrar um tema que funcione melhor para você no WordPress.org, vá para o painel do administrador. Clique em Aparência e depois em Temas. Você será levado a outra tela onde poderá navegar pelos temas disponíveis ou pesquisar um específico que tenha em mente ou que goste.

Depois de encontrar o tema perfeito, basta instalá-lo para começar a personalizar. Cada tema tem diferentes etapas necessárias durante o processo de personalização, portanto, certifique-se de segui-las de perto. Se um tema tem um site (geralmente acessível por meio do tema WordPress e da biblioteca de modelos), verifique a documentação enquanto trabalha no processo de personalização.

5. Adicione postagens e páginas ao seu site.

Quando você adiciona conteúdo ao seu site WordPress, ele geralmente é exibido na forma de postagens e páginas. São as suas notícias, publicações, produtos ou qualquer outra coisa que vocÊ vá colocar no seu site.

Postagens (ou “páginas dinâmicas”) são normalmente usadas para blogs e portfólios porque colocam automaticamente o conteúdo mais recente do site no topo do conteúdo em destaque. Já as Páginas são estáticas – o conteúdo adicionado permanece no mesmo lugar – isso pdoe ser legal caso você tenha em mente vender um produto e quer colocá-lo em evidência.

Postagens e Páginas são os principais tipos de postagens no WordPress. Além disso, existem outros tipos de postagens nativas, bem como tipos de postagem personalizados. Por enquanto, podemos apenas nos limitar a páginas e postagens.

-- Publicidade --

Comece decidindo se você deseja que uma postagem ou página sirva como a página inicial (ou qualquer página) do seu site. Para adicionar uma postagem ao seu site, vá para o painel de administração, clique em Postagens e em Adicionar novo.

Você pode adicionar um título para sua postagem, colocar fotos, alterar o formato e inserir elementos de página por meio de blocos e códigos de acesso. Clique em Salvar rascunho para salvar suas alterações como rascunho ou clique em Publicar para colocar a postagem no ar imediatamente.

Adicionar uma página ao seu site é um processo semelhante. Na sua área de administração, clique em “Pages” e, em seguida, em “Add New.” Primeiro, adicione um título à sua página. Em seguida, você pode inserir fotos, incorporar vídeos e adicionar conteúdo. Siga as mesmas etapas para criar várias páginas para o seu site. Quando terminar, clique em Salvar Rascunho ou Publicar.

6. Personalize o seu site.

Além do tema escolhido, há várias maneiras de personalizar ainda mais o seu site. Vamos revisar algumas opções.

Primeiro, vamos personalizar o título do seu site. No painel de administração, selecione Configurações> Geral. Aqui, adicione o título e o slogan do seu site. Você também pode alternar outras informações básicas do site, como URL, e-mail, fuso horário e muito mais.

-- Publicidade --
Como criar o seu site em wordpress | 1cc61460 setings | married games dicas/guias | desenvolvimento, pc, site, tecnologia | criar o seu site em wordpress

A seguir, vamos personalizar suas seções de leitura. Em Configurações> Leitura, você pode alterar sua página inicial para uma página estática.

Como criar o seu site em wordpress | 52c0f6b8 reading | married games dicas/guias | desenvolvimento, pc, site, tecnologia | criar o seu site em wordpress

Considere isso se você for proprietário de uma empresa que prefere que o conteúdo permaneça em um só lugar em seu site. Considere o uso de uma página dinâmica se você for um blogueiro que prefere que seu conteúdo mais recente apareça no topo de suas páginas. Dessa forma, seus visitantes podem encontrar facilmente suas últimas postagens.

A barra de navegação também é personalizável. Isso permite que seus visitantes encontrem facilmente informações em seu site. Adicione uma barra de navegação acessando seu painel de administração, clicando em Aparência e depois em Menus.

A partir daqui, você pode determinar como deseja a aparência da sua barra, quantas páginas deseja incluir, o que deseja intitular essas páginas e em que ordem deseja que sejam listadas. Claro, isso é apenas uma fração do que você pode fazer no painel, então é recomendado que você explore bem as suas opções. Conheça tudo, leia toda a documentação que você tenha em mãos até que se sinta seguro com o sistema.

7. Instale os plugins.

Plugins são softwares que adicionam funcionalidade ao seu site WordPress e aprimoram a experiência do usuário. Com mais de 55.000 plugins disponíveis, há opções para quase todos os tipos de site e usuário. Alguns dos plugins mais populares disponíveis incluem:

-- Publicidade --
  • HubSpot WordPress Plugin: Adicione facilmente pop-ups, formulários e bate-papo ao vivo ao seu site WordPress. E como um bônus adicional, emparelhe este plugin, ou outros plugins de CRM, com o seu HubSpot CRM.
  • The Events Calendar: Um calendário de eventos simples que facilita o agendamento de eventos em seu site.
  • Yoast SEO: O plugin para ajudá-lo com SEO na página. Este aplicativo garante que você siga as práticas recomendadas antes de colocar seu site no ar.
  • The SEO Framework: outro plugin que pode ajudá-lo a dominar o SEO em seu site.

Para iniciar a instalação, vá para a seção plugins em seu painel de administração. Isso mostra todos os plugins instalados atualmente em seu site. Dependendo do seu host, você pode ter vários plugins já instalados. Observe que para um plugin funcionar, você deve ativá-lo após a instalação.

Para adicionar um novo plugin, clique em Adicionar novo. Procure o plugin desejado e clique em Instalar agora, aguarde alguns segundos e clique em Ativar.

Como criar o seu site em wordpress | 386b4b89 plugin | married games dicas/guias | desenvolvimento, pc, site, tecnologia | criar o seu site em wordpress

8. Otimize seu site para aumentar a velocidade da página.

O desempenho do site é uma parte crítica da experiência do usuário. Se uma página demorar muito para carregar, seus visitantes irão rapidamente para outro site. Você não quer frustrar os visitantes com velocidades lentas, não é?

Você pode melhorar o desempenho do seu site ativando o cache do navegador. Cache do navegador é o processo de armazenar temporariamente os dados do seu site nos navegadores dos visitantes. Dessa forma, seu conteúdo não precisa ser enviado do servidor web para que apareça no navegador, o que aumenta a velocidade do site. Para habilitar o cache para o seu site, instale e ative um plugin de cache com o processo descrito acima.

Inspire-se com os exemplos de sites do WordPress

Ao começar a personalizar seu site, você pode se sentir intimidado por todas as opções de que dispõe. Em vez de começar do zero, ajuda a buscar inspiração em outros sites WordPress exemplares. Existem por aí vários blogs, sites e outros tipos de páginas que podem lhe dar inspiração para criar o seu site do jeito que você quer.

-- Publicidade --

Agora, fale conosco: Gostou do nosso tutorial para criar um site WordPress gratuitamente? Qual é o melhor servidor de hospedagem na sua opinião? Compartilhe as suas recomendações ou os seus preferidos e aproveite para ler mais sobre Tecnologia no nosso site.

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.