Como limpar mousepad em 2021? Dicas e mais

Uma simples limpeza pode melhorar muito o uso do seu mouse

Seu mousepad melhora a usabilidade do seu mouse, permitindo que ele opere com maior precisão e sem oscilações. Embora alguns mouses não exijam o uso de um mousepad, muitos usuários, como os gamers, continuam a usá-los em suas superfícies lisas, o que lhes dá uma vantagem no jogo. 

Quer você seja um gamer ou não, você deve considerar como limpar mousepad de vez em quando. Conforme os mousepads repousam sobre a superfície de trabalho, eles podem acumular poeira, sujeira e outras partículas.

Se o seu mousepad está realmente mostrando sua idade, talvez seja hora de atualizá-lo. 

Sumário:

-- Publicidade --

Quais os tipos de mousepoad?

Em sua maior parte, os mousepads para jogos são projetados com um material semelhante a tecido. Dito isso, há uma série de variantes diferentes que vão do tecido ao plástico, e quase tudo no meio – incluindo o vidro.

Se você atualmente possui uma das últimas opções, um simples pano úmido ou lenços umedecidos serão mais do que adequados para a tarefa. Dito isso, os mousepads de pano ou tecido exigem um pouco mais de esforço – especialmente se você quiser remover até a última gota de sujeira.

Quando limpar o mousepad?

O ideal é limpar o mouse pad regularmente. Quando você leva em consideração a frequência com que o está usando, como você pode imaginar, sujeira, poeira e bactérias podem começar a se desenvolver nele. É por isso que é importante mantê-lo limpo e higienizado.

A quantidade de vezes recomendada varia. Se você usa muito o PC e o mousepad, será necessário limpá-los com mais frequência do que se você os usar raramente.

Além disso, você precisará levar em consideração os materiais de que o mousepad é feito. Se for feito com borracha ou silicone, você pode, em teoria, limpar depois de cada uso.

-- Publicidade --

O consenso é que você deve limpar bem o mousepad a cada poucas semanas, se for usá-lo com frequência. Se você usar com menos frequência do que isso, uma vez por mês ou uma vez a cada poucos meses deve ser suficiente.

É em grande parte uma questão de iniciativa quando se trata de como limpar mousepad, em vez de um determinado número de vezes que você deve fazer isso.

Como limpar mousepad

Como limpar mousepad
Um mousepad sujo pode dificultar muito seus afazares (Imagem via Denner Perazzo)

Felizmente, para saber como limpar mousepad, você não precisa de nenhuma ferramenta especial ou produtos químicos. Na verdade, você provavelmente já tem tudo de que precisa em casa. As superfícies de mousepads podem ser extremamente delicadas, portanto, é bom evitar colocá-las sob muito estresse. Usar um detergente doméstico comum, junto com um pouco de graxa para as bordas, é uma ótima maneira de limpar o seu mousepad.

O que você precisará:

Então, como limpar mousepad? Veremos isso no próximo tópico, por enquanto, tenha os seguintes itens prontos para limpeza:

  • O mousepad que você deseja limpar
  • De preferência, uma banheira ou área de lavagem grande
  • Sabonete doméstico
  • Um pano ou escova macia (como uma escova de dentes)
  • Água da torneira morna e corrente
  • Toalha grossa

-- Publicidade --

Como limpar mousepad:

Etapa 1: coloque o mousepad em uma superfície plana para limpá-lo.

Etapa 2: umedeça o pano com água morna da torneira e esprema-o para que fique úmido ou coloque o mousepad mergulhado em água morna. Se você estiver usando uma escova macia, molhe os pelos com a água. Cuidado para a água não estar quente demais, pois isso pode deformar a camada de borracha do seu mousepad ou fazer com que ele se rasgue.

Como limpar mousepad

Etapa 3: coloque uma quantidade considerável de detergente neutro (não pode ser alvejante ou amaciante de roupas) em seu pano ou escova.

Como limpar mousepad

Etapa 4: toque o pano ou escova na superfície do mousepad e comece a esfregar com um pequeno movimento circular. Concentre-se nas áreas mais sujas e encardidas que você identificou anteriormente. Você pode se surpreender com a quantidade de poeira e sujeira que sairá. Este processo pode demorar um pouco.

Como limpar mousepad em 2021? Dicas e mais | a4179163 3 | married games dicas/guias, tecnologia | mousepad, periféricos | como limpar mousepad

Etapa 5: quando estiver satisfeito com a limpeza do seu mousepad, passe todo o pano sob água corrente fria da pia para remover qualquer sabão e detritos.

-- Publicidade --

Etapa 6: use uma toalha seca para secar seu mousepad. Se necessário, deixe o mousepad secar ao ar livre por algumas horas antes de usá-lo novamente no computador.

Como limpar mousepad em 2021? Dicas e mais | c73ce75a 4 | married games dicas/guias, tecnologia | mousepad, periféricos | como limpar mousepad

Cuidados ao limpar o mousepad

Ao limpar um mousepad, você pode ficar tentado a tomar alguns atalhos, mas esteja avisado que muitos mousepads podem ser danificados se manuseados de forma muito brusca. Embora possa parecer uma boa ideia no início, não coloque o mousepad na máquina de lavar, lava-louças ou micro-ondas. 

Esses dispositivos podem ser muito agressivos com seu mousepad. Não recomendamos colocar o mousepad na máquina de lavar com muita frequência. Provavelmente, você deve optar por fazer isso se não conseguir limpar o mousepad com as mãos.

Além disso, evite usar uma secadora de roupas, secador de cabelo ou qualquer outra fonte de calor para acelerar o processo de secagem, pois muitos mousepads usam plásticos que podem derreter sob essas circunstâncias.

-- Publicidade --
Como limpar mousepad
Deixe seu mousepad limpo para melhor uso do mouse (Imagem via Denner Perazzo)

Outras dicas

Como deve ser com todos os periféricos, preze por comprar um mousepad de qualidade. Mousepads com qualidade de material ruim ou de baixa qualidade, tendem a não sobreviver a este tipo de processo, se desgastando muito rápido ou deixando de exercer bem sua função.

Para saber a hora de limpar, é só você arranhar o tecido. Se ele riscar muito forte, é sinal que já está na hora da limpeza. Se você tiver um mousepad de borda costurada, é mais fácil ainda, porque você pode esfregar um pouco mais nas pontas. Só cuidado para não esfregar demais e soltar o tecido da borracha.

Alguns fabricantes de mousepad dizem que você pode lavar seu mousepad de pano na máquina, mas não o recomendamos. Essa máquina giratória violenta pode desgastar as bordas do seu mousepad ou danificá-lo de outras maneiras.

Outra forma, também, de ver se seu mousepad está muito sujo, é se você notar que o mouse está travando um pouco mais do que deveria na superfície. O mouse não desliza tanto comparado a quando o mousepad está limpo, prejudicando o uso e, dependendo do sensor do mouse, a sujeira vai atrapalhar muito.

A melhor maneira de remover manchas de um mousepad é colocar uma pequena quantidade de detergente e esfregar levemente com uma escova ou pano. Coloque um pouco de água no tecido e o ensaboe. Isso ajudará a remover as manchas. Lembre-se sempre de enxaguar o mousepad e deixá-lo secar depois de fazer isso.

-- Publicidade --

É mouse importante passar essas informações, porque tem muita gente que acaba deixando o mousepad no sol, limpa de forma e com as ferramentas erradas. Então fique esperto e atento nas maneiras corretas de limpar seu mousepad e aumentar sua vida útil.

Com um pouco de limpeza e um pouco de sorte, seu mousepad deve ficar como um novo. Você pode até aproveitar o benefício adicional de melhor precisão do mouse. No mínimo, saber como limpar mousepad vai melhorar sua higiene e dar uma possível melhorada na sua gameplay.

É fácil limpar um mousepad e os pequenos esforços que você faz realmente fazem uma grande diferença a longo prazo. Seguindo essas etapas, você está literalmente criando uma superfície melhor para o mouse trabalhar. Isso, por sua vez, deve fazer pequenas diferenças em seu desempenho no jogo – com a precisão sendo a principal beneficiada.

Compartilhe com seus amigos essas dicas essenciais. Qualquer dúvida sobre a limpeza de mousepads, sinta-se à vontade para perguntar na seção de comentários abaixo que nós tentaremos lhe ajudar.

Relacionado:

Avatar of denner perazzo

Jornalista, 26 anos. Apaixonado pelo que faço e sobre o que escrevo.