Dicas para se dar bem na Black Friday

Sites enganosos, ofertas boas demais para ser verdade, descontos para quem madruga na porta das lojas? Veja algumas dicas para comprar bem na Black Friday

A Black Friday é o dia de vendas mais competitivo do ano, então faz sentido que também seja um dos dias mais movimentados para fazer compras. Neste ano então, com diversas lojas e vendedores loucos para recuperar o tempo perdido graças a pandemia, veremos uma Black Friday que virá com tudo para atrair o máximo de consumidores possíveis. E existem tantos negócios na Black Friday, horários de vendas especiais, oportunidades relâmpagos, vendas em lojas físicas e digitais com preços diferentes que podem surpreender até mesmo os compradores mais experientes.

Além disso, o dia é um dia de desafio para os caçadores de pechinchas, com um objetivo principal de conseguir grandes descontos em ótimos produtos antes que tudo se esgote. E esses podem ser atraídos para promoções que podem ser uma isca para a chamada “black fraude”. Aquele famoso “tudo pela metade do dobro”.

Com os anos, um verdadeiro “Manual da Black Friday” surgiu online para ajudar os consumidores a escapar dessa prática de algumas lojas, mas nunca é demais relembrá-las. Então, vamos dar algumas dessas dicas, para que você se prepare para quando chegar a data de comprar tudo bem mais barato.

Black friday
Muita gente foi, Pica-Pau

FAQ Rápido

Que dia acontecerá o Black Friday no Brasil?

Em 2021, o evento ocorre no dia 26 de Novembro, última sexta-feira do mês.

O que é a Black Friday?

A Black Friday é uma campanha de vendas que traz descontos relevantes em produtos de todas as categorias, como smartphones, notebooks, eletrodomésticos, TVs, roupas, calçados, livros e muito mais.

-- Publicidade --
As lojas físicas também participam?

Depende do varejista em questão. Alguns optam por não oferecerem descontos. Veja no site ou na loja que você quer saber se o proprietário irá fazer promoção de Black Friday.

Quais são as formas de pagamento?

Isso depende única e exclusivamente da loja que você comprar seu produto.

Confira os anúncios e os aplicativos

Anúncios são a principal fonte de divulgação de ofertas da Black Friday, portanto, fique de olho neles. Isso também o ajudará a organizar o seu dia para maximizar a economia, porque muitas lojas oferecem descontos especiais com horários específicos, como liquidações para madrugadores e arrombadores de portas (oque não é incomum aqui no Brasil).

Muitos aplicativos para Android e iOS são projetados para tornar ainda mais fácil comprar as melhores ofertas na Black Friday. Eles podem ajudá-lo a encontrar o melhor lugar para estacionar no shopping ou até mesmo a melhor rota com menos tráfego para as lojas. Eles o alertarão quando as lojas que você deseja visitar tiverem cupons e ofertas especiais disponíveis e o ajudarão a comparar preços enquanto faz compras.

Alguns desses aplicativos são:

-- Publicidade --

Faça sua pesquisa bem antes da Black Friday

Tire sua pesquisa do caminho o mais rápido possível se você espera conseguir um preço sobre um item caro durante as vendas da Black Friday. Um produto ruim é um negócio ruim, não importa o quão barato seja, e ter conhecimento sobre os itens que deseja comprar antes do dia o ajudará a evitar ser enganado com uma propaganda de negócios duvidosos.

Achou o que estava procurando? Favorite o endereço da loja no seu navegador ou anote bem em algum lugar o site exato que você está navegando. Vai fazer sentido um pouco mais para frente. O Procon tem uma lista de sites que já são conhecidos por serem enganosos.

Compare os preços

Use sites de comparação de preços de compras na Internet como o site oficial da Black Friday para ajudá-lo na comparação de preços de produtos. Compare as “opções” incluídas no produto. Alguns varejistas abaixarão o preço anunciado de um produto reduzido e então cobrar mais de você pelas peças necessárias que farão com que ele funcione conforme o esperado. Um bom exemplo disso são as impressoras de computador de baixo custo que vêm sem o cabo ou a tinta da impressora.

Procure descontos antecipados

Algumas lojas têm promoções especiais para quem chega muito cedo, como os “arrombamento de portas”, e também há promoções do tipo “loucura da meia-noite” ou especiais para os madrugadores. Confira as listas de lojas para ver os horários em que eles podem ter melhores preços e promoções, para não perder uma boa oferta. Além disso, descubra quais lojas estão distribuindo vales-presentes com base em quanto você gasta lá. Esses vale-presentes podem ajudar a fazer uma economia significativa se você fizer muitas compras no mesmo lugar.

Planeje onde você vai comprar

Saber quando as lojas estão tendo suas maiores ofertas e comparar os preços das coisas que você deseja comprar, isso permitirá que você crie uma estratégia de onde comprar primeiro. Priorize as lojas que você não quer perder de jeito nenhum para não ficar sem um bom negócio.

-- Publicidade --

A maioria dos lojistas farão anúncios em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, então segui-los pode te dizer onde e qual lugar está mais barato, quais lojas estão boas promoções e os melhores descontos. Fique de olho nos perfis a serem seguidos e comece desde já a pegar esses anúncios e guardá-los.

A Amazon tem ofertas de verdade todos os dias

Caso vá a Loja, leve os anúncios

Muitas lojas oferecem uma garantia de “preço mais baixo”, mas pode ser necessário comprovar o produto exato que está sendo anunciado por menos. Leve todos os anúncios impressos que você guardou (conforme a dica acima).

A maioria dos varejistas com lojas físicas não atende aos preços da internet, mesmo quando o produto é anunciado no site da mesma empresa, mas não custa tentar. Imprima a página da web que detalha o produto e mostra o preço anunciado. Isso pode lhe dar poder de barganha adicional e levar o vendedor a renunciar a outros encargos, como taxas de montagem.

Caso a compra seja “no site e retirar na loja”, então você pagará o preço da internet. Pelo sim, pelo não, é melhor ter tudo impresso e guardado.

-- Publicidade --

Conheça as políticas da loja

Conhecer a política de devoluções de uma loja pode ajudá-lo a determinar onde comprar. Muitos varejistas podem cobrar uma taxa de devolução para itens caros. Quase todas as principais cadeias de varejo fazem a exigência de recibos para devoluções e trocas, e muitas mantêm um banco de dados de indivíduos que tendem a abusar das políticas de devolução. Se você entrar em uma lista de “abusos”, prepare-se para ter problemas.

Peça “Recibos presente”

Vai comprar algo para dar de presente e foi até a loja física? Veja se eles te dão um “recibo presente”! Geralmente eles incluem uma descrição do item comprado, mas não o valor que você pagou pelo item.

Incluir esses recibos nas caixas de presente facilitará as devoluções, uso da garantia ou trocas que o presenteado possa precisar. Sem o recibo, o item pode ser rejeitado na hora de devolver ou trocar sem o comprovante de compra. Claro, se você não se importa com isso, dê o recibo correto para o presenteado de qualquer forma.

Seu cartão de crédito pode te ajudar

Usar o cartão de crédito pode ser valioso para os consumidores quando eles tem suas contas pagas em dia para a mantenedora. Muitas empresas de cartão de crédito atraem os consumidores com benefícios gratuitos, incluindo garantias gratuitas, proteção de devolução e proteção de preço de venda.

Cobertura da garantia: sua operadora de cartão de crédito pode oferecer para dobrar ou triplicar a garantia do fabricante gratuitamente em um produto que você compra – uma boa opção em vez de comprar um contrato de garantia extendida que custa dinheiro e tem um período de duração mais curto.

-- Publicidade --

Proteção contra devolução: uma empresa de cartão de crédito pode garantir o reembolso de um produto por até 90 dias, enquanto a loja talvez não. Essa opção está se tornando particularmente mais importante à medida que problemas com a entrega ou estoque faltando podem acontecer durante a Black Friday.

Proteção do preço de venda: Algumas empresas de cartão de crédito oferecem essa proteção e reembolsarão da diferença de preço se um produto que você comprar tiver uma redução superior ao preço que você pagou em um determinado período, geralmente 60 dias.

Converse com a operadora do seu cartão e veja quais são as vantagens que eles oferecem para você usar os serviços dele durante esse período em que você está tentado a comprar aquele item que pode ser um pouco mais do que o que você costuma usar normalmente no cartão.

Cuidado com anúncios chamativos
Cuidado com anúncios chamativos

Se estiver muito barato, desconfie

Viu uma TV ou computador de R$ 20 mil reais por R$ 2 mil? Claro que o primeiro impulso para alguém é comprar um item desse imediatamente. Isso pode ser uma benção disfarçada de maldição e te dar uma enorme dor de cabeça (ou nenhuma, depende de você). Não é incomum o caso de erros de digitação de preço durante a troca de ofertas da Black Friday em sites de varejistas e, quando uma oferta dessa aparece, é muito provável que aquele item seja vendido em poucos segundos. Porém, as chances da compra ser cancelada em poucos minutos por que a loja descobriu se tratar de um erro, é enorme!

Então, ficará por sua conta decidir se vai brigar para ter o item pelo preço que pagou ou não. Já houve vários casos assim e, em determinadas situações, a Justiça ficou do lado dos consumidores, obrigando o varejista a entregar os produtos pelo preço errado e, em outras, do lado do varejista que não precisou entregar nada, pois a Justiça entendeu que houve abuso por parte dos consumidores.

-- Publicidade --

Se o caso acontecer com você, ficará por sua conta ir até o fim ou não.

Cuidado com os sites falsos

Esta é uma das formas mais populares de os criminosos tentarem enganar os clientes para que caem nos golpes da Black Friday e da Cyber Monday. Os fraudadores clonarão sites para enganar os consumidores, levando-os a pensar que estão comprando em um site legítimo. O site pode parecer quase idêntico ao site real; no entanto, mudanças sutis podem indicar que nem tudo é o que parece.

Um endereço da web que termina em .com pode ser alterado para .org, as imagens podem ser pixeladas, as funções no site podem não funcionar corretamente e o conteúdo frequentemente estará abaixo do padrão. Sempre vale a pena verificar o endereço de um site para confirmar sua autenticidade.

Use apenas sites seguros

Antes de inserir qualquer informação em um site, você deve sempre verificar se o site é seguro e protegido. A primeira etapa é passar o mouse sobre a URL e verificar a validade do endereço da web. Você deve procurar um símbolo de cadeado na barra de endereço e verificar se o URL começa com ‘https: //’ ou ‘shttp: //’. O ‘S’ indica que o endereço da web foi criptografado e protegido com um certificado SSL. Sem HTTPS, qualquer dado transmitido no site é inseguro e pode ser interceptado por terceiros criminosos.

No entanto, este sistema não é totalmente à prova de falhas. No ano passado, houve um aumento significativo no número de sites de phishing que usam certificados SSL. Os usuários são aconselhados a serem extremamente cautelosos e procurarem mais evidências de que o site é seguro. Você deve verificar a política de privacidade do site, usar uma ferramenta de verificação de segurança do site, como o Google Safe Browsing, ou fazer uma pesquisa WHOIS para ver quem é o proprietário do site.

-- Publicidade --

Lembra o que disse acima sobre favoritar os sites? Então, é por isso aqui! Se você tem o endereço dos itens que quer favoritados e armazenados, é bem difícil que você precise procurar pelo item no Google e arrisque clicar em um site falso.

Outra forma de se garantir é usando um bom VPN

O NordVPN é considerado um dos VPNs de melhor classificação em todo o mundo. Possui mais de 14 milhões de usuários em todo o mundo. O serviço vem com muitos benefícios, como privacidade online avançada e recursos de segurança. Oferece mais de 5.000 servidores em mais de 60 países.

Oferece muitos recursos, como criptografia AES de 256 bits de nível militar e vários protocolos de segurança. Suporta torrent e oferece até servidores P2P dedicados. Enquanto isso, não há limites de largura de banda ou dados que você pode baixar ou fazer upload. Isso, junto com velocidades excelentes, o torna uma VPN perfeita para streaming e jogos.

Dicas para se dar bem na black friday | 62b8801f imagem 2021 10 18 161438 | married games dicas/guias | black friday, fraudes, tecnologia | black friday

APROVEITE A PROMOÇÃO

Assine agora, economize e ganhe
3 meses grátis

Sua enorme rede de servidores permite desbloquear a maioria dos serviços de streaming. Você pode desbloquear Netflix, Disney +, Hulu, BBC iPlayer e muitos outros, de qualquer lugar do mundo. Também permite que você o use até 6 dispositivos ao mesmo tempo com uma única licença. E, como oferece aplicativos para Windows, Mac, Android, iOS e muitos mais, pode ser usado na maioria, senão em todos os seus dispositivos.

-- Publicidade --

A enorme quantidade de publicidade de fim de ano, tanto local quanto online, pode ser confusa e quase paralisante para quem busca ofertas da Black Friday. Maximize os benefícios de ir às lojas em um dia em que há grandes multidões e negócios melhores a cada esquina. Desenvolva um plano e faça algumas pesquisas preliminares. Isso ajudará a garantir que sua Black Friday seja um sucesso de compras.

Deixe nos comentários se você tem mais dicas para a Black Friday e aproveite para ler mais notícias e dicas no nosso site.

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.