10 Dicas e Truques para Dominar Pokémon Go

Seu Celular é o seu ginásio. Treine seus monstrinhos e torne-se o maior Mestre Pokémon que já caminhou pela Terra

Apesar da sua proposta inicial, Pokémon Go é um jogo que evoluiu muito durante o seu tempo de vida, por isso, dominar Pokémon Go se tornou uma tarefa um pouco mais difícil. Começou com apenas a possibilidade de capturar os monstros, chocar ovos, pegar coisas no Poke Stop e, principalmente, muita polêmica e notícias sobre gente se acidentando ou entrando em casas alheias para pegar os monstrinhos e causando problemas. Piadas com a nossa segurança pública também não faltaram.

Mas aí, vieram os ginásios, veio as lutas contra outros treinadores, vieram diversos novos Pokémons e até mesmo os campeonatos. Pokémon Go Evoluiu muito e se tornou um jogo bem mais complexo, quase como as suas contrapartes dos consoles e portáteis. O básico do Pokémon Go ainda é simples e divertido. Você anda, pega Pokémons, coleta o máximo que puder e visita Poke Stops para carregar sua mochila com doces e bolas para ajudar seu treinador ao longo do caminho.

Dominar pokémon go
“Já fazem 89 anos” Créditos: SellicDr

FAQ Rápido

Como ter Pokémons mais fortes?

Evolua o treinador primeiro, não os Pokémons. Até o nível 18 ou 20, você deve evoluir seu treinador e capturar monstrinhos, para depois evoluí-los.

Como pegar um Pokémon mais fácil?

Jogue bolas curvas. Gire a Pokébola antes de lançar, assim ela será lançada com efeito curvo e o treinador ganha mais XP ao capturar o monstrinho.

Quais as vantagens do Pokemon Shiny?

Os Shiny (Brilhante) são apenas efeitos estéticos, com uma coloração diferente.

-- Publicidade --
O que são os Pokémons Sortudos?

Os monstrinhos que tem sorte mais alta tendem a ser mais fortes e que gastam menos para se fortalecer.

Aprenda a Dominar Pokémon Go

Mas quando se trata de dominar o jogo mesmo, há muito mais coisas que você precisa considerar. Caminhadas, incubadoras, batalhas e muito mais. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a se tornar um Mestre Pokémon sem precisar andar pelo mundo por mais de 20 anos, como o Ash.

Choque seus ovos e use as incubadoras com sabedoria

Os ovos que você coleta em Poke Stops ou ganha de presentes irão ajudá-lo a ter alguns Pokémon a mais, bem como ganhar XP e aumentar a quantidade de rare candys, uma vez que você os colocou em uma incubadora e caminhou a distância necessária – 2km, 5km, 7km ou 10km. Todo mundo começa com uma incubadora de uso infinito com o símbolo ∞ aceso, mas às vezes você será recompensado com 3 incubadoras, além de poder comprá-las na loja. Use-os com sabedoria:

  • Não desperdice suas 3 incubadoras, use-as para ovos de 10km
  • Use sua incubadora infinita para aqueles ovos curtos de 2 km
  • Usando essa técnica, você ganha um uso mais eficiente dessas incubadoras. Também esteja atento a eventos especiais onde as distâncias de incubação são reduzidas. De modo geral, os ovos em distâncias maiores têm recompensas maiores.

Ganhe seu XP primeiro e, em seguida, evolua seus Pokémons

A habilidade do seu treinador é ditada pelos níveis de XP que você tem. Você ganha níveis de XP e conforme avança, precisa de mais XP a cada vez que precisa subir de nível. Mas, conforme você faz isso, as recompensas ficam maiores e você evolui e choca Pokémons em um nível mais alto, além de poder subir para níveis mais altos.

Energizar seu Pokémon quando seu nível XP está baixo significa que custará mais doces-raros para fazer isso. Portanto, é melhor salvar seus power-ups de Pokémon até atingir um nível de XP mais alto – como no nível 20.

-- Publicidade --

Para ajudar a ganhar níveis de XP mais rapidamente, tente algumas destas coisas:

  • Use um Lucky Egg quando estiver jogando ativamente;
  • Evolua o Pokémon base com doces gerados a partir de pokémons que você encontra em excesso no jogo – como Pidgey ou Rattata;
  • Pegue tudo;
  • Lute com amigos para ganhar XP ao dominar ginásios

Construa um exército

Existem duas áreas do jogo que registram o Pokémon que você captura:

  • Bolsa: esses são os Pokémon que você realmente tem à sua disposição.
  • Pokedex: mostra todos os Pokémon que você pegou, aqueles que você viu e detalha os caminhos de evolução.

Não há necessidade de carregar todos os tipos de Pokémon como uma coleção crescente em sua bolsa – é para isso que serve a Pokedex.

É melhor manter apenas os Pokémons de que você precisa com você: esse é o seu exército para lutar em batalhas de Ginásio e Raids. Você precisará de versões Pokémons com alta potência de combat. Então é melhor ter uma Blissey poderosa do que carregar um Blissey, um Caterpie, um Metapod, um Kakuna e assim por diante, porque esses Pokémon – uma vez registrados e evoluídos – não farão muito por você e eles já terão sido registrados na pokédex. Então, aprenda as habilidades do seu Pokémon e construa um exército daqueles que lutam bem, como Gengar, Blissey, Vaporeon.

Para completar a pokédex, você também precisará carregar com você aqueles que ainda precisa evoluir e também aqueles que precisam de um item especial para evoluir, como o Onix, se você ainda não tiver o Steelix na pokédex.

-- Publicidade --

Também fique atento para personagens de edições especiais – como o Pikachu sazonais. Estes evoluem para Raichu especiais, por isso vale a pena tê-los e guardá-los, só para poder colocá-los em ginásios para que os outros tenham inveja.

Pikachu luchador vence só pelo estilo
Pikachu Luchador vence só pelo estilo

Não vai usar? Rare Candy

Existe uma opção para transferir Pokémon para o professor, em troca de um Rare Candy por essa variedade de Pokémon. Tendo capturado um Pokémon e ganho o Stardust e Rare Candy que eles tem, você pode transferir Pokémon que não precisa.

Se, por exemplo, você já tem 20 Rattatas, você provavelmente pode trocar alguns por doces para energizar aqueles que lutarão por você como Raticate. Como dissemos acima, você só pode carregar um número finito de Pokémon e quer que todos sejam poderosos, então livre-se desses espécimes mais fracos.

Veja as formas evoluídas

A Pokedex mostra como o Pokémon evolui e vale a pena conferir em que um Pokémon pode evoluir antes de você usar Candy nele para evoluí-lo. Por exemplo, se você tem muitos Pidgy e alguns Pidgeotto, provavelmente não quer gastar Candy transformando Pidgys em mais Pidgeottos: você quer conservá-los até que possa evoluir um Pidgeotto para Pidgeot, porque ele precisa de mais doces para evoluir. É mais útil investir seus doces em conseguir a forma evoluída e forte de um pokémon e levar com você para os ginásios do que criar um número grande de Pokémons de nível baixo/intermediário que será menos útil em batalhas.

Verifique também o caminho de evolução. Muitos Pokémon têm outra forma evoluída que se abre à medida que o jogo se expande. Por exemplo, com a adição da região de Sinnoh, novas versões foram disponibilizadas. Você precisará de uma Pedra Sinnoh para evoluí-los, o que significa que alguns Pokémons que você pensou que estavam acabados agora pode fazer outra coisa, então vale a pena voltar para conferir.

-- Publicidade --

Seu celular não roda Pokémon Go? Aproveite essas promoções de Smartphones da Amazon!

Use seus Ovos da Sorte com sabedoria

Às vezes, você coletará um Lucky Egg. Isso dobrará seu XP ganho por 30 minutos. Não o use aleatoriamente, no entanto, tente usá-lo para maximizar o ganho de Nível de XP para ajudar a aumentar o nível do seu treinador. Isso pode ser, por exemplo, quando você chegar a um lugar novo e movimentado e sabe que vai capturar ou incubar Pokémons, ou onde há muitos ginásios para você batalhar – e vencer. Então, guarde aqueles Lucky Eggs para aquelas sessões épicas de Pokémon Go no centro da cidade para obter o máximo de XP ao utilizá-lo.

Desligue o modo AR

Claro, o modo AR é divertido porque dá um toque de vida real, mas usa mais bateria e torna o jogo mais pesado – também não funciona em alguns telefones com baixa energia. Desligue-o e jogue no mundo do jogo e você descobrirá que é mais fácil capturar Pokémon porque o ambiente é sempre o mesmo. Isso vai economizar bateria também.

Domine os Poke Stops

Quando você visita um Poke Stop e gira o sinal, não precisa tocar em todas as coisas que foram liberadas. Basta clicar no “X” na parte inferior para fechar o Stop e você reivindicará automaticamente suas recompensas. Lembre-se de que se você estiver perto de um PokeStop almoçando ou tomando café, pode visitar esse Stop repetidamente – leva apenas alguns minutos para ficar disponível novamente.

Entre nos Ginásios

Os ginásios são onde reside a verdadeira glória, pois são o caminho para as vitórias. Os ginásios são realmente o objetivo do Pokémon Go. Você luta, vence e assume um ginásio para sua equipe. Você vai querer deixar para trás um Pokémon poderoso para defender aquele Ginásio, pois quanto mais tempo eles ficarem parados no lugar e defendê-lo, mais moedas você ganhará. Quanto mais moedas você ganha, mais coisas você pode comprar.

-- Publicidade --

Você assumirá um Ginásio com a sua equipe e outros membros do seu time que estão “na reserva” poderão ser usados para defendê-las por você. Alguns Pokémon, como a Blissey, são difíceis de derrubar, então, se você quiser mantê-los por um bom tempo, Blissey é um forte candidato a isso.

Mas lembre-se de que em ginásios de alta rotatividade (como nos centros das cidades, parques ou locais de muito movimento) seu Pokémon logo será nocauteado, então não faz sentido usar o seu mais poderoso. Considere também que manter um Pokémon que ficará no seu ginásio, mas não o defende, não ganhará muitas moedas – então aquele ginásio remoto, que ninguém desafia, também não vai gerar tantas moedas quanto você imagina.

Apenas lute em Raid Battles que você pode vencer

Isso pode soar como uma dica covarde, mas não faz sentido lançar seu Squirtle 86CP contra um Kyogre 50000CP. Se você não tiver um Pokémon poderoso suficiente ou uma equipe de amigos com quem lutar, você perderá e terá apenas que reviver o seu Pokémon e tratá-lo com Poções. Portanto, avalie o poder do Pokémon nas Raid Battle antes de começar. Ao lutar contra ginásios, você pode desgastar seus oponentes gradualmente, para que possa enfrentar oponentes que são mais poderosos – você ainda perderá, mas poderá fazer algum progresso.

Novos pokémons chegam ao game todos os dias
Novos pokémons chegam ao game todos os dias

Essas foram nossas dicas para o Pokémon Go. Claro, elas podem não ser úteis em todas as situações e é necessário adaptá-las para a sua realidade e a sua situação naquele momento. Porém, mantenha-as como um “manual base de instruções” pois elas vão te ajudar em boa parte dos casos e dar uam força extra para você evoluir seu nível e se seus pokémons. Diga nos comentários se elas ajudaram você a vencer algumas batalhas. Aproveite também e leia mais sobre Pokémon no nosso site.

-- Publicidade --
Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.