Como fazer o downgrade do WordPress

É possível fazer o downgrade do WordPress e voltar a usar uma versão anterior do sistema no seu site. Veja como restaurar uma versão anterior e o porque é melhor não fazer isso

Como fazer o downgrade do wordpress | 375b051c wordpress dicas para iniciantes | married games dicas/guias | desenvolvimento, pc, site, tecnologia, wordpress | downgrade do wordpress
Em caso de problemas, você pode tentar voltar a versão

As vezes a última versão de um software não é exatamente a melhor. Embora uma das dicas mais essenciais de segurança de qualquer software é mantê-lo sempre atualizado, nem sempre essa é a melhor solução para o seu problema. Não podemos deixar de citar, por exemplo, as várias vezes em que a uma atualização do Windows simplesmente fez o computador parar de funcionar ou, com o lançamento de algo novo e revolucionário, como o Windows 365, ter alguma falha grave de segurança.

E no WordPress não é diferente. Algumas vezes o sistema pode atualizar e não ser compatível com algum plugin essência do seu site, obrigando você a escolher outro plugin ou voltar a versão do WordPress. E se no caso, você escolher voltar a versão do plugin do WordPress para uma versão anterior, vamos falar sobre como fazê-lo. É claro que, antes de qualquer procedimento, é importante fazer um backup do seu site.

Saiba como fazer um backup do seu site com segurança.

O que significa fazer o downgrade do WordPress?

Fazer downgrade do WordPress significa voltar a uma versão mais antiga dos arquivos principais do WordPress. O WordPress lança novas atualizações e correções regularmente para corrigir bugs, vulnerabilidades e adicionar novas funcionalidades. Sendo um software de código aberto, manter o seu WordPress atualizado é uma necessidade e uma preocupação constante. Você pode verificar a lista de todos as novidades das últimas versões diretamente no arquivo de lançamento do WordPress.

-- Publicidade --

Quando devo fazer o downgrade do WordPress?

Você deve fazer o downgrade do WordPress para uma versão anterior se tiver um conflito com um plugin ou tema. De modo geral, o downgrade para uma versão mais antiga não é recomendado, pois isso pode expor seu site a vulnerabilidades conhecidas que foram corrigidas com a versão mais recente de seus arquivos principais do WordPress. No entanto, alguns plugins ou temas podem não ser 100% compatíveis com a nova versão (ainda).

É importante manter-se informado das atualizações e correções do WordPress, caso você opte por fazer um downgrade, para que você possa atualizá-lo assim que ele for compatível com o seu plugin ou tema. Quando isso acontecer, você pode querer considerar o downgrade temporariamente do WordPress para uma versão anterior.

Não é recomendado de forma alguma manter o seu WordPress, seu tema ou plugins desatualizados porque “está funcionando”, porque o trabalho que você terá em atualizar as coisas será muito menor do que o trabalho que você terá para corrigir os problemas que podem acontecer caso o sistema fique desatualizado.

Tem alguma alternativa ao downgrade?

O motivo mais comum pelo qual alguém decide reverter é quando a versão mais recente quebra alguma coisa. No entanto, isso pode ser evitado. Primeiro, certifique-se de que suas atualizações automáticas estejam desligadas. Crie um clone do seu site e carregue-o em um subdomínio. Isso pode ser usado como um ambiente de teste.

Portanto, quando uma nova versão do WordPress for lançada, você pode usar esse clone para instalar a versão mais recente. E se tudo funcionar perfeitamente, você pode deixar a atualização acontecer no seu site. Se não correr bem, você pode tentar solucionar o problema no ambiente de teste, onde não vai bagunçar nada. Isso evita que você tenha que passar por todo o processo de downgrade.

-- Publicidade --

Você também pode reverter plugins e temas

É possível presumir que uma atualização importante quebrou um recurso em seu site, mas é muito mais provável que isso seja por causa de um plugin ou de um tema. Você pode usar outro plugin para reverter plugins e temas para uma versão específica. Na verdade, se você estiver usando uma versão mais antiga do WordPress, pode realmente precisar fazer isso se quiser que um plugin específico funcione.

Novamente, isso não é recomendado. Assim como uma versão do WordPress, isso tornará seu site menos seguro. Uma versão mais antiga de um plugin ou tema fará a mesma coisa. E pode ser ainda mais perigoso.

Você pode precisar fazer o downgrade de sua versão do PHP?

Dependendo de quanto tempo você decidir voltar com sua seleção de versão, pode ser necessário alterar sua versão atual do PHP. A maioria dos hosts da web terá seu servidor instalado com a versão mais recente do PHP, mas eles não são retroativos. Certifique-se de verificar qual versão do PHP é compatível com a versão desejada do WordPress.

Isso definitivamente afetará seus plugins e temas. É por isso que você também pode precisar revertê-los. Se você não fizer isso, há uma forte possibilidade de que nada funcione.

Saiba como atualizar o PHP do seu site WordPress

-- Publicidade --

Como fazer downgrade do WordPress

Existem duas maneiras principais de fazer o downgrade do WordPress para uma versão anterior: manualmente e usando um plugin. Ao fazer o downgrade, é recomendável instalar a segunda versão mais recente do WordPress, desde que funcione bem com seus temas e plugins.

Se você estava usando uma versão muito antiga do WordPress e por isso está fazendo o downgrade não é aconselhável que você tente voltar para a versão que você estava, pois isso pode dar problemas para outros plugins que você possa ter no site e que foram atualizados recentemente, aí, você terá que fazer downgrade não só do seu WordPress como de cada um dos plugins que foram atualizados junto.

Como fazer o downgrade do WordPress manualmente:

A primeira coisa de tudo, como dissemos acima, é fazer o backup do seu site! Para fazer o downgrade do WordPress manualmente:

  • Baixe a versão escolhida do arquivo de versões do WordPress;
  • Acesse seu site via FTP e baixe uma cópia de backup de seu site;
  • Exclua as pastas wp-admin e wp-includes. NÃO EXCLUA O WP-CONTENT;
  • Carregue as pastas wp-admin e wp-includes da versão que você acabou de baixar;

Para uma instalação mais limpa, é recomendado que você também exclua todos os arquivos do WordPress no nível raiz, COM EXCEÇÃO DO WP-CONFIG.PHP. Você também pode considerar a desativação de todos os plugins antes de fazer um downgrade.

Como baixar uma versão mais antiga do WordPress

Para baixar uma versão mais antiga do WordPress, você deverá seguir os seguintes passos:

-- Publicidade --
  • Visite o arquivo de versões do WordPress;
  • Selecione e baixe a versão mais antiga do WordPress que você estava procurando;
  • Como fazer downgrade do WordPress com um plugin

Para fazer o downgrade do WordPress usando um plugin é necessário primeiro baixá-lo. Existe um plugin especifico para isso que pode ajudá-lo na tarefa. Se você não tem conhecimentos técnicos, o melhor a fazer é realmente usar o plugin. No seu administrador do WordPress, passe o mouse sobre ‘Plugins’ e clique em ‘Adicionar novo’:

Downgrade do wordpress
Downgrade WP
  • Pesquise por ‘Downgrade Wp‘;
  • Baixe e ative o plugin;
  • Passe o mouse sobre ‘Configurações’ e clique em ‘Downgrade WP‘;

No campo Versão de destino do WordPress, insira a versão para a qual deseja fazer o downgrade e clique em ‘Salvar alterações’ e, quando solicitado, clique em ‘Atualizar núcleo’. Observe que ao fazer o downgrade do WordPress 5.5 para o WordPress 5.4.2 usando o WP Downgrade, é preciso realizar uma etapa extra para que a versão mais antiga fosse totalmente ativa:

  • Passe o mouse em ‘Painel’ e clique em ‘Atualizações’;
  • Clique em ‘Reinstalar agora’;

Consulte também o Guia do iniciante para reforçar a segurança do WordPress

Restaurar um backup anterior pode resolver

O terceiro método para fazer o downgrade do WordPress para uma versão mais antiga é restaurar um backup anterior. Isso só funcionará se você tiver um backup do seu site. Se não tiver certeza de como fazer isso, dê uma olhada em nosso guia sobre como gerar um backup completo.

Antes de fazer o downgrade do WordPress, você precisa criar um backup do seu site. Desta forma, você poderá restaurar este arquivo de backup quando precisar. Nosso guia acima mostra como fazer um backup seguro e, com tudo isso feito, agora você estará com a versão anterior a última do WordPress e pode usar o seu site normalmente, contudo, é sempre recomendado que você atualize imediatamente a versão do WordPress para a mais atual assim que o problema que o levou a fazer esse downgrade seja resolvido.

-- Publicidade --

Importante: Alguns serviços de hospedagem e servidores podem fazer backups diários do seu site. Por isso, você tem que ver bem o que está restaurando e o que pode perder nesse downgrade. Avalie o trabalho e veja qual a melhor opção para o seu caso.

Se você foi impedido de acessar seu site WordPress, o método manual é o melhor para você. Requer várias etapas e não é tão fácil quanto os outros métodos, mas se você estiver familiarizado com FTP e upload de arquivos, não terá problemas. Por outro lado, o método do plugin é a maneira mais simples de fazer o downgrade do WordPress. Se você tiver acesso ao seu painel do WordPress, basta instalar o plugin WP Downgrade e reverter para uma versão mais estável do WordPress.

Recomendamos uma medida extrema desta apenas em casos onde o site não está funcionando de forma alguma. Fora isso, qualquer outra coisa pode ser substituída ou revista para manter o seu site no ar. Agora, deixe nos comentários qual o método de downgrade você acha mais seguro. Conseguiu fazer com os procedimentos acima? Fale conosco e aproveite para ler mais sobre WordPress no nosso site.

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.