Como emular jogos de PS2 no PC

Veja como emular jogos de PS2 no PC, para você aproveitar os jogos clássicos do PlayStation 2 mais uma vez ( e alguns até em 4K)

Emular jogos de ps2 no pc
emular jogos de PS2 no PC

O PlayStation 2 da Sony é um console que traz muita nostalgia aos jogadores brasileiros. Claro, não pelos motivos mais honestos, mas o Ps2 foi um dos consoles mais vendidos no Brasil e no mundo e, por aqui, ficou muito popular, graças à facilidade de desbloquear o aparelho e comprar diversos DVDs com jogos muito barato em ruas de comércio popular, como a Santa Efigênia em São Paulo.

Mas não só pela pirataria que o console da Sony era amado, várias séries de videogame proeminentes surgiram no PS2, e a plataforma ostentava milhares de jogos em todos os gêneros imagináveis. O PS2 já tem vários anos e já superado por consoles mais novos e mais capazes. No entanto, se você baixar e instalar um emulador PS2, você pode reviver os dias de glória do PlayStation 2.

Neste artigo, mostraremos como jogar os jogos do PlayStation 2 em seu PC, permitindo que você aproveite todos os jogos clássicos do PS2 mais uma vez.

O que é um emulador?

Um emulador emula um software ou hardware. Um emulador de jogos reproduz um console de jogos, permitindo aos usuários jogar de tudo, de um Super Nintendo a um Wii, e tudo mais sem a necessidade do console. E o PlayStation 2 não é exceção. Um emulador pode ler a imagem do disco do jogo usando um software especial que usa o seu computador e um sistema de exibição e armazenamento.

-- Publicidade --

Um emulador geralmente tem vários benefícios em relação aos consoles de jogos clássicos. Por exemplo, muitos emuladores permitem resoluções aprimoradas, sombras e filtros modernos, mods e ajustes de terceiros e muito mais. A extensa funcionalidade de um emulador pode aprimorar jogos mais antigos, já que o emulador também pode fazer uso do potencial de um equipamento de jogo mais moderno.

Jogos de ps2
Jogos de PS2

Para jogar um jogo usando um emulador, você precisa de uma ROM (memória somente leitura ou read-only memory). As ROMs são o equivalente a um cartucho de jogo, compactando todos os dados do jogo em um arquivo legível e utilizável. Uma ROM do PlayStation 2 assume a forma de um ISO, que é uma imagem de disco (o que faz sentido, já que os jogos PS2 eram baseados em disco). O arquivo ISO é uma cópia dos arquivos originais do jogo, embora você possa usar os arquivos ISO por vários outros motivos.

As ROMs, por meio do emulador, permitem aos usuários jogar seus jogos. No entanto, o jogo não apenas “funciona”. O emulador monta o ISO em uma unidade de disco virtual, em um processo conhecido como “montagem”. Depois que o emulador monta o arquivo ISO, ele pode ler os dados do jogo.

Alguns emuladores, incluindo emuladores de PlayStation 2, requerem um arquivo BIOS. Um BIOS é um software de baixo nível que inicia quando você inicializa o computador e geralmente está associado ao PC. O BIOS do PlayStation 2 é ligeiramente diferente daquele usado pelo seu PC e contém informações relacionadas à versão do seu PS2. Por exemplo, habilitar uma versão japonesa do BIOS permitirá que os usuários carreguem jogos PS2 publicados no Japão. Alguns jogos PS2 não serão carregados se a versão do BIOS não corresponder à região correta.

FAQ Rápido

Qual o melhor emulador de PS2?

O PCSX2 é o melhor e mais estável emulador de PS2.

-- Publicidade --
Como configurar a Bios no PCSX2?
Como emular jogos de ps2 no pc | 20d797ff | married games dicas/guias | emuladores, multiplayer, pc, pcsx2, playstation, playstation 2, singleplayer | emular jogos de ps2 no pc

Copie e cole o arquivo Bios no seguinte diretório: C: \ Usuários \ [Nome do usuário] \ Documentos \ PCSX2 \ bios. Depois o emulador reconhecerá o arquivo. Caso não, clique em Refresh List

Onde baixo a Bios d PlayStation?

O único método legal de obter arquivos BIOS é extrair o BIOS do PS2 existente. O programa para fazer isso está localizado no site PCSX2

Qual é o melhor emulador de PS2?

A qualidade de um emulador vem da estabilidade. Nem todos os emuladores são iguais. Alguns permitirão uma jogabilidade mais suave, enquanto outros nem mesmo executarão o jogo que você deseja. A maioria dos emuladores de jogos são projetos pessoais que atraem outros desenvolvedores. Os projetos contam com a contribuição, desenvolvimento e habilidades de programação de voluntários.

Embora existam vários emuladores de PlayStation 2 disponíveis para Windows, macOS e Linux, a opção mais popular é o PCSX2, que é um emulador de PlayStation 2 de código aberto. Você pode executar o PCSX2 no Windows, macOS ou Linux, tornando-o uma opção útil para quase todos os usuários.

A equipe PCSX2 continua trabalhando no emulador, liberando atualizações frequentes que corrigem bugs, fazem ajustes de desempenho e garantem que você possa jogar um jogo PlayStation 2 inteiro e sem falhas. Embora este tutorial use a versão estável mais recente do PCSX2, a página da versão do desenvolvedor apresenta as atualizações mais recentes.

-- Publicidade --

Você também deve ter em mente que a maioria dos emuladores são específicos do console. Você não pode jogar o Super Smash Bros. do GameCube no emulador de PlayStation 2 PCSX2. Surpreendentemente, você PODE usar o PCSX2 para jogar seus jogos antigos do PlayStation 1, embora existam vários emuladores do PlayStation 1 que lidam melhor com o desempenho e a jogabilidade, já que foram feitos pensando naquela versão de console.

Instalar o PCSX2 e emular jogos de PS2 no PC

O tutorial a seguir usa o Windows 10, mas a instalação e configuração do PCSX2 são semelhantes para macOS e Linux. A primeira coisa primeiro: vá para o site PCSX2, baixe e instale a última versão estável do emulador. Assim que o download for concluído, instale o PCSX2.

Tela de instalação
Tela de instalação

Quando você encontrar a tela PCSX2 First Time Configuration, selecione seu idioma e continue. Você encontrará uma janela com vários menus suspensos, como:

First time configuration
First Time Configuration

Estes são plugins de configuração do sistema PCSX2. Ignore isso por enquanto. Mexer nos plugins pode causar problemas de estabilidade e desempenho, a menos que você saiba o que a configuração faz. Ele mostra a ampla gama de opções de personalização disponíveis para PCSX2. Selecione Avançar e continue para a página de configuração do BIOS.

Requisitos de sistema

Requisitos Mínimos

Sistema operacional – Windows 7 ou mais recente (32 ou 64 bits)
– Ubuntu 18.04 / Debian ou mais recente, Arch Linux ou outra distro (32 ou 64 bits)
Processador– Suporta SSE2
– Classificação de desempenho de thread único PassMark próxima ou superior a 1600
– Dois núcleos físicos, com hyperthreading
Placa de Vídeo – Suporte Direct3D10 – Suporte
OpenGL 3.x
– Classificação PassMark G3D Mark em torno de 3000 (GeForce GTX 750)
– Memória de vídeo de 2 GB
Memória RAM 4GB

Nota: O desempenho de thread único recomendado é baseado em jogos moderadamente complexos. Jogos que levaram o hardware PS2 ao seu limite terão dificuldades em CPUs desse nível. Alguns títulos de lançamento e jogos 2D que subutilizaram o hardware PS2 podem ser executados em CPUs avaliadas em 1200.

-- Publicidade --

Requisitos Recomendados

Sistema operacional – Windows 10 (64 bits)
– Ubuntu 19.04 / Debian ou mais recente, Arch Linux ou outra distro (64 bits)
Processador – Suporta AVX2
– Classificação PassMark Single Thread Performance próxima ou superior a 2100
– Quatro núcleos físicos, com ou sem hyperthreading
Placa de Vídeo – Suporte Direct3D11 – Suporte
OpenGL 4.5
– Classificação PassMark G3D Mark em torno de 6000 (GeForce GTX 1050 Ti)
– Memória de vídeo de 4 GB
Memória RAM 8GB

Observação: a GPU recomendada é baseada em requisitos de resolução 3x internos, ~ 1080p. Resoluções mais altas exigirão cartões mais fortes; 6x Interno, resolução ~ 4K exigirá uma classificação PassMark G3D Mark em torno de 12000 (GeForce GTX 1070 Ti). Assim como os requisitos de CPU, isso também depende muito do jogo.

Como configurar o BIOS PCSX2

Agora você precisa configurar o BIOS do seu PlayStation 2 em PCSX2. O arquivo PS2 BIOS determina quais jogos PS2 você pode jogar. Existem várias regiões geográficas, incluindo América do Norte, América Latina, Japão, Europa, África e assim por diante.

Tela de bios
Tela de Bios

Atenção: embora existam arquivos PS2 BIOS online, o único método legal de obter arquivos BIOS é extrair o BIOS do PS2 existente. O programa para fazer isso está localizado no site PCSX2. Use o link por sua própria conta e risco. Os arquivos BIOS para o PS2 variam de região para região, ano a ano, data de fabricação do console, atualizações do console e muito mais. No entanto, você só precisa do BIOS do PS2 para começar.

Depois de extrair seus arquivos PS2 BIOS, copie e cole o arquivo no seguinte diretório: C: \ Usuários \ [Nome do usuário] \ Documentos \ PCSX2 \ bios. Este é o diretório padrão para seus arquivos BIOS. Para alterar este diretório para um de sua escolha, desmarque a opção Usar configuração padrão e selecione seu diretório.

Assim que o arquivo terminar de ser copiado, extraia o conteúdo do arquivo para a pasta BIOS. Clique com o botão direito do mouse no arquivo, selecione seu programa ZIP e extraia. O emulador PCSX2 só reconhecerá arquivos BIOS diretamente na pasta BIOS, não dentro de outra pasta. Certifique-se de copiar o conteúdo de cada arquivo para a pasta raiz do BIOS diretamente. Quando terminar de copiar os arquivos do BIOS, selecione Atualizar lista na janela de configuração do BIOS. Selecione o BIOS do seu PlayStation 2 e, a seguir, selecione Concluir.

-- Publicidade --
Atualizar lista na janela de configuração do bios
Atualizar lista na janela de configuração do BIOS

Como configurar controladores em PCSX2

Antes de iniciar seu jogo PS2 favorito, você deve configurar seu controlador. Vá para Config> Controllers (PAD)> Plugin Settings. Existem três guias de configurações do controlador. A primeira guia, Geral, é uma visão geral das configurações do controlador universal para PCSX2. As outras guias permitem que você altere as entradas do controlador manualmente.

Controles do pcsx2
Controles do PCSX2

O PCSX2 reconhece uma gama decente de controladores automaticamente. Mas, se não for o seu caso e você quiser limpar as entradas do controlador, selecione Pad 1 e, em seguida, Clear All. Você está então livre para mapear o controlador conforme achar necessário.

Como jogar um jogo de PlayStation 2 usando PCSX2

Agora que o PCSX2 está pronto, você pode jogar seus jogos de PS2. As ISOs do PlayStation 2 estão disponíveis gratuitamente online. Cabe a você procurar o seu jogo em um site da sua confiança. Você pode fazer ISOs de seus jogos PS2 antigos da mesma forma que faria com um DVD para o seu computador, mas o arquivo de saída deve ser um ISO, caso contrário, ele não carregará no PCSX2.

Assim que tiver o arquivo ISO do jogo PS2, você pode abri-lo no PCSX2. Vá para CDVD> Iso Selector> Browse e localize seu jogo PS2. Se você tiver uma biblioteca de jogos PS2, é melhor copiá-los todos em um único diretório para fácil acesso. Em seguida, vá para System> Boot CDVD (Full). Seu jogo PS2 deve inicializar, exceto um arquivo ISO corrompido.

Como jogar um jogo PS2 a partir do disco no PCSX2

Você também pode inicializar seus jogos do PlayStation 2 direto do disco no PCSX2. Achei esse método mais instável do que inicializar um arquivo PS2 ISO dentro do PCSX2, mas é uma opção útil.

-- Publicidade --

Primeiro, coloque o disco do jogo PS2 em sua unidade de disco do seu computador. Agora, no PCSX2, vá para Config> Plugin / BIOS Selector e selecione Plugins nas opções. Localize CDVD > Configurar e selecione a letra de unidade correta para sua unidade de disco. Agora, selecione Sistema> Inicializar CDVD (rápido).

Como definir as configurações gráficas do PCSX2

Uma das melhores coisas sobre como inicializar jogos de PS2 em seu PC é a ampla gama de opções gráficas para escolher. Existem vários plugins gráficos PCSX2 de terceiros para escolher, enquanto o plugin GS padrão funciona bem para melhorar a qualidade geral do seu jogo.

Para acessar as opções de plugins do PCSX2, vá para Config> Plugin / BIOS Selector e selecione Plugins nas opções. A página de seleção de componentes permite que você configure cada plugin que o emulador usa. Essas opções de plugin podem parecer opressivas no início, mas são fáceis de configurar e é simples voltar se você não gostar das mudanças.

Com muitos ajustes, você pode até jogar certos jogos de PS2 no PCSX2 em 4K.

A era do PlayStation 2 foi realmente incrível. Os jogos PS2 têm jogabilidade inovadora, histórias envolventes, gráficos impressionantes e até experiências multijogador. Agora seria um excelente momento para revisitar os melhores RPGs de PlayStation 2 já feitos. No entanto, o PS2 não é o único console que vale a pena emular. Existem projetos semelhantes disponíveis para quase todos os principais consoles, exceto para os hardwares mais recentes (por enquanto).

-- Publicidade --

Então, se você curtiu o tutorial e quer mais configurações para emuladores de outros consoles, deixe nos comentários. Comente também qual é o seu jogo preferido da época do PS2. Aproveite para per mais sobre o PlayStation no nosso site.

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.