Pesquisar
Close this search box.

FlyTrap: Aprenda a se proteger do novo malware no Android

Se você tem um celular Android e tem dados importantes em seu smartphone, tenha cuidado! Um novo vírus está rolando por ai chamado de FlyTrap, nome que faz referência a uma planta carnívora apanha moscas. Para quem não sabe quão mal ele pode fazer para seu dispositivo, é capaz de por em risco seus dados pessoais como endereço de IP, e-mails, dados de localização, IDs de Facebook, tokens de login e algumas coisas importantes. Até o momento, ele já infectou pouco mais de 10.000 aparelhos, espalhados em 144 países diferentes. Portanto, tome cuidado!

Flytrap: aprenda a se proteger do novo malware no android
Flytrap: aprenda a se proteger do novo malware no android

O vírus age através de contas de usuário de Facebook e publicam alguns links benignos, tanto por chats de mensagem, quanto por publicações que possuem malwares ainda mais perigosos, como uma espécie de Cavalo de Tróia, segundo uma empresa que trabalha com a segurança cibernética Zimperium. Porém, mesmo assim ainda pode afetar outros aplicativos trazendo propagandas falsas do Netflix, por exemplo.

A origem do FlyTrap ainda é uma incógnita, porém algumas descobertas do Google nos aponta que o malware pode ter começado no Vietnã e distribuídos de diversas maneiras. Após a denúncia da Zimperium, alguns aplicativos considerados maliciosos foram removidos da loja oficial, mas ainda é possível encontrar em lojas paralelas.

[amazon bestseller=”smartphone” grid=”3″ items=”3″ tracking_id=”mg-rafael-20″]

Como se proteger do malware FlyTrap?

Flytrap | android, facebook, internet, malwares, smartphone, tecnologia | flytrap: aprenda a se proteger do novo malware no android | ce944e1e e8cph6iwuaeoqcy | dicas/guias
Zimperium divulgou uma matéria divulgando o alastramento da flytrap

O Google já removeu anúncio maliciosos dentro da Play Store, porém ainda pode ser encontrado através de anúncios em diversos sites e aplicativos. Algumas dicas foram divulgadas para que você mesmo possa se proteger dos males causados pelo vírus. Se seguir corretamente as dicas, você poderá navegar de forma mais segura em seus aplicativos.

Use aplicativos antimalware e antivírus antes de instalar um novo aplicativo;

Nesse caso, um bom antivírus faz toda a diferença para a proteção de seu dispositivo. Há vários muito bons disponíveis na Play Store, e para indicar um, sugiro você tentar o “Segurança da Malwarebytes Antivirus & Anti-Malware“.

  • Deteta ransomware e malware antes de infetarem o Android.
  • Verifica apps quanto a códigos maliciosos, Programas Potencialmente Indesejáveis (PPI) ou adware para manter o Android a funcionar bem.
  • Deteta automaticamente links maliciosos em mensagens de texto recebidas.
  • Deteta links maliciosos em qualquer texto, incluindo e-mails, serviços de messenger como Facebook ou Whatsapp, ou websites, com verificações a pedido.
  • Identifica apps que seguem a localização, monitorizam chamadas ou custam dinheiro extra em taxas escondidas.

Malwarebytes for Android protege automaticamente o dispositivo que mais utiliza de uma lista crescente de ciberameaças avançadas, incluindo malware, ransomware e vigilância não autorizada. Assim, você e o seu Android estão seguros sempre e em toda a parte.

A app que descarregou é segura? Com Malwarebytes for Android nunca terá de se preocupar com eventuais códigos maliciosos ou programas potencialmente indesejáveis associados à app. Tecnologias anti-malware, anti-ransomware e anti-adware detetam programas maliciosos ou desnecessários antes de roubarem a identidade, interceptarem comunicações ou degradarem a experiência móvel. A deteção agressiva de adware e junk apps mantém o Android a funcionar bem.

As apps descarregadas conseguem recolher informação privada do Android. Onde vai. Quem são os seus contactos. Quando faz uma chamada. Malwarebytes for Android identifica atividades de apps e a informação privada acedida. Assim, controla quem sabe e o quê.

Malwarebytes for Android reconhece automaticamente vulnerabilidades de segurança nas definições do dispositivo e recomenda como anulá-las.

Malwarebytes for Android preserva o desempenho do dispositivo adicionando só funções de segurança necessárias. Pode atualizar a base de dados via rede WiFi reduzindo o consumo de dados.

Não faça permissões desnecessárias ao longo da instalação;

Quando você vai instalar um aplicativo pela Google Play Store é normal e recomendado que você aceite as permissões de uso para ter uma experiência melhor do aplicativo. Porém, em algumas situações, algumas das permissões não fazem o menor sentido para o aplicativo durante a instalação, principalmente se for um aplicativo de fora. Nesta parte, tome muito cuidado!

Não faça download de aplicativos desconhecidos, mesmo que seja no Play Store;

Achou um aplicativo suspeito? Não baixe! Mesmo que a Google Play Store seja um serviço altamente confiável, você deve tomar cuidado com alguns aplicativos que podem ter passado pela segurança da Google. Alguns podem não ter sido analisado corretamente e por isso é melhor evitar.

Nunca entregue as informações da sua conta do Facebook; 

Outro ponto importante é que você, nunca, em hipótese alguma entregue suas informações da sua conta do facebook na mãos de outras pessoas. Pode parecer clichê, mas isso ainda ocorre e muito, por isso malwares como FlyTrap estão a solta no mundo da internet.

Só faça login no Facebook e outras redes sociais por meio do aplicativo ou site oficial

Outra dica de extrema importância: Não faça seu login em aplicativos e sites que não são oficiais da rede social. Muita gente costuma usar aplicativos paralelos para ver quem são seus melhores amigos, quem curte mais suas fotos, quem visita seu perfil na rede e entre outros aplicativos perigosos. Preserve seus dados das redes sociais e mantenha-se seguros com eles.

Mais sobre Android

Flytrap | android, facebook, internet, malwares, smartphone, tecnologia | flytrap: aprenda a se proteger do novo malware no android | 226d5a99 venda android chamada | dicas/guias
Flytrap: aprenda a se proteger do novo malware no android

Android é um sistema operacional (SO) baseado no núcleo Linux, desenvolvido por um consórcio de desenvolvedores conhecido como Open Handset Alliance, sendo o principal colaborador o Google. Com uma interface de usuário baseada na manipulação direta, o Android é projetado principalmente para dispositivos móveis com tela sensível ao toque como smartphones e tablets; com interface específica para TV, carros (Android Auto) e relógios inteligentes (Wear OS).

O sistema operacional utiliza-se da tela sensível ao toque para que o usuário possa manipular objetos virtuais, assim como um teclado virtual. Apesar de ser principalmente utilizado em dispositivos com tela sensível ao toque, também é utilizado em consoles de videogames, câmeras digitais, computadores e outros dispositivos eletrônicos.

O Android é o sistema operacional móvel mais utilizado do mundo, e, em 2013, possuía a maior percentagem das vendas mundiais de SO móveis. Dispositivos com o sistema Android vendem mais que eletrônicos com Windows, iOS e macOS combinados, com vendas em 2012, 2013 e 2014 perto da base de computadores do mundo. 

Em 2021, a loja de aplicativos Google Play Store possui mais de 2 milhões de aplicativos disponíveis. Uma pesquisa com programadores entre abril e maio de 2013 revelou que 71% dos programadores para sistemas móveis desenvolviam para o Android. Na conferência anual Google I/O de 2014, a companhia revelou que existem mais de 1 bilhão de usuários Android ativos. Em junho de 2013, este número era de 538 milhões. O maior número de usuários no mundo também reflete no número de ataques de hackers no sistema, com cerca de 5 mil novos malwares sendo criados todos os dias para usuários Android.

O código do sistema operacional é disponibilizado pelo Google sob licença de código aberto, apesar de a maior parte dos dispositivos ser lançada com uma combinação de software livre e software privado. Inicialmente foi desenvolvido pela empresa Android, Inc., a qual o Google dava suporte financeiramente. Foi comprada pela mesma em 2005 e revelado em 2007 junto com a fundação da Open Handset Alliance — consórcio entre empresas de hardware, software e telecomunicações com o intuito de desenvolver a indústria de dispositivos móveis.

FlyTrap: Aprenda a se proteger do novo malware no Android

Via: Zimperium

TEAMGROUP na Computex 2024 apresenta novos produtos com o lema: "Elevate Gaming . Empower AI"
Saiba se vale a pena jogar Fabledom
Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5
Quer saber se vale a pena jogar a última obra de Akira Toryama? Então veja nossa analise de Sand Land