Como alterar a fonte do site no WordPress

Personalizar o seu site é uma parte importante da criação e pode atrair ou espantar seus leitores e clientes. Vamos ensinar como alterar a fonte do site no WordPress

Fonte do site no wordpress
Poder escolher fontes variadas não quer dizer que você deva fazer

A fonte de um site é um detalhe muito importante e pode ser responsável pelo sucesso ou falha do seu site. Acha que não? Pense então em um site de noivas, por exemplo, você vai ver que o logotipo pode ter uma fonte toda cheia de voltar, linhas finas, curvas e qualquer tipo de coisa extra que a deixe com um ar mais clássico. Mas, imagine ler o site todo com essa fonte? Não dá.

Por outro lado, ter todos elementos do seu site com uma fonte padrão, também pode deixá-lo muito sem graça. Um site todo branco com a fonte básica, parecendo um documento de word. Não é interessante também. São dois casos extremos que podem muito bem acontecer e definir se um site será bom ou ruim.

Mas, como mudar a fonte do site? Isso é o que vamos falar nesse tutorial. Você poderá aprender a mudar fonte do seu site, tanto via programar, como alguns bons plugins para fazer esse trabalho. Se você não tem conhecimento de programação, recomendamos o uso dos plugins, afinal, eles já cuidam de toda a parte de código do site e evita que você possa, acidentalmente, mudar algo errado e prejudicar o resto.

FAQ rápido

Você pode conhecer neste artigo o plugins Google Easy Fonts, WP Google Fonts, Use Any Font, MW Font Changer e Tiny MCE AdvancedO que é CSS?

Significa Cascading Style Sheets (CSS) é um código para alterar ou adicionar estilo (por ex. cores, fontes, espaçamento e outros) a um documento na web

-- Publicidade --
Quais plugins posso usar para mudar a fonte do meu tema WordPress?

Você pode conhecer neste artigo o plugins Google Easy Fonts, WP Google Fonts, Use Any Font, MW Font Changer e Tiny MCE Advanced

Posso usar qualquer fonte no meu Tema WordPress?

Sim. Fontes pagas devem ser compradas antes de adicionar ao site.


Onde posso baixar fontes gratuitas?


Alterar a fonte do site no WordPress: Veja como fazer

Quer adicionar algum individualismo ou marca ao seu site WordPress? Uma ótima maneira de fazer isso é alterar as fontes dentro do seu tema. No entanto, nem todos os usuários do WordPress são iguais e tem o mesmo conhecimento. Alterar o tema através do CSS pode ser mais fácil para alguns usuários com conhecimento de programação e fazer isso individualmente através das partes certas do código.

-- Publicidade --

Enquanto alguns usuários que precisam de uma nova fonte podem não se sentir tão confortáveis em mexer com o CSS e o código, e precisarão de uma opção mais direta. Mais “visual” e que possam fazer rapidamente através de um ou dois cliques. Então, neste artigo vamos mostrar várias opções para atualizar e alterar fontes no seu tema WordPress.

Como alterar fontes em temas WordPress

Um designer de tema WordPress pode escolher fontes específicas para áreas específicas de um tema. Para alterar as fontes de um tema WordPress, você precisará identificar no script CSS que está renderizando a fonte para essa área específica (cabeçalho, rodapé, corpo, etc.)

Se você planeja usar uma fonte totalmente nova, precisará fazer uma pré-codificação por meio da regra @font-face. A primeira coisa que você precisa fazer é escolher uma fonte licenciada para uso na web. Em seguida, você precisará fazer upload da fonte escolhida para o servidor. Finalmente, você precisará definir sua família de fontes no topo do style.css. Recomendamos o uso de um tema simples, preferencialmente não no tema do seu próprio site para segurança. Veja um exemplo com a fonte “Museo 300”

@font-face {font-family: Museo300;
src: local(‘Museo300-Regular’),
url(“fonts/Museo300-Regular.ttf”) format(‘truetype’);
font-weight: normal;}

1. Altere a fonte globalmente

Alterar sua fonte globalmente em seu tema é tão simples quanto inserir uma linha de código. Localize no seu editor de temas clicando em ‘Editor’ na guia Aparência. Na parte inferior da página, você encontrará a folha de estilo CSS do tema. É aqui que as fontes são definidas.

Cole esta linha de código no topo de sua folha de estilo:

-- Publicidade --
*{font-family:”Nome da Fonte”}

2. Altere a fonte para áreas temáticas específicas

Na maioria das vezes, você desejará ter fontes diferentes para áreas diferentes em seu site. No entanto, identificar áreas de fontes pode ser uma dor de cabeça porque os temas do WordPress usam fontes de várias maneiras diferentes. Na realidade, as fontes podem ser usadas em qualquer lugar (não que isso seja recomendado, mas você pode).

Na maioria das vezes, uma determinada fonte é encontrada no corpo do site. Esta é uma fonte abrangente e será usada para determinar a origem das fontes no site que não são definidas por uma tag, classe ou div específica.

body {font-family: Verdana, Arial, Helvetica, Futura, sans-serif;
font-size: 1em;
padding:0;
margin:0; }

As fontes no conteúdo da postagem geralmente estão localizadas nas seguintes classes CSS: conteúdo, postagem, entrada e pós-entrada.

Como alterar o tamanho da fonte no WordPress

Além de adicionar uma fonte exclusiva ao seu site WordPress, você precisará ajustar o tamanho da fonte. Existem algumas maneiras de aumentar ou diminuir o tamanho da fonte e a formatação do texto no WordPress. O primeiro método seria ajustar os tamanhos dos cabeçalhos. No modo de editor visual, você pode ver todos os itens disponíveis na guia “Parágrafo”. Você pode ajustar o tamanho da fonte que seu tema usa para parágrafos usando o código CSS, se souber como fazê-lo.

Onde conseguir Fontes para o meu Tema WordPress?

-- Publicidade --

Existem alguns sites onde você pode baixar fontes gratuitas para incluir no site. Alguns plugins já trazem estas fontes diretamente com eles, mas caso você queira baixá-las individualmente, então, recomendamos os seguintes sites:

  • Fontes do Google: O site do Google é o maior repositório de fontes gratuitas. Você pode usá-las também no seu computador, além de incluí-las em seu tema WordPress. Tudo gratuito.
  • Adobe Edge Web Fonts: Um site de fontes gratuitas projetas para serem usadas em produtos da Adobe, mas elas funcionam bem em qualquer site. Também é gratuito.
  • Fonts.com: Aqui você tem algumas opções de fontes pagas. A parte boa é que você poderá ter uma fonte mais “exclusiva” e se diferenciar da sua concorrência.
  • Fontfabric: Aqui é para quem quer realmente se diferenciar e ter algumas fontes exclusivas. As fontes são pagas, mas oferecem algumas coisas que você normalmente não vê por aí.

Plugins de fonte do WordPress

Se você não se considera um especialista em tecnologia, codificação ou simplesmente não quer mexer com o código, usar um plugin para ajustar os estilos de fonte é o caminho certo para você. A realidade é que muitas pessoas recorrem ao WordPress porque a codificação é algo estranho para elas.

Então, da mesma forma que você pode usar um plugin para guiá-lo pelas boas práticas de SEO, você pode querer usar um plugin para ajudá-lo a escolher as fontes certas e definir qual ficará melhor no seu site. Sem contar que é muito mais fácil fazer isso para experimentar os diversos tipos de fontes e decidir qual ficará melhor para você.

Dentro do diretório do plugin, há muitos recursos de fontes gratuitas que podem ajudá-lo a obter o design desejado, então, vamos sugerir alguns que podem ajudá-lo nessa jornada. Lembrando que esses plugis trabalham com fontes gratuitas! Você pode comprar uma fonte da sua escolha e adicioná-la ao seu site também e, em geral, você pode fazer isso através do método descrito acima, mas isso é com você!

Easy Google Fonts

Easy google fonts
Easy Google Fonts

O Google tem uma enorme coleção de fontes e Easy Google Fonts oferece uma maneira simples e fácil de adicionar fontes personalizadas do Google a qualquer tema WordPress sem codificação. Este plugin se integra com o WordPress Customizer para que você possa visualizar as fontes do Google em seu site em tempo real. Você poderá alterar a cor de cada cabeçalho para diferenciá-los. Encontre uma família de fontes que você goste e brinque com diferentes versões dela.

-- Publicidade --

WP Google Fonts

Wp google fonts
WP Google Fonts

Se o plugin acima não for o ideal para você, tente o WP Google Fonts. O plugin WP Google Font torna ainda mais fácil usar o serviço gratuito do Google para adicionar fontes de alta qualidade ao seu site com WordPress. Este plugin não apenas adiciona o código do Google necessário, mas também oferece a possibilidade de atribuir as fontes do Google a elementos CSS específicos do seu site a partir do administrador do WordPress. É uma ótima maneira de incrementar seu site sem ter que ter muita experiência em desenvolvimento ou conhecimento de código.

Use Any Font

Use any font
Use Any Font

Ao contrário das opções acima, com o Use Any Font, você pode usar qualquer fonte que quiser desde que ela esteja no formato correto. Literalmente, qualquer fonte que você encontrar na web, você pode pegá-la e adicioná-la ao seu site.

O plugin se integra ao editor para que você possa destacar qualquer seção que desejar e alterar a fonte ali mesmo. Você não precisa escolher uma fonte mestre para o seu tema, mas pode escolher a que quiser enquanto escreve. Se isso parecer muito trabalhoso, há a opção de atribuir uma fonte para todo o seu site e outra diferentes para cada elemento. O plugin é gratuito e tem mais de 100.000 plugins ativos.

MW Font Changer

Mw font changer
MW Font Changer

MW Font Changer permite aos usuários habilitar uma seleção de fontes relacionadas aos idiomas persa, árabe e latim. Este plugin oferece fontes para mais de 30 idiomas. É uma mão na roda para quem quer fazer um site que converse com outros idiomas, principalmente aqueles baseados em símbolos ou ideogramas, como um site que ensina a escrever em japonês.

Tiny MCE Advanced

Tiny mce advanced
Tiny MCE Advanced

O Tiny MCE Advanced permite adicionar, remover e organizar os botões que são mostrados na barra de ferramentas do Visual Editor. Este plugin permitirá que você adicione, remova e organize os botões que são mostrados na barra de ferramentas do Editor Visual do WordPress nos blocos de Parágrafo ou Parágrafo Clássico no editor de bloco e no editor clássico (quando modificado por um outro plugin). Lá você pode configurar até quatro linhas de botões, incluindo tamanhos de fonte, família de fonte, cores de texto e plano de fundo, tabelas, etc.

-- Publicidade --

Agora, é com você. Se você quer aprender a como montar um site WordPress do começo, nos temos um guia para ajudá-lo a começar, bem como algumas outras dicas. Então, deixe nos comentários o que você achou do nosso tutorial. Tem outras dicas de fontes no WordPress? Aproveite e leia mais sobre tecnologia no nosso site.

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.