Aprenda 3 formas para instalar Mods para Skyrim

Lançado em 2011, o quinto jogo da franquia The Elder Scrolls ainda é um grande sucesso e possui uma das maiores comunidades de mods dos games. Veja onde baixar e como instalar Mods para Skyrim

A aventura do Dragonborn foi lançada em 2011 e foi um sucesso imediato entre todos os fãs do gênero de jogos de RPG. Um enorme Mundo Aberto para ser explorado livremente, seja a pé ou a cavalo ou nas costas de um dragão, infinitas missões, segredos a serem descobertos, plantas a serem coletadas, insetos, monstros, puzzles. Tudo o que os fãs poderiam pedir em um jogo foi atendido pela Bethesda. Incluindo o suporte a mods para Skyrim.

Além disso, a política da empresa de ser favorável as modificações criadas pelos fãs abriu um número ainda maior de possibilidades a serem feitas no mundo de Tamriel. Os jogadores e desenvolvedores se dedicaram anos para criar conteúdos novos e exclusivos para o jogo com base no código principal. Alguns se dedicam tanto que transformam seus mods para Skyrim e um outro jogo.

Mods para skyrim
Armas de osso de dragão são uma criação dos fãs que foi para o jogo oficial

E com isso recebemos grandes modificações como armas e armaduras inéditas novos companheiros para explorarmos o mundo, alguns tão detalhados e vivos que possuem suas próprias vozes, histórias e missões, novas cidades recreações dos jogos antigos, como o projeto Skyblivion que vem sendo desenvolvido há anos e está recriando o quarto jogo da franquia dentro da Engine de Skyrim.

E o melhor de tudo isso é que este trabalho todo está disponível gratuitamente para todos os jogadores que querem aumentar o seu tempo de aventuras no mundo de Skyrim. Esse guia se dedica tanto a versão normal do jogo quanto a versão Legendary já que Ambos são bastante parecidos na questão de modificações. Mas para mods nas versões de console de Skyrim você pode acessar diretamente através do jogo a loja oficial de modificações da Bethesda.

-- Publicidade --

Mods para Skyrim? Que dragão é esse?

O que são mods afinal? A resposta é simples: são modificações criadas por fãs e desenvolvedores autônomos para acrescentar coisas ao jogo. Um fã de um jogo com conhecimentos em programação que modifica os dados do jogo para colocar uma nova funcionalidade, item ou script que não faz parte do código original.

Novas armas, novos monstros, novas quests, companheiros, cidades ou até corrigir bugs, tudo pode ser feito pelos modders, desde incluir uma nova opção de cabelo ou toda uma DLC. Claro, além de saber programar, é necessário saber modelar itens em 3D ou modificar os originais do jogo para conseguir novos resultados. Tudo isso é possível.

A questão é que a comunidade de games da Bethesda não sabe brincar e cria coisas absurdas em seus jogos. Algo que a empresa incentiva muito. Não só em Skyrim você encontrará coisas que são impressionantes, mas até nos jogos mais antigos, como Fallout 3, New Vegas ou Elder Scrolls IV: Oblivion, tem mods muito complexos e que alteram o jogo de forma significativa.

Alguns mods para Skyrim se tornam tão grandes que acabam se tornando jogos independentes, como é o caso de The Forgotten City, que será lançado para PlayStation 5, Xbox Series, PlayStation 4, Xbox One, Switch e PC. Um mod que foi baixado mais de 3 milhões de vezes e evoluiu para um jogo próprio.

Além destes mods que podem incluir novos conteúdos, existem aqueles focados apenas na melhoria do jogo base, como modificações que melhoram os gráficos do jogo, tornando eles verdadeiras obras de arte com gráficos que nem os consoles de última geração são capazes de reproduzir. Essa “desvantagem” dos consoles em relação ao PC foi o que fez as grandes empresas como Sony e Microsoft abrirem as portas para modificações em seus consoles. É algo que está começando aos poucos, principalmente com os games da Bethesda, mas quem sabe no futuro se o PS5 e Xbox Series não estarão permitindo que qualquer jogo seja modificável!

-- Publicidade --

Onde encontrar os melhores mods para Skyrim

A internet você encontrará muitas lojas e sites que oferecem mods para Skyrim porém algumas não são confiáveis e podem instalar vírus ou outros causar problemas no seu jogo e ao seu computador. Portanto, vamos recomendar que somente as que eu conheço e que são confiáveis.

Você também pode encontrar, às vezes, o site do próprio criador do mod que, por algum motivo, não disponibiliza esta sua modificação em outros sites, em geral é porque ele usa o sistema do Patreon para conseguir vender o seu próprio mod, o que dificulta encontrar determinadas modificações na web, mas esses, não são a regra e sim a exceção.

Uma forma fácil de conseguir é ir direto à fonte. O site oficial da Bethesda oferece algumas formas de conseguir mods para seus jogos, sendo a Bethesda.Net e o Creation Club os dois mais conhecidos.

Outra forma de conseguir mods para o Skyrim é através da Oficina da Steam. E por último, você também pode acessar o site mais conhecido da comunidade de jogadores que apreciam mods que é o Nexus. Vamos falar um pouco sobre cada um deles.

A Loja Oficial de mods para Skyrim

Uma das maneiras mais fáceis de acessar os mods de Skyrim, tanto sua versão normal quanto a versão Legendary, é acessar diretamente a loja de mods da Bethesda. Lá são disponibilizados os mods que a própria empresa endossa que recomendam os jogadores. Segundo a empresa, esses mods são testados e não causam conflito com os arquivos do jogo.

-- Publicidade --
Aprenda 3 formas para instalar mods para skyrim | bdbc3ba4 mods | married games dicas/guias | bethesda, elder scrollss v: skyrim, mods em skyrim, nintendo switch, pc, playstation, singleplayer, skyrim, xbox | mods para skyrim
Quer usar uma cadeira como arma?

Além de mods para Skyrim você também encontrará mods para outros jogos da empresa como por exemplo Fallout 4. Essas modificações podem ser baixadas gratuitamente ou adquiridas através de pontos especiais da Bethesda. Lá você também pode conseguir mods para PlayStation e Xbox.

É a forma mais fácil de se incluir mods no seu jogo, sem ter que se preocupar com modificações extremas no código do Skyrim, riscos de bugs ou ainda ter que instalar outro software para gerenciar essas modificações.

Para acessar a loja, basta ir em Bethesda.Net ou ao Creation Club. O Bethesda.Net você pode baixar os mods gratuitamente e no Creation Club é onde você encontrará os mods que a Bethesda suporta e custam pontos de créditos que podem ser adquiridos com dinheiro real vendido na PSN, Xbox Live e Steam.

Como Fazer os Downloads

  • Passo 1: Vá ao site oficial da Bethesda e crie uma conta Bethesda.net. Você terá que validar ela no seu e-mail. Como alternativa, você pode conectar-se pelo Facebook.
Aprenda 3 formas para instalar mods para skyrim | 477d7272 bethesdasite | married games dicas/guias | bethesda, elder scrollss v: skyrim, mods em skyrim, nintendo switch, pc, playstation, singleplayer, skyrim, xbox | mods para skyrim
Basta inscrever-se ou logar com o Facebook
  • Passo 2: Selecione a opção Mods no menu principal do game. Lá você deve conectar com a sua conta Bethesda, usando o mesmo usuário e senha.
Aprenda 3 formas para instalar mods para skyrim | 00f504ef image | married games dicas/guias | bethesda, elder scrollss v: skyrim, mods em skyrim, nintendo switch, pc, playstation, singleplayer, skyrim, xbox | mods para skyrim
Acesse a opção Mod no menu inicial
  • Passo 3: Veja o catálogo de mods para Skyrim, usando os filtros para orientar a sua escolha, adicionando eles a sua biblioteca. E faça o download dos mods que quiser e, quando você abrir o jogo e conectar sua conta, o jogo começará a baixar os mods automaticamente.
Aprenda 3 formas para instalar mods para skyrim | 1d07aeb2 biblioteca | married games dicas/guias | bethesda, elder scrollss v: skyrim, mods em skyrim, nintendo switch, pc, playstation, singleplayer, skyrim, xbox | mods para skyrim
Biblioteca dentro do game

Oficina da Steam

A Oficina da Steam foi a primeira loja a oferecer as modificações do jogo e é uma das mais fáceis de se acessar e instalar os seus mods. Basta escolher qual é o mod que você quer e em poucos segundos ele é instalado diretamente no jogo sem a necessidade de você fazer nada.

Contudo esta opção está disponível apenas para a primeira versão do Skyrim, não sendo possível instalar mods na versão Legendary através da oficina, que foi substituída pelo Creation Club. Aqui você encontrará armas, armaduras, companheiros e algumas outras modificações mais simples.

-- Publicidade --

Outro detalhe é que alguns mods não podem ser encontrados na oficina devido às restrições da Steam. Então dependendo do que você está procurando é melhor começar a escolher a internet.

Um dos detalhes interessantes sobre a Oficina da Steam foi a polêmica que a Valve criou ao cobrar para o download de modificações. Segundo a empresa eles queriam dar a oportunidade para que esses desenvolvedores pudessem trabalhar em suas modificações em tempo integral, porém Ficou claro que haviam vários problemas neste modelo de negócio.

Inicialmente, a divisão dos lucros era injusta para os criadores sendo que 25% ficava para o desenvolvedor da modificação e o resto era dividido entre a Valve e a Bethesda. Outro problema foi a distribuição de mods por parte de pessoas que não eram os seus criadores. Era muito fácil para qualquer um simplesmente disponibilizar o download de um mod que baixou em outro site e cobrar por isso. Tantos problemas fizeram Valve voltar atrás em sua decisão e distribuir novamente os mods gratuitamente.

Como Fazer os Downloads

  • Passo 1: Vá na sua página de Skyrim na Steam e clique em Oficina:
Aprenda 3 formas para instalar mods para skyrim | 3150eb52 image | married games dicas/guias | bethesda, elder scrollss v: skyrim, mods em skyrim, nintendo switch, pc, playstation, singleplayer, skyrim, xbox | mods para skyrim
  • Passo 2: Usando as listas de seleção de mods para Skyrim e filtros, você poderá escolher qual quer baixar;
  • Passo 3: Clique em Inscrever-se. Ao abrir o jogo o download começará automaticamente;
Aprenda 3 formas para instalar mods para skyrim | f1bb3ab2 image | married games dicas/guias | bethesda, elder scrollss v: skyrim, mods em skyrim, nintendo switch, pc, playstation, singleplayer, skyrim, xbox | mods para skyrim

Nexus Mods

No Nexus Mods você encontrará as principais e mais famosas modificações do Skyrim, como por exemplo, o Skyblivion, Faalskar, SKSE, Enderal e outros mods que são tão grandes quanto DLC e adicionam horas e horas de conteúdo ao jogo. Há uma infinidade de armas, espadas, armaduras, modificações para a UI, correções de bugs, patchs e outros objetos como decorações, casas, castelos, companheiros, animais, montarias, dragões e todo tipo de coisa que você possa imaginar.

Aqui você também tem um modo fácil de instalar que é através do Vortex, o novo software de gerenciamento da comunidade. Esse software gerenciará todas as instalações de modificações tanto para Skyrim quanto para outros jogos como por exemplo Dragon Age, The Witcher, Fallout, e tantos outros. Com o software e escolhendo a opção de baixar através do Vortex, a modificação será automaticamente instalada no jogo.

-- Publicidade --

Ainda a opção de importação manual do mod, inclusive alguns mods não podem ser instalados através do Vortex, pois necessitam de outras modificações complementares, softwares de terceiros ou até a instalação em outras pastas do jogo. Porém os desenvolvedores deixam bem claro na descrição do mod e quais são os passos que são feitos para que os mods sejam instalados.

O ponto contra deste modo é que caso seja necessário suporte técnico da Bethesda eles pedem para que você desinstale qualquer tipo de modo que você tenha. Alguns mods também podem causar conflito com outras modificações e podem dar problema no seu jogo, mas tudo isso também é explicado na descrição das modificações e fica por conta do jogador fazer a instalação ou não.

Ainda vale destacar que o site Nexus já teve problemas com vazamentos de senhas, o que obrigou os jogadores a trocarem rapidamente seus logins. Claro, é uma dica básica de segurança não repetir senhas, mas vale o aviso. Além disso, o antigo software deles, o Nexus Mod Manager já não é mais suportado.

Como Fazer os Downloads

  • Passo 1: Acesse o site Nexus Mods e faça a sua conta. O site oferece uma opção paga Premium que oferece prioridade nos downloads entre outras vantagens;
  • Passo 2: Baixe o Vortex, o gerenciador de mods e conecte-se com a sua conta Nexus;
Aprenda 3 formas para instalar mods para skyrim | 412767ff imagem 2021 04 06 131435 | married games dicas/guias | bethesda, elder scrollss v: skyrim, mods em skyrim, nintendo switch, pc, playstation, singleplayer, skyrim, xbox | mods para skyrim
O Vortex
  • Passo 3: Vá ao site e escolha o seu mod. Clique na opção “Vortex” e o download começará automaticamente no aplicativo e será instalado automaticamente no jogo;
Aprenda 3 formas para instalar mods para skyrim | 824614b5 imagem 2021 04 06 131506 | married games dicas/guias | bethesda, elder scrollss v: skyrim, mods em skyrim, nintendo switch, pc, playstation, singleplayer, skyrim, xbox | mods para skyrim
Escolha o mod e a forma de download, mas leia a descrição com atenção
  • Alternativa: Caso você não queira instalar o Vortex, você pode instalar os mods manualmente seguindo as instruções descritas no próprio arquivo. Alguns mods podem não ser compatíveis com Vortex e/ou depende de outros mods. Portanto, veja os requerimentos de instalação antes de incluir os mods.
Aprenda 3 formas para instalar mods para skyrim | 7cb6ca30 image | married games dicas/guias | bethesda, elder scrollss v: skyrim, mods em skyrim, nintendo switch, pc, playstation, singleplayer, skyrim, xbox | mods para skyrim
Instruções para instalação manual

Menção “Honrosa”

Além destes sites, vale mencionar o Lovers Lab, um site que também oferece o download de mods para vários jogos, como Skyrim, Fallout, The Sims e Dead or Alive, mas focado exclusivamente em conteúdo adulto.

Sim, aqui você encontrará mods mais “picantes” para o seu jogo e não há problemas com vírus ou outros coisas similares (não mais do que o que você pode ter normalmente em outros sites). São apenas um grupo de desenvolvedores mais “focados” em um assunto. Lá você encontrará armaduras mais “reveladoras” ou, às vezes, armadura nenhuma, modificações de tamanhos de determinadas partes da anatomia dos personagens de Skyrim e outras coisas mais “esquisitas”.

-- Publicidade --

Claro, não precisamos dizer que você só deve entrar lá caso seja maior de 18 anos e que, uma vez lá dentro, você está sua conta e risco, pois algumas coisas uma vez vistas não podem ser “desvistas”.

Aprenda 3 formas para instalar mods para skyrim | a565ab47 imagem 2021 04 06 131128 | married games dicas/guias | bethesda, elder scrollss v: skyrim, mods em skyrim, nintendo switch, pc, playstation, singleplayer, skyrim, xbox | mods para skyrim
Hey, you… finally awake, onii-san!

11 anos e ainda há muito por descobrir

The Elder Scrolls V: Skyrim é o quinto jogo da franquia e, apesar de seu sucessor estar a caminho e a empresa ter lançado um MMORPG, The Elder Scrolls Online, Skyrim ainda conta com uma enorme base de fãs e ainda conta com mais de 20.000 jogadores online diariamente, sendo um dos 100 mais jogados de acordo com a Steam.

Um antigo mal despertou nas terras geladas de Skyrim, Alduin – O Devorador de Mundos, e com ele o único salvador de todo o mundo. Seja o Dragonborn, um descendente dos lendários dragões, capaz de usar sua voz como arma, proferindo palavras de poder e absorvendo a alma de seus inimigos derrotados, para salvar todo o mundo de Tamriel da ameaça do dragão sombrio.

Porém, sua missão não será fácil, pois além do monstro, uma guerra civil explodiu na região, entre os separatistas Stormcloaks, que desejam que Skyrim volte a ser uma terra independente do Império, os Soldados Imperiais, que querem derrotar os Stormcloacks e garantir que o continente permaneça unificado e os elfos do Aldmeri Dominion, que derrotaram o Império em uma guerra e agora planejam conquistar cada uma das regiões.

Além do jogo base, o game contou com três DLCs, sendo elas:

-- Publicidade --
  • Heartfire: Adicionou a possibilidade de construir casas em terrenos dentro dos reinos de Skyrim e a adoção de crianças, além de novos materiais e receitas para a criação de itens e consumíveis no game.
  • Dragonborn: Essa DLC trouxe uma nova campanha onde enfrentamos o primeiro dragonborn da história, Miraak, que se aliou ao deus maligno Hermaeus Mora. Sua jornada levará você até o reino do príncipe deadrico para descobrir como impedir a ressurreição de Miraak no mundo e impedi-lo de retomar seus planos de conquista.
  • Dawnguard: Esta trazia uma nova história focada em um antigo clã de vampiros que deseja transformar o mundo em uma noite eterna. Para combatê-lo, uma antiga organização de caçadores de vampiros se reestabeleceu e agora cabe ao dragonborn escolher a qual lado irá se juntar e como isso poderá mudar o destino do mundo. Essa DLC introduz a personagem Serana, uma das mais queridas do público por sua inteligência artificial aprimorada e personalidade.
Análise: skyrim: dragonborn - wasd
Miraak, o primeiro dragonborn

The Elder Scrolls V: Skyrim está disponível para PC, PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e até em versão VR.

E você tem quantas horas de Skyrim? Conhece alguns mods para Skyrim que sejam legais para indicar? Jogou algum desses DLC criados pelos jogadores? Então compartilhe com a gente nos comentários. E aproveite para ler mais sobre a Bethesda no nosso site.

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.