Os 15 Melhores Jogos para Jogar com as Crianças

Que tal algumas sugestões de jogos para jogar com as crianças? Às vezes pode ser difícil pensar em maneiras de fazer com que seus filhos não fiquem entediados, principalmente nesse período de pandemia, onde passamos muito tempo em casa e, se tudo der certo, está perto de acabar. Por isso, separamos aqui os melhores jogos infantis, alguns grátis, outros não, para que você possa entreter as crianças tanto no celular, PC ou em consoles. Claro, não é só elas que vão se divertir já eles que também podem divertir a família toda, pois boa parte deles contém multiplayer local.

Os jogos aqui contidos nessa lista são de vários gêneros, seja ação, aventura e até luta, mas são seguros para que suas crianças brinquem com eles, sem problemas. Contudo, por se tratarem de jogos com a função online, é sempre bom garantir que você estará junto com eles quando eles forem jogar. Nunca deixe as crianças sem supervisão enquanto elas jogam pois, mesmo em jogos infantis, muitos perigos ainda podem se esconder neles. Pegue seu controle e dê o player 2 para o seu pequeno (não vale desligar ele do console) e aproveitem um tempo juntos se divertindo com esses jogos infantis.

Leia Também:
Melhores jogo de estratégia
Melhores jogos grátis para crianças
Melhores mapas de Minecraft
Conheça vários comandos para Minecraft
Como instalar mods em Minecraft

FAQ Rápido

Jogos de computador são bons para crianças?

Os videogames podem melhorar o aprendizado, a saúde e as habilidades sociais das crianças. Crianças e adultos gostam de jogar videogame. Há pesquisas que mostram que há benefícios em jogar videogames.

O Minecraft é violento?

O nível de violência no Minecraft é opcional e facilmente alterado nas configurações, com o nível de dificuldade ditando quantos monstros geram no mundo, se houver. Se você não quiser que nenhum monstro ou inimigo apareça em seu jogo, basta definir a dificuldade para ‘Pacífica’.

-- Publicidade --

Roblox é seguro para crianças?

A classificação indicativa de Roblox é para crianças acima de 12 anos, cabendo aos pais supervisionar e permitir ou não que as crianças joguem o jogo.

Jogos infantis para jogar com as crianças

Minecraft

Minecraft: personagem steve com alguns dos animais do jogo.
Minecraft

É um jogo pago desenvolvido e publicado pela Mojang Studios para PS3, PS4, PS Vita, Xbox 360, Xbox One, Wii U, Windows, Nintendo Switch, Android e IOS. Em Minecraft, os jogadores podem explorar um mundo aberto em 3D, inteiramente composto por blocos; extrair matérias-primas, enfrentar inimigos, e até mesmo cooperar com outros jogadores no mesmo mundo. Ele possui dois modos que incluem:

  • Sobrevivência: O jogador começa sem itens, e deve coletar recursos que auxiliem na sua sobrevivência. O personagem sentirá fome e terá a barra de vida diminuída caso seja atacado.
  • Criativo: O jogador começa com uma quantia ilimitada de todos os itens do jogo, podendo construir sem se preocupar com fome ou dano.

Contém modo cooperativo local e online. Se quiser saber mais sobre Minecraft, temos muito material falando sobre o game clicando aqui.

Minecraft Dungeons

Jogar com as crianças
Minecraft Dungeons

Minecraft Dungeons é um RPG de ação inesperado no universo do Minecraft está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Microsoft Windows, Xbox Series X. Mudando o foco da criação e construção pacíficas para a exploração de masmorras, rastejando em busca de saques, itens poderosos e impedindo o malvado Arqui-Illager de conquistar o mundo. Enquanto Minecraft Dungeons se inspira em populares jogos ao estilo dungeon crawler, como Diablo, ele consegue se manter em seus próprios méritos com ótima apresentação, combate polido e um sistema de desenvolvimento de personagem que manterá você e seus filhos ocupados por horas. Possui modo cooperativo e singleplayer.

Roblox

Roblox: personagens do jogo.
Roblox

Desenvolvido e publicado pela Roblox Corporation para Xbox One, Windows, OS X, IOS, Android e Chromebook, Roblox é um jogo de MMORPG (jogo de representações de papéis online) gratuito, também de mundo aberto, porém com a diferença que os próprios usuários podem desenvolver jogos e monetizá-los dentro de um universo virtual. Cada jogador pode criar um boneco 3D de si mesmo, que pode ser customizado como quiser. O jogo não tem modo cooperativo local, apenas online. Você também pode ler sobre Roblox e conhecer mais do jogo clicando aqui.

-- Publicidade --

Brawlhalla

Brawlhalla: personagens femininas iniciando uma luta.
Brawlhalla

É um jogo gratuito desenvolvido e publicado pela Blue Mammoth Games para PS4, Xbox One, Windows, macOS, Nintendo Switch, Android e IOS. Brawlhalla é um jogo 2D de luta de plataforma, que conta com mais de 50 personagens jogáveis, incluindo alguns personagens famosos como Rayman e as Tartarugas Ninja, contendo diferentes skins, habilidades, e combinações de armas. O jogador pode entrar em partidas casuais, classificatórias, ou até mesmo criar salas personalizadas para jogar com amigos. Contém modo cooperativo local e online.

Overcooked! 2

Overcooked! 2: personagens do jogo segurando ferramentas culinárias.
Overcooked! 2

Desenvolvido pela Ghost Town Games e publicado pela Team17 para PS4, Xbox One, Windows e Nintendo Switch, e sendo programado para lançar também para os consoles da nova geração: PS5 e Xbox Series X, Overcooked! 2 é a sequência de Overcooked!, ambos consistindo em um jogo de simulação de culinária. No jogo, há equipes de até quatro jogadores que devem preparar e cozinhar pedidos. Embora isso pareça uma tarefa fácil, os níveis contém pisos móveis, portais e incêndios que complicam a preparação e deixam cada fase mais desafiadora que a outra.

Contém modo cooperativo local e online.

Super Lucky’s Tale

Super lucky's tale: protagonista lucky e personagens secundários ao fundo.
Super Lucky’s Tale

Desenvolvido e publicado pela Playful para Xbox One, Windows e Nintendo Switch, Super Lucky’s Tale é um jogo pago de plataforma, no qual o jogador é uma raposa que está em uma missão para proteger o Livro das Eras, um artefato que o permite viajar para outros mundos. As fases são em 2D e 3D, e chegando ao final delas, você adquire uma página para o livro. Além disso, você pode coletar moedas para ter vidas extras e comprar novas roupas para Lucky, personagem principal. O jogo não contém modo cooperativo.

Rayman Legends

Os 15 melhores jogos para jogar com as crianças | 7d2a03a0 793288 | married games dicas/guias | minecraft, multiplayer, nintendo switch, pc, playstation 4, xbox one | jogar com as crianças
Rayman Legends

Desenvolvido pela Ubisoft Montpellier e publicado pela Ubisoft para PS3, PS4, PS Vita, Xbox 360, Xbox One, Wii U, Windows e Nintendo Switch, Rayman Legends é um jogo pago no qual Rayman e seu grupo devem correr, pular, cortar cordas e lutar contra inimigos em cada em um dos mundos.

-- Publicidade --

Contém modo cooperativo local e online.

Rocket League

Dois carros disputando a bola
Dois carros disputando a bola

Desenvolvido e publicado pela Psyonix para PS4, Xbox One, Windows, macOS, Linux e Nintendo Switch, Rocket League é um jogo gratuito de futebol, porém com transportes tunados. Cada equipe deve acertar o gol do time adversário dirigindo veículos com foguetes.

Além disso, Rocket ainda ganhou seu primeiro Passe de Temporada pago, para os que desejam ter mais itens decorativos.

Contém modo cooperativo local e online.

Crash Team Racing Nitro-Fueled

Jogos infantis: crash team racing nitro-fueled: crash bandicoot e sua irmã coco dirigindo.
Crash Team Racing Nitro-Fueled

Produzido pela Beenox e publicado pela Activision para PS4, Xbox One e Nintendo Switch, Crash Team Racing Nitro-Fueled é um jogo de corrida de karts, onde o jogador deve desviar dos obstáculos, utilizar power-ups e atingir oponentes para alcançar a linha de chegada. O jogador inicia com 8 personagens clássicos, e mais 27 que podem ser desbloqueados completando desafios. Contém modo cooperativo local e online.

-- Publicidade --

Stardew Valley

Os 15 melhores jogos para jogar com as crianças | b9de7b7e imagem 2021 09 22 122343 | married games dicas/guias | minecraft, multiplayer, nintendo switch, pc, playstation 4, xbox one | jogar com as crianças
Stardew Valley

Se você está procurando um título que ensine a seus filhos mais velhos os valores do trabalho árduo e do gerenciamento de recursos, ao mesmo tempo que é divertido, experimente Stardew Valley, disponível para Microsoft Windows, macOS, Linux, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, iOS e Android. Stardew Valley é um simulador de agricultura onde você joga como um fazendeiro que herdou uma fazenda de seu avô. Cabe a você restaurar a fazenda à sua antiga glória e ajudar a comunidade vizinha de Stardew Valley a prosperar.

Jogos de Lego

Os 15 melhores jogos para jogar com as crianças | 19c65219 legomarvel | married games dicas/guias | minecraft, multiplayer, nintendo switch, pc, playstation 4, xbox one | jogar com as crianças
Jogos Lego

Desde 2005, os jogos Lego oficialmente licenciados têm dado às crianças e aos pais maneiras incríveis de experimentar propriedades intelectuais extremamente populares, como Guerra nas Estrelas, O Senhor dos Anéis, Harry Potter, Jurassic Park, Marvel e uma série de franquias de super-heróis. Quase todas essas experiências criadas com amor valeram a pena ser jogadas cooperativamente com crianças, tanto jovens quanto jovens de coração.

Hot Wheels: World Best Driver

Os 15 melhores jogos para jogar com as crianças | b8645763 hotwheels | married games dicas/guias | minecraft, multiplayer, nintendo switch, pc, playstation 4, xbox one | jogar com as crianças
Os 15 Melhores Jogos para Jogar com as Crianças | minecraft, Multiplayer, nintendo switch, pc, playstation 4, xbox one | Jogar com as Crianças

Corra pelo título de “Melhor Piloto do Mundo” neste jogo divertido e veloz para PC, Nintendo 3DS, iOS, Xbox 360, Wii U e PlayStation 3. Cada carro tem seu próprio poder especial e os pilotos podem participar de eventos e corridas especiais em diferentes locais do mundo. Com certeza as crianças que já gostam de colecionar os carrinhos e brincar nas pistas coloridas vão amar esse game. Além disso, não há nada de mais em um pouco de competição com o seu filho, não é? Então pegue o controle e faça ele correr atrás da vitória. Quem perder lava a louça!

MySims

Você chega a uma cidade que precisa desesperadamente de uma reforma. Por ser uma pessoa de bom coração, você decide ajudar o prefeito a trazer um pouco de vida ao lugar. Além disso, você não pode chutar um Sim fofinho quando ele está caído, certo? Assim como nos jogos Sims originais, você pode personalizar seu personagem. No entanto, você não precisa se preocupar em cuidar dele.

MySims não precisa de comida ou sono. Em vez disso, o jogo segue o estilo SimCity, onde você é responsável por construir diferentes estruturas e negócios. Deixe sua imaginação correr solta ao criar floriculturas, restaurantes e laboratórios assustadores para aquele cientista maluco. Conforme você adiciona mais estabelecimentos à cidade, sua lente criativa fica mais nítida. Assuma o design da cidade, até os móveis que outros Sims usarão.

-- Publicidade --

Slime Rancher

Os 15 melhores jogos para jogar com as crianças | b481d6a0 imagem 2021 11 12 164620 | married games dicas/guias | minecraft, multiplayer, nintendo switch, pc, playstation 4, xbox one | jogar com as crianças
Slime Rancher

Slime Rancher é a história divertida e colorida de Beatrix LeBeau, uma jovem rancheira corajosa que parte para uma vida a mil anos-luz de distância da Terra e vai para ‘Far, Far Range’, onde ela tenta ganhar a vida lutando com slimes para cuidar de seu rancho.
Com uma atitude confiante, muita coragem e seu confiável vacpack, Beatrix tenta reivindicar sua fazenda, acumular uma fortuna e evitar o perigo contínuo que surge da avalanche ondulante e agitada de slimes em cada esquina!

Ultimate Chicken Horse

Lembra o que eu disse sobre competir com seus filhos? Se eles já foram um pouco mais velhos, dá para levar essa competição a níveis mais extremos e hilários com Ultimate Chicken Horse. Nesse jogo, você quer ser o último a chegar na linha de chegada com o seu bicho, usando tudo o que há disponível para atrapalhar o caminho dos outros competidores e chegar ao final. Claro, eles vão tentar atrapalhar você também, colocando obstáculos no seu caminho. Algumas vezes vocês vão se travar de tal maneira que ninguém poderá vencer, mas a parte divertida é tentar.

Qual dos jogos da lista é o seu preferido? Conta pra gente nos comentários e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.