Pesquisar
Close this search box.

Jogos de Tiro em Primeira Pessoa: Os melhores jogos do gênero para jogar em 2022

Os jogos FPS (ou First-Person Shooters, em inglês) são exatamente o que o nome descreve: jogos em que a visão do personagem é em primeira pessoa e a mesma do jogador, para maior imersão. A sigla, além desse significado também pode dizer frames per second, ou quadros por segundo, em português. Essa taxa de quadros define a fluidez com que as imagens são exibidas na tela do seu computador. Por isso, é comum associar o desempenho do PC à taxa de FPS nos games, principalmente na hora de comprar uma placa de vídeo nova. Mas... não é o caso dessa lista!

Os jogos FPS (ou First-Person Shooters, em inglês) são exatamente o que o nome descreve: jogos em que a visão do personagem é em primeira pessoa e a mesma do jogador, para maior imersão. A sigla, além desse significado também pode dizer frames per second, ou quadros por segundo, em português. Essa taxa de quadros define a fluidez com que as imagens são exibidas na tela do seu computador. Por isso, é comum associar o desempenho do PC à taxa de FPS nos games, principalmente na hora de comprar uma placa de vídeo nova. Mas… não é o caso dessa lista!

Separamos os melhores jogos de tiro para você testar ai em casa, independente da sua plataforma! Todos eles são gratuitos para alegria de todos!

| apex legends, call of duty, csgo, fps, halo, jogos de tiro, multiplayer, pc, valorant | jogos de tiro em primeira pessoa: os melhores jogos do gênero para jogar em 2022 | a4f35ff3 halo infinite campaign solid na xbox series x dials back resolution fps hard na series s e1639672676840 | dicas/guias
Jogos de tiro em primeira pessoa: os melhores jogos do gênero para jogar em 2022 | apex legends, call of duty, csgo, fps, halo, jogos de tiro, multiplayer, pc, valorant |

Jogos de tiro para PC, Xbox e Playstation

Call of Duty: Warzone – PC, Xbox One, Series X/S e Playstation 4/5

Jogos de tiro em primeira pessoa: os melhores jogos do gênero para jogar em 2022
Jogos de tiro em primeira pessoa: os melhores jogos do gênero para jogar em 2022

Call of Duty: Warzone é um jogo eletrônico free-to-play do gênero battle royale desenvolvido pela Infinity Ward e Raven Software e publicado pela Activision. Lançado em 10 de março de 2020 para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One, o jogo faz parte do título Call of Duty: Modern Warfare (2019), mas não requer compra. Warzone permite um combate em um modo multijogador on-line entre 150 jogadores na cidade fictícia de Verdansk, que é vagamente baseada na cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia. Ele apresenta uma progressão de plataforma-cruzada entre os dois jogos.

Warzone foi lançado gratuitamente como parte do jogo Call of Duty: Modern Warfare, de 2019, em 10 de março de 2020, após uma série de glitches e vazamentos no mês anterior. A existência do jogo vazou um mês antes por uma postagem no Reddit, e um glitch de software no mesmo mês permitiu brevemente que os jogadores visualizassem uma versão anterior do mapa de batalha. Em 8 de março de 2020, dois dias antes do lançamento, o streamer Chaos, do YouTube, publicou um vídeo de 11 minutos alegando apresentar uma gameplay de Warzone. O vídeo foi removido e, em 9 de março, a Activision, anunciou oficialmente que o jogo seria lançado em 10 de março.

Em 11 de março de 2020, a Activision anunciou que Warzone havia sido baixado por seis milhões de pessoas nas primeiras 24 horas. Após quatro dias, foi revelado que Warzone havia sido baixado por mais de 15 milhões de pessoas. Em 10 de abril de 2020, a Activision anunciou que Warzone havia ultrapassado mais de 50 milhões de downloads em seu primeiro mês.

Em 16 de dezembro de 2020, Warzone recebeu uma grande atualização de conteúdo, com a integração de Call of Duty: Black Ops Cold War, que adicionou ao Warzone todas as armas, acessórios e skins do jogo. Além de novos mapas e modos de jogo. Como anteriormente em Call of Duty: Modern Warfare, todos os conteúdos pós-lançamento são gratuitos, sendo somente itens cosméticos da loja adquiríveis por microtransações. O sistema de Passe de Batalha foi unificado entre Black Ops Cold War e Warzone, não sendo necessário a compra do jogo para progressão. Além do Passe de Batalha, o sistema de XP foi integrado entre os três jogos, sendo possível subir o nível do jogador, independentemente de qual esteja jogando.

Leia mais:

Jogos de Tiro em Primeira Pessoa: Os melhores jogos do gênero para jogar em 2022

VALORANT – PC

Jogos de tiro em primeira pessoa: os melhores jogos do gênero para jogar em 2022
Valorant é uma excelente opção para jogos de tiro!

Valorant é um jogo eletrônico multijogador gratuito para jogar de tiro em primeira pessoa desenvolvido e publicado pela Riot Games. É o primeiro jogo do gênero desenvolvido pela empresa, sendo anunciado pela primeira vez com o codinome Project A em outubro de 2019, em um evento de comemoração de 10 anos de League of Legends. Foi lançado em 2 de junho de 2020 para Microsoft Windows.

Duas equipes de cinco jogam uma contra a outra, e os jogadores assumem o papel de “agentes” com habilidades únicas. No modo de jogo principal, a equipe atacante tem uma bomba, chamada Spike, que eles precisam plantar em um local. Se a equipe atacante proteger com sucesso a bomba e ela detonar, eles ganharão um ponto. Se a equipe defensora desarmar com sucesso a bomba ou o cronômetro de 100 segundos da rodada expirar, a equipe defensora receberá um ponto.

Eliminar todos os membros da equipe adversária também ganha uma rodada. A primeira equipe a vencer o melhor de 24 rodadas vence a partida. O jogo também promove um servidor com tick rate de 128, que garante uma jogabilidade suave e baixo ping com uma expansão global de datacenters.

Valorant é desenvolvido e publicado pela Riot Games, conhecida pelo grande sucesso League of Legends. O desenvolvimento começou em 2014, dentro de sua divisão de pesquisa e desenvolvimento. Joe Ziegler, o diretor do jogo, é creditado por criar a ideia inicial de Valorant ao formular outros títulos que a Riot poderia desenvolver ao conversar com designers de outros jogos. David Nottingham é o diretor criativo do jogo. Valorant foi construído na Unreal Engine 4.

Valorant foi provocado pela primeira vez sob o título Project A em outubro de 2019. Foi anunciado oficialmente em 1º de março de 2020, com um vídeo de jogabilidade no YouTube chamado “The Round”. A versão beta fechada do jogo foi lançada em 7 de abril de 2020 nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Rússia e Turquia; no Brasil e na Coreia do Sul, a versão beta foi lançada em 5 de maio. 

Valorant foi lançado oficialmente em 2 de junho de 2020 para maioria das regiões do mundo através de etapas por cada localidade e seus fusos horários. Começou pela Coreia do Sul, Japão e maior parte da região Ásia-Pacífico. Logo após, chegou a vez dos servidores da Europa, Turquia, Oriente Médio, Norte da África e países da CEI. Pouco depois, o Brasil, América do Norte e América Latina viram o jogo ser disponibilizado. Até o momento, Valorant está disponível exclusivamente para a plataforma Microsoft Windows.

Atualmente (segundo semestre de 2021) o jogo está em seu segundo episódio, segundo ato, e inclui 16 personagens e seis mapas. Em termos de gameplay, durante a sua experiência nas partidas, é possível adquirir 18 armamentos diferentes. Além disso, o jogo é bem envolvido com eSports, tendo times como Team Vikings, Sharks Esports, Team Liquid, Sentinels, entre outros. Depois de seu lançamento oficial, três modos de jogo foram adcionados, a Disputa de Spike, Mata-Mata, e mais recentemente, Replicação.

Valorant é uma excelente opção para jogos de tiro!

Call of Duty: Mobile – Android e iOS

Jogos de tiro em primeira pessoa: os melhores jogos do gênero para jogar em 2022
Cod mobile é uma excelente opção para jogos de tiro!

Call of Duty: Mobile é um jogo eletrônico free-to-play de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Tencent Games e publicado pela Activision para Android e iOS. Foi lançado em 1 de outubro de 2019. Possui duas moedas no jogo, além de um passe de batalha. O jogo recebeu mais de 20 milhões de downloads dentro de um dia de seu lançamento, ganhando mais de US $ 2 milhões em receita.

Com apenas 3 dias de lançamentos o jogo já havia sido baixado 20 milhões de vezes, arrecadado 2 milhões de dólares e se tornado o jogo mais baixado em 33 países na Play Store. Call of Duty: Mobile teve 100 milhões de downloads em uma semana de lançamento. Com um mês de lançamento o jogo se tornou o segundo maior lançamento mobile da historia, com 148 milhões de downloads, ficando atrás apenas do jogo Pokemon Go.

 Com 2 meses de lançamento, o jogo já havia sido baixado 170 milhões de vezes, e gerado uma receita de 86 milhões de dólares. O Estados Unidos é o país onde a popularidade de Call of Duty: Mobile é maior, pois o jogo foi instalado 28,5 milhões de vezes. A Índia vem na sequência com 17,5 milhões de instalações e o Brasil é o terceiro da lista com 12 milhões de instalações. Em votação popular pelo usuários da Google Play Store, Call of Duty: Mobile foi eleito o jogo do ano 2019.

Jogos de Tiro em Primeira Pessoa: Os melhores jogos do gênero para jogar em 2022

Halo Infinite – Xbox One, Series X/S e PC

Jogos de tiro em primeira pessoa: os melhores jogos do gênero para jogar em 2022
Halo é uma excelente opção para jogos de tiro!

Halo Infinite é um futuro jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela 343 Industries e publicado pela Xbox Game Studios, para as plataformas Microsoft; será lançado para o Xbox One, Windows 10 e Xbox Series X|S. O jogo está programado para ser lançado em 8 de dezembro de 2021 e é o sexto título principal da franquia Halo. Continua a história de Master Chief como o terceiro capítulo da saga Reclaimer, seguindo Halo 5: Guardians.

Gareth Coker, compositor de Ori and the Blind Forest e Ori and the Will of the Wisps, é um dos três compositores de Halo Infinite, ao lado de Curtis Schweitzer e Joel Corelitz.

De acordo com a Microsoft, Master Chief retorna em Halo Infinite com “sua maior aventura até agora para salvar a humanidade”. O enredo de Halo Infinite será “muito mais humano”, com o Master Chief desempenhando um papel mais central do que em Halo 5: Guardians. O trailer da E3 2018 indicou que a história se passará no anel Halo (“Zeta halo”, ou Instalação 07), com Chief recebendo sua nova armadura MJOLNIR GEN3, com o design dela retornando ao visto em Halo 2 e Halo 3, bem como uma mistura com o design visto das armaduras em Halo Legends e Halo 4: Forward Unto Dawn. Os Banidos, um violento grupo de mercenários que se separou da antiga aliança alienígena Covenant, são mostrados como inimigos.

Jogos de Tiro em Primeira Pessoa: Os melhores jogos do gênero para jogar em 2022

Splitagate – Xbox One, Series X/S, Playstation 4/5 e PC

Splitgate é uma excelente opção para jogos de tiro!
Splitgate é uma excelente opção para jogos de tiro!

Splitgate (conhecido durante o desenvolvimento sob o título em trabalho Splitgate: Arena Warfare) é um jogo eletrônico multijogador de tiro em primeira pessoa gratuito para jogar desenvolvido e publicado pela 1047 Games. Foi lançado em acesso antecipado em 24 de maio de 2019 para Linux e Microsoft Windows no Steam e no Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4 e PlayStation 5 em 27 de julho de 2021.

Em 25 de agosto de 2021, os desenvolvedores anunciaram que o jogo ficaria em beta indefinidamente e ao mesmo tempo lançaria a Temporada Zero. O jogo gira em torno de um combate de ficção científica inspirado em Halo em arenas de batalha onde os jogadores podem criar portais de buraco de minhoca entre dois pontos no mapa que foram comparados aos da série Portal e disparar armas ou viajar por esses portais.

O lançamento de console para o jogo é considerado um “relançamento”, já que a jogabilidade e o estilo foram completamente reformulados.

O jogo foi desenvolvido pela 1047 Games, sediada em Nevada. Seus cofundadores, Ian Proulx e Nicholas Bagamian, começaram a trabalhar no jogo como um projeto escolar enquanto estudavam ciência da computação na Universidade Stanford. Proulx foi inspirado por Portal e Portal 2, e acredita que sua mecânica pode se traduzir bem em outros gêneros de jogos eletrônicos. Eles trabalharam no jogo sem financiamento por seis meses, e então lançaram uma demo para teste de usuário, que se tornou inesperadamente popular quando o jogo atraiu 600.000 downloads em seu primeiro mês de lançamento. A filosofia de design do jogo foi descrita como semelhante à de Fortnite e Rocket League, em que o jogo é “fácil de aprender”, mas “difícil de dominar”.

O jogo foi lançado como um título gratuito para jogar no Steam em 24 de maio de 2019. 1047 Games continuou a trabalhar no pós-lançamento do jogo e arrecadou um total de US$ 10 milhões para o projeto em maio de 2021 de investidores. Em junho de 2021, a empresa anunciou que o jogo chegaria ao PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S com suporte para jogabilidade multiplataforma.

Enquanto Splitgate lutava para manter uma base de jogadores viável após seu lançamento inicial de acesso antecipado em 2019, o jogo viu um aumento significativo de jogadores quando o beta do jogo foi lançado no início de julho de 2021, fazendo com que ultrapassasse os 600.000 downloads na primeira semana. Sua popularidade repentina foi totalmente inesperada pelos desenvolvedores e levou o jogo a ficar offline várias vezes para corrigir problemas de servidor. 

Isso levou ao adiamento de sua saída do acesso antecipado, enquanto os desenvolvedores tentavam aumentar a capacidade do servidor para lidar com mais de 100.000 jogadores simultâneos. Apesar das tentativas de aumentar a capacidade do servidor, um sistema de fila foi implementado para limitar o número de jogadores que se conectam ao jogo. Os desenvolvedores postaram atualizações sobre o status do servidor em sua conta do Twitter até que o sistema foi removido em agosto de 2021.

Jogos de Tiro em Primeira Pessoa: Os melhores jogos do gênero para jogar em 2022

Apex Legends – Xbox One, Xbox Series X/S, Playstation 4/5 e PC

Jogos de Tiro em Primeira Pessoa: Os melhores jogos do gênero para jogar em 2022

Apex Legends é um jogo free-to-play do gênero battle royale desenvolvido pela Respawn Entertainment e publicado pela Electronic Arts. Foi lançado para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One em fevereiro de 2019 e para Nintendo Switch em março de 2021. Uma versão para dispositivos móveis do jogo especialmente projetada para telas sensíveis ao toque, intitulada Apex Legends Mobile, também foi anunciada e está programada para ser totalmente lançada até 2022 para Android e iOS. O jogo oferece suporte a jogabilidade multiplataforma.

Em Apex Legends, antes de uma partida, os jogadores formam esquadrões de dois ou três jogadores e selecionam personagens predefinidos com habilidades distintas, conhecidos como “Lendas”. O jogo possui dois modos. Em “Battle Royale”, até vinte esquadrões de três pessoas ou trinta duplas de duas pessoas pousam em uma ilha e procuram por armas e suprimentos antes de tentar derrotar todos os outros jogadores em combate.

A área de jogo disponível na ilha diminui com o tempo, forçando os jogadores a continuarem se movendo ou então ficarem fora da área de jogo, o que pode ser fatal. A última equipe viva ganha a rodada. Em “Arenas”, os jogadores se formam em times de três jogadores e lutam contra outro time em um mata-mata de equipe 3v3 ao longo de uma série de rodadas para determinar o vencedor da partida. As equipes vencem quando seu time tem pelo menos três pontos e está a dois pontos à frente.

Counter-Strike: Global Offensive – PC

Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) é um jogo online desenvolvido pela Valve Corporation e pela Hidden Path Entertainment, sendo uma sequência de Counter-Strike: Source. É o quarto título principal da franquia.

Foi lançado no dia 21 de agosto de 2012 para as plataformas Windows e Mac OS X no Steam, Xbox 360 (por meio da Xbox Live Arcade), e uma versão exclusiva para os EUA para PlayStation 3 (por meio da PlayStation Network). A versão de Linux foi lançada em setembro de 2014 (com suporte para o sistema Ubuntu a partir da versão 12.05).

O jogo conta com conteúdo clássico de tiro, como versões retrabalhadas de mapas clássicos, bem como novos mapas, personagens e modos de jogo. O sistema multiplayer multi-plataformas foi planejado entre jogadores de Windows, OS X, Linux e PSN, mas acabou excluindo o PSN por causa das diferenças na frequência de atualização dos sistemas. A versão da PSN oferece três formas de controles, que inclui DualShock 3, PlayStation Move e é fizero experimenta.

De acordo com o portal para o submundo, o Counter-Strike: Global Offensive foi o jogo mais vendido pelo Steam no Brasil, no ano de 2015. Segundo a matéria, brasileiros compraram mais de 205 mil cópias do jogo da Valve entre abril e dezembro de 2015. Em segundo lugar ficou Grand Theft Auto V com 190 mil unidades vendidas.

Via: Wikipédia

Saiba mais sobre a Criação de Sistemas de Partículas em Jogos
Conheça as melhores mais práticas ferramentas de IA para Desenvolvimento de Jogos
Saiba como fazer uma Campanhas de Sucesso para Jogos
Torne-se um desenvolvedor de sucesso construindo Uma Base de Fãs para Jogos Indie
Já se perguntou em como Como Criar Física Realista em Jogos? Então saiba tudo o que você precisa saber para fazer isso
Veja como ter seu game com uma performance incrível com essas Técnicas de Otimização para Jogos 2D