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Sega Saturn: Veja 20 jogos incríveis que marcaram época

Conheça 20 jogos de Sega Saturn que marcaram a vida do console da Sega

O Sega Saturn, ou Saturno, foi um dos consoles mais queridos e famosos da Sega, mas também foi o começo de seu fim como empresa fabricante de hardware. Decisões estranhas, dificuldade de se criar um jogo da linha principal para o seu mais famoso mascote e um segundo periférico que, na teoria, fazia exatamente a mesma coisa no mercado, ajudaram o Sega Saturn a não ter a atenção e fama necessária para se manter competitivo em frente aos seus principais concorrentes na época, o PlayStation e o Nintendo 64.

Ele ainda obteve algum sucesso comercial com cerca de 9,6 milhões de unidades vendidas (isso é 92,9 milhões a menos que o PS1, mas, pelo menos, vendeu mais que o Dreamcast… yay!). Infelizmente, o Sega Saturn estava um pouco à frente de seu tempo, assim como o Dreamcast. E, mesmo que as empresas terceirizadas estivessem prontas para isso, as feridas entre os braços japoneses e americanos da Sega já estavam começando. Decisões ruins atrapalharam o Saturn, mas ainda existem alguns jogos incríveis que consolidam seu lugar na história dos jogos retro.

Confira os melhores jogos Sega Saturn já feitos abaixo, junto com um pouco de informação sobre o penúltimo console doméstico da Sega.

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Sega Saturn

Sega Saturn, um console a frente de seu tempo

O Sega Saturn foi lançado em 1995 na América do Norte e na Europa e o sucessor do popular Sega Genesis (Sega Mega Drive para nós, brasileiros). O Saturn faz parte da família de consoles de quinta geração, usa CDs em vez de cartuchos e vem em duas cores; Preto ou branco.

Infelizmente, como o Dreamcast e o Sega CD, o Sega Saturn foi um fracasso comercial. Incapaz de acompanhar o N64, ele foi descontinuado em 1998. Vendeu pouco mais de 9 milhões de cópias e, embora tivesse toda a mais recente tecnologia de CPU e VDP para competir com o PlayStation, simplesmente não conseguia se manter à tona. Sem contar que a Sega estava concorrendo com ela mesma!

Na batalha pelos bits, enquanto o Mega Drive e o Super Nes disputavam o mercado dos 16 bits e a Nintendo lançou o seu Nintendo 64, estando sozinha nesse campo, a Sega disputava os 32 bits com o PlayStation e com o Sega 32X! Embora o 32X nunca tenha sido um concorrente de peso, os jogadores ficavam confusos com a situação de um console de 32 bits, mas o Mega Drive também tinha 32 bits, ou o 32X era o Saturno ou o Saturno tinha que usar o 32X? Qual era a situação?

A verdade é que a Sega não sabia exatamente o que ela queria. Ela mandou que a Sega da América produzisse o acessório de 32 bits e daria todo o suporte necessário para ele ser um sucesso, mas, em algum ponto do meio do caminho, a Sega do Japão resolveu que faria o seu console de 32 bits, ignorando completamente o que a Sega dos EUA estava fazendo e ninguém mais se entendia. Essa falta de conversa entre as duas partes da empresa ajudou a afundar as vendas do periférico e do console. Além disso, o fato de nunca terem lançado um novo jogo do Sonic para ele o console ajudou o Saturn a não se estabelecer no mercado.

Um Desenvolvimento X-Tremamente Bagunçado

Todo o jogador conhece a história, ou pelo menos, já ouviu falar do lendário jogo nunca lançado Sonic X-Treme. Ele seria o jogo da linha principal de Sonic no console de 32 bits e teve um desenvolvimento extremamente caótico que envolveu gente ficando doente, uma reunião com empresários japoneses ficando extremamente irritados e uma quase demissão de Yuji Naka, o famoso “pai do Sonic”.

A ideia inicial seria de um jogo grande e ambicioso que envolveria Sonic, Tails e Knuckles em um mundo 3D com Sonic salvando aliens de um parque de diversões dominado pelo Dr. Eggman (uma história que acabou se tornando o conceito usado em Sonic Colors). Depois iriam introduzir uma nova personagem que serviria como interesse romântico de Sonic no lugar de Amy Rose, chamada Tiara Boobowski. E depois tudo isso foi abandonado e só Sonic ficaria no jogo.

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O penúltimo projeto de Chris Senn para Tiara.

O game também tinha duas mecânicas diferentes, uma para os estágios e uma para os chefes, mas, as duas equipes que trabalhavam nas mecânicas não se conversavam então um não sabia o que o outro time estava fazendo e, depois de várias mudanças e atrasos, os diretores japoneses queriam ver como estava o projeto. Parte da equipe apresentou um pedaço do jogo que estava em um estágio muito rudimentar e um pedaço da mecânica das batalhas contra os chefes. Os japoneses ficaram furiosos pelo jogo estar naquele estado e mandaram que tudo fosse feito na mecânica dos chefes que estava um pouco melhor.

Mas, Chris Coffin, que havia se mudado para o escritório para trabalhar dia e noite e chegou a ficar doente por isso, tinha uma versão do jogo muito melhor e mais completa, mas, ele não chegou a tempo da apresentação. Dizem que ele chegou a ver os japoneses na porta de saída e pediu a eles para apresentar o seu jogo, mas os japoneses não queriam mais saber de nada.

Entre outros problemas do desenvolvimento, o estúdio Sega Technical Institute ainda teve a ideia de pedir emprestado o motor de desenvolvimento do jogo Nights Into the Dreams para fazer o seu trabalho. Eles conseguiram o acesso ao código e estavam indo bem, até que o criador desse código, Yuji Naka, ficou sabendo que os norte-americanos estavam usado o seu código e ficou furioso que passaram para eles o seu trabalho. Naka exigiu que eles parassem de usar o código ou ele se demitiria. Claro, a Sega cedeu a pressão e o desenvolvimento voltou para a estaca zero.

Se quiser saber mais, existem vários vídeos contanto essa história, mas vou deixar aqui o do canal Planeta Sonic que resumiu muito bem a história.

Jogos mais marcantes do Sega Saturn

Sonic R

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Evebory supersonic racing…

Sonic R é bastante original por ser um jogo de corrida onde alguns dos corredores nem sequer dirigem carros. Ainda assim, suponho que animais superrápidos que passam o dia todo correndo de qualquer maneira não se importariam de dar três voltas em um circuito para mostrar a Robotnik quem é que manda!

Este é o primeiro jogo de corrida 3D Sonic produzido e o único título Sonic original para o Sega Saturn. Você pode acreditar nisso, de um console Sega!! Sonic R parece mais Diddy Kong Racing do que Mario Kart. Chegar na primeira posição ainda é o objetivo do jogo, embora haja certos itens colecionáveis a serem encontrados durante as corridas que tornam a ‘volta perfeita’ mais desejável.

Ao coletar itens, novos personagens podem ser desbloqueados, então fique de olho nas coisas que se escondem no cenário Deu a um jogo de corrida simples uma sensação épica, quase lendária, e realmente me fez cantarolar. Procurando por um jogo Saturn Sonic genuíno? Esta é a sua melhor aposta!

Fighting Vipers

Fighting Vipers é o primeiro de uma longa lista de jogos de luta épicos para o Sega Saturn. Sua lista de movimentos simples e mecânica de jogo criam jogos de arcade à moda antiga sem nenhuma distração extra.

Basicamente, é soco, chute e defesa, sem espadas, poderes ou martelos.

Fighting Vipers vem de uma época em que o tempo e os combos inteligentes eram tudo. Os personagens usam uma armadura que cai durante a luta quando está quebrada, então se proteger de ataques e acertar golpes bem posicionados contra seus oponentes é a chave para a vitória total.

Os fãs de Tekken e da popular série Sega Virtua Fighter se sentirão em casa com o Fighting Vipers. Com nove personagens e emocionantes níveis com paredes que podem ajudar ou ser um obstáculo (dependendo se você acabou de ser esmagado por uma), é um título cheio de ação que, com certeza, fará seu sangue bombear.

Jogue através de lutas salvas ou aprenda os movimentos de um personagem de dentro de um modo treino antes de testar suas habilidades no torneio principal. Quantos lutadores você conhece que poderiam arrasar enquanto usavam patins?

Alguns dos personagens também aparecem em um título crosspver na lista abaixo, mas você terá que ler para descobrir qual!

Astal

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Outra pobre vítima das terríveis capas norte-americanas

Sou um grande fã de jogos que usam gráficos desenhados à mão. Eles têm uma certa qualidade atemporal neles, um visual que não parece superdatado porque é uma escolha de design consciente. Os mundos em Astal continuam ótimos, e este título de side-scroling é simples de jogar, embora tenha um valor um pouco curto no jogo.

Astal me lembra um cruzamento entre Hefesto e Kirby. Ele é um cara forte que pode jogar árvores e outras partes do cenário nos inimigos em seu caminho, embora ele também possa expulsar os bandidos da tela inspirando e expirando grandes quantidades de ar.

O pássaro também desempenha um papel importante, com os jogadores carregando um medidor e deixando-o solto para coletar itens e eliminar os inimigos. Astal se liberta de uma prisão lunar para retornar a Quartilla, um mundo criado em uma joia. Ele deve procurar por sua protegida, Leda, uma garota que pode criar vida e protegê-la a todo custo. O jogo é excelente, e vale a pena jogá-lo apenas para descobrir o que está acontecendo com o pássaro roxo!

X-Men: Children of the Atom

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A série Marvel Vs Capcom nasceu aqui

Para começar, este foi o primeiro jogo a usar Personagens Marvel oficialmente licenciados. É baseado na série de quadrinhos e apresenta todos os X-Men lutando contra Magneto. Tem até os dubladores da série de desenhos animados!

Como a maioria dos jogos de luta, os jogadores lutam contra todos os personagens antes de enfrentar os chefes. Neste caso, são Juggernaut e Magneto! Children of the Atom tinha alguns movimentos de combinação incríveis para realizar. Os jogadores destruíram uns aos outros usando padrões de botão complicados que funcionaram até mesmo enquanto saltavam no ar!

Este jogo introduziu também arenas de batalha interativas, com peças caindo e lutadores lutando em diferentes áreas do mesmo estágio. É seguro dizer que não teríamos a série Marvel vs Capcom sem Children of the Atom. Se isso não garantir seu lugar em nossa lista dos melhores jogos Sega Saturn, então não sei o que vai fazer!

Darkstalkers 3

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Uma das mais legais franquias da Capcom que foi abandonada pela empresa

Este game dá uma sensação de Street Fighter, Children of the Atom e Killer Instinct, todos reunidos em um. Alguns dos personagens deste jogo são de outro mundo e são superdivertidos de jogar, lutando em níveis estranhos e maravilhosos de macabro com uma vibração gótica pesada.

O formato de jogo geral tem grandes semelhanças com Street Fighter e Children of the Atom, embora todas as lutas ocorram em uma única rodada. Em vez de ter três combates e uma única linha de saúde, os personagens possuem uma barra de saúde com duas linhas; verde e vermelho.

A saúde do jogador vencedor não é restaurada, fazendo com que rodadas mais fechadas e a capacidade do azarão de contra-atacar no último momento. A versão Sega Saturn é considerada a melhor por muitos críticos, com uma lista maior de personagens e gráficos mais agradáveis em comparação com outros ports. É o melhor para recriar aquelas vibrações originais de arcade, e é para isso que servem os jogos de luta.

The Need for Speed

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Jogos lendários que marcam época no Sega Saturn

Sim, o original, o derradeiro, o primogênito da franquia! Esse jogo marcou de tal forma que abriu as portas para vários outros jogos de corrida estilo realista para o console. The Need for Speed desde aquela época era um jogo fora da curva, já existiam jogos de corrida anteriormente, mas esse game se diferenciava por ter se preocupado com a sensação de dirigir. Como isso?

Os mapas e o transito do jogo foram programados para serem bem certinhos e realistas, mas você ser humano com necessidade de correr, tinha a opção de escolher carros como Ferrari, Lamborghini e Porsche para correr. Outro grande ponto chave do jogo, ele foi o campeão em jogos de corridas “domésticos”, perdia diretamente apenas para o Daytona USA de Arcade, por uma questão de hardware.

O mais divertido de jogar esse game era claro, o modo versus, a pilotagem era extremamente difícil e colocando o trânsito para complicar mais ainda as coisas, vários acidentes eram causados e várias discórdias eram plantadas. O jogo não continha música, então a única forma de ouvir musica jogando era com o rádio ligado, mas os sons dos carros e os efeitos sonoros compensavam a falta de música, afinal essa era a pegada do game, sentir a direção.

Mais do que recomendado o game, jogue, se divirtam, façam apostas e sintam a nostalgia do primeiro Need For Speed.

Sonic Jam

Não seria uma lista dos melhores jogos da Sega Saturn sem um título do Sonic como Sonic Jam. O problema é que o Sega Saturn não tinha um novo para se gabar. É uma grande falha, em nossa opinião, o console não ter um jogo do seu mascote principal, mas o motivo foi descrito aí em cima. Ainda assim, se você é um fã do speedster azul e quer poder jogar todos os seus jogos favoritos do Sonic no mesmo console, então Sonic Jam deve estar na sua lista de desejos do Saturn.

Sonic Jam apresenta ports dos primeiros quatro jogos Sonic The Hedgehog – 1, 2, 3 e Sonic & Knuckles. Alguns dos níveis foram alterados e você pode tanto jogar como Tails no Sonic & Knuckles e Knuckles no Sonic 2. Tirando isso, os jogos são os mesmos.

Sonic Jam faz ter um modo cool 3D onde você pode correr em torno de um mundo 3D como Sonic. ‘Sonic World’ é basicamente um museu interativo (que é o que sobrou de Sonic X-Treme). O ouriço azul deve interagir com os objetos para desbloquear a arte original, anúncios de marketing, manuais e música. Existem também algumas missões interessantes para completar também.

Não é um jogo novo, mas faz apenas o suficiente para colocar Sonic Jam em nossa lista dos melhores jogos Sega Saturn.

Fighters Megamix

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Sim. É um carro lutando

Provavelmente o único jogo em que um carro pode lutar contra um pato verde. Essa é uma frase que eu nunca pensei que escreveria…

Pense em Fighters Megamix como um dos primeiros títulos do estilo Smash Bros. Trouxe personagens de várias franquias da Sega diferentes para um jogo. Isso incluiu todos os personagens jogáveis e chefes de Virtua Fighter 2, Fighting Vipers, Sonic The Fighters e carros de Daytona USA. Sim, parece tão estúpido quanto você pode imaginar!

Fighters Megamix divide o modo de um jogador em nove seções diferentes destacando personagens específicos. Jogue com todos os Fighting Vipers, todas as lutadoras, e enfrente chefes ocultos entre outras categorias. Em que outro jogo você pode ver o Sr. Meat lutar contra o Urso Polar Bark? Até você ler este artigo, aposto que a ideia nunca passou pela sua cabeça!

Vale a pena pagar este jogo só para ver um carro lutando contra um urso polar. Honestamente, é um dos jogos de luta mais loucos que já joguei!

Rayman

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Rayman era da época que os jogos da EA vinham sem microtransações

Rayman é um jogo bem cartunesco, com gráficos bons e trilha sonora melhor ainda, que trazem um nível de dificuldade bem acertado para todos os tipos de jogadores. Apesar de Rayman ser esse bichinho esquisito com essa franja loira e não ter braços nem pernas, somente pés e mãos. O carismático personagem tem como objetivo no jogo proteger sua terra de um vilão chamado Mr. Dark, um cara completamente mal que gosta de fazer maldades apenas por puro prazer, mas a pior maldade que ele gosta de fazer é sequestrar bichinhos indefesos do universo de Rayman e claramente nosso protagonista decide salva-los mas não sozinho. Rayman ganha alguns poderes de uma “fada madrinha”.

O jogo é bem simples de ser jogado, mas bem difícil de ser completado. Os desafios são intensos e a quantidade de vidas disponíveis é bem baixa em relação a esses desafios. Você soca os inimigos com sua mão flutuante arremessando ela e isso ainda pode ser melhorado gastando pontos de habilidades estratégicos. Apesar disso os inimigos não são os maior problema do jogo, mas sim o cenário e os “puzzles”, tem fazes que o maior desafio é simplesmente encontrar o caminho certo e conseguir passar por ele.

Em geral, recomendo a todos jogar, jogo liberado para todas as idades e tem resultados mais eficientes com quem quer um desafio um pouco maior de um jogo de plataforma.

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Virtua Fighter 2

Observe os gráficos de estilo arcade semelhantes aos do Virtua Cop? Virtua Fighter 2 usava o Hardware Arcade Model 2 da Sega e rodava a 60fps. Personagens 3D e animação de captura de movimento ajudaram a levar este jogo a alturas de sucesso. A série ainda é incrivelmente popular hoje, com o relançamento de Virtua Fighter 5 em 2021 para PlayStation 4.

O que há de tão especial em Virtua Fighter 2? Não tem um enredo detalhado (se quiser saber mais da série, só clicar aqui), movimentos finais ou desenvolvimento de personagem. A jogabilidade e os gráficos são realmente bons o suficiente para fazer deste um dos melhores jogos Sega Saturn de todos os tempos?

Sim, certamente são.

Há algo sobre Virtua Fighter que nos faz, e muitos outros jogos, voltar para mais. Houve uma época em que o número de cópias deste jogo correspondia ao número de consoles Sega Saturn vendidos no Japão. É um dos títulos mais populares para o console em termos de vendas, e um masher de botão simples que realmente funciona!

Os críticos deliraram com este jogo quando ele foi lançado, especialmente a taxa de quadros suave e a adição de um modo de batalha em equipe. Se você é fã da série Street Fighter, experimente. Você não ficará desapontado.

Tomb Raider

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Esses peitos quadrados eram a coisa mais impressionante na época

O jogo de Saturn tem tudo o que Tomb Raider o que as suas contrapartes do PC tinha. Exploração de tumbas e templos, puzzles intermináveis, desafios, inimigos complicados de matar (mesmo que eles fossem escassos). Em resumo: é um jogo incrível. A história é simples, Lara Croft é contratada por uma empresa pra buscar um artefato chamado Scion, que é formado por 3 partes e essas partes estão espalhadas pelo mundo.

Durante a jornada para encontrar essas partes, Lara Croft passa por diversos lugares e enfrenta os diversos inimigos que variam desde, tigres, gorilas e até dinossauros e múmias. E se o tigre já é difícil de matar sem levar muito dano, imagino um dinossauro! Mas esse jogo não tem o foco no combate e sim no mapa, nos puzzles, nos labirintos e é tudo bem detalhado, bem grande e que vão fazer você perder um tempinho para resolver e gastar um supletivo pra conseguir passar.

Definitivamente um dos jogos mais sensacionais que já foram lançados, tanto para o Sega Saturn, quanto para qualquer console em que Lara Croft já apareceu com seus peitos triangulares.

Croc: Legend of the Gobbos

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Jacaré? Dinossauro? Vai saber!

Mais um joguinho de aventura, mas numa pegada bem mais light do que Tomb Raider. Croc é uma mistura de Rayman com Tomb Raider. Dois jogos incríveis em suas mecânicas formaram um jogo incrível também! O jogo lembra bastante Crash Bandicoot, da Sony, jogado em terceira pessoa, com suas fases bem demarcadas onde é começo, meio e fim. O gameplay era um pouco complexo devido a mecânica do 3D, os hitboxes não eram os melhores e isso tornava o game difícil. Os puzzles são complexos demais e muito longos, que envolvem muitos detalhes.

O jogo tem gráficos bem bons e musicas sensacionais, são bem climáticas e dão a tensão necessária ou ao alivio necessário nas horas certas. Tecnicamente, tirando o problema de hitboxes o jogo é muito bem executado e principalmente, muito divertido, recomendo hoje em dia, pra quem quer um desafio mediano e ter uma nostalgia do que era os anos 90.

X-Men vs Street Fighter

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X-Men vs Street Fighter

Se X-Men: Children of the Atom trouxe a ideia da série Marvel vs Capcom, então X-Men vs Street Fighter a consolidou. Em 1997, apenas um ano após o jogo chegar aos fliperamas, os jogadores se encontraram jogando Wolverine contra Zangief, Juggernaut contra Ryu e Storm contra Dhalsim, tudo no conforto de suas salas.

Ao contrário da maioria dos títulos de Street Fighter, XMVSF (muito mais fácil de escrever) usa batalhas de tag team e times de dois personagens. Parece muito mais frenético, que é exatamente como os jogadores queriam em uma versão doméstica do amado jogo de fliperama. Olhe para quanto espaço Juggernaut ocupa na tela para gritar! O cara é enorme!

Mais uma vez, os críticos elogiaram os gráficos da versão do Saturn e a preferiam em relação ao port do jogo para o PlayStation. A Sega acertou em cheio na transferência de jogos de fliperamas para seus consoles domésticos, e o XMVSF parece e funciona como um sonho. Um sonho assustador cheio de mutantes, mas, mesmo assim, um sonho.

Gex

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Um jogo de uma lagartixa carismática que ama filmes e tem uma televisão gigante. É isso.

Sua história é meio triste, o nosso personagem ficou viciado em TV depois que seu pai morreu em uma explosão num lançamento de um foguete, graças a um Band-Aid nos tanque de combustível (plausível). Um ser extra dimensional, Rez, vê em Gex sua fraqueza e tenta transforma-lo no mascote de uma emissora num mundo paralelo entre as transmissões de TV. Disfarçado de mosca, Rez, engana Gex e o teletransporta para esse mundo e sua aventura realmente começa.

As fases são inspiradas em diversos filmes clássicos e programas de TV. Mas o que realmente é divertido é jogar, é um jogo de plataforma bem simples, mas como você é um gecko (ou lagartixa), que consegue subir nas paredes e, às vezes, isso pode te facilitar bastante a fugir de alguns inimigos ou conseguir algum poder estratégico. Sim você ganha super poderes momentâneos ao comer umas pílulas de insetos flutuantes, mas em geral sua maior arma é a cauda. O objetivo final do jogo é pegar todos os controles remotos em cada fase pra ativar a próxima, ou as fases bônus com os controles coloridos. De pouco a pouco, vocês vão avançando até chegar no Boss.

É um joguinho muito divertido e levemente irritante com os inimigos chatinhos de lhe dar, mas por isso mesmo merece uma conferida.

Panzer Dragoon Saga

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Um dos carros chefe do Sega Saturn

Panzer Dragoon Saga, conhecido no Japão como Azel: Panzer Dragoon RPG, é um jogo de RPG desenvolvido pela Team Andrômeda e publicado pela Sega para o Sega Saturn . Ele se afasta da jogabilidade linear rail shooter da série Panzer Dragoon , introduzindo elementos RPG tradicionais, como encontros aleatórios, batalhas baseadas em semi-turnos e exploração em livre roaming. O jogador controla Edge, um jovem mercenário que monta um dragão e encontra uma garota misteriosa de uma civilização desaparecida.

A Sega sentiu que um RPG era fundamental para competir contra o PlayStation e o Final Fantasy . O desenvolvimento começou no início de 1995 ao lado do Panzer Dragoon II Zwei (1996). O projeto foi árduo e repetidamente atrasado; incorporar os elementos de tiro da série com computação gráfica totalmente 3D e dublagem, ambas características incomuns em RPGs da época, levou o Sega Saturn aos seus limites técnicos e prejudicou as relações de equipe. Dois membros da equipe morreram durante o desenvolvimento, o que o diretor Yukio Futatsugi atribuiu às condições de trabalho estressantes.

Panzer Dragoon Saga é o jogo de Saturno mais aclamado e é frequentemente listado como um dos melhores jogos de todos os tempos, ganhando elogios por sua história, gráficos e combate. Como a Sega mudou o foco para seu console Dreamcast, teve um lançamento limitado no oeste, e as vendas mundiais foram fracas. Não foi relançado e as cópias em inglês custam centenas de dólares americanos. Após seu lançamento, a Sega separou a Team Andrômeda; vários membros da equipe se juntaram a Sega Smilebit, estúdio que desenvolveu uma quarta parte de Panzer Dragoon, Panzer Dragoon Orta (2002), para o Xbox.

Guardian Heroes

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Beat’up de qualidade para gamer nenhum botar defeito

É um jogo do gênero beat ‘em up, produzido pela desenvolvedora japonesa Treasure e lançado pela Sega, para o Sega Saturn em 1996. Guardian Heroes é um jogo de luta side scrolling em duas dimensões, como Final Fight ou Golden Axe, mas com elementos de RPG; a equipe de desenvolvimento chegou a descrever o jogo como um “RPG de luta”. Uma sequência foi lançada para Game Boy Advance chamada Advance Guardian Heroes.

O jogo permite que o jogador altere a história a partir de suas ações; ações como escolher um de diversos caminhos possíveis mudam o final do jogo, assim como matar civis e inimigos gera modificações no medidor de carma. A música do jogo foi composta por Hideki Matsutake, um antigo membro da banda Yellow Magic Orchestra, e Nazo Suzuki. É considerado um clássico cult do gênero beat ‘em up.

Daytona USA

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Quem precisa de Ferrarri quando se tem um Hornet

Seria esta uma lista dos melhores jogos Sega Saturn de todos os tempos se não tivéssemos Daytona USA nela? Não… não, não seria.

Acho que é seguro dizer que Daytona USA é o jogo de corrida de fliperama mais icônico e bem-sucedido de todos os tempos. O porto de origem também parece doente; três pistas, dirigibilidade de carro que requer os reflexos de um ninja para não cair nas laterais e um cronômetro de contagem regressiva estressante continuamente tiquetaqueando.

Sim, essa é a receita para um grande jogo de arcade, certo!

Além disso, com 40 carros para escolher no modo Saturno, há pelo menos 39 motivos para jogar novamente assim que terminar o jogo pela primeira vez! Compreensivelmente, o port do Saturn não é tão rápido ou suave como a versão original de arcade, mas acho que podemos perdoá-la por qualquer perda de qualidade. Jogar Daytona com algumas falhas na cama ainda é melhor do que ir ao fliperama de pijama.

Os jogadores começam com o Hornet, um dos carros mais famosos da história dos videogames. Ultrapasse os outros jogadores e passe a linha primeiro, usando todos os truques para chegar à frente de seus oponentes. Infelizmente, o Saturn não tem um modo multiplayer. Eu sei, estranho, não é. Mesmo assim, acho que você pode receber seus amigos e se revezar no jogo, ou apenas fingir com um controle sobressalente?

Burning Rangers

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Uma joia escondida na biblioteca do Sega Saturn

Trata-se de um jogo desenvolvido pela Sonic Team em 1998 para o console Sega Saturn. Ele foi lançado em fevereiro de 1998 no Japão, e em maio do mesmo ano na América do Norte e Brasil. Trata-se de um jogo de ação na terceira pessoa, onde o player assume o papel de um novo recruta para uma organização de combate a incêndios futurista e, equipados com jetpacks e armas a laser que apagam fogos, ele deve explorar locais onde há várias emergências.

O jogo se passa em uma sociedade futurista em que o fogo é um dos grandes riscos remanescentes. Os Burning Rangers são um grupo de bombeiros que foram formados para ajudar a lidar com essas situações de emergência. No jogo você utiliza os jogadores novatos da corporação, Shou Amabane e Tillis, e com eles salvar vidas em edifícios em chamas e outras estruturas.

Os principais membros da equipe são Chris Partn, Big Landman e Lead Phoenix (também conhecido como Reed); e os dois novos recrutas, Shou Amabane e Tillis. Os últimos dois são os únicos personagens inicialmente, embora os outros podem ser desbloqueados por meio de passwords.

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Nights into Dreams

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“queremos que os jogadores experimentem a sensação de voar”

Esse é um jogo lançado pela Sega em 1996 para o console Sega Saturn. O jogo mostra duas crianças entrando num mundo dos sonhos, onde elas são ajudadas pelo personagem principal, Nights. 

Nights into Dreams foi desenvolvido pela Sonic Team, com Yuji Naka como produtor e líder de programação, e Naoto Oshima como diretor e designer de personagem. A intenção dos desenvolvedores era fazer a sensação de voar o elemento central da jogabilidade, realizado através de gráficos 3D e uma combinação de ambas jogabilidade: 2D e 3D. O jogo foi relançado no Japão para o PlayStation 2 em 21 de fevereiro de 2008.

Nights into Dreams é dividido entre níveis, ou “Dreams”, cada divido além disso em quatro “Mares” e uma batalha de chefe. Os níveis são distribuídos igualmente entre as duas personagens infantis; três são únicos para Claris, três para Elliot, e cada personagem joga através de um idêntico sétimo nível final, “Twin Seeds”. Inicialmente, somente a Spring Valley de Claris e a Splash Garden de Elliot estão disponíveis, e o êxito em completar uma dessas destrava o próximo nível do caminho da criança.

As etapas anteriormente concluídas podem ser revisitadas para melhorar as pontuações do jogador; uma nota “C” nos níveis de cada criança selecionada deve ser alcançada para destrancar o Twin Seeds Dream relevante para aquele personagem.

Radiant Silvergun

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Quer um shmup de qualidade? Então toma!

Radiant é um jogo shoot ‘em up de movimentação vertical desenvolvido pela Treasure. Foi lançado originalmente para a plataforma de arcade ST-V em 1998 e foi portado para o Sega Saturn no mesmo ano. A versão de Sega Saturn apresenta cutscenes adicionais feitas pelo estúdio de animação Gonzo. Subsequentemente, o título foi portado para o Xbox 360 através do serviço Xbox Live Arcade em 2011, com gráficos em alta definição e modo cooperativo on-line. Seu sucessor espiritual, Ikaruga, foi lançado em 2001.

Radiant Silvergun possui um sistema de armas único e inovador, com sete armas disponíveis a qualquer momento. O jogador tem três botões para controlar as armas; a arma disparada depende da combinação de botões pressionados. De acordo com o produtor Hiroshi Iuchi, a principal inspiração para o design do jogo foi o Image Fight, um jogo arcade, de 1988, feito pela Irem.

Ao contrário da maioria dos shoot ‘em ups, não existem power-ups. Todas as armas estão disponíveis desde o início. No entanto, as armas podem “subir de nível”, tornando-se mais poderosas à medida que o jogador as usa para aumentar sua pontuação. Há uma seleção de sete armas que podem ser usadas a qualquer momento. O jogo recompensa os jogadores por acertar vários inimigos de apenas uma das três cores: vermelho, azul ou amarelo. Sempre que o jogador elimina três inimigos da mesma cor, ele pode obter um bônus de pontos. Isso também facilita um aprimoramento mais rápido das armas.

FAQ Rápido

Quantos jogos existem para o Sega Saturn?

Existem atualmente 1048 jogos nesta lista, não incluindo softwares não relacionado a jogos e compilações de jogos de Saturn.

Quais os melhores jogos do Sega Saturn?

Sonic R
Fighting Vipers
Astal
X-Men: Children of the Atom
Darkstalkers 3
The Need for Speed
Sonic Jam
Fighters Megamix
Rayman
Virtua Fighter 2

Qual foi o último jogo do Sega Saturn?

Magic Knight Rayearth. O último jogo licenciado do Saturn lançado na América do Norte foi Magic Knight Rayearth em 1998, e o último jogo licenciado lançado na Europa foi Deep Fear em 1998.

O Sega Saturn pode jogar jogos do Sega CD?

O SEGA Saturn reproduz CDs, mini CDs, CDs de fotos, jogos CD + G e CD + EG. Enquanto projetavam o SEGA Saturn, os designers ouviram falar dos recursos do console 3D PlayStation da Sony e adicionaram um segundo processador de vídeo para tentar competir com ele.

Para que serve o slot de cartucho Sega Saturn?

O slot do cartucho no Saturn foi usado principalmente para expandir o espaço de armazenamento do console. A maioria dos jogos não usava muito, mas definitivamente era possível acabar, e o Tomogachi para Saturno realmente usava tanto armazenamento que o jogo vinha com seu próprio cartucho de memória.

Mais sobre Sega Saturn

O Sega Saturn foi um console de jogos eletrônicos de quinta geração, lançado pela empresa Sega em 22 de Novembro de 1994 no Japão,11 de Maio de 1995 na América do Norte, 30 de agosto de 1995 no Brasil e 8 de Julho na Europa. Foi o sucessor do bem sucedido Sega Genesis. O Saturn tem uma arquitetura de CPU dupla e oito processadores. Seus jogos utilizam a mídia CD-ROM e sua biblioteca de jogos contou com várias portes de jogos de arcade e também jogos originais desenvolvidos para o console.

O desenvolvimento do Saturn começou em 1992, no mesmo ano que um novo hardware de arcade 3D intitulado Model 1 da Sega havia sido lançado. O Saturn foi projetado em torno de uma nova CPU fabricada pela empresa japonesa de eletrônicos Hitachi. No final de seu desenvolvimento, a Sega adicionou um novo processador de vídeo no início do ano de 1994 para competir com o primeiro console da Sony, o PlayStation.

Tornou-se um console popular no Japão devido à seu marketing de sucesso, com o personagem Segata Sanshiro criado especialmente para o marketing do Sega Saturn, porém ele não conseguiu repetir o mesmo sucesso na América do Norte e na Europa diferente de seus concorrentes, o Playstation e o Nintendo 64. O console vendeu 9,26 milhões de unidades em todo o mundo, um fracasso comercial; o cancelamento de Sonic X-treme foi um dos fatores pelo seu baixo desempenho no mercado. O Saturn foi sucedido em 1998 pelo Dreamcast. O console foi descontinuado na Europa e Austrália em 1998, em Abril de 1999 na América do Norte e em 23 de Dezembro de 2000 no Japão.

Fale o que achou dos jogos, Concorda com a lista? discorda? Faltou algum jogo? Deixe aí nos comentários a sua lista de jogos incríveis do Sega Saturno e aproveite e leia mais sobre a Sega no nosso site.

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