Veja 10 jogos lendários que marcaram época no Sega Saturn

Mais uma vez dando continuidade com a lista, mas com uma diferença primordial. Evoluímos uma geração inteira. Competindo diretamente com o Playstation 1 (que não joguei basicamente até hoje), temos o Sega Saturn, um video game parrudo, gigante de verdade que mais servia para ouvir musica e ver o espaço (tinha uma interface muito louca). Do que pra jogar, porquê eu não tinha o cartão de memória e ficava muito ferrado por não conseguir continuar o game. Mas sem mais delongas, vamos mais uma vez para os 5 jogos que marcaram minha infância.

Veja 8 jogos lendários que marcam época no sega saturn
Veja 8 jogos lendários que marcam época no Sega Saturn

Jogos de Sega Saturn

The Need for Speed

Veja 10 jogos lendários que marcaram época no sega saturn | cd5ff9e4 the need for speed 1200x750 1 | married games dicas/guias | sega, sega saturn, singleplayer, videogame | sega saturn
Veja 8 jogos lendários que marcam época no Sega Saturn

Sim, o original, o derradeiro, o primogênito da franquia! Esse jogo me marcou de tal forma, que lembro claramente de encher o saco da minha mãe pra comprar o volante do Sega Saturno pra poder jogar esse jogo com mais “realismo”. Limitado apenas por todo o realismo gráfico que podia ter na época com os gráficos em planar-map e com um super banquinho verde de corrida (que tenho até hoje).

The need for Speed desde aquela época era um jogo fora da curva, já existiam jogos de corrida anteriormente, mas esse game se diferenciava por ter se preocupado com a sensação de dirigir. Como isso? Os mapas e o transito do jogo foram programados para serem bem certinhos e realistas, mas você ser humano com necessidade de correr, tinha a opção de escolher carros como Ferrari, Lamborghini e Porsche para correr, obviamente não vou lembrar os modelos, mas o meu preferido era Lamborghini (Desde criança escolhendo o lado certo da força). Outro grande ponto chave do jogo, ele foi o campeão em jogos de corridas “domésticos”, perdia diretamente apenas para o Daytona USA de arcade, por uma questão de hardware.

O mais divertido de jogar esse game era claro, o modo versus, a pilotagem era extremamente difícil e colocando o transito para complicar mais ainda as coisas, vários acidentes eram causados e várias discórdias eram plantadas. Mas em geral todo mundo tava tomando sua coca com paçoca no final do dia. O jogo não continha música então a unica forma de ouvir musica jogando era com o rádio a pilha ligado, mas os sons dos carros e os efeitos sonoros compensavam a falta de música, afinal essa era a pegada do game, sentir a direção.

Mais do que recomendado o game, jogue, se divirtam, façam apostas e sintam a nostalgia do primeiro Need For Speed.

-- Publicidade --

Rayman

Veja 10 jogos lendários que marcaram época no sega saturn | 312225bc pasted image 0 | married games dicas/guias | sega, sega saturn, singleplayer, videogame | sega saturn
Veja 8 jogos lendários que marcam época no Sega Saturn

Bom, sem deixar de lado e inaugurando a lista com um joguinho de plataforma, um dos que mais marcou a minha infância e me fez criar um amor absurdo pela franquia. Rayman é um jogo bem cartunesco, com gráficos bons e trilha sonora melhor ainda, que trazem um nível de dificuldade bem acertado para todos os tipos de jogadores.

Apesar de Rayman ser esse bichinho esquisito com essa franja loira e não ter braços nem pernas, somente pés e mãos. O carismático personagem tem como objetivo no jogo proteger sua terra de um vilão chamado Mr. Dark, um cara completamente mal que gosta de fazer maldades apenas por puro prazer, mas a pior maldade que ele gosta de fazer é sequestrar bichinhos indefesos do universo de Rayman e claramente nosso protagonista decide salva-los mas não sozinho. Rayman ganha alguns poderes de uma “fada madrinha”.

O jogo é bem simples de ser jogado, mas bem difícil de ser completado. Os desafios são intensos e a quantidade de vidas disponíveis é bem baixa em relação a esses desafios. Você soca os inimigos com sua mão flutuante arremessando ela e isso ainda pode ser melhorado gastando pontos de habilidades estratégicos. Apesar disso os inimigos não são os maior problema do jogo, mas sim o cenário e os “puzzles”, tem fazes que o maior desafio é simplesmente encontrar o caminho certo e conseguir passar por ele.

Em geral, recomendo a todos jogar, jogo liberado para todas as idades e tem resultados mais eficientes com quem quer um desafio um pouco maior de um jogo de plataforma.

Tomb Raider

Veja 10 jogos lendários que marcaram época no sega saturn | 8795b68b tomb raider navegador 01 | married games dicas/guias | sega, sega saturn, singleplayer, videogame | sega saturn
Veja 8 jogos lendários que marcam época no Sega Saturn

Agora sim entrando no mundo de aventuras de verdade. Tomb Raider, um game que mente logo na capa com a famosa polemica dos peitos da Lara Croft. Mas que na sua game-play, quem mente é você falando que zerou esse game. Porque ele é muito difícil! (em 99 quando eu jogava ele era).

-- Publicidade --

O jogo é tudo que Tomb Raider era pra ser logo na sua concepção, exploração de tumbas e templos, puzzles intermináveis, desafios, inimigos complicados de matar (mesmo que escaços). Em resumo é um jogo incrível. A história é simples, Lara Croft é contratada por uma empresa pra buscar um artefato chamado Scion, que é formado por 3 partes e essas partes estão espalhadas pelo mundo.

Durante a jornada para encontrar essas partes, Lara Croft passa por diversos lugares e enfrenta os diversos inimigos que variam desde, tigres e gorilas até dinossauros e múmias. E se o tigre já é difícil de matar sem levar muito dano, imagino um dinossauro… Mas esse jogo não tem o foco no combate e sim no mapa, os puzzles, os labirintos, é tudo bem detalhado, bem grande e que vão fazer você perder um tempinho e gastar um supletivo pra conseguir passar.

Definitivamente um dos jogos mais sensacionais que já joguei na vida. Ignorem os peitos triangulares da Lara Croft e joguem até queimar o dedo no botão!

Croc: Legend of the Gobbos

Veja 10 jogos lendários que marcaram época no sega saturn | 77486614 maxresdefault 6 | married games dicas/guias | sega, sega saturn, singleplayer, videogame | sega saturn
Veja 8 jogos lendários que marcam época no Sega Saturn

Mais um joguinho de aventura, mas numa pegada bem mais light do que Tomb Raider. Croc é o que eu falo, uma mistura de Rayman com Tomb Raider. Dois jogos incríveis em suas mecânicas formaram um jogo incrível também!

O jogo lembra bastante Crash, jogado em terceira pessoa, com suas fases bem demarcadas onde é começo, meio e fim. Mas particularmente sou mais fá do dinonicossauro, crocodilo ou qualquer coisa que ele seja, do que o bandicoot de Crash Bandicoot. O game-play era um pouco complexo devido a mecânica do 3d, os hitboxes não eram os melhores e isso tornava o game difícil.

-- Publicidade --

Um jogo de plataforma que eu, particularmente, comparo com Rayman, certamente tem puzzles, e os puzzles do Croc me prepararam para tudo. Eles são basicamente um Tomb Raider modo criança. Os puzzles são complexos demais e muito longos, que envolvem muitos detalhes.

O jogo tem gráficos bem bons e musicas sensacionais, são bem climáticas e dão a tensão necessária ou ao alivio necessário nas horas certas, tecnicamente, tirando o problema de hitboxes o jogo é muito bem executado e principalmente, muito divertido, recomendo hoje em dia, pra quem quer um desafio mediano e ter uma nostalgia do que era os anos 90.

Gex

Veja 10 jogos lendários que marcaram época no sega saturn | c94d1be5 gex saturn title screen | married games dicas/guias | sega, sega saturn, singleplayer, videogame | sega saturn
Veja 10 jogos lendários que marcaram época no Sega Saturn | Sega, sega saturn, singleplayer, videogame | sega saturn

Um jogo de uma lagartixa carismática que ama filmes e tem uma televisão gigante. É isso.

Sua história é meio triste, o nosso personagem ficou viciado em TV depois que seu pai morreu em uma explosão num lançamento de um foguete, graças a um Band-Aid nos tanque de combustível (plausível). Um ser extra dimensional, Rez, vê em Gex sua fraqueza e tenta transforma-lo no mascote de uma emissora num mundo paralelo entre as transmissões de TV. Disfarçado de mosca, Rez, engana Gex e o teletransporta para esse mundo e sua aventura realmente começa.

As fazes são inspiradas em diversos filmes clássicos e programas de TV. Mas o que realmente é divertido é jogar, é um jogo de plataforma bem simples, mas como você é um gecko, você consegue subir nas paredes e as vezes isso pode te facilitar bastante a fugir de alguns inimigos ou conseguir algum poder estratégico. Sim você ganha super poderes momentâneos ao comer umas pilulas de insetos flutuantes, mas em geral sua maior arma é a cauda (que não cai e recupera). O objetivo final do jogo é pegar todos os controles remotos em cada fase pra ativar a próxima, ou as fases bonus com os controles coloridos. De pouco a pouco, vocês vão avançando até chegar no Boss.

-- Publicidade --

Sinceramente esse é meu jogo preferido de todos os tempos, não pela dificuldade, história (nem sabia qual era na época), mas sim pela nostalgia. De qualquer forma, joguem, é muito divertido e levemente irritante com os inimigos chatinhos de lhe dar.

Panzer Dragoon Saga

Veja 10 jogos lendários que marcaram época no sega saturn | d632bad4 panzer dragoon 06160448775240 | married games dicas/guias | sega, sega saturn, singleplayer, videogame | sega saturn
Veja 8 jogos lendários que marcam época no Sega Saturn

Panzer Dragoon Saga, conhecido no Japão como Azel: Panzer Dragoon RPG, é um videogame RPG desenvolvido pela Team Andromeda e publicado pela Sega para o Sega Saturn . Ele se afasta da jogabilidade linear rail shooter da série Panzer Dragoon , introduzindo elementos RPG tradicionais, como encontros aleatórios, batalhas baseadas em semi-turnos e exploração em livre roaming. O jogador controla Edge, um jovem mercenário que monta um dragão e encontra uma garota misteriosa de uma civilização desaparecida.

A Sega sentiu que um RPG era fundamental para competir contra o PlayStation e o Final Fantasy . O desenvolvimento começou no início de 1995 ao lado do Panzer Dragoon II Zwei (1996). O projeto foi árduo e repetidamente atrasado; incorporar os elementos de tiro da série com computação gráfica totalmente 3D e dublagem, ambas características incomuns em RPGs da época, levou o Saturno aos seus limites técnicos e prejudicou as relações de equipe. Dois membros da equipe morreram durante o desenvolvimento, o que o diretor Yukio Futatsugi atribuiu às condições de trabalho estressantes.

Panzer Dragoon Saga é o jogo Saturno mais aclamado e é frequentemente listado como um dos melhores jogos de todos os tempos, ganhando elogios por sua história, gráficos e combate. Como a Sega mudou o foco para seu console Dreamcast , teve um lançamento limitado no oeste, e as vendas mundiais foram fracas. Não foi relançado e as cópias em inglês custam centenas de dólares americanos. Após seu lançamento, a Sega separou a Team Andromeda; vários membros da equipe se juntou da Sega Smilebit estúdio e desenvolveu uma quarta Panzer Dragoon jogo, Panzer Dragoon Orta (2002), para o Xbox.

Guardian Heroes

Veja 10 jogos lendários que marcaram época no sega saturn | 98fbd30f maxresdefault 3 | married games dicas/guias | sega, sega saturn, singleplayer, videogame | sega saturn
Veja 8 jogos lendários que marcam época no Sega Saturn

É um jogo do gênero beat ‘em up, produzido pela desenvolvedora de jogos eletrônicos japonesa Treasure e publicado pela Sega, lançado para Sega Saturn em 1996. Guardian Heroes é um jogo de luta side scrolling em duas dimensões como Final Fight ou Golden Axe, mas com elementos de RPG; a equipe de desenvolvimento chegou a descrever o jogo como um “RPG de luta”. Uma sequência foi lançada para Game Boy Advance chamada Advance Guardian Heroes.

-- Publicidade --

O jogo permite que o jogador altere a história a partir de suas ações; ações como escolher um de diversos caminhos possíveis mudam o final do jogo, assim como matar civis e inimigos gera modificações no medidor de carma. A música do jogo foi composta por Hideki Matsutake, um antigo membro da banda Yellow Magic Orchestra, e Nazo Suzuki. É considerado um clássico cult do gênero beat ‘em up.

Burning Rangers

Veja 10 jogos lendários que marcaram época no sega saturn | c00bc3db maxresdefault 4 | married games dicas/guias | sega, sega saturn, singleplayer, videogame | sega saturn
Veja 8 jogos lendários que marcam época no Sega Saturn

Trata-se de um jogo desenvolvido pela Sonic Team em 1998 para o console Sega Saturn. Ele foi lançado em fevereiro de 1998 no Japão, e em maio do mesmo ano na América do Norte e Brasil.

Trata-se de um jogo de ação na terceira pessoa, onde o player assume o papel de um novo recruta para uma organização de combate a incêndios futurista e, equipados com jetpacks e armas a laser que apagam fogos, ele deve explorar locais onde há várias emergências.

O jogo se passa em uma sociedade futurista em que o fogo é um dos grandes riscos remanescentes. Os Burning Rangers são um grupo de bombeiros que foram formados para ajudar a lidar com essas situações de emergência. No jogo você utiliza os jogadores novatos da corporação, Shou Amabane e Tillis, e com eles salvar vidas em edifícios em chamas e outras estruturas.

Os principais membros da equipe são Chris Partn, Big Landman e Lead Phoenix (também conhecido como Reed); e os dois novos recrutas, Shou Amabane e Tillis. Os últimos dois são os únicos personagens inicialmente, embora os outros podem ser desbloqueados por meio de passwords.

-- Publicidade --

Nights into Dreams

Veja 10 jogos lendários que marcaram época no sega saturn | 62cdbd10 nights capa1 770x404 1 | married games dicas/guias | sega, sega saturn, singleplayer, videogame | sega saturn
Veja 8 jogos lendários que marcam época no Sega Saturn

Esse é um jogo lançado pela Sega em 1996 para o console Sega Saturn. O jogo mostra duas crianças entrando num mundo dos sonhos, onde elas são ajudadas pelo personagem principal, Nights. 

Nights into Dreams… foi desenvolvido pela Sonic Team, com Yuji Naka como produtor e líder de programação, e Naoto Oshima como diretor e designer de personagem. A intenção dos desenvolvedores era fazer a sensação de voar o elemento central da jogabilidade, realizado através de gráficos 3D e uma combinação de ambos de ambas jogabilidades 2D e 3D. O jogo foi relançado no Japão para o PlayStation 2 em 21 de fevereiro de 2008. Não se sabe até agora se será lançado em outros territórios. No primeiro quarto de 2008 uma versão para PC foi lançada via download no GameTap.

Nights into Dreams… é dividido entre níveis ou “Dreams”, cada divido além disso em quatro “Mares” e uma batalha de chefe. Os níveis são distribuídos igualmente entre as duas personagens infantis; três são únicos para Claris, três para Elliot, e cada personagem joga através de um idêntico sétimo nível final, “Twin Seeds”. Inicialmente, somente a Spring Valley de Claris e a Splash Garden de Elliot estão disponíveis, e o êxito em completar uma dessas destrava o próximo nível do caminho da criança.

As etapas anteriormente concluídas podem ser revisitadas para melhorar as pontuações do jogador; um grau “C” nos níveis de cada criança selecionada deve ser realizado para destrancar o Twin Seeds dream relevante para aquele personagem.

Radiant Silvergun

Veja 10 jogos lendários que marcaram época no sega saturn | e62dceb2 maxresdefault 5 | married games dicas/guias | sega, sega saturn, singleplayer, videogame | sega saturn
Veja 10 jogos lendários que marcaram época no Sega Saturn | Sega, sega saturn, singleplayer, videogame | sega saturn

Radiant é um jogo shoot ‘em up de movimentação vertical desenvolvido pela Treasure. Foi lançado originalmente para a plataforma de arcade ST-V em 1998 e foi portado para o Sega Saturn no mesmo ano. A versão de Saturn apresenta cutscenes adicionais feitas pelo estúdio de animação Gonzo. Subsequentemente, o título foi portado para o Xbox 360 através do serviço Xbox Live Arcade em 2011, com gráficos em alta definição e modo cooperativo on-line. Seu sucessor espiritual, Ikaruga, foi lançado em 2001.

-- Publicidade --

Radiant Silvergun possui um sistema de armas único e inovador, com sete armas disponíveis a qualquer momento. O jogador tem três botões para controlar as armas; a arma disparada depende da combinação de botões pressionados. De acordo com o produtor Hiroshi Iuchi, a principal inspiração para o design do jogo foi o Image Fight, um jogo arcade, de 1988, feito pela Irem.

Ao contrário da maioria dos shoot ‘em ups, não existem power-ups. Todas as armas estão disponíveis desde o início. No entanto, as armas podem “subir de nível”, tornando-se mais poderosas à medida que o jogador as usa para aumentar sua pontuação. Há uma seleção de sete armas que podem ser usadas a qualquer momento. O jogo recompensa os jogadores por acertar vários inimigos de apenas uma das três cores: vermelho, azul ou amarelo. Sempre que o jogador elimina três inimigos da mesma cor, ele pode obter um bônus de pontos. Isso também facilita um aprimoramento mais rápido das armas.

Mais sobre Sega Saturn

O Sega Saturn foi um console de jogos eletrônicos de quinta geração, lançado pela empresa Sega em 22 de Novembro de 1994 no Japão,11 de Maio de 1995 na América do Norte, 30 de agosto de 1995 no Brasil e 8 de Julho na Europa. Foi o sucessor do bem sucedido Sega Genesis. O Saturn tem uma arquitetura de CPU dupla e oito processadores. Seus jogos utilizam a mídia CD-ROM e sua biblioteca de jogos contou com várias portes de jogos de arcade e também jogos originais desenvolvidos para o console.

O desenvolvimento do Saturn começou em 1992, no mesmo ano que um novo hardware de arcade 3D intitulado Model 1 da Sega havia sido lançado. O Saturn foi projetado em torno de uma nova CPU fabricada pela empresa japonesa de eletrônicos Hitachi. No final de seu desenvolvimento, a Sega adicionou um novo processador de vídeo no início do ano de 1994 para competir com o primeiro console da Sony, o PlayStation.

Tornou-se um console popular no Japão devido à seu marketing de sucesso, com o personagem Segata Sanshiro criado especialmente para o marketing do Sega Saturn, porém ele não conseguiu repetir o mesmo sucesso na América do Norte e na Europa diferente de seus concorrentes, o Playstation e o Nintendo 64. O console vendeu 9,26 milhões de unidades em todo o mundo, um fracasso comercial; o cancelamento de Sonic X-treme foi um dos fatores pelo seu baixo desempenho no mercado. O Saturn foi sucedido em 1998 pelo Dreamcast. O console foi descontinuado na Europa e Austrália em 1998, em Abril de 1999 na América do Norte e em 23 de Dezembro de 2000 no Japão.

-- Publicidade --

Alguns dados e informações de: Wiki

Avatar of juanxcursed

Empresário, 29 anos, fundador da Married Games, desenvolvedor, gamer, entusiasta e um completo NERD, Juan ainda gosta de pegar a sua guitarra e tirar um bom som no Rocksmith.