Melhores emuladores para jogos retrô

Saudades daquele jogo de Master System ou Nintendinho? Saudade de ouvir o barulhinho da ficha na máquina de arcade? Então aqui estão os melhores emuladores para seus jogos retrô

Houve uma época em que os jogos eram mais simples. Você ia da esquerda para a direita, encontrava uns inimigos no caminho e chegava a um chefe final e então terminava o jogo. Sem DLC, sem microtransações e sem tutoriais complicados com fadas ou qualquer outra coisa falando com uma voz fininha para te ensinar a usar as mecânicas complicadas dos jogos atuais. Claro que tinham péssimos games nessa época também, mas mesmo esses tinham seus fãs e às vezes, bate a saudades de jogá-los.

Melhores emuladores
Jogar décadas de jogos no seu PC

Muitos jogos mais antigos estão disponíveis via PlayStation Now e Nintendo Switch Online, mas o que acontece quando um serviço de assinatura não é mais compatível e as empresas param de armazenar jogos em seus servidores? A menos que você tenha uma cópia sem DRM de um jogo antigo e uma maneira de jogá-lo, você fica refém distribuidores de jogos e de seus interesses financeiros.

Mas existe uma saída: Os emuladores.

FAQ Rápido

Qual o melhor emulador para PC?

Para jogadores de PC, RetroArch é como o Santo Graal da emulação. Este front end multifuncional usa a API libretro para oferecer suporte a núcleos para vários sistemas, com uma imensa seleção de configurações para personalizar totalmente os elementos de jogo e as configurações de vídeo / áudio

-- Publicidade --

Qual o melhor emulador para jogar jogos da SEGA?

Kega Fusion tem sido o emulador favorito para jogos do Mega Drive, mas também suporta títulos de outros sistemas Sega, como SG-1000, SC-3000, SF-7000, Master System, Game Gear, Sega CD e 32X.

Existe emulador para jogos de fliperama?

MAME é a melhor maneira de jogar jogos de arcade em seu PC, mas não é particularmente fácil de usar.

Qual o melhor emulador de NES para PC?

Se você está procurando um emulador que possa usar para jogar ROMs para os jogos da Nintendo, então vá no Mesen, que tem ótimos resultados para NES e Famicom.

Melhores emuladores para cada Sistema

Existem vários emuladores para cada console de videogame retro – alguns até oferecem suporte a vários sistemas – e uma variedade de sistemas operacionais e algumas “áreas cinzentas legais” em torno da propriedade de arquivos ROM além de alguns emuladores que exigem configurações complexas, mas, se você está procurando uma forma de jogar um jogo antigo em seu computador, ou até no celular, veja uma lista com os melhores emuladores de cada sistema.

Melhor GameCube e emulador de Wii: Dolphin

Plataformas: Windows, macOS, Linux, Android

-- Publicidade --
Dolphin
Dolphin

Se você está procurando emular jogos do GameCube ou Wii, sua melhor aposta é o Dolphin. Ele encontrou uma maneira de emular os controles de movimento do Wii, então mesmo que você não tenha um Wiimote por perto, você ainda pode jogar jogos que precisam dele, como Skyward Sword e Mario Galaxy. O Dolphin também emula a conexão Wi-Fi da Nintendo, permitindo adicionar jogo online para jogos compatíveis.

Por melhor que pareça, existem algumas desvantagens. Como os jogos GameCube e Wii são um pouco mais complicados do que os sistemas anteriores, as limitações técnicas de alguns computadores podem atrapalhar aqui. Os desenvolvedores recomendam o uso de uma CPU e GPU potentes para evitar falhas.

Baixe o Dolphin na página de download do site, mas tome cuidado aqui. Role para baixo até a seção Versões estáveis e faça download no botão do Windows ou macOS ao lado da atualização mais recente. O Dolphin permite que você ative cheats, defina um caminho de cartão de memória para salvar arquivos e altere a resolução padrão e as proporções de tela. Você também pode habilitar o overclock para melhorar o desempenho do jogo e adicionar anti-aliasing ou outros aprimoramentos gráficos.

Por padrão, o Dolphin está configurado para usar o teclado para todos os comandos de entrada, mas você deve mudar isso. O Dolphin suporta controles sem fio, dispositivos periféricos do GameCube (como o DK Bongos), controles do GameCube reais com um adaptador e o Wiimote por Bluetooth. Você também pode conectar vários gamepads ao mesmo tempo para o modo multijogador local.

O emulador Dolphin também funciona em dispositivos Android. Alguns jogos podem ser instáveis e os controles de movimento do Wii não se traduzem bem em telas sensíveis ao toque, mas é uma ótima opção para jogos móveis.

-- Publicidade --

Como instalar o Dolphin

Você pode encontrar todas as versões do Dolphin aqui . Escolha o que preferir, baixe para o seu PC e extraia o arquivo 7Z para uma pasta.

O Dolphin não vem com um instalador e a pasta que você extraiu é a localização real do programa. Se você mantém tudo relacionado a jogos em uma pasta específica, uma partição dedicada ou unidade de disco rígido, você pode querer movê-lo para lá. Você pode querer criar um atalho em sua área de trabalho para o executável do Dolphin para evitar ter que fazer uma visita a esta pasta toda vez que quiser executá-lo.

Para executar o Dolphin, clique duas vezes no arquivo “Dolphin.exe” em sua pasta.

Melhor emulador de DS: DeSmuME

Plataformas: Windows, Linux, Android
Alternativas: melonDS, DraStic (Android, pago), iNDS (iOS)

Desmume
DeSmuME

Existem muitas maneiras de jogar jogos Nintendo DS, mas DeSmuME é considerado o melhor emulador para desempenho geral. Ele pode ser usado por meio da linha de comando ou como um programa gráfico, mas a desvantagem é a falta de uma versão móvel.

-- Publicidade --

Como um emulador, o DeSmuMe oferece recursos como salvar seus jogos, suporte para captura de tela, cheats e gravação de vídeo e áudio. O programa faz bem em imitar a experiência do dispositivo portátil real, fornecendo filtros de tela, suporte para microfone e personalização das bordas de tela.

Você também pode usar um controle ou personalizar as entradas do teclado e as teclas de atalho. E caso você esteja se perguntando como um programa de desktop emula os recursos da tela de toque do DS, o DeSmuMe permite que você clique com o cursor do mouse para movimentos e interações no jogo.

Como instalar o DeSmuMe

Baixar o DeSmuME é confuso. A primeira coisa que você vê quando visita a página inicial deles é uma postagem no blog de 2015 dizendo que a ‘‘versão estável’ v0.9.11 foi lançada. No entanto, quando você acessa a página de Downloads, vê uma mensagem dizendo “Não baixe a versão estável v0.9.11 porque ela é antiga de 2015!”

Em vez disso, a página de Downloads direciona você para a página de compilações automatizadas (conforme mostrado nesta imagem) Nessa página, você pode baixar a versão mais recente do DeSmuME. É estranho e confuso, eu sei. Mas você deve baixar esta versão de ‘compilações automatizadas’ porque houve melhorias significativas desde a v0.9.11.

O DeSmuME é um programa independente, portanto, não possui um assistente de instalação. A instalação é simples:

-- Publicidade --

Mova o EXE DeSmuME para uma pasta comum em seu computador. Eu recomendo Documentos, Downloads ou uma pasta em sua área de trabalho. No local onde você decidir que deseja colocar o DeSmuME, crie uma nova pasta para o DeSmuME. Nesta nova pasta, clique duas vezes em EXE de DeSmuME para abrir o DeSmuME. Na primeira vez que você abrir o DeSmuME, ele criará automaticamente várias pastas para Battery, Cheats, Roms, Screenshots e StateSlots.

Melhor emulador Sega Mega Drive: Kega Fusion

Plataformas: Windows, macOS, Linux
Alternativas: Mega Drive Plus

Kega fusion
Kega Fusion

O Kega Fusion tem sido o emulador favorito para jogos do Mega Drive, mas também suporta títulos de outros sistemas Sega, como SG-1000, SC-3000, SF-7000, Master System, Game Gear, Sega CD e 32X.

Como um emulador, o Fusion oferece suporte a vários slots de salvamento, códigos de trapaça, capturas de tela e netplay. Você também pode personalizar totalmente o vídeo com filtros de tela, bem como o som do sistema. Os controladores podem ser configurados para consoles específicos.

Como Instalar o Kega Fusion

O Kega Fusion é um programa autônomo, portanto, não possui um assistente de instalação. A instalação é simples: basta extrair o Kega Fusion de seu arquivo zip. IMPORTANTE! O Kega Fusion deve ser colocado em uma pasta comum em seu computador. Eu recomendo Documentos , Downloads ou crie uma pasta em sua área de trabalho. Se você colocar o Kega Fusion em outro lugar na unidade C principal, poderá restringi-lo para acesso somente leitura. Isso impede que o Kega Fusion salve qualquer coisa.

-- Publicidade --

Melhor emulador de jogos de arcade: MAME

Plataformas: Windows, macOS, Linux

Mame
MAME

O MAME é a melhor maneira de jogar jogos de arcade em seu PC, mas não é particularmente fácil de usar. O emulador oferece uma interface gráfica simples, mas é desajeitada e confusa. Sua melhor aposta é ativar o MAME por meio da linha de comando, não importa o quão adverso você seja para a codificação, ou baixar um front-end de terceiros compatíveis.

Consulte a documentação do MAME dos desenvolvedores para entender melhor o processo de configuração e como usar o programa. Basicamente, o que você precisa fazer é extrair o arquivo MAME em uma pasta, baixar ROMs e extraí-los dentro da pasta “roms” fornecida pelo emulador. O MAME deve ser capaz de ver sua ROM e jogar o jogo por meio da linha de comando ou da interface do usuário.

Como um emulador, o MAME permite que você jogue em muitos sistemas de arcade Capcom, Namco, Neo Geo e Sega, além de alguns consoles domésticos e computadores pessoais mais antigos. O MAME oferece até uma página com ROMs que podem ser baixados com segurança, se você preferir evitar áreas legais cinzentas. Lembre-se de que nem todos os ROMs funcionarão perfeitamente, então os desenvolvedores também oferecem uma página de perguntas frequentes para problemas específicos do jogo que você possa encontrar.

Se isso parecer muito complicado, você pode usar um front end de vários sistemas como RetroArch (PC) ou OpenEmu (Mac), que usa o núcleo MAME para jogos de arcade e faz a maior parte do trabalho por você.

-- Publicidade --

Como instalar o MAME

Guia de como Instalar o emulador MAME.

  • Baixar o emulador MAME

    Primeiramente, você deve baixar os binários do emulador do site oficial do MAME.

  • Instalar o emulador MAME

    Quando o download terminar, você precisará descompactar os arquivos obtidos. Crie uma pasta que conterá o arquivo extraído e, quando solicitado, certifique-se de colocar o conteúdo do emulador neste diretório. Por exemplo, você pode criar e usar o diretório “C: \ mame”.

    -- Publicidade --
  • Coloque os jogos ROM na pasta MAME

    Você deve saber que todos os arquivos ROM vêm em formatos compactados, como .zip ou .rar. Felizmente, o MAME não exige que você descompacte os arquivos baixados. Tudo o que você precisa fazer é simplesmente colocá-los na pasta “C: \ mame \ roms”.

Comece o jogo com o emulador MAME

A próxima etapa será lançar o prompt de comando do DOS. Portanto, acesse o menu Iniciar e selecione o prompt de comando. Quando a janela necessária aparecer, certifique- se de digitar o comando “ CMD ” (sem as aspas) e confirme sua ação pressionando Enter.

Para voltar à pasta raiz, você precisará escrever “ cd \ ”.

Se deseja acessar o diretório “ C: \ mame ”, utilize o seguinte comando: “ cd \ mame ”.

Agora é hora de você começar o MAME. Para isso, digite “ mame ” , coloque um espaço e indique o nome do arquivo ROM que deseja reproduzir neste momento. Por exemplo, “mame puzzle bobble”.

-- Publicidade --

Melhor emulador de PS1 e Sega Saturn: Mednafen

Plataformas: Windows, Linux
Alternativas: PCSX-R, ePSXe

Mednafen
Mednafen

Mednafen é um programa multi-sistema que lidera o grupo na emulação do PlayStation original, Sega Saturn e TurboGrafx-16 / PC Engine. Ele também suporta títulos para Game Boy Advance, Neo Geo Pocket, NES, Sega Mega Drive, Super NES e outros sistemas para vários sucessos.

Mas falta uma interface gráfica, portanto, configurar as coisas não será o processo mais amigável. Basicamente, você precisa instalar o arquivo Mednafen.exe e adquirir os arquivos BIOS apropriados, que podem ser encontrados na web.

  • PlayStation requer os arquivos scph5500.bin, scph5501.bin e scph5502.bin ;
  • Saturno requer sega_101.bin e mpr-17933.bin.

Se você quer um emulador para PlayStation 2, temos uma matéria dedicada ao PCSX2

Adicione esses arquivos à pasta “firmware” que a Mednafen cria. Você pode baixar seus ROMs, extrair os arquivos e arrastar o arquivo .cue da pasta ROM para o arquivo .exe do emulador para executar o jogo.

-- Publicidade --

Apesar da falta de uma interface mais amigável, o emulador oferece suporte a muitos recursos, incluindo save states, rewind, filtros de tela, códigos de trapaça, screenshots e gravação de vídeo, remapeamento de tecla de atalho, conectividade de controles e netplay. Para obter ajuda na configuração do programa, jogar jogos com vários discos, aprender suas teclas de atalho ou acessar qualquer um de seus recursos, há documentação no site do Mednafen e um wiki com instruções.

Outros emuladores autônomos são mais fáceis de usar, mas nenhum garante resultados tão consistentes quanto o Mednafen. Se tudo isso parecer muito complicado, vá para RetroArch (PC) ou OpenEmu (Mac). Esses front-ends usam o núcleo Mednafen para emulação de PlayStation. Suas interfaces gráficas devem tornar a reprodução de jogos PS1 muito mais fácil, embora você ainda precise dos arquivos BIOS adequados.

Como instalar o Mednafen

Mednafen é um programa autônomo, portanto, não possui um assistente de instalação. A instalação é simples: basta extrair o Mednafen de seu arquivo zip. Depois de baixá-lo, basta extraí-lo para a pasta de Mednafen. Quando tudo estiver pronto, a pasta de Mednafen deve ficar assim.

IMPORTANTE! O Mednafen deve ser colocado em uma pasta comum em seu computador. Eu recomendo Documentos, Downloads ou crie uma pasta em sua área de trabalho. Se você colocar o Mednafen em outro lugar na unidade C principal, poderá estar restringindo-o para acesso somente leitura. Isso impede que Mednafen salve qualquer coisa.

Para abrir o Mednafen (ou melhor, o front-end do Mednaffe), clique duas vezes no EXE de Mednaffe

-- Publicidade --

Melhor emulador de NES: Mesen

Plataformas: Windows, Linux
Alternativas: Nestopia UE, puNES, FCEUX

Mesen
Mesen

Se você está procurando um emulador que possa usar para jogar ROMs para os jogos da Nintendo, então vá no Mesen, que tem ótimos resultados para NES e Famicom. O Mesen também suporta o Famicom Disk System, VS. Sistema, Dendy e várias variantes regionais. Os recursos integrados incluem gravação de vídeo e áudio, capturas de tela, depuração, netplay e retrocesso.

Melhore ainda mais a sua jogabilidade por meio de filtros de paleta, personalização de som e vídeo e overclocking. Se você achar que os gráficos NES originais são difíceis de apreciar, existem pacotes de substituição de textura que você pode carregar para melhorar os gráficos. Os desenvolvedores também disponibilizam documentação para ajudá-lo.

Como instalar o Mesen

Não há instalador para Mesen – execute o aplicativo Mesen.exe e um assistente de configuração de primeira execução será mostrado.

Local de armazenamento de dados : Esta seção do assistente permite selecionar onde você prefere manter os arquivos de Mesen.

-- Publicidade --

Mapeamentos de entrada : Selecione quais tipos de entrada você deseja usar para jogar. Existem predefinições integradas para:

  • Controladores de Xbox
  • Controladores PS4
  • Layout de teclado WASD
  • Layout do teclado de setas

Você pode selecionar várias predefinições de uma vez, mas apenas um único layout de teclado.

Criar um atalho na minha área de trabalho : Marque esta opção se quiser adicionar um atalho do Mesen à sua área de trabalho.

Melhor emulador multi-sistema para Mac: OpenEmu

Plataformas: macOS
Alternativas: RetroArch (para Windows)

Openemu
OpenEmu

Em vez de se preocupar sobre qual emulador é para qual ROM, recorra ao OpenEmu, um front-end multifuncional com vários núcleos de emuladores integrados em uma interface amigável. Isso permite que você jogue facilmente qualquer jogo compatível com a plataforma, sem nunca ter que mexer com emuladores complicados ou se preocupar com problemas de compatibilidade.

-- Publicidade --

OpenEmu é um exclusivo Mac que funciona com uma longa lista de sistemas, incluindo: Atari, DS, Game Boy, Game Boy Advance, GameCube, NES, N64, PS1, PSP, Sega Mega Drive, Super NES e muito mais. O programa contém uma biblioteca de jogos e vem com uma coleção de jogos caseiros. Você também pode adicionar filtros, configurar controladores, fazer capturas de tela e manter vários states de salvamento diferentes ao mesmo tempo. A configuração é fácil, mas temos um guia completo para você começar.

Como instalar o OpenEmu

Embora a configuração de um emulador possa parecer assustadora, o OpenEmu é instalado como qualquer outro programa em seu Mac – você o arrasta e solta na pasta de aplicativos. Em seguida, basta iniciar o programa, selecionar os sistemas (os “núcleos”) que deseja e clicar no botão Concluir. Todo o processo não leva mais do que alguns minutos.

Melhor emulador de PlayStation Portable (PSP): PPSSPP

Plataformas: Windows, macOS, Linux, iOS, Android

Ppsspp
PPSSPP

PPSSPP é o emulador que você usará para jogar jogos do PlayStation Portable em um computador ou dispositivo móvel. É um programa gratuito, mas você também pode comprar PPSSPP Gold para apoiar os desenvolvedores. Seja em um PC ou telefone, o emulador inclui uma biblioteca de jogos personalizável que listará todos os títulos que você carregou anteriormente para fácil acesso. Você também pode baixar jogos homebrew diretamente do emulador.

Múltiplas opções de entrada permitem que você use um mouse no PC e controles de tela de toque para celular. O PPSSPP inclui recursos básicos como salvar states, capturas de tela e códigos de trapaça. Você pode gravar áudio e vídeo e jogar online com uma ferramenta de bate-papo integrada. Otimize sua experiência de jogo usando filtros de tela, VSync, upscaling, frameskip e outras configurações para fazer com que esses jogos tenham a melhor aparência possível.

-- Publicidade --

Como instalar o PPSSPP

O PPSSPP é um programa autônomo, portanto, não possui um assistente de instalação. A instalação é simples: basta extrair o PPSSPP de seu arquivo zip. Depois de baixá-lo, basta extraí-lo para a pasta de PPSSPP. Quando tudo estiver pronto, a pasta de Mednafen deve ficar assim

Melhor emulador de Nintendo 64 (N64): Mupen64Plus

Plataformas: Windows, macOS, Linux, Android
Alternativas: Project64

Mupen64plus
Mupen64Plus

Se você está procurando jogar Super Mario 64 ou GoldenEye para o Nintendo 64, não procure além do Mupen64Plus. Este emulador oferece suporte a salvar states, fazer capturas de tela e tem cheats integrados. Os atalhos de teclado são compatíveis com várias funções do sistema. Recursos avançados como jogo online e melhorias gráficas como anti-aliasing e VSync também estão incluídos.

Baixe e instale o programa do GitHub (ou Google Play para Android) e está pronto para usar – sem a necessidade de comandos complexos de execução e de plugin de interface. ROMs não serão armazenados dentro da GUI, então é uma boa ideia organizar seus jogos em um local centralizado para fácil acesso. Por padrão, o Mupen64Plus atribui todas as entradas ao seu teclado, mas você também pode conectar até quatro controladores.

Como instalar o Mupen64Plus:

  1. Primeiro crie este diretório: C:\Users\<username>\AppData\Roaming\Mupen64Plus
  2. Copie todos os arquivos .ini e .cfg que estão no arquivo que você baixou para esta pasta que você criou e, em seguida, crie uma pasta chamada “salvar”.
  3. Para jogar, você pode fazer o seguinte:
    • Arraste e solte sua ROM em mupen64plus.exe.
    • Como alternativa, associe os arquivos .n64 / .z64 / .v64 ao mupen64plus.exe por meio dos Aplicativos padrão e clique duas vezes nos ROMs para reproduzi-los.
  4. Você pode alterar plug-ins e configurações editando o arquivo mupen64plus.cfg.

Melhor emulador de Dreamcast: Redream

Plataformas: Windows, macOS, Linux, Android
Alternativas: DEmul, Flycast

-- Publicidade --
Redream
Redream

Para jogos Dreamcast, Redream é sua melhor opção. Os desenvolvedores anunciam a compatibilidade do emulador com uma lista de jogos e como eles funcionam bem com o programa. Redream também não requer arquivos BIOS ou configurações de controles. O emulador permite que você carregue jogos na biblioteca do programa para fácil acesso. Você pode então trocar de títulos no meio do jogo, aplicar códigos de trapaça, conectar um controlador e até mesmo remapear botões.

O emulador básico é gratuito, mas este é um programa comercial, então os desenvolvedores querem que você atualize para a edição Premium de US$5. Se decidir pagar, você ganha acesso a vários slots de save para o mesmo jogo e adiciona jogos de alta definição com suporte a 1080p e 4K. Também existe uma versão oficial do Android.

Como instalar o Redream

Entre no site e baixe o Redream. Assim que o download for concluído, você precisa descompactar o arquivo que contém o emulador. Não requer nenhuma instalação e nem nada. Você apenas tem que descompactar o arquivo e você está pronto para jogar, é isso.

Melhor emulador multi-sistema para PC: RetroArch

Plataformas: Windows, macOS, Linux, iOS, Android
Alternativas: OpenEmu (para macOS)

Retroarch
Retroarch

Para jogadores de PC, RetroArch é como o Santo Graal da emulação. Este front end multifuncional usa a API libretro para oferecer suporte a núcleos para vários sistemas, com uma imensa seleção de configurações para personalizar totalmente os elementos de jogo e as configurações de vídeo / áudio. No entanto, falta no RetroArch de um esquema de configuração amigável, exigindo que você baixe núcleos individuais e selecione qual deseja usar antes de inicializar um jogo.

-- Publicidade --

Como emulador, RetroArch suporta um número impressionante de sistemas, incluindo Atari, DS, Game Boy, GameCube, MAME, NES, Nintendo 64, PlayStation, SNES, Wii e muito mais. O front end oferece suporte a recursos básicos, como salvar states, filtros de tela, capturas de tela e gravação de vídeo, além de personalização de controlador e tecla de atalho. Recursos mais avançados incluem netplay, conquistas personalizadas, retrocesso, avanço rápido e câmera lenta, personalização da interface do usuário e streaming integrado.

As configurações gráficas permitem que você ajuste a taxa de atualização, resolução da tela, proporção da imagem, VSync, anti-latência, anti-aliasing e recursos anti-ghosting. RetroArch também oferece controle total sobre os controles de áudio e mixagem de som. Para configuração básica ou configurações avançadas, consulte a documentação do libretro.

Como instalar o RetroArch

Baixe RetroArch em RetroArch.com, se ainda não o fez. Clique duas vezes em Instalar EXE para iniciar a instalação.

  1. Na tela de boas-vindas, clique em Avançar.
  2. Na tela do Acordo de Licença, marque para concordar e clique em Avançar.
  3. A tela Local de instalação é uma etapa importante. RetroArch não padroniza sua instalação na pasta de programas como os programas normalmente fazem. O padrão é sua pasta “AddData”. Se você não entende muito de computador, pode querer ter o RetroArch instalado em um local de fácil acesso, como na pasta Documentos. Isso torna as coisas mais fáceis para você quando você precisa copiar os arquivos BIOS e encontrar suas capturas de tela. Caso contrário, se não houver problema em ter RetroArch em “AddData”, clique em Avançar.
  4. Na tela Componentes opcionais, esta etapa só é importante se você tiver um computador mais antigo. Por ‘mais velho’ quero dizer, provavelmente de meados de 2010 em diante. Instalar o DirectX ajuda a prevenir problemas relacionados ao vídeo. Mesmo se você tiver um novo computador, instalá-lo não atrapalha. De qualquer forma, se você acha que seu computador pode precisar, marque “DirectX 9.0c Runtime”. Clique em Avançar.
  5. Se você optou por instalar o DirectX, a próxima etapa iniciará a instalação do DirectX em um novo assistente de instalação. Basta clicar em Avançar, Avançar, Avançar para cada tela. MAS, certifique-se na última tela de remover a seleção que instala a barra de pesquisa do Bing. Preste atenção nesse detalhe.
  6. 6. Na tela da pasta do menu Iniciar, clique em Instalar.

Aguarde pacientemente a instalação do RetroArch. E é isso! Na tela final, clique em Concluir. RetroArch é agora um novo programa no menu Iniciar do Windows e um ícone de atalho na área de trabalho.

Então, diga para nós se você quer mais configurações para emuladores de outros consoles. Comente também qual é o seu jogos preferidos. Aproveite para per mais sobre o PC, iOS, Apple, Microsoft,  PlayStation, Nintendo e Sega no nosso site.

-- Publicidade --
Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.