Os 10 Melhores Mods para Skyrim Special Edition

Dez anos após seu lançamento, o quinto jogo da franquia Elder Scrolls continua sendo um dos melhores RPGs e ainda tem uma das mais ativas comunidade de modders

Uma década depois de seu lançamento, a comunidade modder de Skyrim continua criando os melhores mods para Skyrim Special Edition e para o jogo original. Alguns são tão bons e essenciais para a sua aventura pelo mundo de Tamriel que se torna impensdavel jogar sem eles. Existem diversos tipos de mods que podem ser úteis, desde os que melhoram a interface do jogo, alguns que corrigem bugs e aqueles que são divertidos apenas.

Muitos dos nossos mods favoritos do original foram transferidos do jogo original para a SE, então você pode conhecer alguns deles nesta lista. Mas também existem muitos novos mods e, com uma década de vida, Skyrim e sua edição especial tem tantos complementos que melhoram o desempenho do jogo e ainda são um terreno fértil para novas criações.

Se você quer embarcar na experiência de instalar mods no Skyrim Special Edition, então, temos um tutorial de como começar a usar mods bem neste artigo. Alguns dos mods de Skyrim Special Edition a seguir podem ser encontrados no site da Bethesda, mas os links que postaremos apontam para nosso velho conhecido, NexusMods. Então, vamos começar.

Mods para skyrim special
Melhores Mods para Skyrim

Como Gerenciar seus Mods

É fácil se deixar levar por ter vários mods em Skyrim, tanto o original quanto o Special Edition, muito rapidamente, então, para ajudá-lo a acompanhar todas as suas várias adições, certifique-se de usar algum tipo de gerenciador de mods. Aqui estão os que sugerimos que você experimente.

Vortex

-- Publicidade --

Para baixar, instalar e gerenciar esses mods para Skyrim Special Edition e outros, recomendamos o Vortex. É um utilitário extremamente útil e funciona com uma série de outros jogos como a série Fallout, a série Witcher, Darks Souls, XCOM 2 e muito mais.

Melhores mods para skyrim
O Vortex

Mod Organizer 2

Como uma alternativa ao Vortex, o Mod Organizer 2 é destinado a modders que planejam fazer muitos experimentos com a instalação e desinstalação de vários mods. Ele lida com um monte de jogos Bethesda, então você pode usá-lo para gerenciar outras coisas além de Skyrim SE, se desejar.

Mod organizer 2
Mod Organizer 2

Patches, UI e Cheats

Todos nós conhecemos a reputação dos jogos da Bethesda. Muitos fãs se encarregaram de consertar bugs, otimizar sistemas e tornar a interface do usuário mais do seu agrado.

-- Publicidade --

Os melhores mods para Skyrim Special Edition

Skyrim Script Extender

O Skyrim Script Extender, ou SKSE, é um velho conhecido dos jogadores de Skyrim e não era compatível com Skyrim: Special Edition no lançamento, mas já faz um tempo que eles superaram essas barreiras e lançaram uma versão exclusiva para o mod.

Graças ao Script Extender, mods fundamentais como SkyUI estão agora disponíveis nesta versão um pouco mais bonita (e que tem sombras mais agradáveis) e mais estável (você pode usar alt-tab quanto quiser sem crashar e usar mais mods) de Skyrim. Para ser justo, houve outras mudanças nele também. Se você não o conhece, como o nome diz, o SKSE “estende o script” de algumas funções do jogo e permite que ele realize mais funções e, por consequência, permite mods mais completos e interessantes, além de melhorar algumas coisas no próprio jogo base.

Depois de instalado, vá para as propriedades do Skyrim Special Edition na Steam e defina-o para “Atualizar este jogo apenas quando eu iniciar” e inicie o Skyrim com skse64_loader.exe, caso contrário, todas as atualizações do clube de criação quebrarão o Script Extender e você terá que baixar uma nova versão.

Unofficial Skyrim Patch

Unofficial skyrim patch
Unofficial Skyrim Patch

Sabe todas aquelas coisas que estamos cansados de ver em games da Bethesda e eles nunca corrigem. Muitos desses erros são corrigidos pelos modders. Este mod é um compêndio de centenas de correções para bugs, texto, objetos, itens, missões e elementos de jogabilidade montados pelo modder Arthmoor. O Unofficial Skyrim Patch é projetado para ser o mais compatível possível com outros mods.

SkyUI

Skyui
SkyUi

SkyUI foi finalmente portado para a edição especial do Skyrim. Este mod substituto de interface faz Skyrim parecer que foi projetado para controles de mouse e permite filtrar e classificar o inventário com base no peso, valor, dano e assim por diante. Também adiciona um menu de configuração de mods no jogo em que vários outros mods dependem.

-- Publicidade --

A Quality World Map

A quality world map
A Quality World Map

O mapa de Skyrim é funcional, mas enfadonho. A Quality World Map oferece várias maneiras de melhorá-lo. Ele pode substituir o mapa por uma textura de mundo muito mais detalhada, com cores que ajudam a delinear as áreas separadas de forma muito mais óbvia, mas também há uma opção de ter um mapa de papel, com um visual mais parecido com Oblivion, se for o seu caso.

Projeto Proteus

Project proteus
Project Proteus

Embora você possa mudar para outro save para jogar seu arqueiro Khajiit por um tempo, o Project Proteus permite que você importe seus personagens para um estado de mundo existente – o que significa que você pode mudar para um personagem com seus próprios itens, habilidades e feitiços, mas mantenha seu atual progressão da missão.

NPCs que morreram permanecem mortos, itens deixados no armazenamento podem ser recuperados e assim por diante. Também permite editar NPCs e itens, até mesmo o clima. Parte das funções do Projeto Proteus já é possível de fazer com os comandos de console do Skyrim e outros mods existentes, mas esse reúne tudo em um único menu pop-up para facilitar a sua vida.

Racemenu

Racemenu
Racemenu

O Racemenu é um menu de criação de personagem aprimorado, com exibições numéricas para todos os controles deslizantes e a capacidade de escolher qualquer cor para seu cabelo, pele ou outras tonalidades, em vez de ser limitado com base na raça. Existe um modo de esculpir se você quiser mexer na geometria de sua cabeça, e você pode ligar e desligar a luz que ilumina seu rosto para ver como seus traços ficarão em diferentes situações, o que é uma bênção.

Enderal: Forgotten Stories (Special Edition)

Este mod é uma conversão total que cria um mundo inteiramente novo, quase do tamanho do próprio Skyrim, e o preenche com novas masmorras, missões, monstros e NPCs com vozes completas. Alguns dos sistemas de Skyrim também foram ajustados e também há uma nova história personalizada para desfrutar e mais de 50 horas de novas aventuras para você. Resumindo: É outro jogo!

-- Publicidade --

Total Character Makeover

Total character makeover
Total Character Makeover

Os NPCs de Skyrim já pareciam desatualizados quando o jogo foi lançado pela primeira vez, e certamente não envelheceram bem. O SSE pode melhorar a aparência do mundo, mas não afeta seus cidadãos, então o Total Character Makeover, da modder Scaria deve estar na sua lista. Dá a todos no jogo (incluindo o seu avatar) um facelift com texturas mais detalhadas que não afetarão sua taxa de quadros, sem fazer os personagens parecerem bonecos de anime deslocados do mundo.

Vilja in Skyrim

Vilja in skyrim
Vilja in Skyrim

Este mod é uma sequência de um mod de The Elder Scrolls IV: Oblivion muito amado pelos jogadores. Vilja in Skyrim adiciona a bisneta do Vilja original como seguidora. Ela é uma alquimista com sua própria missão a seguir e um sistema único para dar ordens – essencialmente feitiços vinculados a teclas de atalho que podem ser usadas para coordenar ataques. Ela não conta para o seu limite de seguidores e, se você estiver com ela e um ao outro seguidor, eles vão até bater um papo entre si. Um detalhe interessante é que o escritor Terry Pretcher, autor da série Diskworld, contribuiu com o mod original.

Inigo

Inigo
Inigo

Talvez você não ache que um Khajiit azul que segue você comentando sobre tudo e sendo sarcástico sobre a Lydia seja o que Skyrim precisa, mas confie, é sim! Inigo tem toneladas de diálogos, alguns ligados à sua própria missão, e mais uns que surgem em momentos apropriados, dependendo do local em que você está. Ele pode ser informado para onde ir e o que fazer assobiando, e irá segui-lo mesmo se você tiver um companheiro existente, conversando com ele graças a linhas de voz habilmente adaptadas (e sim, se colocar os dois juntos, Vilja e Inigo vão conversar).

O Mundo de Skyrim espera por você

The Elder Scrolls V: Skyrim é o quinto jogo da franquia e, apesar de seu sucessor estar a caminho e a empresa ter lançado um MMORPG, The Elder Scrolls Online, Skyrim ainda conta com uma enorme base de fãs e ainda conta com mais de 20.000 jogadores online diariamente, sendo um dos 100 mais jogados de acordo com a Steam.
Um antigo mal despertou nas terras geladas de Skyrim, Alduin – O Devorador de Mundos, e com ele o único salvador de todo o mundo.

Seja o Dragonborn, um descendente dos lendários dragões, capaz de usar sua voz como arma, proferindo palavras de poder e absorvendo a alma de seus inimigos derrotados, para salvar todo o mundo de Tamriel da ameaça do dragão sombrio.

-- Publicidade --

Porém, sua missão não será fácil, pois além do monstro, uma guerra civil explodiu na região, entre os separatistas Stormcloaks, que desejam que Skyrim volte a ser uma terra independente do Império, os Soldados Imperiais, que querem derrotar os Stormcloacks e garantir que o continente permaneça unificado e os elfos do Aldmeri Dominion, que derrotaram o Império em uma guerra e agora planejam conquistar cada uma das regiões.

The Elder Scrolls V: Skyrim está disponível para PC, PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e até em versão VR.E aí, quais são os seus mods preferidos? Tem algum que faltou na lista? Então compartilhe com a gente nos comentários. E aproveite para ler mais sobre a Bethesda no nosso site.

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.