Moeda Criptográfica vs. Token: Entendendo a Diferença

Moeda Criptográfica vs. Token? Bitcoin? Criptomoeda? ETH? Vários termos estranhos para quem está aprendendo sobre moedas digitais. Vamos explicar de forma fácil a diferença entre eles

Enquanto falamos sobre os jogos para ganhar criptomoedas, temos falado bastante sobre tokens, criptomoedas, bitcoins e ETH e outras coisas. Mas, dentro de um jogo como Axie Infinity, podemos dizer que cada monstrinho é um token, nem como suas SLP. Em Splinterlands suas cartas são tokens. Em Illuvium seus monstros e equipamentos serão tokens. Mas, o que exatamente são tokens? E o que são as moedas bitcoins e ETH e outros nomes que falamos até agora?

Compreender a diferença entre moedas e tokens é uma tarefa hercúlea no contexto de criptomoedas. Embora esses dois termos sejam frequentemente usados de forma intercambiável, eles se referem a dois conceitos diferentes no ecossistema de criptografia. Embora não seja um crime usar esses termos de forma intercambiável em si, é preciso entender claramente as moedas e tokens para saber mais sobre o futuro da criptografia e do blockchain.

Se você já é experiente e só está buscando novas formas de se comprar e ganhar criptomoedas, talvez esse artigo lhe ajude a entender um pouco mais sobre o assunto e tirar algumas dúvidas. Se não, se é novo no mundo de criptografia e quer aprender, então esse é o artigo para você entender de uma vez o que é um token e o que é uma criptomoeda. Além disso, você aprender ainda mais sobre o assunto lendo estes livros especiais que selecionamos na Amazon para você.

O que é bitcoin
Bitcoin é um token ou criptomoeda?

FAQ Rápido

O que é um token criptográfico?

Um token criptográfico é um token de moeda virtual ou uma denominação de uma criptomoeda. Representa um bem negociável ou utilitário que reside em seu próprio blockchain e permite ao seu titular usá-lo para fins de investimento ou econômicos.

-- Publicidade --
Qual é o objetivo dos tokens?

Os tokens criptográficos podem ser usados ​​para representar a participação de um investidor na empresa ou para fins econômicos, como moeda corrente. Isso significa que os detentores de tokens podem usá-los para fazer compras ou negociar tokens como outros títulos para obter lucro.

Bitcoin é um token ou uma moeda?

Bitcoin é uma criptomoeda, que possui tokens ou moedas virtuais que podem ser usados ​​para negociar ou fazer compras.

Qual é a diferença entre uma moeda criptográfica e um token?

As moedas criptográficas permitem que os indivíduos façam pagamentos usando sua moeda digital. As pessoas podem usar tokens, porém, por muitos outros motivos. Eles podem usá-los para negociação, para reter e armazenar valor e, é claro, para usar como uma forma de moeda.

Quais são os diferentes tipos de tokens no Blockchain?

Os tokens que residem em blockchains incluem tokens de recompensa, tokens de moeda, tokens de utilitário, tokens de segurança e tokens de ativos.

O que é Blockchain?

Blockchain parece complicado, e definitivamente pode ser, mas seu conceito central é realmente muito simples. Um blockchain é um tipo de banco de dados. Para ser capaz de entender o blockchain, ajuda primeiro a entender o que um banco de dados realmente é.

-- Publicidade --

Um banco de dados é uma coleção de informações armazenadas eletronicamente em um sistema de computador. As informações, ou dados, em bancos de dados são normalmente estruturados em formato de tabela para permitir uma pesquisa e filtragem mais fáceis de informações específicas. Qual é a diferença entre alguém usar uma planilha para armazenar informações em vez de um banco de dados?

As planilhas são projetadas para que uma pessoa, ou um pequeno grupo de pessoas, armazene e acesse quantidades limitadas de informações. Em contraste, um banco de dados é projetado para armazenar quantidades significativamente maiores de informações que podem ser acessadas, filtradas e manipuladas de forma rápida e fácil por qualquer número de usuários ao mesmo tempo.

Grandes bancos de dados conseguem isso armazenando dados em servidores feitos de computadores poderosos. Esses servidores podem, às vezes, ser construídos usando centenas ou milhares de computadores para ter o poder computacional e a capacidade de armazenamentos necessários para que muitos usuários acessem o banco de dados simultaneamente. Embora uma planilha ou banco de dados possa ser acessado por qualquer número de pessoas, geralmente é propriedade de uma empresa e é gerenciado por um indivíduo designado que tem controle total sobre como funciona e os dados dentro dele.

Estrutura de Armazenamento da Blockchain

Uma diferença importante entre um banco de dados típico e um blockchain é a maneira como os dados são estruturados. Em uma blockchain, a coleta de informações é feita em grupos, também conhecidos como blocos, que contêm conjuntos de informações. Os blocos têm certas capacidades de armazenamento e, quando preenchidos, são encadeados no bloco previamente preenchido, formando uma cadeia de dados conhecida como “blockchain”. Todas as novas informações que seguem aquele bloco recém-adicionado são compiladas em um bloco recém-formado que também será adicionado à cadeia depois de preenchido.

Um banco de dados estrutura seus dados em tabelas, enquanto um blockchain, como seu nome indica, estrutura seus dados em pedaços (blocos) que são encadeados. Isso faz com que todos os blockchains sejam bancos de dados, mas nem todos os bancos de dados sejam blockchains. Este sistema também cria uma linha do tempo irreversível de dados quando implementado de forma descentralizada. Quando um bloco é preenchido, ele é “gravado em pedra” e se torna parte desta linha do tempo. Cada bloco na cadeia recebe um carimbo de data / hora exato quando é adicionado à cadeia o que impede sua modificação e garante a validade nas transações feitas.

-- Publicidade --

O que é uma criptomoeda?

As criptomoedas, ou moedas ou coins, referem-se a criptomoedas construídas em sua rede blockchain independente. O exemplo mais famoso é o Bitcoin (BTC), que também é a maior criptomoeda do mundo por capitalização de mercado.

Bitcoin é alimentado por sua rede blockchain nativa. Da mesma forma, Litecoin (LTC) e Ethereum (ETH) funcionam em seus respectivos blockchains. Essas cadeias de blocos podem diferir em tamanho, regras, mineradores, desempenho, etc. Algumas das moedas populares são Bitcoin (BTC), Ripple (XRP), Ethereum (ETH), Dogecoin (DOGE) e Litecoin (LTC).

Como as moedas digitais são usadas?

As moedas digitais são projetadas para servir ao mesmo propósito que as moedas físicas: transferência de valor. No ecossistema criptográfico, as moedas digitais permitem a transferência de pagamentos. As moedas digitais também armazenam valor diretamente vinculado à sua demanda e oferta. Portanto, o valor das moedas digitais costuma ser volátil.

No entanto, existem algumas exceções a isso. Por exemplo, a propriedade do Dash (DASH) permitirá que o cliente vote nas decisões propostas à rede DASH. No caso do Bitcoin, no entanto, a única maneira de obter mais Bitcoins é comprá-los ou minerá-los.

Moeda criptográfica vs. Token
Bitcoins não são moedas com um B grande nelas

Como minerar Bitcoins?

Minar Bitcoin é um processo muito técnico e requer grande poder de processamento do seu computador. Basicamente, o poder de processamento do computador será diretamente proporcional à taxa ou velocidade de mineração e, portanto, ao lucro. Se o computador de uma pessoa for lento, ele pode não produzir Bitcoins suficientes.

-- Publicidade --

Para extrair Bitcoins, pode-se usar um computador normal que tenha CPU, placa-mãe, RAM e armazenamento. A única diferença e o requisito mais importante aqui é a unidade de processamento gráfico (GPU) ou a placa de vídeo. Uma GPU de alto desempenho é um aspecto essencial se uma pessoa deseja minerar Bitcoin.

E quanto aos recursos de computação e eletricidade?

A mineração de bitcoins é feita usando hardware especializado chamado ASICs, que significa Circuitos integrados específicos de aplicativos. Isso é para resolver os problemas do computador e atualizar o poder de processamento.

A exigência de GPU e ASICs pode ser coletivamente pesada no bolso de uma pessoa. Também é necessário ter uma conexão de internet ativa constante para este trabalho. O outro aspecto importante é a necessidade de eletricidade para as máquinas de mineração. Diz-se que os maiores mineradores de Bitcoin operavam na China, onde a eletricidade era mais barata em comparação com as nações desenvolvidas.

Para um computador doméstico tentem minerar bitcoins seria um prejuízo, pois o quanto você conseguiria minerar de criptomoeda não cobriria o quanto você gastaria de eletricidade (atualmente na bandeira vermelha). Por isso, existem casos até de roubo de eletricidade, como uma tentativa de amenizar o valor para

O que é um Token?

Moeda criptográfica vs. Token: entendendo a diferença | c0e65d8c nft | married games dicas/guias |. Eth, bitcoin, bitcoins, criptomoeda, pc, tokens | moeda criptográfica vs. Token

Tokens se referem a criptomoedas que não possuem uma rede blockchain própria. Em vez disso, essas criptomoedas são construídas em outro blockchain. Os usuários podem criar tokens digitais usando uma das muitas plataformas do ecossistema DeFi (Finanças Descentralizadas).

-- Publicidade --

Ethereum é uma das escolhas mais populares, graças ao seu suporte para contratos inteligentes. A maioria dos tokens digitais encontrados hoje são tokens ERC-20, já que a plataforma Ethereum permite facilmente a criação de tokens no topo do blockchain Ethereum.

Atualmente, existem milhares de tokens no mercado. Tether (USDT), USD Coin (USDC), DAI, UMA e Basic Attention Token (BAT) são alguns dos tokens digitais comumente usados ​​por aí. Esses tokens podem ter outros poderes além da transferência de valor.

Como os tokens digitais são usados?

Assim como as moedas digitais, os tokens também permitem a transferência de valor. No entanto, na maioria dos casos, um token digital tem alguns poderes adicionais do que ser um meio de pagamento. Qualquer pessoa pode criar tokens digitais para cumprir funcionalidades específicas.

Por exemplo, um navegador Brave com foco na privacidade usa o Basic Attention Token (BAT) para recompensar seus usuários por navegar na web. Os clientes são pagos em BAT quando visualizam anúncios de editores que têm parceria com o navegador Brave.

Existem diferentes tipos de tokens digitais para vários fins:

-- Publicidade --

Os tokens de segurança funcionam como prova de investimento em ativos do mundo real, como ações e renda fixa. Eles são emitidos durante a Oferta de Token de Segurança (STO). Os tokens de utilitário são projetados para fornecer acesso a um determinado serviço ou produto. Por exemplo, o token FIL pode acessar a plataforma Filecoin.

Os tokens de ativos são tokens digitais vinculados a ativos do mundo real, como imóveis, ouro, etc. Nesse caso, um token representa o investimento do mundo real. Stablecoins são tokens digitais de valor fixo. Estes são frequentemente indexados a moedas fiduciárias como USD ou EUR. Os tokens não fungíveis representam itens únicos, que podem ser reais ou virtuais. Os itens usados em um jogo são um exemplo desses tokens. Os tokens de pagamento são quase semelhantes às moedas digitais, pois permitem uma transferência de pagamento em troca de bens e serviços.

Alguns serviços também criam tokens de pagamento para se livrar dos intermediários. Na maioria dos casos, o cliente seria recompensado por usar esses tokens em vez de um método de pagamento tradicional. Em comparação com a construção de uma moeda do zero, a criação de um token por meio da plataforma Ethereum levaria muito menos tempo.

Moeda Criptográfica vs. Token – As principais diferenças

Resumindo, algumas das principais diferenças entre um token digital e uma moeda digital são as seguintes:

  • As moedas digitais são baseadas em sua rede de blockchain nativa, os tokens são construídos na blockchain existente.
  • As moedas digitais podem ser usadas para processar pagamentos, mas os tokens são adequados para várias necessidades.
  • As moedas digitais são mais difíceis de criar do que os tokens que podem ser construídos com base no blockchain existente, como o Ethereum.
  • As moedas digitais são distribuídas principalmente por meio da mineração, enquanto os tokens se tornaram populares por meio de ICOs.

Abordar os mercados de criptomoedas é uma tarefa desafiadora, mas entender a distinção básica entre os vários tipos de criptomoedas pode ajudá-lo a gerenciar riscos e tomar melhores decisões em um ecossistema volátil.

-- Publicidade --

Descentralização da Blockchain

Blockchain
Blockchain

Para entender a blockchain, é instrutivo visualizá-lo no contexto de como foi implementado pelo Bitcoin. Como um banco de dados, o Bitcoin precisa de uma coleção de computadores para armazenar seu blockchain. Para Bitcoin, este blockchain é apenas um tipo específico de banco de dados que armazena todas as transações de Bitcoin já feitas. No caso do Bitcoin, e ao contrário da maioria dos bancos de dados, esses computadores não estão todos sob o mesmo teto, e cada computador ou grupo de computadores é operado por um único indivíduo ou grupo de indivíduos.

Imagine que uma empresa possua um servidor composto por 10.000 computadores com um banco de dados contendo todas as informações da conta de seu cliente. Esta empresa possui um depósito contendo todos esses computadores sob o mesmo teto e tem controle total de cada um deles e de todas as informações neles contidas.

O que são Nodes?

Da mesma forma, o Bitcoin consiste em milhares de computadores, mas cada computador ou grupo de computadores que mantém seu blockchain está em uma localização geográfica diferente e todos são operados por indivíduos ou grupos de pessoas separados. Esses computadores que compõem a rede do Bitcoin são chamados de Nodes.

Neste modelo, o blockchain do Bitcoin é usado de forma descentralizada. No entanto, existem blockchains centralizados e privados, nos quais os computadores que compõem sua rede pertencem e são operados por uma única entidade.

Em um blockchain, cada Node tem um registro completo dos dados que foram armazenados no blockchain desde seu início. Para Bitcoin, os dados são todo o histórico de todas as transações de Bitcoin. Se um Node tiver um erro em seus dados, ele pode usar os milhares de outros Nodes como um ponto de referência para se corrigir. Dessa forma, nenhum Node da rede pode alterar as informações contidas nela. Por isso, o histórico de transações em cada bloco que compõe o blockchain do Bitcoin é irreversível.

-- Publicidade --

Se um usuário adulterar o registro de transações do Bitcoin, todos os outros Nodes farão referência cruzada uns aos outros e facilmente identificarão o Node com as informações incorretas. Este sistema ajuda a estabelecer uma ordem exata e transparente dos eventos. Para Bitcoin, essas informações são uma lista de transações, mas também é possível para um blockchain conter uma variedade de informações, como contratos legais, identificações de estado ou inventário de produtos de uma empresa.

Para mudar o funcionamento desse sistema, ou as informações armazenadas nele, a maior parte do poder de computação da rede descentralizada precisaria concordar com essas mudanças. Isso garante que quaisquer mudanças ocorram no melhor interesse da maioria.

O que são bitcoins
Ficou um pouco mais simples, não?

Então, isso resume um pouco das diferenças entre os Tokens e as Criptomoedas. Se você quiser saber mais sobre o Bitcoin em específico, temos um excelente artigo no nosso site que você pode ler aqui. Caso tenha alguma dúvida, você pode deixar nos comentários. Aproveite também para ler mais sobre criptomoedas no nosso site.

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.