O que é VPN e quais os Melhores Serviços de 2021

Uma VPN, ou rede privada virtual, é uma maneira fácil de melhorar sua privacidade online. Saiba mais sobre esses serviços e se você precisa de um

O que é vpn
Sua conexão passa despercebido com um VPN

Privacidade na internet se tornou um assunto cada vez mais importante e relevante. Depois que uma série de serviços da internet foram pegos vendendo as informações de uso da web de seus usuários para empresas que analisam esses dados para exibirem propagandas personalizadas e até influenciar na maneira que as pessoas votam, controlar o que os outros podem ver dos seus hábitos de navegação se tornou uma necessidade real e uma preocupação constante.

Um das soluções mais simples para que você possa proteger a sua privacidade é usar um serviço VPN. Mas, o que é um VPN e como isso funciona e onde eu posso achar um, são as principais dúvidas dos usuários comuns da web. Então, vamos falar um pouco sobre essa tecnologia que se tornou tão importante para as pessoas e que deixa vulnerável quem ainda não aderiu a um.

O que é VPN?

Quando você liga uma VPN, ela envia seu tráfego da web por meio de um túnel criptografado para um servidor controlado pela empresa VPN. A partir daí, ele sai para a web normalmente. Se você se conectar apenas a sites protegidos com HTTPS, seus dados continuarão a ser criptografados mesmo depois de deixar a VPN. Isso parece simples e talvez supérfluo, mas pode ter efeitos profundos em sua privacidade.

Pense desta forma: se o seu carro sair da garagem, alguém pode segui-lo e ver para onde você está indo, quanto tempo você está no seu destino e quando você vai voltar. Eles podem até espiar dentro do seu carro e saber mais sobre você. Com um serviço VPN, é como se você dirigisse de sua casa para um túnel subterrâneo, para um estacionamento fechado, trocasse por um carro diferente e fosse embora. Ninguém que estava seguindo você originalmente sabe para onde você foi.

-- Publicidade --

Quando sua VPN está ligada, ninguém bisbilhotando sua rede não pode ver o que você está fazendo. Isso é verdade mesmo se o espião controlar a rede. Redes públicas de Wi-Fi, que são onipresentes e convenientes, infelizmente também são extremamente convenientes para invasores. Como você sabe, por exemplo, que “starbucks_wifi-real” é na verdade a rede Wi-Fi da cafeteria? Na verdade, uma brincadeira popular de pesquisadores de segurança é criar uma rede com o mesmo nome de um serviço popular gratuito e ver quantos dispositivos serão conectados automaticamente.

O que é vpn e quais os melhores serviços de 2021 | f897989b vpn2 | married games dicas/guias | internet, netflix, nordvpn, pc, segurança, tecnologia, vpn | o que é vpn
Seus dados passam por um túnel criptografado

Mesmo se você estiver inclinado a confiar em seus semelhantes (o que não recomendamos), você ainda não deve confiar em seu provedor de serviços de Internet (ISP). Nos Estados Unidos, por exemplo, os provedores tem uma visão enorme de suas atividades online. Para piorar as coisas, o Congresso decidiu que o provedor tem permissão para vender seu histórico de navegação anônimo.

Aqui no Brasil, há uma enorme discussão sobre o controle do tráfego, sobre limites de uso e quantidade de dados que podem ou não ser usados pelos clientes, principalmente em questão de serviços de streaming que estão cada vez mais matando os serviços de TV por Assinatura. Os dados que são controlados e usados pela nossa internet estão cada vez mais em jogo e usar um VPN evita que até mesmo seu Provedor acompanhe seus movimentos.

Outro benefício de um serviço VPN é que seu verdadeiro endereço IP fica oculto atrás do endereço IP do servidor VPN. Isso torna mais difícil para os anunciantes e outras pessoas rastrear seus movimentos na web. Mesmo um observador dedicado teria dificuldade em dizer de quem é o tráfego, porque seus dados são misturados com todos os outros usando o mesmo servidor VPN.

Quais são as limitações de uma VPN?

Os serviços VPN, embora extremamente úteis, não protegem contra todas as ameaças. Usar uma VPN não pode ajudar se você baixar ransomware imprudentemente ou se for levado a ceder seus dados para um ataque de phishing. Recomendamos fortemente que os leitores usem um software antivírus local, habilitem a autenticação de dois fatores sempre que disponível e usem um gerenciador de senhas para criar e armazenar senhas complexas e exclusivas para cada site e serviço que você usar.

-- Publicidade --

Também existem limitações para o quão anônimo você pode ser com uma VPN. Os anunciantes têm muitas táticas à disposição para coletar dados sobre você e rastrear seus movimentos. Isso varia de rastreadores online a impressões digitais do navegador. Recomendamos aproveitar as vantagens dos recursos anti-rastreamento em seu navegador e instalar bloqueadores de rastreadores dedicados.

Muitos serviços VPN também fornecem seu próprio sistema de resolução de DNS. Pense no DNS como um catálogo telefônico que transforma uma URL baseada em texto como “marriedgames.com.br”” em um endereço IP numérico que os computadores podem entender. Os bisbilhoteiros experientes podem monitorar as solicitações de DNS e rastrear seus movimentos online.

Atacantes gananciosos também podem usar envenenamento de DNS para direcioná-lo a páginas de phishing falsas, projetadas para roubar seus dados. Quando você usa o sistema DNS de uma VPN, é outra camada de proteção. O DNS seguro já está melhorando a privacidade, mas uma VPN vai um passo além.

Há algum debate entre os especialistas em segurança sobre a eficácia das VPNs. Como a maioria dos sites agora oferece suporte a conexões HTTPS seguras, grande parte da sua experiência online já está criptografada. Ainda assim, uma VPN cobre as informações ainda não protegidas por HTTPS, coloca um escudo importante entre você e as pessoas que controlam a infraestrutura da Internet e torna o rastreamento online mais difícil.

VPNs são úteis para melhorar a privacidade individual, mas também existem pessoas para quem uma VPN é essencial para a segurança pessoal e profissional. Alguns jornalistas e ativistas políticos contam com serviços VPN para contornar a censura do governo e se comunicar com segurança com o mundo exterior. Verifique as leis locais antes de usar uma VPN na China, Rússia, Turquia ou em qualquer país com políticas repressivas de internet.

-- Publicidade --

O VPN também ajuda a mascarar a sua localização para serviços como o Netflix ou Disney + e outros para jogos que ainda não estão disponíveis oficialmente no Brasil, como o GeForce Now. Com um VPN você pode assistir a filmes ou séries que não estão disponíveis no catálogo da Netflix do seu país ou jogar no GeForce Now como se estivesse em um país onde o serviço está acessível. Claro, cada dia mais esses serviços estão combatendo o uso do VPN, mas enquanto ainda estão ativos, você pode querer usar um VPN para isso.

Como escolher um serviço VPN

O mercado de VPN explodiu nos últimos anos, passando de uma indústria de nicho para um corpo a corpo total. Muitos provedores estão capitalizando nas crescentes preocupações da população em geral sobre vigilância e crimes cibernéticos, o que significa que está ficando difícil dizer quando uma empresa está realmente prestando um serviço útil e quando está vendendo gato por lebre. Na verdade, até mesmo VPNs falsos estão surgindo, então tome cuidado.

Ao procurar uma VPN, não se concentre apenas na velocidade, pois esse é o fator sobre o qual você e a empresa VPN têm menos controle. Como quase todas as empresas de serviço VPN oferecem alguma combinação das mesmas tecnologias, considere o valor. Como você pode tirar o máximo com o mínimo? Procure recursos extras, como encapsulamento dividido, conexões de vários saltos e assim por diante. Você pode não precisar deles o tempo todo, mas eles são úteis quando você precisa.

“Conexões de vários saltos” se parece com isso, mas é a sua internet e não um guaxinim

Quase todos os serviços VPN fornecem seu próprio aplicativo com uma interface gráfica de usuário completa para gerenciar a conexão VPN e as configurações, e recomendamos que você o use. Você pode descartar coisas mais simples e, em vez disso, preferir gerenciar manualmente suas conexões VPN. Isso funciona, mas é tedioso, requer atualização manual e não dá acesso às ferramentas de privacidade adicionais que muitas VPNs fornecem. Ao procurar um VPN, decida se você pode ficar vigiando ele ou não.

Avaliar a confiabilidade de uma VPN é uma coisa complicada. Isso não é facilitado pelo fato de a própria indústria de VPN já tem reclamações dos usuários. Descobrimos que, apesar de alguns erros, a maioria dos principais serviços de VPN não são maus, mas sempre há espaço para melhorias. Os melhores serviços VPN serão francos e honestos sobre seus pontos fortes e fracos, terão uma política de privacidade legível e passarão por auditorias de terceiros, um relatório de transparência ou ambos.

-- Publicidade --

A melhor maneira de saber se uma VPN funcionará para você é testá-la em sua própria casa. Veja se você consegue acessar todos os sites e serviços de que precisa. Descubra se a interface pode ser usada e se as velocidades em sua área são aceitáveis. Alguns serviços VPN oferecem uma versão de avaliação gratuita, portanto, aproveite-a. Certifique-se de que está satisfeito com o que se inscreveu e aproveite as garantias de devolução do dinheiro, caso não esteja.

É por isso que também recomendamos começar com uma assinatura de curto prazo – uma semana ou um mês – para realmente ter certeza de que você está feliz. Sim, você pode obter um desconto ao se inscrever por um ano, mas isso é mais dinheiro em jogo se você decidir que o serviço não atende às suas necessidades de desempenho.

Qual é o melhor serviço VPN grátis?

Nem todos os serviços VPN exigem pagamento. Existem, de fato, muitas VPNs gratuitas excelentes. Mas todas as VPNs gratuitas que testamos têm algum tipo de limitação. Alguns limitam você a apenas algumas conexões ou dispositivos simultâneos em uma conta. Outros restringem seus dados. Outros limitam você a apenas um punhado de servidores. Outros ainda fazem todas as opções acima.

Encontrar o melhor serviço VPN gratuito é um exercício de equilibrar essas restrições. TunnelBear, por exemplo, permite que você use qualquer servidor em sua rede, mas limita você a 500 MB-1 GB por mês. O Hotspot Shield também não impõe limites ao número de dispositivos, mas restringe você a 500 MB por dia e apenas para servidores nos Estados Unidos. O Kaspersky Secure Connection não limita seus dispositivos, mas não permite que você escolha um servidor VPN – o aplicativo faz isso automaticamente (isso é péssimo se você quer ver a Netflix de outro país, por exemplo).

O ProtonVPN tem a distinção única de não colocar restrições de dados para usuários gratuitos. Você pode navegar o quanto quiser, pelo tempo que quiser. Você ficará limitado a apenas um dispositivo no serviço por vez e poderá escolher apenas entre três locais de servidor, mas os dados ilimitados compensam tudo isso.

-- Publicidade --

Alguns navegadores, como o Opera já vem com um serviço VPN grátis integrado, mas alguns sites não costumam funcionar direito quando ele está ativo, como o Google ou o Facebook. Isso pode acontecer com outros sites e com outros serviços de VPN, obrigando você a desligá-lo apenas para fazer uma pesquisa.

Você pode confiar no seu serviço VPN?

Se estiver usando um serviço para rotear todo o tráfego da Internet por meio de seus servidores, você deve ser capaz de confiar nesse serviço. É mais fácil confiar em empresas que existem há mais tempo, simplesmente porque sua reputação provavelmente será conhecida. O problema é que a indústria de VPN é muito jovem e algumas empresas de VPN têm jogado sujo. Nesse ambiente, descobrir em quem confiar é muito difícil.

Damos atenção especial às práticas de privacidade das empresas VPN e não apenas à tecnologia que elas fornecem. Leia as políticas de privacidade e discuta as práticas da empresa com representantes de empresas VPN. Busque aquelas com o compromisso de proteger as suas informações de usuário e práticas de coleta e retenção do mínimo possível de informações do usuário.

Certifique-se de descobrir onde a empresa está sediada e sob qual estrutura legal ela opera. Alguns países não têm leis de retenção de dados, tornando mais fácil cumprir a promessa de “Não mantemos nenhum registro”. Também é útil saber em que circunstâncias uma empresa de serviço VPN entregará informações às autoridades policiais e quais informações ela teria que fornecer se isso acontecesse.

Impedir o rastreamento de dados é o mais importante para um vpn
Impedir o rastreamento de dados é o mais importante para um VPN

Os melhores serviços VPN têm uma política de privacidade que especifica claramente o que o serviço faz, quais informações ele coleta e o que faz para proteger essas informações. Algumas empresas explicam que coletam algumas informações, mas não informam sobre como pretendem usar essas informações. Outros são mais transparentes.

-- Publicidade --

A Melhor VPN para xCloud

O NordVPN é considerado um dos VPNs de melhor classificação em todo o mundo. Possui mais de 14 milhões de usuários em todo o mundo. O serviço vem com muitos benefícios, como privacidade online avançada e recursos de segurança. Oferece mais de 5.000 servidores em mais de 60 países.

Oferece muitos recursos, como criptografia AES de 256 bits de nível militar e vários protocolos de segurança. Suporta torrent e oferece até servidores P2P dedicados. Enquanto isso, não há limites de largura de banda ou dados que você pode baixar ou fazer upload. Isso, junto com velocidades excelentes, o torna uma VPN perfeita para streaming e jogos.

Sua enorme rede de servidores permite desbloquear a maioria dos serviços de streaming. Você pode desbloquear Netflix, Disney +, Hulu, BBC iPlayer e muitos outros, de qualquer lugar do mundo. Também permite que você o use até 6 dispositivos ao mesmo tempo com uma única licença. E, como oferece aplicativos para Windows, Mac, Android, iOS e muitos mais, pode ser usado na maioria, senão em todos os seus dispositivos.

Por fim, NordVPN oferece uma garantia de devolução do dinheiro em 30 dias, caso você mude de ideia. Você pode comprá-lo e testá-lo por si mesmo e, se não funcionar bem para você, você pode obter um reembolso total.

A Melhor VPN Pago

O NordVPN é considerado um dos VPNs de melhor classificação em todo o mundo. Possui mais de 14 milhões de usuários em todo o mundo. O serviço vem com muitos benefícios, como privacidade online avançada e recursos de segurança. Oferece mais de 5.000 servidores em mais de 60 países.

-- Publicidade --

Oferece muitos recursos, como criptografia AES de 256 bits de nível militar e vários protocolos de segurança. Suporta torrent e oferece até servidores P2P dedicados. Enquanto isso, não há limites de largura de banda ou dados que você pode baixar ou fazer upload. Isso, junto com velocidades excelentes, o torna uma VPN perfeita para streaming e jogos.

O que é vpn e quais os melhores serviços de 2021 | 62b8801f imagem 2021 10 18 161438 | married games dicas/guias | internet, netflix, nordvpn, pc, segurança, tecnologia, vpn | o que é vpn

APROVEITE A PROMOÇÃO

Assine agora, economize e ganhe
3 meses grátis

Sua enorme rede de servidores permite desbloquear a maioria dos serviços de streaming. Você pode desbloquear Netflix, Disney +, Hulu, BBC iPlayer e muitos outros, de qualquer lugar do mundo. Também permite que você o use até 6 dispositivos ao mesmo tempo com uma única licença. E, como oferece aplicativos para Windows, Mac, Android, iOS e muitos mais, pode ser usado na maioria, senão em todos os seus dispositivos.

Por fim, NordVPN oferece uma garantia de devolução do dinheiro em 30 dias, caso você mude de ideia. Você pode comprá-lo e testá-lo por si mesmo e, se não funcionar bem para você, você pode obter um reembolso total.

-- Publicidade --

Comente conosco se você usa algum serviço VPN e qual é o melhor na sua opinião. Aproveite e leia mais sobre Tecnologia no nosso site.

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.