Pesquisar
Close this search box.

O que é water cooler? Descubra tudo o que você precisa saber sobre isso em 5 tópicos

Você saber o que é water cooler? Está pensando em comprar um? Você precisa de um? Descubra nessa matéria

Saber o que é water cooler para manter o PC refrigerado é fundamental, seja uma máquina para jogos de alta potência ou apenas um PC de escritório. Existem muitos tipos de PC entre esses dois extremos, e muitos requerem resfriamento robusto sob carga pesada. Claro, a maioria das pessoas não precisa desse nível de resfriamento em seu computador doméstico, mas, para quem quer extrair o máximo do computador fritá-lo, um water cooler pode ser o essencial.

No calor que faz no nosso país, principalmente dependendo da região onde você mora, ligar um jogo e começar a jogar pode fazer com que o seu equipamento chegue a temperaturas extremas, o que prejudica o seu desempenho no jogo e ainda diminui o tempo de vida da máquina, então, mantê-lo na temperatura certa é o ideal.

Neste caso, se você precisa de um resfriamento mais intenso, o water cooler pode ser a resposta que você está procurando. Portanto, você deve optar por um cooler de refrigeração a ar ou por um caro sistema de refrigeração por líquido? Neste artigo, lhe daremos a resposta do que é water cooler e mais. Se você tiver algum dúvida ou comentário sobre os waters coolers, deixe-nos saber!

Leia Também:
Melhor Processador Para Notebooks Gamers
Saiba Como Escolher O Melhor Notebook Gamer
As Melhores Webcams Em 2021
5 Dicas Para Saber Se O Jogo Roda No PC
Melhores Mouses Gamer Com E Sem Fio
Melhores volantes para Simuladores de Corrida
15 Melhores e mais Vendidos Headsets Gamer
Os melhores e mais vendidos Teclados Gamer

O que é water cooler
Um water cooler em funcionamento

O que é water cooler?

Quando falamos sobre o que é water cooler para PCs convencionais, estamos falando sobre sistemas de refrigeração líquida all-in-one (AIO) . Estes são componentes pré-fabricados feitos por empresas como Corsair e EVGA. Para fazer isso funcionar, você não precisa encher um reservatório com uma solução de resfriamento ou montar várias peças, como faria com uma construção de resfriamento a líquido DIY. Esses sistemas geralmente (mas nem sempre) usam água, por isso são frequentemente chamados de sistemas de refrigeração a água.

O Hydro Series H60 da Corsair e o CLS 280 da EVGA são exemplos de water coolers muito populares e utilizados pelos gamers. O H60 da Corsair servirá perfeitamente em PCs de níveis até intermediários, já o CLS 280 fará sua máquina avançada voar. Confira!

[amazon box=”B079NXZQBC,B01MSDQTMU” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

Basta seguir as instruções para instalar o sistema de refrigeração, como faria com qualquer outro componente do computador. No entanto, inspecionar a tubulação em busca de vazamentos é sempre uma boa ideia.

Os sistemas de resfriamento a líquido AIO têm três partes principais que você precisa conhecer. Primeiro, o radiador é a grande parte quadrada com os ventiladores. É aqui que o líquido circula, retirando o líquido quente da CPU e passando-o pelo sistema para resfriá-lo antes de retornar para retirar mais calor.

O que é water cooler | air cooler, corsair, evga, noctua, tecnologia, water cooler | o que é water cooler? Descubra tudo o que você precisa saber sobre isso em 5 tópicos | bbe1396c pecas water cooler | dicas/guias, hardware
Water cooler

A outra parte principal é o bloco de água e a bomba. Esta é a parte que se conecta ao topo da CPU. O bloco de água tem uma placa de base que fica entre o resto do bloco e sua CPU. É aqui que o calor é transferido da CPU para o sistema de resfriamento. O bloco de água geralmente contém também a bomba, que move o líquido através do sistema.

Entre o radiador e o bloco de água, também temos a tubulação pela qual o líquido passa enquanto viaja entre os dois componentes maiores. É importante prestar atenção à tubulação para procurar possíveis vazamentos ao instalá-la pela primeira vez, embora isso seja improvável.

O líquido do Water Cooler dentro do seu PC

O componente final de um sistema de refrigeração líquida de PC é o próprio líquido. Muitas pessoas usam água destilada, pois a água da torneira tem impurezas que podem prejudicar o sistema ou entupir os canais nos blocos de água e no radiador.

Aditivos especializados podem adicionar cor ao fluido, tornando-o visualmente mais atraente quando usado em um estojo transparente. Eles também podem diminuir o ponto de congelamento ou a tensão superficial da água, tornando-a um refrigerante mais eficaz. Por fim, alguns aditivos possuem ingredientes antimicrobianos ou anticorrosivos, que podem aumentar a vida útil do sistema.

Se você decidir instalar um sistema de refrigeração líquida em seu computador, é uma boa ideia deixar a bomba circular o fluido por um tempo para que você possa verificar se há vazamentos. Mantenha seu computador desligado durante este período de teste para que você tenha menos probabilidade de danificar seu hardware se ocorrer um vazamento.

O que é water cooler | air cooler, corsair, evga, noctua, tecnologia, water cooler | o que é water cooler? Descubra tudo o que você precisa saber sobre isso em 5 tópicos | c26d3b68 water cooler | dicas/guias, hardware
Reservatório e tubulação

Quando tiver certeza de que tudo está à prova d’água, inicialize o computador. Você pode verificar a temperatura de seus componentes no menu do BIOS do seu computador ou usando um aplicativo de terceiros que monitora a temperatura. Se necessário, você também pode aplicar dissipadores de calor menores a chips de RAM, GPU e outros componentes de temperatura mais alta em seu sistema.

Se você gosta da ideia de refrigeração líquida, mas não quer pesquisar componentes individuais, pode comprar uma unidade ou kit pronto para uso . Unidades independentes podem ser conectadas diretamente aos slots de expansão de um computador ou fonte de alimentação e fornecer resfriamento líquido para um chip específico. Os kits incluem todas as peças necessárias e instruções para montá-las; apenas certifique-se de que as peças incluídas são compatíveis com o hardware do seu computador. Algumas empresas também vendem PCs de última geração com refrigeração líquida instalada na fábrica.

Quando a água não é fria o suficiente

Se você deseja resfriar as peças do seu PC ainda mais do que um sistema de refrigeração líquida permite, você pode usar dispositivos Peltier no lugar de blocos de água padrão. Um dispositivo Peltier é um dispositivo termoelétrico. Quando você aplica eletricidade a ele, o calor se move de um lado para o outro. Em outras palavras, um lado do dispositivo Peltier fica muito frio enquanto o outro fica muito quente. O lado frio do dispositivo Peltier pode resfriar um microchip, enquanto a água do sistema de refrigeração líquida retira o calor do lado quente.

Algumas pessoas preferem sistemas que usam esses dispositivos porque eles resfriam os componentes de um PC bem abaixo da temperatura ambiente. No entanto, eles exigem precauções extras. Como o lado frio de um dispositivo Peltier é mais frio que o ar ao redor, é propenso a acumular condensação. Sem ampla proteção contra condensação, um sistema Peltier pode levar a um curto-circuito.

O resfriamento líquido é melhor do que o resfriamento a ar?

Em geral, o resfriamento a líquido faz um trabalho melhor do que um resfriador a ar. Existem exceções para isso, no entanto. Alguns resfriadores a ar do mercado de usados fazem um trabalho tremendo e podem competir com resfriadores líquidos de gama baixa – especialmente projetos de radiador com ventilador único.

O que é water cooler | air cooler, corsair, evga, noctua, tecnologia, water cooler | o que é water cooler? Descubra tudo o que você precisa saber sobre isso em 5 tópicos | 5762cc90 air cooler | dicas/guias, hardware
Um ventilador de PC tradicional

Em geral, no entanto, o resfriamento a líquido tende a ser melhor do que os conjuntos de ventiladores e dissipadores de calor volumosos. O resfriamento a ar depende da absorção de calor em uma placa de base de metal. Em seguida, o calor viaja pelos tubos de calor para um grande dissipador de calor, onde os ventiladores se dissipam e empurram o ar quente para longe da CPU. Os resfriadores a líquido, por outro lado, também usam uma placa de base – mas o calor é absorvido pelo líquido, que é mais eficiente na transferência de calor do que o ar. Então, esse líquido quente se afasta da CPU, onde o calor é dissipado pelo radiador.

Outra consideração é que os resfriadores a ar de setups avançados, como os que podem competir com os AIOs de refrigeração líquida de baixo custo, são muito mais pesados ​​e volumosos. Um refrigerador a ar como o Noctua NH-D15 pode fazer um trabalho fantástico de resfriamento, mas pode não caber em gabinetes com espaço menor. Alguns refrigeradores a ar grandes também podem bloquear os slots de RAM se você não tiver cuidado com a instalação. Confira abaixo essa ótima opção.

[amazon box=”B01NC06ZYT” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

Você precisa de um water cooler?

Muitas pessoas sugerem que, se você não estiver fazendo overclock em sua CPU, não há realmente necessidade de usar water cooler, já que os coolers a ar fazem um bom trabalho de qualquer maneira – especialmente os modelos grandes e robustos. Esse argumento é justo, mas existem outros argumentos a favor do porquê você saber o que é water cooler e seu resfriamento por líquido.

Quanto mais baixas forem as temperaturas de seus componentes, maiores serão as chances de que durem mais tempo, e os AIOs manterão sua CPU mais fria. As CPUs também diminuem a velocidade quando ficam muito quentes por muito tempo, o que significa que um processador pode manter as velocidades máximas por mais tempo, quanto melhor for o cooler. Se você estiver jogando um jogo que exige muito da CPU ou editando arquivos de vídeo, por exemplo, o resfriamento a líquido pode se traduzir em melhor desempenho.

Pensando em montar um PC top? Se liga nas dicas:

Além disso, existem algumas considerações menores, como ruído, uma vez que uma unidade multifuncional de refrigeração líquida é geralmente mais silenciosa do que um refrigerador a ar. Os AIOs com iluminação RGB também podem ter uma aparência melhor em um gabinete com um lado transparente, embora isso seja totalmente subjetivo.

Se você quiser usar um AIO, também precisa se certificar de que há um local dentro de seu gabinete para o radiador. Isso geralmente não é um problema, mas é sempre uma boa ideia verificar o que diz o manual do gabinete do seu computador – ou, se você tiver um sistema pré-montado, pode verificar o manual geral do usuário do sistema. Você precisa de um local em seu gabinete para montar pelo menos duas ventoinhas com tamanhos de 120mm ou 140mm.

As desvantagens de um water cooler

Em resumo, as desvantagens do water cooler são:

  • Ele é mais caro. Devido à sua natureza mais complexa, mesmo o sistema de refrigeração líquida AIO mais básico é mais caro do que o seu equivalente movido a ar.
  • Instalação complicada. Instalar refrigeração líquida em seu PC pode ser uma tarefa assustadora, especialmente ao mexer com water coolers personalizados. Existem várias peças que precisam ser conectadas delicadamente dentro de sua máquina (e você definitivamente não quer água dentro da sua máquina).
  • Possíveis problemas e manutenção. O resfriamento líquido é muito mais complexo do que o resfriamento a ar, o que também significa que há mais áreas nas quais um dispositivo de water cooler pode falhar. Vazamentos podem ser catastróficos e a falta de manutenção adequada do seu dispositivo pode resultar em danos aos componentes.

Embora um water cooler tenha muito a oferecer aos proprietários de PC, existem algumas desvantagens. O primeiro é o custo. Um water cooler de 240mm (o que significa que tem duas ventoinhas de 120 mm) de qualidade custa cerca de R$550,00 ou mais, enquanto um refrigerador a ar popular como o Cooler Master Hyper 212 Evo costuma custar cerca de R$250,00 a R$350. Você talvez possa pagar cerca de R$900,00 por um cooler a ar topo de linha (como o Noctua NH-D15, mencionado acima), mas um deles é geralmente mais barato do que um water cooler AIO.

O que é water cooler | air cooler, corsair, evga, noctua, tecnologia, water cooler | o que é water cooler? Descubra tudo o que você precisa saber sobre isso em 5 tópicos | 1c851d52 desvantagens water cooler | dicas/guias, hardware
Um cooler cheio de leds

Em segundo lugar, é apenas mais complicado. Um air-cooler padrão tem menos peças móveis e, portanto, é menos provável de quebrar do que um sistema de refrigeração a líquido. Além disso, você pode trocar os ventiladores em um refrigerador a ar se eles falharem. Um AIO, por outro lado, tem uma bomba, tubos e ventiladores para lidar. Se alguma dessas coisas quebrar, você precisará substituir sua unidade.

Como citados acima, o Cooler Master Hyper 212 e o H100X de 240mm da Corsair são ótimos opções para você que não quer passar aperto na hora de esfriar sua máquina. Com ótimos preços e um custo benefício arrasados, você com certeza estará fazendo ótimas escolhas. Aproveite!

[amazon box=”B07H9JL1P8,B07B68T46Q” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

Então, é claro, há a questão do vazamento do refrigerador, embora isso seja raro para os novos modelos. Na verdade, alguns fabricantes de AIO (mas não todos) garantirão o custo de substituição do seu sistema se a unidade de resfriamento danificá-la durante a garantia.

Water cooler vs. Air cooler: escolha o melhor para você

Saber o que é water cooler é importante para ter a noção de que o resfriamento líquido é uma maneira fantástica de manter as temperaturas da CPU mais baixas, o que pode se traduzir em um desempenho melhor sustentado sob carga, mesmo sem overclock.

Por outro lado, o resfriamento a líquido não é estritamente necessário e é mais caro, e há mais peças móveis que podem quebrar. As unidades all-in-one de refrigeração líquida têm uma aparência legal e fazem um excelente trabalho de redução de temperaturas, mas qualquer pessoa com um orçamento limitado ainda se sairá bem em ficar com um bom refrigerador a ar.

FAQ Rápido

É bom ter um PC com um water cooler?

Se você é um overclocker que gosta de levar seu sistema ao limite, um PC resfriado a água valeria a pena para você. Os PCs resfriados a água geralmente são capazes de lidar com temperaturas e cargas de estresse mais altas do que seus equivalentes resfriados a ar, devido à água ter melhores propriedades de resfriamento do que o ar.

Os refrigeradores de água do PC precisam de manutenção?

Depende do tipo do seu water cooler. Um resfriador do tipo “Closed Loop” não há necessidade de manutenção e o sistema nunca precisará de recarga ou lavagem. Esses tipos de coolers também são chamados de “AIO” ou “All-In-One” e são reconhecíveis como simples coolers de CPU com uma bomba embutida e um único radiador.

Qual o tamanho de Water Cooler eu preciso?

A regra geral é usar pelo menos um radiador de 120 mm (seção) por cada componente refrigerado a água e mais uma seção adicional. Por exemplo, se você estiver refrigerando uma CPU e uma única placa gráfica de alto desempenho, recomendamos usar pelo menos um radiador de 360 mm (3 x 120 mm) para melhores resultados.

Water coolers são silenciosos?

Mais silenciosos do que os air coolers, embora os water coolers não sejam totalmente silenciosos, eles normalmente são muito menos barulhentos do que os air coolers, especialmente sob carga de trabalho pesado.

Quanto tempo duram os water coolers?

Geralmente, um water cooler All-in-One bem feito pode durar cerca de 3 a 6 anos. Considerando que com water coolers personalizadas, geralmente não duram tanto. Normalmente apenas 1 a 3 anos sem qualquer tipo de manutenção

Quais são as desvantagens do water cooler?

Um water cooler, só para começar, é mais caro do que um air cooler. Além disso, ele é mais complicado de instalar, tem mais peças móveis e uma falha ou falta de manutenção adequada pode ser catastrófica para o seu PC.

Agora, fale conosco: Você utiliza um water cooler na sua máquina? Tem algum sistema personalizado de resfriamento? Tem vontade de comprar um sistema destes? Deixe um comentário no site e aproveite para ler mais sobre hardware na Married Games.

Saiba como acabar de vez com o erro OpenGL no Blender
Sua carreira do sonhos é ganhar muito dinheiro Criando Jogos? Então veja como dar os primeiros passos
Jogo de ação com múltiplas batalhas superpoderosas apresenta narrativa inédita ambientada no mundo dos quadrinhos de Invincible, da Skybound Comics
Desenvolvedores independentes e artistas podem inscrever seus projetos gratuitamente para participar do BIG Festival 2024 e Artists' Alley, na gamescom latam 2024
Conheça Sites para Criar Jogos e crie seus games sem baixar ou instalar nada
Quer saber como Desenvolver Jogos no Celular? Veja esses aplicativos