O que é WordPress? Tudo sobre o Criador de Sites mais Importante da Internet

Você já deve ter ouvido falar sobre o WordPress, certo? Algo sobre criação de sites, blogs ou sobre a facilidade em se fazer algo na internet, busca por programadores ou designers com experiência em WordPress ou, se em algum momento, você pensou em criar um site para você ou seu negócio e deu de cara com essa palavra? Em sua essência, o WordPress é a maneira mais simples e popular de criar seu próprio site ou blog.

WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo de código aberto (CMS). É uma ferramenta popular para indivíduos sem experiência em codificação que desejam criar sites e blogs. O software não custa nada. Qualquer pessoa pode instalá-lo, usá-lo e modificá-lo gratuitamente.

Na verdade, o WordPress está em mais de 40% de todos os sites na Internet hoje em dia. Sim – mais de um em cada quatro sites que você visita provavelmente são desenvolvidos pelo WordPress. Então, é possível dizer que WordPress é uma das coisas mais importantes da internet, como o Google.

Vamos falar um pouco sobre esse sistema e dar algumas dicas para quem começar a mexer em WordPress para a criação de sites, blogs e muito mais. Se ficar com alguma dúvida ou tiver sugestões sobre o assunto, é só deixar aí nos comentários.

Quem criou o WordPress e há quanto tempo existe?

O WordPress foi criado como um projeto autônomo em 2003, originado como um desdobramento de um projeto anterior chamado b2/cafelog. O WordPress é um software de código aberto, então hoje em dia é feito por uma enorme comunidade de colaboradores e programadores que criam complementos para o sistema. Mas se fôssemos rastrear as origens do WordPress de volta às suas raízes, sua criação original foi uma colaboração entre Matt Mullenweg e Mike Little.

Desde então, Matt Mullenweg tornou-se em grande parte o rosto do WordPress. E ele também é o fundador da Automattic, que é a empresa por trás do serviço WordPress.com com fins lucrativos. A história do WordPress entre sua fundação como plataforma de blog em 2003 e hoje é longa, mas basta dizer que o WordPress avançou e, graças aos seus colaboradores e à enorme comunidade, tornou-se a solução mais popular para criar qualquer tipo de site. Mas e você? Por que você deve usar o WordPress? Por que você deve aprender a desenvolver neste software que já está presente em mais de 40% dos sites na web? Bem, não importa o tipo de site que você deseja criar, há muitas razões para usar o WordPress.

Em um nível um pouco mais técnico, o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo de código aberto licenciado sob GPLv2, o que significa que qualquer pessoa pode usar ou modificar o software WordPress gratuitamente sem precisar saber uma linguagem de programação ou desenvolver sites em código puro.

Um sistema de gerenciamento de conteúdo é basicamente uma ferramenta que facilita o gerenciamento de aspectos importantes do seu site – como conteúdo – sem precisar saber nada sobre programação. O resultado final é que o WordPress torna a construção de um site acessível a qualquer pessoa – até mesmo pessoas que não são desenvolvedores ou programadores.

Qual a função do WordPress?

Inicialmente, o WordPress era uma plataforma de blogs simples, mas logo se desenvolveu em um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) rico em recursos. O software é escrito na linguagem de script PHP. Todo o conteúdo do site, incluindo configurações, postagens de blog e páginas, é armazenado em um banco de dados, como o MySQL, que é a escolha mais popular de banco de dados, mas alguns proprietários de sites optam por usar uma solução alternativa, como MariaDB ou SQLite.

Não se preocupe se tudo isso parecer técnico. Sua empresa de hospedagem lida com o lado técnico da execução do WordPress para que você possa se concentrar na criação de conteúdo e no marketing do seu site. É aí que está a beleza do WordPress! O software permite que qualquer pessoa, independentemente de sua experiência técnica, crie rapidamente sites com aparência profissional usando uma área de administração amigável.

Em muitas vezes, nem mesmo criar a aparência do site (que já requer um pouco de conhecimento técnico) você precisa. Existem diversos sites que oferecem Temas, ou seja, são layouts pré prontos para que você possa simplesmente baixar e usar no seu site, sem nem mesmo precisar de nenhuma linha de código. E o que o WordPress pode fazer? Nos primeiros dias de existência do software ‘WordPress’, as pessoas se perguntavam “O que o WordPress pode fazer?”. Com a funcionalidade do WordPress sendo expandida tanto ao longo dos anos, achamos que uma pergunta a ser feita hoje é “O que o WordPress não pode fazer?” como o software pode ser usado para construir praticamente qualquer tipo de site.

Claro, o WordPress sempre será conhecido como um aplicativo de criação de sites e blogs fantástico e isso não mudou até hoje. Mas, no coração do WordPress está o seu editor. Conhecido como Gutenberg, o editor permite que você crie e estilize páginas usando barras de ferramentas de formatação simples e um moderno construtor de páginas de arrastar e soltar. Esteja você publicando postagens de blog diariamente ou usando o WordPress para adicionar páginas estáticas, você vai adorar o quão fácil é usar o editor Guttenberg.

WordPress.org vs WordPress.com – Qual a diferença?

A versão do WordPress disponível em wordpress.org/download/ é conhecida como a versão principal do WordPress e, embora você possa criar um site com isso usando o tema padrão do WordPress Twenty Twenty, a grande maioria dos proprietários de sites usa um design de WordPress mais avançado, os Temas. Eles também instalam plugins para adicionar mais recursos e funcionalidades.

Ao utilizar temas e plugins, você pode expandir o que pode fazer com o WordPress. Isso permite que você crie uma variedade de sites, incluindo diretórios, fóruns de discussão, portfólios e galerias, blogs e revistas, sites de comércio eletrônico, sites de negócios, cursos on-line, reservas de hotéis, sites de namoro, sites de perguntas e respostas, bases de conhecimento, e sites de currículos simples e muito mais. Resumindo, o WordPress pode ser usado para criar praticamente qualquer tipo de site. Você só precisa encontrar o tema ou plugin WordPress certo para ajudá-lo a fazer isso.

Contudo, se você é novato no WordPress, pode ficar confuso com o fato de que existem duas versões do WordPress, em sites com nomes de domínio diferentes.

  • WordPress.org – A versão onde você escolhe o seu domínio WordPress a parte do software;
  • WordPress.com – A versão com hospedagem grátis e limitada do WordPress;

A versão auto-hospedada do WordPress encontrada no WordPress.org é mais popular, pois é, em geral, muito mais flexível. Não há restrições sobre como você usa a versão auto-hospedada do WordPress, portanto, você pode personalizar seu site como achar melhor e manter controle total sobre seu conteúdo. Como o nome sugere, com a versão onde você escolhe o seu domínio do WordPress, você precisa adquirir um pacote de hospedagem de sites de uma empresa como a Locaweb para que seu site permaneça online 24 horas por dia. Dia.

Historicamente, construir um site com a versão auto-hospedada do WordPress exigia que o proprietário do site lidasse com a maioria das tarefas administrativas. Além de instalar o WordPress, você tinha que gerenciar as atualizações para o WordPress e para os temas e plugins do WordPress instalados. Você também tinha que manter backups de sites e manter seu site seguro para evitar que hackers se infiltrassem em seu site.

Embora a manutenção semanal continue sendo uma tarefa essencial para a maioria dos usuários do WordPress, a chegada de empresas de hospedagem gerenciada do WordPress eliminou a necessidade de fazer tudo sozinho, pois eles lidam com a maioria das tarefas administrativas para você.

Por outro lado, o WordPress.com é um serviço do WordPress que inclui uma hospedagem para você. Isso permite que você concentre todo o seu tempo na atualização e marketing do seu site. É gratuito se inscrever no WordPress.com e lançar seu próprio site, mas você precisa atualizar para o plano pessoal de R$ 25 por mês para usar seu próprio nome de domínio e remover publicidade.

O que é wordpress? Tudo sobre o criador de sites mais importante da internet | 206ad523 wordpress | desenvolvimento, pc, site, tecnologia, wordpress | o que é wordpress dicas/guias
Painel de controle do WordPress

Subir para o plano premium de R$ 45 por mês desbloqueia recursos adicionais, como personalização avançada de design e integração com o Google Ads. Embora você mesmo possa hospedar o WordPress por apenas alguns reais por mês, eu diria que o WordPress.com geralmente é uma solução mais acessível para novos usuários do WordPress e é uma opção atraente para aqueles que não querem ser responsáveis por manter seu site online.

Mas, esteja ciente de que a versão hospedada do WordPress é menos flexível e exige que você pague mais para desbloquear recursos que são gratuitos na versão auto-hospedada do WordPress. É por isso que, a longo prazo, a maioria dos usuários do WordPress.com gravitam em direção à versão auto-hospedada do WordPress. Apesar disso, o WordPress.com é uma introdução fantástica ao mundo do WordPress para aqueles que são novos na construção de sites e querem aprender tudo sobre o tema.

O que posso fazer com o WordPress

Criar um site com WordPress parece fácil hoje em dia, não é? Você acabou de instalar um tema e pronto, certo? Bem, embora o WordPress tenha sido inicialmente imaginado como uma plataforma de blogs, hoje em dia, tornou-se o CMS mais popular e o maior palco de publicação com mais de 40% da internet rodando na plataforma.

Agora, você pode usar o WordPress para criar todos os tipos possíveis de site. Tudo que você precisa é de uma ideia e os recursos para isso. As possibilidades e as inovações que você pode implementar em sua construção são praticamente ilimitadas, e é por isso que vamos falar um pouco sobre os tipos sites que você pode construir com o WordPress.

O que é wordpress? Tudo sobre o criador de sites mais importante da internet | 3e4e31e2 blog | desenvolvimento, pc, site, tecnologia, wordpress | o que é wordpress dicas/guias
Fazer blogs em WordPress é fácil

Blogs: O WordPress começou como uma simples plataforma de blogs e rapidamente se transformou no poderoso CMS que conhecemos hoje. Durante os últimos 16 anos, os componentes de blogs e sites pessoais ainda estão presentes e poderosos. Na verdade, eles se tornaram mais refinados e maduros. Se você deseja criar um blog ou site pessoal, encontrará muitas ferramentas para gerenciar e dimensionar rapidamente seu site WordPress.

Site Comercial: WordPress é uma maneira fácil de construir um site de negócios com aparência profissional e é tão poderoso que muitas marcas de renome estão usando o WordPress para impulsionar sua presença na web. Diversas empresas como a Sony Music e até a Casa Branca usam o WordPress em seu site. Antes de construir seu site de negócios, você deve ter objetivos claros em mente, de acordo com os quais desenvolverá o site. Se você não sabe o que deseja alcançar com seu site WordPress de negócios, não será nada mais do que um desperdício de dinheiro e tempo.

Site de comércio eletrônico: O WordPress se tornou a solução definitiva para construir um site de comércio eletrônico. Existem plugins incríveis como WooCommerce, Easy Digital Downloads que podem transformar seu site WordPress em uma plataforma de eCommerce. Seu site de comércio eletrônico deve ter as seguintes funções essenciais como a capacidade de fornecer aos usuários uma navegação perfeita do produto, uma maneira de os usuários escolherem produtos e colocá-los no carrinho de compras e um processo de pagamento transparente e seguro. Falaremos mais sobre isso em breve.

Site do portfólio: Quer mostrar seu trabalho? Você pode fazer isso facilmente com um site WordPress de portfólio que possui lindas galerias de imagens e controles deslizantes. É uma das melhores maneiras de garantir que seu trabalho seja notado. Um site de portfólio bem elaborado diz a todos exatamente quem você é e o que faz. Você construirá sua presença com sucesso enquanto apresenta exemplos de suas habilidades e conquistas de uma maneira visualmente atraente.

Comunidade on-line: Com o WordPress, você pode desenvolver qualquer tipo de comunidade online que possa imaginar! Se você possui um negócio, uma comunidade online pode ajudá-lo a se destacar da concorrência e envolver seu mercado-alvo. Como blogueiro, você pode alcançar seu público de nicho e criar seguidores fiéis.

Sites de revistas e publicações digitais: Revista e publicação digital podem ser uma combinação de notícias, histórias, entretenimento ou outro tipo de reportagem. Se você pensar nos hábitos de navegação dos usuários, a maioria dos sites que eles visitam são apenas para notícias e entretenimento. Então, com o tema certo, você pode criar o seu site de notícias online em poucos cliques.

O que você precisa para fazer seu próprio site WordPress

Todos, independentemente de sua experiência, podem lançar um site WordPress. Se, no entanto, você é um novato em computação, considere lançar seu primeiro site WordPress com WordPress.com, já que você não precisará se preocupar com detalhes de backup, configurações complexas ou segurança avançada. Tudo fica por conta do serviço do próprio WordPress.

Todo o processo é simples e você sempre pode transferir seu site para uma configuração auto-hospedada posteriormente, se desejar. Tudo o que você precisa fazer é criar uma conta no WordPress.com e selecionar se está criando um blog, site comercial, site profissional ou loja online e em seguida, você será solicitado a inserir algumas informações básicas sobre seu site, como nome e descrição. Então você só precisa ativar um tema WordPress e começar a publicar conteúdo.

Para hospedar o WordPress você mesmo, você precisa fazer três coisas:

Muitas empresas de hospedagem oferecem nomes de domínio “Grátis” para novos clientes, no entanto, recomendo fortemente que você mesmo registre os nomes de domínio para ter controle total sobre sua propriedade. O custo de um domínio dependerá de qual extensão de domínio você precisa e de onde você a compra. Para um domínio.COM, você pode esperar pagar por uma hospedagem em sites como a Locaweb ou outros. Você pode pesquisar o domínio que achar melhor e escolher o plano a sua escolha.

A parte mais difícil de comprar um nome de domínio é encontrar um nome adequado que esteja disponível. Depois de encontrar um bom nome de domínio, o processo real de compra do domínio leva apenas alguns minutos. Com isso, seu blog já estará no ar. Contudo, com o tempo você verá que há coisas mais profundas, atualização de plugins e outros detalhes que você deverá aprender se quiser continuar mantendo o seu site no ar. Para isso, você pode recorrer a um bom curso de WordPress e aprender todos os truques do sistema para manter seu site sempre na melhor forma.

O WordPress é a maneira mais popular de construir um site por um simples motivo: sua facilidade! Se você deseja construir qualquer tipo de site, de um blog a uma loja de comércio eletrônico, o WordPress é uma ótima opção.

FAQ Rápido

O que é o WordPress?

WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) que permite hospedar e construir sites. O WordPress contém arquitetura de plugins e um sistema de modelos, para que você possa personalizar qualquer site para se adequar ao seu negócio, blog, portfólio ou loja online.

O WordPress é bom para um iniciante?

Apesar de ser a plataforma mais flexível e poderosa, o WordPress é bastante fácil de usar para iniciantes. Ele vem com um painel simples com diferentes opções de menu listadas na barra lateral. Você pode criar facilmente posts e páginas, personalizar o design do seu site, adicionar menus de navegação e muito mais.

É melhor usar WordPress ou HTML?

Se o seu site não requer atualizações, alterações regulares ou qualquer conteúdo adicional, o HTML é uma escolha melhor, pois fará com que seu site tenha um desempenho mais rápido. Se você deseja expandir seu site de negócios e atualizá-lo constantemente, o WordPress é a melhor escolha.

O WordPress hospeda seu site gratuitamente?

Sim, o WordPress hospeda no WordPress.com e tem planos gratuitos e pagos disponíveis. Quando você hospeda diretamente no WordPress.com, não há custos iniciais e você não precisará comprar um nome de domínio separado. O WordPress será instalado automaticamente e atualizado para você.

Agora, deixe nos comentários: Você já utiliza o WordPress no seu site? Tem algum plugin ou tema que acha essencial? Fale conosco e aproveite para ler mais sobre tecnologia e WordPress no nosso site.

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.