Pesquisar
Close this search box.

WordPress: Tudo sobre o CMS mais Poderoso do Mundo

Saiba o que é WordPress e a sua importância na internet atual

Você já deve ter ouvido falar sobre o WordPress, certo? Algo sobre criação de sites, blogs ou sobre a facilidade em se fazer algo na internet, busca por programadores ou designers com experiência em WordPress ou, se em algum momento, você pensou em criar um site para você ou seu negócio e deu de cara com essa palavra? Em sua essência, o WordPress é a maneira mais simples e popular de criar seu próprio site ou blog.

WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo de código aberto (CMS). É uma ferramenta popular para indivíduos sem experiência em codificação que desejam criar sites e blogs. O software não custa nada. Qualquer pessoa pode instalá-lo, usá-lo e modificá-lo gratuitamente.

Na verdade, o WordPress está em mais de 40% de todos os sites na Internet hoje em dia. Sim – mais de um em cada quatro sites que você visita provavelmente são desenvolvidos pelo WordPress. Então, é possível dizer que WordPress é uma das coisas mais importantes da internet, como o Google.

Vamos falar um pouco sobre esse sistema e dar algumas dicas para quem começar a mexer em WordPress para a criação de sites, blogs e muito mais. Se ficar com alguma dúvida ou tiver sugestões sobre o assunto, é só deixar aí nos comentários.

Quem criou o WordPress? Breve História do CMS mais Famoso

O WordPress foi criado como um projeto autônomo em 2003, originado como um desdobramento de um projeto anterior chamado b2/cafelog. O WordPress é um software de código aberto, então hoje em dia é feito por uma enorme comunidade de colaboradores e programadores que criam complementos para o sistema. Mas se fôssemos rastrear as origens do WordPress de volta às suas raízes, sua criação original foi uma colaboração entre Matt Mullenweg e Mike Little.

Desde então, Matt Mullenweg tornou-se em grande parte o rosto do WordPress. E ele também é o fundador da Automattic, que é a empresa por trás do serviço WordPress.com com fins lucrativos. A história do WordPress entre sua fundação como plataforma de blog em 2003 e hoje é longa, mas basta dizer que o WordPress avançou e, graças aos seus colaboradores e à enorme comunidade, tornou-se a solução mais popular para criar qualquer tipo de site. Mas e você? Por que você deve usar o WordPress? Por que você deve aprender a desenvolver neste software que já está presente em mais de 40% dos sites na web? Bem, não importa o tipo de site que você deseja criar, há muitas razões para usar o WordPress.

Em um nível um pouco mais técnico, o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo de código aberto licenciado sob GPLv2, o que significa que qualquer pessoa pode usar ou modificar o software WordPress gratuitamente sem precisar saber uma linguagem de programação ou desenvolver sites em código puro.

Um sistema de gerenciamento de conteúdo é basicamente uma ferramenta que facilita o gerenciamento de aspectos importantes do seu site – como conteúdo – sem precisar saber nada sobre programação. O resultado final é que o WordPress torna a construção de um site acessível a qualquer pessoa – até mesmo pessoas que não são desenvolvedores ou programadores.

Qual a função do WordPress?

Inicialmente, o WordPress era uma plataforma de blogs simples, mas logo se desenvolveu em um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) rico em recursos. O software é escrito na linguagem de script PHP. Todo o conteúdo do site, incluindo configurações, postagens de blog e páginas, é armazenado em um banco de dados, como o MySQL, que é a escolha mais popular de banco de dados, mas alguns proprietários de sites optam por usar uma solução alternativa, como MariaDB ou SQLite.

Não se preocupe se tudo isso parecer técnico. Sua empresa de hospedagem lida com o lado técnico da execução do WordPress para que você possa se concentrar na criação de conteúdo e no marketing do seu site. É aí que está a beleza do WordPress! O software permite que qualquer pessoa, independentemente de sua experiência técnica, crie rapidamente sites com aparência profissional usando uma área de administração amigável.

Em muitas vezes, nem mesmo criar a aparência do site (que já requer um pouco de conhecimento técnico) você precisa. Existem diversos sites que oferecem Temas, ou seja, são layouts pré prontos para que você possa simplesmente baixar e usar no seu site, sem nem mesmo precisar de nenhuma linha de código. E o que o WordPress pode fazer? Nos primeiros dias de existência do software ‘WordPress’, as pessoas se perguntavam “O que o WordPress pode fazer?”. Com a funcionalidade do WordPress sendo expandida tanto ao longo dos anos, achamos que uma pergunta a ser feita hoje é “O que o WordPress não pode fazer?” como o software pode ser usado para construir praticamente qualquer tipo de site.

Claro, o WordPress sempre será conhecido como um aplicativo de criação de sites e blogs fantástico e isso não mudou até hoje. Mas, no coração do WordPress está o seu editor. Conhecido como Gutenberg, o editor permite que você crie e estilize páginas usando barras de ferramentas de formatação simples e um moderno construtor de páginas de arrastar e soltar. Esteja você publicando postagens de blog diariamente ou usando o WordPress para adicionar páginas estáticas, você vai adorar o quão fácil é usar o editor Guttenberg.

WordPress.org vs WordPress.com – Qual a diferença?

A versão do WordPress disponível em wordpress.org/download/ é conhecida como a versão principal do WordPress e, embora você possa criar um site com isso usando o tema padrão do WordPress Twenty Twenty, a grande maioria dos proprietários de sites usa um design de WordPress mais avançado, os Temas. Eles também instalam plugins para adicionar mais recursos e funcionalidades.

Ao utilizar temas e plugins, você pode expandir o que pode fazer com o WordPress. Isso permite que você crie uma variedade de sites, incluindo diretórios, fóruns de discussão, portfólios e galerias, blogs e revistas, sites de comércio eletrônico, sites de negócios, cursos on-line, reservas de hotéis, sites de namoro, sites de perguntas e respostas, bases de conhecimento, e sites de currículos simples e muito mais. Resumindo, o WordPress pode ser usado para criar praticamente qualquer tipo de site. Você só precisa encontrar o tema ou plugin WordPress certo para ajudá-lo a fazer isso.

Contudo, se você é novato no WordPress, pode ficar confuso com o fato de que existem duas versões do WordPress, em sites com nomes de domínio diferentes.

  • WordPress.org – A versão onde você escolhe o seu domínio WordPress a parte do software;
  • WordPress.com – A versão com hospedagem grátis e limitada do WordPress;

A versão auto-hospedada do WordPress encontrada no WordPress.org é mais popular, pois é, em geral, muito mais flexível. Não há restrições sobre como você usa a versão auto-hospedada do WordPress, portanto, você pode personalizar seu site como achar melhor e manter controle total sobre seu conteúdo. Como o nome sugere, com a versão onde você escolhe o seu domínio do WordPress, você precisa adquirir um pacote de hospedagem de sites de uma empresa como a Locaweb para que seu site permaneça online 24 horas por dia. Dia.

Historicamente, construir um site com a versão auto-hospedada do WordPress exigia que o proprietário do site lidasse com a maioria das tarefas administrativas. Além de instalar o WordPress, você tinha que gerenciar as atualizações para o WordPress e para os temas e plugins do WordPress instalados. Você também tinha que manter backups de sites e manter seu site seguro para evitar que hackers se infiltrassem em seu site.

Embora a manutenção semanal continue sendo uma tarefa essencial para a maioria dos usuários do WordPress, a chegada de empresas de hospedagem gerenciada do WordPress eliminou a necessidade de fazer tudo sozinho, pois eles lidam com a maioria das tarefas administrativas para você.

Por outro lado, o WordPress.com é um serviço do WordPress que inclui uma hospedagem para você. Isso permite que você concentre todo o seu tempo na atualização e marketing do seu site. É gratuito se inscrever no WordPress.com e lançar seu próprio site, mas você precisa atualizar para o plano pessoal de R$ 25 por mês para usar seu próprio nome de domínio e remover publicidade.

Painel de controle do wordpress
Painel de controle do WordPress

Subir para o plano premium de R$ 45 por mês desbloqueia recursos adicionais, como personalização avançada de design e integração com o Google Ads. Embora você mesmo possa hospedar o WordPress por apenas alguns reais por mês, eu diria que o WordPress.com geralmente é uma solução mais acessível para novos usuários do WordPress e é uma opção atraente para aqueles que não querem ser responsáveis por manter seu site online.

Mas, esteja ciente de que a versão hospedada do WordPress é menos flexível e exige que você pague mais para desbloquear recursos que são gratuitos na versão auto-hospedada do WordPress. É por isso que, a longo prazo, a maioria dos usuários do WordPress.com gravitam em direção à versão auto-hospedada do WordPress. Apesar disso, o WordPress.com é uma introdução fantástica ao mundo do WordPress para aqueles que são novos na construção de sites e querem aprender tudo sobre o tema.

O que posso fazer com o WordPress

Criar um site com WordPress parece fácil hoje em dia, não é? Você acabou de instalar um tema e pronto, certo? Bem, embora o WordPress tenha sido inicialmente imaginado como uma plataforma de blogs, hoje em dia, tornou-se o CMS mais popular e o maior palco de publicação com mais de 40% da internet rodando na plataforma.

Agora, você pode usar o WordPress para criar todos os tipos possíveis de site. Tudo que você precisa é de uma ideia e os recursos para isso. As possibilidades e as inovações que você pode implementar em sua construção são praticamente ilimitadas, e é por isso que vamos falar um pouco sobre os tipos sites que você pode construir com o WordPress.

Fazer blogs em wordpress é fácil
Fazer blogs em WordPress é fácil

Blogs: O WordPress começou como uma simples plataforma de blogs e rapidamente se transformou no poderoso CMS que conhecemos hoje. Durante os últimos 16 anos, os componentes de blogs e sites pessoais ainda estão presentes e poderosos. Na verdade, eles se tornaram mais refinados e maduros. Se você deseja criar um blog ou site pessoal, encontrará muitas ferramentas para gerenciar e dimensionar rapidamente seu site WordPress.

Site Comercial: WordPress é uma maneira fácil de construir um site de negócios com aparência profissional e é tão poderoso que muitas marcas de renome estão usando o WordPress para impulsionar sua presença na web. Diversas empresas como a Sony Music e até a Casa Branca usam o WordPress em seu site. Antes de construir seu site de negócios, você deve ter objetivos claros em mente, de acordo com os quais desenvolverá o site. Se você não sabe o que deseja alcançar com seu site WordPress de negócios, não será nada mais do que um desperdício de dinheiro e tempo.

Um exemplo é a Fundação Obama. O site da organização sem fins lucrativos do presidente Obama apresenta um design moderno e exclusivo que complementa a visão e a missão da fundação. Ele tem um menu de navegação recolhido à esquerda, que aparece quando um usuário passa o mouse sobre ele. Além da tipografia e do design simples e limpo, o site utiliza multimídia, compartilhamento social e modelos de página para uma experiência de usuário aprimorada.

Site de comércio eletrônico: O WordPress se tornou a solução definitiva para construir um site de comércio eletrônico. Existem plugins incríveis como WooCommerce, Easy Digital Downloads que podem transformar seu site WordPress em uma plataforma de eCommerce. Seu site de comércio eletrônico deve ter as seguintes funções essenciais como a capacidade de fornecer aos usuários uma navegação perfeita do produto, uma maneira de os usuários escolherem produtos e colocá-los no carrinho de compras e um processo de pagamento transparente e seguro. Falaremos mais sobre isso em breve.

Site do portfólio: Quer mostrar seu trabalho? Você pode fazer isso facilmente com um site WordPress de portfólio que possui lindas galerias de imagens e controles deslizantes. É uma das melhores maneiras de garantir que seu trabalho seja notado. Um site de portfólio bem elaborado diz a todos exatamente quem você é e o que faz. Você construirá sua presença com sucesso enquanto apresenta exemplos de suas habilidades e conquistas de uma maneira visualmente atraente.

Por exemplo, o site do Studio OUAM. O site do Studio OUAM é uma agência criativa francesa especializada em identidade visual e criação de marcas, criando um belo site de portfólio dos seus trabalhos. Sua página inicial apresenta uma bela tipografia, animações sensíveis ao cursor, belos efeitos de paralaxe e animações em rolagem.

Comunidade on-line: Com o WordPress, você pode desenvolver qualquer tipo de comunidade online que possa imaginar! Se você possui um negócio, uma comunidade online pode ajudá-lo a se destacar da concorrência e envolver seu mercado-alvo. Como blogueiro, você pode alcançar seu público de nicho e criar seguidores fiéis.

Sites de revistas e publicações digitais: Revista e publicação digital podem ser uma combinação de notícias, histórias, entretenimento ou outro tipo de reportagem. Se você pensar nos hábitos de navegação dos usuários, a maioria dos sites que eles visitam são apenas para notícias e entretenimento. Então, com o tema certo, você pode criar o seu site de notícias online em poucos cliques.

Vantagens de usar o WordPress em 2022

Abaixo, listamos seis razões pelas quais achamos que vale a pena usar o WordPress em 2022. Também fornecemos uma breve visão geral de cada vantagem. Vamos começar!

1. Segurança

O alto nível de segurança do WordPress e sua enorme comunidade global andam de mãos dadas. Como resultado, os desenvolvedores podem usar, redistribuir e personalizar livremente o WordPress desde que foi introduzido pela primeira vez como um CMS em 2003.

A comunidade está profundamente investida na segurança do produto, pois afeta o trabalho de milhões de usuários. Como resultado, as versões atualizadas do construtor de sites estão cada vez mais seguras, protegendo os sites WordPress de cibercriminosos e malware. Se você optar por construir usando o WordPress, poderá contar com a contribuição e a profundidade da experiência de alguns dos melhores desenvolvedores de software e web do mundo, investindo seu tempo contribuindo para a segurança da plataforma.

Embora seja impossível garantir 100% de segurança, o WordPress é um exemplo de software que se aproxima disso. Além disso, você pode usar muitos plugins de segurança excelentes para reforçar seu site contra atividades maliciosas. A segurança deve sempre ser a prioridade número um para quem deseja construir um novo site de negócios. Infelizmente, isso geralmente não é o caso, com pessoas mais interessadas em fazer seu site parecer legal com recursos e design chamativos.

A segurança de um site é frequentemente violada pelo código que alimenta os elementos mais chamativos, por isso é crucial contratar uma empresa de marketing na web com ampla experiência. Construir um site bonito, mas funcional e seguro é uma arte tanto quanto uma ciência.

2. Personalização

O WordPress é, sem dúvida, o melhor CMS quando se trata de personalização. Ele oferece não apenas uma ampla gama de opções em termos de aparência do seu site, mas também de hospedagem. Esta é talvez a principal razão por trás do impressionante sucesso da plataforma – ela permite que você faça com que seu site tenha a aparência exatamente como você deseja.

A maioria das empresas de web design que constroem suas próprias soluções de CMS normalmente dependem de modelos e isso também limita os recursos do seu site, pois as plataformas que não são de código aberto não costumam funcionar bem com plugins e aplicativos de terceiros. Por outro lado, o WordPress oferece uma variedade aparentemente infinita de temas e designs para escolher. Eles oferecem opções de personalização integradas, dando a você controle total sobre a aparência do seu site, incluindo, entre outros, fontes, paleta de cores, layout, cabeçalho, rodapé etc.

Tudo isso significa que o WordPress é um construtor de sites adequado para uma ampla variedade de tipos de sites diferentes. Esteja você querendo construir um fórum online, se envolver em uma campanha de marketing de conteúdo particularmente agressiva ou abrir uma loja de comércio eletrônico, o WordPress tem o que você precisa.

3. Facilidade de SEO

Em 2022, a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) será crucial para o sucesso de qualquer site que já seja há algum tempo. Apesar disso, alguns criadores de sites não conseguem transmitir as informações críticas que os algoritmos dos mecanismos de busca precisam para indexar e classificar sites. O Google gosta do WordPress e geralmente classifica os sites com base nessa plataforma mais do que outros, porque o CMS facilita o rastreamento e a categorização de sites por seus algoritmos.

Além disso, o WordPress oferece suporte para vários plugins focados em SEO, como Yoast, tornando muito fácil para você cuidar de sua otimização na página adicionando as palavras-chave corretas em todos os lugares certos.

4. Escalabilidade

Quando se trata de dimensionamento, tanto em termos de largura de banda quanto de conteúdo, o WordPress foi projetado para ajudá-lo a crescer. Você pode expandir o plano de hospedagem do seu site à medida que o negócio cresce, pois é uma plataforma auto-hospedada.

Em termos de adição de conteúdo, as coisas são ainda mais simples. Você pode adicionar páginas conforme necessário, sem nenhum conhecimento de HTML ou codificação. Isso também se aplica à criação de aulas e webinars online, pois o WordPress facilita a adição de diferentes níveis de funcionalidade ao seu site.

5. Compatibilidade Multimídia

Se você hospeda um podcast ou administra um canal no YouTube, deseja que seu site mostre seu conteúdo da maneira certa. Incorporar um podcast junto com uma transcrição escrita pode fazer maravilhas para o seu SEO, enquanto oferecer uma visão geral rápida da sua biblioteca do YouTube facilitará a vida dos fãs do seu trabalho.

Como sempre, o WordPress está lá para ajudá-lo a configurar o site exatamente como você imaginou, lidando com cada detalhe com perfeição.

6. Capacidade de resposta e compatibilidade com dispositivos móveis

Em 2022, qualquer site que não funcione em dispositivos móveis rapidamente se tornará história antiga. Um site sem resposta e somente para desktop, sem dúvida, custará seus leads de negócios, clientes em potencial e, finalmente, vendas.

Mais e mais pessoas estão usando dispositivos móveis para navegar na internet, então seu site deve ter um bom desempenho em qualquer dispositivo e tela. Felizmente, o WordPress oferece muitos temas e modelos responsivos que permitirão que você fique à frente do jogo.

Desvantagens de usar o WordPress em 2022

Embora o WordPress seja, sem dúvida, um ótimo construtor de sites e CMS, não existe ainda um produto que possa ser chamado de “perfeito”. Os sites podem ter dificuldades técnicas ou exigir muito gerenciamento se não forem configurados corretamente desde o início. Aqui estão três possíveis desvantagens de construir sites no WordPress em 2022.

1. Atualizações frequentes

Na era digital, as coisas precisam ser alteradas e atualizadas constantemente para manter a experiência do usuário de primeira. Estamos acostumados a ver isso com os aplicativos em nossos telefones, com algo aparentemente exigindo uma atualização toda vez que você conecta o carregador. O mesmo vale para sites WordPress, especialmente se eles tiverem muitos plugins rodando em segundo plano. Você precisará continuar fazendo login no painel do WP para ver se seus plugins ou temas precisam de uma atualização. Se você tiver muitos outros projetos em andamento, isso pode ser fácil de ignorar e você pode acabar rapidamente com um site desatualizado.

2. Dependência excessiva de plugins

Quando você compra um modelo de design do WordPress, normalmente obtém um site projetado que precisa ser atualizado com seu conteúdo (texto, imagens, logotipos etc.). No entanto, se você quiser que seu site tenha recursos adicionais, precisará encontrar o plugin apropriado. A maioria deles é gratuita, mas você provavelmente terá que pagar por recursos mais avançados. Além disso, como mencionado acima, os plugins podem se tornar obsoletos.

A menos que você esteja terceirizando a manutenção do seu site, você terá que instalar, atualizar e gerenciar os plugins internamente. Isso pode ser difícil e demorado.

3. Longos tempos de carregamento

Os mesmos plugins que tornam o WordPress uma plataforma tão versátil também podem torná-lo bastante lento. Se você exagerar com a funcionalidade adicional, seu site poderá rapidamente ficar saturado e lento. Plugins não são a única coisa que pode deixar seu site lento. Você também precisará ter cuidado com o tamanho de suas imagens e seu provedor de hospedagem, caso opte por não hospedar seu site no wordpress.com.

A velocidade da página é um aspecto crucial não apenas da experiência do usuário, mas também do SEO. Você quer que seu site carregue rapidamente para que seus leitores não fiquem impacientes e saltem. Perder negócios porque você queria que seu site tivesse algumas animações extras ou plugins desnecessários é muito bobo.

4. Curva de Aprendizado

O WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular por boas razões. É simples, barato e, em geral, uma excelente maneira de qualquer empresa se tornar conhecida online. Dito isto, por mais simples que seja o WP, ele implica uma curva de aprendizado relativamente íngreme para pessoas que não têm muita experiência em desenvolvimento web.

Recomendamos bom curso de WordPress e aprender todos os truques do sistema. Esta é uma opção muito melhor do que ter que vasculhar um oceano de fóruns, podcasts e vídeos do YouTube para encontrar as respostas que você precisa. Você também pode recorrer a uma empresa de desenvolvimento e ter alguém com quem contar nos momentos de necessidade.

O que você precisa para fazer seu próprio site WordPress

Todos, independentemente de sua experiência, podem lançar um site WordPress. Se, no entanto, você é um novato em computação, considere lançar seu primeiro site WordPress com WordPress.com, já que você não precisará se preocupar com detalhes de backup, configurações complexas ou segurança avançada. Tudo fica por conta do serviço do próprio WordPress.

Todo o processo é simples e você sempre pode transferir seu site para uma configuração auto-hospedada posteriormente, se desejar. Tudo o que você precisa fazer é criar uma conta no WordPress.com e selecionar se está criando um blog, site comercial, site profissional ou loja online e em seguida, você será solicitado a inserir algumas informações básicas sobre seu site, como nome e descrição. Então você só precisa ativar um tema WordPress e começar a publicar conteúdo.

Para hospedar o WordPress você mesmo, você precisa fazer três coisas:

Muitas empresas de hospedagem oferecem nomes de domínio “Grátis” para novos clientes, no entanto, recomendo fortemente que você mesmo registre os nomes de domínio para ter controle total sobre sua propriedade. O custo de um domínio dependerá de qual extensão de domínio você precisa e de onde você a compra. Para um domínio.COM, você pode esperar pagar por uma hospedagem em sites como a Locaweb ou outros. Você pode pesquisar o domínio que achar melhor e escolher o plano a sua escolha.

A parte mais difícil de comprar um nome de domínio é encontrar um nome adequado que esteja disponível. Depois de encontrar um bom nome de domínio, o processo real de compra do domínio leva apenas alguns minutos. Com isso, seu blog já estará no ar. Contudo, com o tempo você verá que há coisas mais profundas, atualização de plugins e outros detalhes que você deverá aprender se quiser continuar mantendo o seu site no ar. Para isso, você pode recorrer a um bom curso de WordPress e aprender todos os truques do sistema para manter seu site sempre na melhor forma.

O WordPress é a maneira mais popular de construir um site por um simples motivo: sua facilidade! Se você deseja construir qualquer tipo de site, de um blog a uma loja de comércio eletrônico, o WordPress é uma ótima opção.

FAQ Rápido

O que é o WordPress?

WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) que permite hospedar e construir sites. O WordPress contém arquitetura de plugins e um sistema de modelos, para que você possa personalizar qualquer site para se adequar ao seu negócio, blog, portfólio ou loja online.

O WordPress é bom para um iniciante?

Apesar de ser a plataforma mais flexível e poderosa, o WordPress é bastante fácil de usar para iniciantes. Ele vem com um painel simples com diferentes opções de menu listadas na barra lateral. Você pode criar facilmente posts e páginas, personalizar o design do seu site, adicionar menus de navegação e muito mais.

É melhor usar WordPress ou HTML?

Se o seu site não requer atualizações, alterações regulares ou qualquer conteúdo adicional, o HTML é uma escolha melhor, pois fará com que seu site tenha um desempenho mais rápido. Se você deseja expandir seu site de negócios e atualizá-lo constantemente, o WordPress é a melhor escolha.

O WordPress hospeda seu site gratuitamente?

Sim, o WordPress hospeda no WordPress.com e tem planos gratuitos e pagos disponíveis. Quando você hospeda diretamente no WordPress.com, não há custos iniciais e você não precisará comprar um nome de domínio separado. O WordPress será instalado automaticamente e atualizado para você.

Agora, deixe nos comentários: Você já utiliza o WordPress no seu site? Tem algum plugin ou tema que acha essencial? Fale conosco e aproveite para ler mais sobre tecnologia e WordPress no nosso site.

Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5
Quer saber se vale a pena jogar a última obra de Akira Toryama? Então veja nossa analise de Sand Land
Conheça o robusto HD portátil SSD T-FORCE M200
Aprenda como enviar comandos aos personagens do seu jogo com o Signals no Godot
Saiba mais sobre os processos e mecanismos de Renderização no Blender