O que são altcoins? Tudo que você precisa saber

Aqui tiraremos suas dúvidas sobre o universo das altcoins

Bitcoin, o rei da criptografia, mantém seu status como a primeira criptomoeda estabelecida e a moeda com o preço mais alto de seu tipo no mercado, tornando-se sinônimo do termo criptomoeda. No entanto, o que são altcoins? Criptomoedas alternativas, conhecidas como altcoins – das quais existem atualmente mais de 5.000 – também trazem algo interessante para o universo. Mostraremos o que são altcoins, os diferentes tipos, qual a certa para você e por onde começar.

Cada altcoin tem sua própria oferta única, desde tempos de pagamento mais rápidos até transações internacionais mais eficientes, fornecendo uma gama diversificada de benefícios que poderiam ser mais adequados às necessidades dos indivíduos do que a popular Bitcoin – dependendo do que você fará depois.

Geralmente, os métodos de pagamento alternativos fora das moedas tradicionais, incluindo altcoins, estão em alta. Altcoins (e Bitcoin) combinam propriedades do dinheiro moderno e similares ao ouro em um novo tipo de ativo que o torna escasso (como o ouro), mas facilmente transferível (como moedas fiduciárias). Eles podem ser armazenados facilmente, não podem ser retirados de seu titular sem seu consentimento e são acessíveis a todos, em qualquer lugar.

O que são altcoins

-- Publicidade --

As diferentes categorias de altcoins

Depois de saber o que são altcoins, você tem que entender que as altcoins normalmente se enquadram em uma série de categorias, incluindo criptomoedas baseadas em mineração, stablecoins, tokens de segurança e tokens de utilidade.

Stablecoins

Stablecoins são moedas indexadas a um ativo existente, como o dólar americano ou o euro. Um dos exemplos mais populares disso pode ser visto no Libra do Facebook, que é atrelado ao USD. A ideia por trás de atrelar uma moeda a um ativo existente é reduzir a volatilidade do preço que é comumente vista com nomes como o Bitcoin.

Moedas baseadas em mineração

Embora as moedas possam ser compradas como a moeda tradicional, elas também podem ser mineradas. Resumindo, a mineração requer que o usuário (ou minerador) valide uma transação, garantindo sua autenticidade, e atualize o blockchain de acordo – a recompensa por fazer isso é a criptomoeda. Um exemplo de altcoin baseado em mineração é Ethereum – mais sobre isso abaixo.

-- Publicidade --

Tokens de segurança

Os tokens de segurança são uma forma de contrato de investimento, que promete o patrimônio do consumidor em uma empresa, participação nos lucros ou mesmo direitos de voto, para citar alguns exemplos. Como tal, eles geralmente estão vinculados a uma empresa e são regidos por leis de segurança, o que significa que há diretrizes mais rígidas sobre a compra e transferência de tokens de segurança.

Tokens de utilidade

Os tokens de utilidade fornecem ao usuário acesso a um serviço. Por exemplo, os proprietários de um token Filecoin podem gastar a criptomoeda para obter acesso à rede Filecoin, uma rede ponto a ponto descentralizada que armazena arquivos online.

-- Publicidade --

Você também vai querer saber: As Melhores Bitcoin Exchanges De 2021

Qual altcoin é a certa para você?

Embora explorar todos os mais de 5000 altcoins existentes seja uma tarefa impossível, vale a pena examinar e compreender as características definidoras de quatro alternativas proeminentes de Bitcoin, como: Ethereum, Litecoin, Ripple (XRP) e Bitcoin Cash.

Ethereum

Bitcoin exchanges

Apesar do mercado de altcoin já existir há cerca de uma década, e do Bitcoin entrar em jogo em 2009, o único jogador de criptomoeda mencionado é o Ethereum. Ethereum é uma rede pública ponto a ponto, com sua própria criptomoeda chamada Ether. A maior diferença para o Bitcoin é que, enquanto o Bitcoin pretende se tornar uma moeda adotada globalmente que poderia substituir o dinheiro convencional, o Ethereum é um computador mundial no qual contratos inteligentes (contratos digitais que são executados automaticamente quando seus termos são cumpridos) e aplicativos descentralizados podem ser executados.

Em 2016, houve um exagero em torno do Ethereum, no sentido de que as pessoas previram que ele poderia até mesmo ultrapassar o Bitcoin como o ativo criptográfico mais popular. Desde então, o preço do Ethereum caiu consideravelmente em relação ao Bitcoin, mas ainda desempenha um papel considerável como um altcoin popular.

-- Publicidade --

Compre Ethereum na Coinbase.

Litecoin

Também conhecido como “a prata do ouro do Bitcoin” devido às suas funções semelhantes, o Litecoin foi lançado em 2011 com a intenção de ser um sistema global de pagamentos digitais. Muito parecido com qualquer sistema de pagamento online – do PayPal a uma transferência bancária – os usuários transferem litecoin uns para os outros ao fazer pagamentos.

No entanto, apesar das comparações óbvias com o Bitcoin, o Litecoin é uma alternativa mais barata e rápida, graças ao fato de poder processar pagamentos quatro vezes mais rápido. Seu objetivo é processar um bloco (que contém lotes de transações válidas) a cada dois minutos e meio, em comparação com os 10 minutos do Bitcoin.

Também é mais barato, custando apenas um milésimo de um Litecoin para processar uma transação de qualquer tamanho. Compare isso com as taxas de transação encontradas com serviços como o PayPal – que cobra 3% – e é fácil ver porque o Litecoin é visto como a opção mais viável para transações e compras diárias.

Compre Litecoin na Coinbase.

-- Publicidade --

XRP

Apesar de sua associação comum com a empresa norte-americana Ripple, o XRP é uma moeda digital independente, não pertencente ou controlada por qualquer entidade ou pessoa. É uma criptomoeda de código aberto, e seu principal ponto forte é a capacidade de permitir transações internacionais mais baratas e rápidas do que outras redes de pagamento. Operando em seu próprio livro razão de blockchain, as transações da XRP podem levar de 3 a 5 segundos para serem processadas, com a criptomoeda atuando como uma ponte entre diferentes moedas.

Bitcoin Cash

Em termos simples, Bitcoin Cash (BCH) é uma criptomoeda que se ramificou a partir do Bitcoin. Não é a mesma moeda e opera em seu próprio blockchain, mas eles compartilham muitas das mesmas propriedades. A principal diferença entre as duas moedas é que o Bitcoin Cash veio do desejo de melhorar o Bitcoin como meio de troca, em vez de meio de investimento. Com isso em mente, o Bitcoin Cash foi criado para facilitar as transações diárias para que sejam mais baratas e rápidas, e tem como objetivo se tornar um dinheiro digital global que competiria com gigantes do pagamento como PayPal e Visa.

Os pagamentos internacionais com bancos tradicionais podem ser lentos e caros. Em muitos casos, é mais fácil levar dinheiro físico em um avião e entregá-lo ao destinatário do que fazer uma transferência bancária. O Bitcoin Cash oferece uma opção segura, instantânea e barata para transações financeiras internacionais.

Escolheu a sua altcoin? Veja em qual carteira bitcoin se encaixa melhor nos seus objetivos: As Melhores Carteiras Bitcoin De 2021

-- Publicidade --

O que são altcoins e por onde começar?

Carteiras bitcoin
Bitcoin

Com o número de altcoins crescendo, vale a pena considerar mais do que apenas Bitcoin ao procurar opções alternativas de economia, gasto ou negociação. Você entendeu o que são o que são altcoins. Então, se o que você está procurando é um pagamento diário mais rápido, o Litecoin pode ser a melhor moeda para você. Alternativamente, o Ethereum seria melhor se você estivesse trabalhando com aplicativos descentralizados e contratos inteligentes.

Em última análise, as diferenças englobadas por diferentes tipos de altcoins oferecem aos usuários opções sobre a melhor forma de gastar e economizar. Embora possa parecer opressor, um pouco de pesquisa ajuda muito a encontrar o melhor altcoin para você.

Agora que você sabe o que são altcoins, complete sua pesquisa utilizando os artigos do nosso site. No mais, se ainda as tem, deixe nos comentários suas dúvidas.

Veja mais em:

-- Publicidade --
Avatar of denner perazzo

Jornalista, 26 anos. Apaixonado pelo que faço e sobre o que escrevo.