Lego: 10 Melhores Jogos para jogar 2021

Você já brincou com Lego? Quase todo mundo já cruzou o caminho com esses ‘brinquedos’ pelo menos uma vez na vida (seja no Lego original ou em uma de suas várias inspirações). Neste artigo você vai conhecer os melhores jogos de Lego já lançados.

Mas por que ‘brinquedos’, entre aspas? Bom, aí vai a explicação: 

Sobre o Lego

Criado em 1934 por um dinamarquês, o Lego nasceu como um brinquedo simples de montar para crianças. Com o grande sucesso da marca, porém, ele cresceu para se tornar muito mais do que isso e hoje é um poderoso item de colecionador para fãs de diversas obras como Harry Potter, Star Wars e Senhor dos Anéis. 

O Lego também é muito usado na educação, seja para um simples estímulo de concentração e criatividade em crianças ou, como no meu caso, para introduzir a complexa arte da programação. 

Em 2020, a Lego se tornou a marca mais amada do mundo, com base em dados de redes sociais. Esse fato pode dizer muito sobre o sucesso da marca. 

-- Publicidade --

E, claro, com o tempo ela foi se expandindo e chegou ao mundo dos games.  

Em 1995, surgiu o primeiro jogo relacionado à marca Lego, o Lego Fun to Build. Licenciado pelo The LEGO Group e produzido pela SEGA, para o console educacional SEGA Pico, exclusivamente no Japão.  

Em 1997, surgiu o primeiro jogo de Lego fora do Japão, o Lego Island, para PC, produzido pela Mindscape.  

Desde então, a popularidade por jogos do gênero foi crescente, e até os dias de hoje foram mais de 80 games lançados sob a franquia Lego.  

Os jogos Lego têm como característica serem simples de entender e com um toque de humor. Podem ser encontrados jogos Lego para diversas plataformas como PC, Wii, Playstation, Xbox, Nintendo DS, Nintendo Switch, Game Boy e até mobile. 

-- Publicidade --

Outra característica marcante dos jogos de Lego é a possibilidade de jogar em multiplayer. Conecte mais um controle no seu console e divirta-se com um amigo!

A maior parte dos games de Lego foram produzidos pela TT Games, que detém os direitos da marca. Em 2007, a empresa foi adquirida pela Warner Bros, dando início a uma série de jogos relacionados a partir daí às duas marcas, o que cresceu ainda mais no mercado.  

Melhores Jogos de Lego 

Deixando de enrolação, quais então são os melhores jogos de Lego lançados até agora? Sejam os queridinhos das críticas, ou os que mais caíram no gosto popular, veja 10 dos melhores jogos da franquia Lego (com algumas menções especiais), em nenhuma ordem particular.

Lego Jurassic World 

Jogos de lego: homem escondido de um dinossauro atrás de uma mesa
Jogo conta com muitas fugas de dinossauros

Lançado em 2015 e baseado na série Jurassic Park, seu lançamento foi combinado para acontecer na mesma época do filme de mesmo nome. 

O Lego Jurassic World segue a história dos quatro primeiros filmes da série. O jogo contém 20 níveis, sendo 5 deles para cada filme. São mais de 100 personagens jogáveis incluindo mais de 20 espécies de dinossauros. Entre os humanos, cada personagem tem uma habilidade diferente, que deve ser usada para a progressão no game. 

-- Publicidade --
Trailer de Lego Jurassic World

Existe a possibilidade também de criar novos personagens, incluindo dinossauros híbridos com partes de espécies diferentes.  

Tudo é feito, é claro, da maneira mais family-friendly possível, para que as crianças não tenham pesadelos depois. Por exemplo, todas as mortes dos filmes foram removidas, e os personagens sofrem apenas ferimentos leves, ou escapam ilesos. 

O jogo foi muito bem recebido, com críticas em sua maioria favoráveis e vendeu mais de 4 milhões de cópias nos primeiros meses, sendo um dos mais vendidos da franquia. 

Lançamento 2015 
Plataformas PC, Nintendo Switch, PlayStation 3, PlayStation 4, Wii U, Xbox 360, Xbox One, Nintendo 3DS, PlayStation Vita, Android, IOS 

Se interessou? Aproveite e compre o jogo!

Lego Harry Potter 

Jogos de lego: harry, rony e hermione subindo as escadas de hogwarts
Aqui é possível ver os três personagens mais queridos da série Harry Potter

Existem vários jogos de Lego tematizados no universo do bruxinho mais querido: Lego Creator: Harry Potter (2001), Harry Potter and the Chamber of Secrets (2002), Harry Potter: Years 1-4 (2010), Harry Potter: Years 5-7 (2011) e Lego Harry Potter Collection (2016). 

-- Publicidade --

Desses, o Years 1-4 e Years 5-7 são os mais populares, figurando também na lista de mais vendidos de toda a franquia. Como indicado nos títulos, os games acompanham as aventuras dos filmes e livros do bruxo. Harry Potter Collection é uma versão remasterizada dos dois jogos anteriores, otimizado para Xbox e PS4.

Trailer de Lego Harry Potter – Years 1-4

Através dos jogos é possível escolher entre um número enorme de personagens jogáveis, escolher feitiços para utilizar, fabricar poções, além de várias outras atividades disponíveis. 

São jogos onde o humor está extremamente presente, seguindo a temática já conhecida dos jogos de Lego. Por exemplo, fazer uma poção errada poderá transformar seu personagem em um sapo.  

Lançamento 2010 (Years 1-4) e 2011 (Years 5-7) 
Plataformas PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Wii, Xbox 360, Xbox One, Nintendo DS, PlayStation Portable, PlayStation Vita. Apenas o Years 5-7: Nintendo 3DS, Android, IOS 

Gosta de Harry Potter?

Não deixe de conferir a versão Lego!

-- Publicidade --

Lego Star Wars 

Jogos de lego: jedi com um sabre de luz na mão
Star Wars é a série mais explorada no universo Lego

São 7 jogos Lego ambientados no universo Star Wars: Lego Star Wars: The Video Game (2005), Lego Star Wars II: The Original Trilogy (2006), Lego Star Wars: The Complete Saga (2007), Lego Star Wars III: The Clone Wars (2011), Lego Star Wars: Microfighters (2014), Lego Star Wars: The Force Awakens (2016) e Lego Star Wars: The Skywalker Saga (2021-ainda para ser lançado). 

Entre todos eles vale a menção especial à The Complete Saga, uma junção dos dois jogos publicados antes, com algumas adições. Sendo um dos mais vendidos de toda a franquia Lego, ele cobre os episódios I a VI da conhecida série. 

O objetivo do jogo é passar por todas as fases enquanto coleta “bricks” (blocos) dourados. Uma curiosidade: a aparição especial de Indiana Jones, uma vez que o ator que interpretou Jones era o mesmo de Han Solo na franquia. 

São também mais de 100 personagens jogáveis, incluindo a possibilidade de criar novos com partes dos já existentes.  

Mesmo tendo sido lançado há mais de 10 anos, o game continua “na boca do povo”,  uma vez que há pouco tempo foi iniciada uma trend no Tik Tok com memes relacionados ao título. 

-- Publicidade --
Compilação de memes de Lego Star Wars no Tik Tok

E como é muito difícil escolher apenas uma entre tantas opções ótimas à disposição, vale citar também o The Force Awakens, ou O Despertar da Força, em português. Baseado no filme de mesmo nome, o jogo traz uma nova mecânica de construção de itens, trazendo de volta a premissa do Lego em si.  

Star Wars é com certeza a série mais explorada na franquia Lego. 

Lançamento 2007 
Plataformas PC, PlayStation 3, Wii, Xbox 360, Nintendo DS, Android, IOS 

Quer ficar atualizado com os memes?

Compre o Lego Star Wars!

Lego Marvel Super Heroes 

Jogos de lego: capitão américa com seu escudo
O Capitão América é um dos personagens jogáveis de Marvel Super Heroes

O título mais vendido da lista é com certeza o Marvel Super Heroes. Se aproveitando do tema de heróis em alta, ele foi lançado no ano de 2013. Na história, diversos heróis do universo Marvel se juntam para impedir os planos de dominação mundial do Doutor Destino e Loki.  

-- Publicidade --
Trailer de Lego Marvel Super Heroes

O game alterna momentos de puzzle com momentos de luta e é possível controlar vários personagens diferentes, assim como em outros jogos da franquia. Em Marvel Super Heroes é possível até jogar como Stan Lee, com um personagem próprio dublado por ele mesmo. 

São 15 missões no total no modo história, com 11 missões secundárias.  

O sucesso foi tanto que em 2014 o game foi lançado para outras plataformas, incluindo Android e IOS, sob o nome Lego Marvel Super Heroes: Universe in Peril. Além disso, há um spin-off do título lançado em 2016, chamado Lego Marvel Avengers, e uma sequência lançada em 2017, o Lego Marvel Super Heroes 2. 

Lançamento 2013 
Plataformas PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Wii U, Xbox 360, Xbox One. Marvel Super Heroes: Universe in Peril – Nintendo 3DS, Nintendo DS, PlayStation Vita, Android, IOS 

Lego Batman 

Jogos de lego: batman e robin
Em Batman 2: DC Super Heroes é possível jogar com outros heróis da DC

O Batman também é sem dúvida um dos queridinhos dos jogadores da franquia Lego. São quatro games já lançados: Lego Batman: The Videogame (2008), Lego Batman 2: DC Super Heroes (2012), Lego Batman 3: Beyond Gotham (2014) e The Lego Batman Movie Game (2017). 

Para esse texto, destaca-se o segundo jogo, Lego Batman 2: DC Super Heroes. A história segue Batman, Robin e Super Homem, em suas tentativas de impedir os planos malignos de Lex Luthor e Coringa. A Liga da Justiça também faz sua aparição mais tarde no jogo. 

-- Publicidade --
Trailer de Lego Batman 2: DC Super Heroes

Foi o primeiro jogo da franquia Lego da Traveller’s Tales a figurar exploração em mundo aberto. Apesar do nome, não é apenas focado no Batman, trazendo outros heróis do universo DC a jogo. 

Foi feito até um filme baseado na história desse game!  

Lançamento 2012 
Plataformas PC, PlayStation 3, Wii, Wii U, Xbox 360, Nintendo 3DS, Nintendo DS, PlayStation Vita, Android, IOS 

Ei, fã de Batman!

Não deixe de comprar o game!

Lego Senhor dos Anéis 

Jogos de lego: frodo, sam e smeagol, de senhor dos aneis
Alguns dos personagens mais conhecidos de Senhor dos Anéis

Mais uma série bem conhecida e amada por fãs. O Lego Senhor dos Anéis retrata acontecimentos dos três filmes (A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei). 

-- Publicidade --

Assim como nos jogos anteriores, uma boa dose de humor foi adicionada ao game, além de algumas cenas terem sido alteradas para ficarem mais family-friendly.  

Após zerar o jogo, é possível refazer os acontecimentos com outros personagens, criando histórias alternativas.

Trailer de Lego Senhor dos Anéis

Apesar de algumas alterações menores para não perder a essência Lego, o jogo é uma boa adaptação das obras de Tolkien, sem decepcionar os fãs da saga.  

Lançamento 2013 
Plataformas PC, PlayStation 3, Wii, Xbox 360, Nintendo 3DS, Nintendo DS, PlayStation Vita, Android, IOS 

Recrie as histórias de O Senhor dos Anéis com este jogo Lego!

Lego City Undercover 

Jogos de lego: policial caindo em uma pista de pouso em city undercover
City Undercover foi muito comparado com GTA

Este jogo é diferente dos outros por não se basear em uma série já existente. Em Lego City Undercover, a história segue o policial Chase McCain em sua perseguição à bandidos na Lego City. 

-- Publicidade --

Chase possui vários disfarces e habilidades, tornando o jogo bem divertido. 

Trailer de Lego City Undercover

É um jogo de mundo aberto, permitindo a exploração da cidade. 

O jogo foi muito comparado ao GTA, mas desta vez o player controla um policial cujo objetivo é cumprir as leis, diferentemente do GTA. Apesar das comparações, as críticas recebidas pelo jogo foram em sua maioria positivas.  

Lançamento 2013 
Plataformas PC, Wii U, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch 

Entre no Mundo de Lego com este jogo!

Lego DC Super-Villains 

Jogos de lego: alguns vilões famosos de dc super-villains
Trata-se do primeiro jogo de Lego a trazer a perspectiva de vilões

O Lego DC Super-Villains é considerado o quarto jogo da série Batman, mas focado desta vez nos vilões do universo DC. 

-- Publicidade --

A história acompanha as disputas de vilões como o Coringa e Arlequina contra um grupo de “super-heróis” que tomou o lugar da Liga da Justiça após sequestrar os heróis. 

Trailer de Lego DC Super-Villains

Foi o primeiro jogo a incluir personagens customizáveis em sua história, sendo possível criar o seu protagonista do zero, e indo além de questões físicas, sendo possível selecionar características como habilidades e equipamentos.  

Também é possível aprimorar seu personagem ao andar da história, o que também é novidade relacionada aos outros jogos da franquia já lançados. 

É o primeiro jogo Lego que traz a história da perspectiva de vilões, tendência que se popularizou nos últimos anos.  

Lego DC Super-Villains tenta inovar após tantos jogos parecidos, mas sem perder a essência dos jogos de Lego, que é a simplicidade e bom humor.  

-- Publicidade --
Lançamento 2018 
Plataformas PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One 

Um bom fã de vilões não pode ficar de fora dessa!

Lego Piratas do Caribe 

Jogos de lego: jack sparrow no barco, de piratas do caribe
O carismático pirata Jack Sparrow, protagonista de Piratas do Caribe

Baseado na série de filmes de mesmo nome, o Lego Piratas do Caribe: O Video Game segue os acontecimentos dos quatro primeiros filmes: A Maldição do Pérola Negra, O Baú da Morte, No Fim do Mundo e Navegando em Águas Misteriosas. 

O lançamento do jogo foi planejado para acontecer na mesma época que o lançamento do quarto filme, Navegando em Águas Misteriosas. 

Trailer de Lego Piratas do Caribe

São 20 missões no total, 5 por filme, e 70 personagens jogáveis, cada um com habilidades especiais (assim como nos outros jogos da franquia Lego). Uma particularidade do jogo é a capacidade de nadar (com exceção de Davy Jones, que pode andar debaixo d’água). 

É considerado por críticos uma das melhores adaptações para a franquia Lego.  

-- Publicidade --
Lançamento 2011 
Plataformas PC, PlayStation 3, Wii, Xbox 360, Nintendo 3DS, Nintendo DS, PlayStation Portable 

Lego Os Incríveis 

Jogos de lego: família incrível em os incríveis
A conhecida família Pêra, do filme da Disney Os Incríveis

Mais um título da Disney, e um dos jogos mais recentes da lista para fechar com chaves de ouro.  

O game traz a história dos dois filmes de Os Incríveis e retrata de maneira fiel os acontecimentos.  

Trailer de Lego Os Incríveis

Ele basicamente traz os mesmos elementos dos jogos anteriores da lista e a particularidade é a inserção de um modo de jogo chamado “ondas de crime”, no qual o personagem enfrenta vários minions e vilões que atacam em ondas.  

Para desbloquear a onda de crime, é preciso completar todas as quests da área. São 10 ondas no total, e cinco super vilões para derrotar. 

Lançamento 2018 
Plataformas PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One 

Ficou com vontade de jogar? Clique abaixo!

-- Publicidade --

Bônus: Lego Dimensions

Jogos de lego: logotipo lego dimensions
Lego Dimensions é o maior crossover que você já viu!

Entre tantas boas opções, fica até difícil escolher qual deles experimentar primeiro, portanto, aqui vai um bônus: o Lego Dimensions. Este jogo funciona como um tudo em um, sendo um crossover de vários universos, com um toque a mais deixando tudo com a cara do Lego. Ele foi lançado em 2015.

Prepare-se para bugar o seu cérebro com essa história: A aventura começa com Batman e Robin em uma perseguição a um vilão. Robin, então, é sugado por um vórtice estranho, e Batman pula atrás dele.

Mudança de cena, estamos agora na dimensão de O Senhor do Aneis, quando Gandalf enfrenta Balrog. De repente, quem aparece? Ele mesmo, o Batman, ele vem e acaba salvando Gandalf. O estranho vórtice aparece mais uma vez e suga Frodo. Os dois então, pulam atrás dele.

Mudando de novo. Desta vez, para a Terra Lego. Novamente temos a aparição do vórtice, que desta vez suga Metalbeard (Barba de Ferro, em português). Logo depois, sugem Batman e Gandalf e os dois, juntando-se à Wildstyle (Megaestilo, em português) em mais uma viagem entre dimensões.

Trailer de lançamento de Lego Dimensions

Estes são os três personagens principais da história. O objetivo deles será impedir o vilão que planeja controlar todas as dimensões. Com o humor já característico da série Lego e várias, várias mesmo, viagens entre dimensões diferentes onde podem ser encontrados mais personagens conhecidos como Dorothy (O Mágico de Oz), Homer Simpson (Os Simpsons) e Scooby Doo.

-- Publicidade --

Esse jogo extremamente divertido ainda tem um quê a mais: ele vem com uma plataforma e os personagens para serem encaixados nela conforme o jogo vai avançando. O Starter Pack, que é o kit inicial vem com a plataforma, o vórtice e os bonecos dos três personagens principais (mais o carro do Batman), mas é possível comprar outros personagens, como DLCs.

Infelizmente, a produção de Lego Dimensions foi descontinuada em 2017, não sendo mais fabricadas novas peças do jogo, mas ainda é possível encontrar ele para vender em alguns lugares.

Outro ponto negativo é o fato da única língua disponível ser em inglês. Você talvez perca uma ou outra piada, mas é até fácil de se localizar.

Lançamento2015 (descontinuado em 2017)
PlataformasPlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One, Xbox 360 e Wii U

O que achou da lista? Concorda com os jogos escolhidos? É muito difícil escolher apenas 10 jogos em uma franquia tão longa e bem-sucedida como a dos jogos de Lego. Para jogar pelo computador, é possível baixar quase todos os títulos através da Steam.

Veja também uma lista com todos os jogos de Lego já lançados e suas plataformas. Tenho certeza que independentemente do título escolhido, os jogos de Lego são diversão garantida!

-- Publicidade --

Você pode ler também sobre mais jogos que terão seu lançamento este mês, confira!

Avatar of ane caroline medeiros

Jornalista, 26 anos. Ama ler e escrever e sonha um dia poder mudar as pessoas com suas palavras. Isso, claro, com uma música bem legal de BG!