Os melhores jogos de RPG para consoles, celulares e PC

Você gosta de jogos de RPG? Se você ainda não conhece, me deixe te apresentar: RPG é a sigla para “Role Playing Game”, que praticamente persiste em você criar seu personagem de acordo com as características que você define, também criando sua narrativa, um história, um backgroud etc. Isso ocorre tanto em rodas de RPG de mesa, um modalidade mais clássica, como também para os jogos eletrônicos, que será abordado nessa matéria.

Os melhores jogos de rpg para consoles, celulares e pc
Os melhores jogos de RPG para consoles, celulares e PC

Nessa matéria, você irá conhecer os melhores jogos de RPG para que você possa saber por qual começar e também por ficar um pouco por dentro de quais são as opções mais populares do momento. Espero que gostem, fique confortável para comentar, seja uma crítica ou correção, fique à vontade e tenha uma ótima leitura!

Os melhores jogos de RPG para Xbox, Playstation, Switch, celulares e PC

The Elder Scrolls V: Skyrim – Xbox One, 360, Series X/S, Playstation 3/4/5, Switch e PC

Skyrim é um dos principais jogos de rpg
Skyrim é um dos principais jogos de rpg

The Elder Scrolls V: Skyrim é um jogo eletrônico de RPG de ação desenvolvido pela Bethesda Game Studios e publicado pela Bethesda Softworks. É o quinto jogo principal da série The Elder Scrolls, seguindo The Elder Scrolls IV: Oblivion. Foi lançado em 11 de novembro de 2011 para Microsoft Windows, PlayStation 3 e Xbox 360. É o primeiro jogo ocidental da história a receber 40/40 (nota máxima) na conceituada Famitsu. O jogo conseguiu três prêmios no VGA 2011, incluindo Jogo do Ano.

Os acontecimentos do jogo passam-se duzentos anos depois da, já quase esquecida, crise de Oblivion, no ano 201 da quarta era (4E 201) na província de Skyrim, no norte de Tamriel, e 30 anos após a mais recente Grande Guerra, onde o Aldmeri Dominion e o Império lutaram arduamente, mas que quase extinguiu os humanos de Tamriel, e para evitar tal derrota, acordaram com a Aldmeri Dominion, rendendo duas forças e sujeitando-se as suas exigências.

Skyrim é a terra natal de um povo bravo chamados de Nords (uma raça de humanos) onde além da Grande Guerra, irrompeu uma guerra civil após o assassinato do Alto Rei de Skyrim, Torygg. E diante de todas estas guerras e problemas, a província se encontra dividida: de um lado, os StormCloaks, rebeldes comandados por Ulfric que buscam a independência de Skyrim perante o império; do outro, os Imperiais, militares comandados por Tullius e aliados ao império.

-- Publicidade --

O título recebeu três conteúdos para download (DLC): Dawnguard, Hearthfire e Dragonborn — que foram adicionados junto ao jogo original em The Elder Scrolls V: Skyrim – Legendary Edition e foram lançados em junho de 2013. The Elder Scrolls V: Skyrim – Special Edition é uma versão remasterizada do jogo lançado para Windows, Xbox One e PlayStation 4 em outubro de 2016. Ele inclui todas as três expansões de DLC, atualização gráfica e outros recursos adicionais, como recursos de modding nos consoles. As versões para Nintendo Switch e PlayStation VR foram lançadas em novembro de 2017 e uma versão de realidade virtual (VR) para Windows foi lançada em abril de 2018.

Skyrim é um jogo de RPG que mantém a tradicional jogabilidade de mundo aberto encontrada na série The Elder Scrolls. O jogador é livre para andar pela terra de Skyrim a sua vontade. Em Skyrim há nove grandes “posses”, com nove capitais que são as principais cidades do jogo. Também há várias pequenas aldeias, cavernas, templos, fazendas e montanhas. Cada vilarejo e cidade possui sua própria economia, que o jogador pode manipular ou sabotar se escolher fazer isso. 

Ao visitar as cidades, o jogador pode completar atividades como cozinhar, agricultura, cortar madeira e criar itens de metal na forja mais próxima, como também aceitar trabalhos (chamados de “Quests”) para ganhar dinheiro. Qualquer trabalho que um NPC pode realizar também pode ser feito pelo jogador. O nível do jogador aumenta quando suas habilidades aumentam. Dezoito habilidades estão presentes em Skyrim, e o sistema de classes de Oblivion foi removido. Perks (ou bônus) são capacidades específicas de cada habilidade, organizada em um sistema de grupo de ramificações chamado de “árvores de Perks”.

Cada aumento de nível permite que outro benefício seja escolhido. Existem 280 perks (ou bônus), e agora é possível passar do nível 81, mas depois disso a taxa de aumento das habilidades é reduzida. O HUD na tela apenas aparece quando a vida, energia ou mágica do jogador estão se esgotando. Itens e esquemas de equipamentos podem ser salvos por um menu de rápido acesso, e o menu de inventário na tela de pause é apresentado em uma sobreposição em estilo bússola; enquanto que no inventário, o jogador pode girar e se aproximar dos itens adquiridos.

Armas podem ser criadas pelo jogador em uma forja, e são atribuídas a cada mão individualmente, permitindo empunhamentos duplos. Ao custo de energia, o jogador pode correr mais rapidamente. Escudos podem ser usados para bater, e tempo certo é necessário para bloquear um ataque com o escudo. Cada tipo de arma possui vantagens específicas e papéis; como exemplo, o jogador ganha a habilidade de movimentos de finalização. Há mais de oitenta e cinco tipos de feitiços, que podem ser usados ​​em formas de combate à distância e perto.

-- Publicidade --
Skyrim é um dos principais jogos de rpg

World of Warcraft – PC

Wow é um dos principais jogos de rpg
Wow é um dos principais jogos de rpg

World of Warcraft (também conhecido pelo acrônimo WoW) é um jogo on-line do gênero MMORPG, desenvolvido e distribuído pela produtora Blizzard Entertainment e lançado em 2004. O jogo se passa no mundo fantástico de Azeroth, introduzido no primeiro jogo da série, Warcraft: Orcs & Humans, lançado em 1994.

É considerado o mais popular MMORPG de todo o mundo, tendo chegado a ter 11 milhões de jogadores ativos no ano de 2010. Em 2016, contava com 5 milhões de jogadores regulares.

Joga-se com um programa cliente ligado a uma rede de servidores. Existem servidores para atender Estados Unidos, Oceania, Europa, Rússia, China, Coreia do Sul, Taiwan, Sudeste Asiático, Brasil e América Latina. O acesso aos servidores requer uma chave original e é pago mensalmente, mediante assinatura com dinheiro real ou com ouro conquistado dentro do jogo. A partir de julho de 2011, o jogo também passou a ser distribuído sem custos por meio da versão Starter Edition, que permite ao jogador ir até o nível 20 de personagem dentro do jogo (veja mais na subcategoria “Versão Gratuita de World of Warcraft” abaixo).

Na Europa, existem redes de servidores em francês, alemão e inglês, esta última responsável por abranger jogadores dos demais países. Em setembro de 2006, foi lançada uma rede em espanhol e, em 2011, foram criados servidores totalmente em português, a fim de atender ao público brasileiro (confira mais na subcategoria “Versão Brasileira”).

A primeira expansão do jogo, “The Burning Crusade”, foi lançada em 16 de janeiro de 2007. Em 3 de agosto do mesmo ano, na edição de 2007 do evento anual Blizzcon, sediado pela produtora Blizzard, a empresa anunciou a segunda expansão de WoW, nomeada “Wrath of the Lich King”, que acabou por ser lançada no dia 13 de novembro de 2008.

-- Publicidade --

No dia 21 de agosto de 2009, na Blizzcon 2009, foi anunciada a terceira expansão, a qual recebeu o título “Cataclysm” e data de lançamento prevista para 07 de dezembro de 2010, após muitas especulações. Em 21 de outubro de 2011, na Blizzcon 2011, Chris Metzen, então vice-presidente da Blizzard, anunciou a quarta expansão do jogo, “Mists of Pandaria”, lançada no dia 25 de setembro de 2012. A quinta expansão do jogo, “Warlords of Draenor”, lançada em 13 de novembro de 2014, foi anunciada na Blizzcon 2013, realizada nos dias 8 e 9 de novembro, em Anaheim.

Durante a Gamescom 2015, foi anunciada a nova expansão, “Legion”, a qual foi lançada no dia 30 de agosto de 2016. Em novembro de 2017, a Blizzard anunciou a chegada da sétima expansão, “Battle for Azeroth”, novamente durante a convenção anual, tendo BfA sido lançada no dia 14 de agosto de 2018.

No final de 2015, em um relatório divulgado no mês de outubro, a Blizzard anunciou que possuía, à época, 5,5 milhões de usuários ativos no jogo, o qual se mantinha como sua franquia de maior sucesso; no entanto, a companhia optou por não mais disponibilizar tais relatórios nos anos seguintes. Estima-se que, em épocas de lançamentos de expansão, quando o jogo atinge seu pico de subscrições mensais, o número ativo de jogadores se aproxime de 10 milhões.

Wow é um dos principais jogos de rpg

The Witcher 3: Wild Hunt – Xbox One, Playstation 4 e PC

The witcher é um dos principais jogos de rpg
The Witcher é um dos principais jogos de rpg

The Witcher 3: Wild Hunt (em polonês: Wiedźmin 3: Dziki Gon) é um jogo eletrônico de RPG de ação em mundo aberto desenvolvido pela CD Projekt RED e lançado no dia 19 de maio de 2015 para as plataformas Microsoft Windows, PlayStation 4, Xbox One e em outubro de 2019 para o Nintendo Switch, sendo o terceiro título da série de jogos The Witcher. Ele sucede The Witcher (2007) e The Witcher 2: Assassins of Kings (2011), que foram baseados na série de livros de fantasia Wiedźmin, do escritor polonês Andrzej Sapkowski.

Ambientado em um gigantesco cenário medieval que dá liberdade total ao jogador, o game, que possui uma jogabilidade não linear e é jogado através de uma perspectiva em terceira pessoa, tem o lendário bruxo Geralt de Rívia como seu protagonista, o qual inicia uma longa jornada pelos Reinos do Norte.

-- Publicidade --

Enquanto a ordem planetária enfrenta uma grande mudança, com o misterioso e macabro exército de cavaleiros vermelhos conhecido como a “Caçada Selvagem” deixando somente sangue e ruína por onde passa, o jogador terá de enfrentar diversos perigos, usando espadas e magia num mundo em crise, à medida que interage com outros personagens e completa missões para o progresso da história, podendo viajar a pé, a barco, ou montado em Carpeado, o cavalo inseparável de Geralt.

The Witcher 3: Wild Hunt foi amplamente aclamado pela crítica, com alguns considerando-no como um dos melhores jogos de todos os tempos. Sua consagração veio na noite de 3 de dezembro de 2015, quando foi galardoado com o grande prêmio de Jogo do Ano na cerimônia de condecoração The Game Awards, considerada a mais importante e prestigiada do ramo dos videogames. 

The Witcher 3: Wild Hunt é um dos jogos mais premiados da história, com 257 prêmios de múltiplas publicações e eventos recebidos apenas na categoria de melhor jogo. Também foi um sucesso financeiro, tendo vendido cerca de 28 milhões de cópias ao redor do mundo, tornando-se um dos jogos mais vendidos de todos os tempos. Dois pacotes de expansão, intitulados Hearts of Stone e Blood and Wine, ainda foram lançados para o jogo, com ambos recebendo igualmente aclamação geral da crítica especializada.

The Witcher é um dos principais jogos de rpg

Diablo III – Xbox One, 360, Series X/S, Playstation 3/4/5, Switch e PC

Diablo iii é um dos principais jogos de rpg
Diablo III é um dos principais jogos de rpg

Diablo III é um RPG de ação hack and slash desenvolvido pela Blizzard Entertainment, o terceiro título da série Diablo. Sua produção foi revelada em 28 de junho de 2008, na Blizzard Entertainment Worldwide Invitational. O jogo foi lançado oficialmente em 15 de maio de 2012. A versão brasileira do jogo foi totalmente traduzida para o português.

O jogo foi inicialmente lançado para Microsoft Windows e macOS em 15 de maio de 2012, sendo posteriormente lançado para os consoles PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation 4 e Xbox One em 19 de agosto de 2014. Em novembro de 2018 foi lançado também para o Nintendo Switch.

-- Publicidade --

Diablo III segue a história de seu predecessor, Diablo II: Lord of Destruction, que superou expectativas. A história do novo jogo passa-se depois de vinte anos dos acontecimentos que marcaram o fim de Diablo II. Os guerreiros finalmente derrotaram o mal, mas quando um cometa cai na Terra exatamente no lugar onde Diablo foi confinado, os guerreiros são novamente convocados para defender a humanidade contra o novo inimigo.

O estilo do jogo continua o mesmo (visão isométrica), mas desta vez utilizando os recursos das novas tecnologias reproduzindo um mundo totalmente em 3D e interativo, podendo até destruir cenários. Os jogadores poderão escolher entre cinco classes disponíveis (sete após expansões) e se aventurar num mundo mágico e ameaçador que Diablo III proporciona, porém desta vez, com novas habilidades e equipamentos e com um nível de personalização de personagem mais apurado.

O jogo foi lançado no dia 15 de maio de 2012 e em seguida, quebrou o recorde de jogo com maior número de vendas (3,5 milhões) em seu primeiro dia de lançamento. Deste então, em uma semana mais de 6,3 milhões de pessoas ao redor do mundo jogaram a série.

Logo durante o lançamento, um fã da série conseguiu acabar o jogo em 12 horas e 29 minutos. Na primeira semana, vários usuários se queixavam de sumiço de itens e a adição de amigos desconhecidos. O alto número de acessos também fez alguns servidores entrarem em colapso temporariamente. Também, um falso sorteio do jogo no Facebook enganou mais de trinta mil usuários.

No Brasil, houve polêmica por causa da dublagem de um dos personagens, que segundo alguns fãs, teria um sotaque carioca extremo.

-- Publicidade --
Diablo III é um dos principais jogos de rpg

Dark Souls – Xbox One, 360, Series X/S, Playstation 3/4/5, Switch e PC

Dark souls é um dos principais jogos de rpg
Dark Souls é um dos principais jogos de rpg

É um jogo eletrônico de RPG de ação desenvolvido pela FromSoftware e publicado pela Namco Bandai Games. Lançado originalmente em setembro de 2011 para PlayStation 3 e Xbox 360, é um sucessor espiritual de Demon’s Souls e a segundo título da série Souls. Dark Souls se passa no reino fictício de Lordran, onde os jogadores assumem o papel de um personagem morto-vivo amaldiçoado que inicia uma peregrinação para descobrir o destino de sua espécie.

Um relançamento para Microsoft Windows foi realizado em agosto de 2012, com conteúdos adicionais não presentes em suas versões originais. Em outubro de 2012, um novo conteúdo para download foi disponibilizado para a versão de consoles, sob o subtítulo Artorias of the Abyss.

Dark Souls recebeu aclamação da crítica, com muitos citando-o como um dos maiores jogos de todos os tempos. Os críticos elogiaram a profundidade de seu combate e level design. No entanto, a dificuldade do jogo recebeu críticas mistas, com alguns criticando-o por ser implacável demais. A versão original do jogo para Windows foi menos bem recebida, com críticas direcionadas a vários problemas técnicos. Em abril de 2013, o jogo havia vendido mais de dois milhões de cópias em todo o mundo. Duas sequências, Dark Souls II e Dark Souls III, foram lançadas em meados da década de 2010, enquanto uma versão remasterizada, Dark Souls: Remastered, foi lançada em 2018.

O sistema de jogabilidade apresenta-se em terceira pessoa e com foco em combates estratégicos e dinâmicos, inseridos em uma íngreme curva de dificuldade, característica mais marcante da série. O sistema de progressão baseia-se na tradicional progressão de atributos, que variam desde força à inteligência, estamina e fé, dentre outros.

Em sua jornada, o jogador encontrará ambientes diversos, como masmorras, fortalezas, cemitérios, lugares fantásticos, complementados por um game design circular, com a interconexão das mais diversas áreas em pontos específicos da narrativa. O sistema online preza pela interação entre jogadores, seja através de dicas ingame sobre os desafios existentes, combate entre jogadores e cooperação para completar determinados pontos do game.

-- Publicidade --

Dark Souls se passa primariamente no reino fictício de Lordran, onde os jogadores assumem o papel de um personagem denominado “Chosen Undead” que, segundo lendas, seria responsável pela quebra de uma maldição que torna incapazes de morrer aqueles que são afligidos por uma misteriosa marca negra.

O jogo é inspirado fortemente pela temática medieval, com a presença de deuses e seres fantásticos, inseridos em um mundo decadente e punitivo. A estrutura de apresentação da história é subjetiva, dando-se basicamente através da descrição de itens ou em interações com NPCs, possibilitando margem para diversas interpretações acerca de toda a mitologia presente no jogo.

Dark Souls é um dos principais jogos de rpg

Tales of Arise – Xbox One, Series X/S, Playstation 4/5 e PC

Tales of arise é um dos principais jogos de rpg
Tales of Arise é um dos principais jogos de rpg

Contos de Arise  é um jogo de ação role-playing desenvolvido e publicado pela Bandai Namco entretenimento para Microsoft Windows, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, e Xbox Série X/S. A décima sétima entrada principal da série Tales, foi originalmente planejado para ser lançado em 2020, mas foi adiado para setembro de 2021 devido a problemas internos de qualidade e a capacidade de lançar o jogo em mais plataformas. É também o primeiro jogo da série com lançamento mundial simultâneo.  O jogo segue um homem e uma mulher dos mundos opostos de Dahna e Rena e sua jornada para acabar com a opressão do povo Dahnan pelos Renans.

Desenvolvido por uma equipe composta por veteranos e novatos da série, o objetivo era revitalizar a série Tales. Minoru Iwamoto, um dos vários artistas que trabalharam em Tales of Zestiria e Tales of Berseria , retorna como designer de personagens e diretor de arte. O jogo é construído usando o Unreal Engine 4. Após o lançamento, o jogo recebeu críticas geralmente favoráveis.

Como os jogos anteriores da série, Tales of Arise é um RPG de ação, embora sua jogabilidade tenha passado por alterações não especificadas como parte de seus objetivos de desenvolvimento, mantendo o sistema básico de batalha Tales , apelidado de Linear Motion Battle System. O jogo tem um grande foco em evasão e contra-ataque, com Tales of Graces , uma entrada de 2009 elogiada por seu combate, citado como inspiração. 

-- Publicidade --

Ao contrário de muitos dos títulos anteriores da série, o jogo não apresenta multiplayer, com a equipe de desenvolvimento decidindo focar em várias interações entre personagens em combate, incluindo a adição do recurso “Boost Strike”, permitindo que vários membros do grupo executem ataques destrutivos juntos sob certas condições.

Tales of Arise é um dos principais jogos de rpg

Genshin Impact – Playstation 4/5, PC, Android e iOS

Genshin impact é um dos principais jogos de rpg
Genshin Impact é um dos principais jogos de rpg

É um jogo eletrônico RPG de ação gratuito desenvolvido e publicado pela miHoYo. O jogo apresenta um ambiente de mundo aberto de fantasia e sistema de batalha baseado em ação usando magia elemental e troca de personagem, e usa a monetização de jogo gacha para os jogadores obterem novos personagens, armas e outros recursos. O jogo é apenas online e apresenta um modo multiplayer limitado que permite até quatro jogadores jogarem juntos. 

Foi lançado para Microsoft Windows, PlayStation 4, Android e iOS em 28 de setembro de 2020. O Genshin Impact também está planejado para lançamento no Nintendo Switch e PlayStation 5; a compatibilidade da edição de PlayStation 4 para de PlayStation 5 foi adicionada em 11 de novembro de 2020.

Genshin Impact foi anunciado em junho de 2019, com previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2020, para Windows e iOS. O trailer de lançamento mostrou um estilo de mundo aberto com inspiração no jogo eletrônico The Legend of Zelda: Breath of the Wild, principalmente no estilo de jogabilidade. Houve uma versão beta lançada em junho de 2019.

No evento da Sony denominado ChinaJoy 2019, foi anunciado também uma versão para PlayStation 4. Uma versão para Nintendo Switch foi anunciada em 13 de janeiro de 2020 pela imprensa. Em 6 de agosto de 2020, miHoYo anunciou que o lançamento do jogo para PlayStation 4 seria em outono de 2020. Mais tarde, foi anunciado que o lançamento para o console estava de volta na mesma programação de 28 de setembro.

-- Publicidade --
Genshin Impact é um dos principais jogos de rpg

Avatar of rafael meireles

Jornalista, 23 anos e fascinado por FPS. Poucas coisas na vida de Rafael o fazem tão bem quanto escrever e jogar videogames. Futebol e música também têm parcelas de seu coração.