Os melhores jogos de tiro para PC, consoles e celular

Hoje em dia é difícil encontrar uma pessoa que não se apaixonou por jogos de tiro. Pode ser lá atrás, na nossa infância ou adolescência, onde gostávamos de passar horas jogando um Call of Duty, um Medal of Honor, Metal Gear ou Killzone, por exemplo. Independente se em primeira ou em terceira pessoa, esse gênero sempre se mostrou presente em diferentes gerações e plataformas. Uma paixão que se estende até os dias atuais onde temos vários modos para uma trocação franca de tiro entre equipes ou então no battle royale, onde quem sobreviver em meio há 100 ou 150 pessoas ganha.

Os melhores jogos de tiro para pc, consoles e celular
Os melhores jogos de tiro para PC, consoles e celular

Os jogos de tiro estão em todos os lugares, nos consoles, nos computadores e até mesmo no celular. Quem diria, hein?! Até mesmo os nossos celulares são capazes de suportar clássicos como Call of Duty e jogos mais recentes como Fortinite ou PUBG. A questão é: Quais são os melhores para jogar hoje em dia? E foi pensando nessa questão que decidimos preparar uma lista com os melhores jogos de tiro disponíveis para PC, consoles e celular. Há jogos de diversos estilos, recursos como crossplataforma para que você tenha conhecimento de tudo sobre esses jogos e fique por dentro sobre o que está em alta nos dias atuais!

Jogos de tiro para PC, Xbox, Playstation e Smartphone

Call of Duty: Warzone – PC, Xbox One, Series X/S e Playstation 4/5

Warzone é um excelente jogo de tiro
Warzone é um excelente jogo de tiro

Call of Duty: Warzone é um jogo eletrônico free-to-play do gênero battle royale desenvolvido pela Infinity Ward e Raven Software e publicado pela Activision. Lançado em 10 de março de 2020 para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One, o jogo faz parte do título Call of Duty: Modern Warfare (2019), mas não requer compra. Warzone permite um combate em um modo multijogador on-line entre 150 jogadores na cidade fictícia de Verdansk, que é vagamente baseada na cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia. Ele apresenta uma progressão de plataforma-cruzada entre os dois jogos.

Warzone foi lançado gratuitamente como parte do jogo Call of Duty: Modern Warfare, de 2019, em 10 de março de 2020, após uma série de glitches e vazamentos no mês anterior. A existência do jogo vazou um mês antes por uma postagem no Reddit, e um glitch de software no mesmo mês permitiu brevemente que os jogadores visualizassem uma versão anterior do mapa de batalha. Em 8 de março de 2020, dois dias antes do lançamento, o streamer Chaos, do YouTube, publicou um vídeo de 11 minutos alegando apresentar uma gameplay de Warzone. O vídeo foi removido e, em 9 de março, a Activision, anunciou oficialmente que o jogo seria lançado em 10 de março.

Em 11 de março de 2020, a Activision anunciou que Warzone havia sido baixado por seis milhões de pessoas nas primeiras 24 horas. Após quatro dias, foi revelado que Warzone havia sido baixado por mais de 15 milhões de pessoas. Em 10 de abril de 2020, a Activision anunciou que Warzone havia ultrapassado mais de 50 milhões de downloads em seu primeiro mês.

-- Publicidade --

Em 16 de dezembro de 2020, Warzone recebeu uma grande atualização de conteúdo, com a integração de Call of Duty: Black Ops Cold War, que adicionou ao Warzone todas as armas, acessórios e skins do jogo. Além de novos mapas e modos de jogo. Como anteriormente em Call of Duty: Modern Warfare, todos os conteúdos pós-lançamento são gratuitos, sendo somente itens cosméticos da loja adquiríveis por microtransações. O sistema de Passe de Batalha foi unificado entre Black Ops Cold War e Warzone, não sendo necessário a compra do jogo para progressão. Além do Passe de Batalha, o sistema de XP foi integrado entre os três jogos, sendo possível subir o nível do jogador, independentemente de qual esteja jogando.

Warzone é um excelente jogo de tiro

VALORANT – PC

Valorant é uma excelente opção para jogos de tiro!
Valorant é uma excelente opção para jogos de tiro!

Valorant é um jogo eletrônico multijogador gratuito para jogar de tiro em primeira pessoa desenvolvido e publicado pela Riot Games. É o primeiro jogo do gênero desenvolvido pela empresa, sendo anunciado pela primeira vez com o codinome Project A em outubro de 2019, em um evento de comemoração de 10 anos de League of Legends. Foi lançado em 2 de junho de 2020 para Microsoft Windows.

Duas equipes de cinco jogam uma contra a outra, e os jogadores assumem o papel de “agentes” com habilidades únicas. No modo de jogo principal, a equipe atacante tem uma bomba, chamada Spike, que eles precisam plantar em um local. Se a equipe atacante proteger com sucesso a bomba e ela detonar, eles ganharão um ponto. Se a equipe defensora desarmar com sucesso a bomba ou o cronômetro de 100 segundos da rodada expirar, a equipe defensora receberá um ponto.

Eliminar todos os membros da equipe adversária também ganha uma rodada. A primeira equipe a vencer o melhor de 24 rodadas vence a partida. O jogo também promove um servidor com tick rate de 128, que garante uma jogabilidade suave e baixo ping com uma expansão global de datacenters.

Valorant é desenvolvido e publicado pela Riot Games, conhecida pelo grande sucesso League of Legends. O desenvolvimento começou em 2014, dentro de sua divisão de pesquisa e desenvolvimento. Joe Ziegler, o diretor do jogo, é creditado por criar a ideia inicial de Valorant ao formular outros títulos que a Riot poderia desenvolver ao conversar com designers de outros jogos. David Nottingham é o diretor criativo do jogo. Valorant foi construído na Unreal Engine 4.

-- Publicidade --

Valorant foi provocado pela primeira vez sob o título Project A em outubro de 2019. Foi anunciado oficialmente em 1º de março de 2020, com um vídeo de jogabilidade no YouTube chamado “The Round”. A versão beta fechada do jogo foi lançada em 7 de abril de 2020 nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Rússia e Turquia; no Brasil e na Coreia do Sul, a versão beta foi lançada em 5 de maio. 

Valorant foi lançado oficialmente em 2 de junho de 2020 para maioria das regiões do mundo através de etapas por cada localidade e seus fusos horários. Começou pela Coreia do Sul, Japão e maior parte da região Ásia-Pacífico. Logo após, chegou a vez dos servidores da Europa, Turquia, Oriente Médio, Norte da África e países da CEI. Pouco depois, o Brasil, América do Norte e América Latina viram o jogo ser disponibilizado. Até o momento, Valorant está disponível exclusivamente para a plataforma Microsoft Windows.

Atualmente (segundo semestre de 2021) o jogo está em seu segundo episódio, segundo ato, e inclui 16 personagens e seis mapas. Em termos de gameplay, durante a sua experiência nas partidas, é possível adquirir 18 armamentos diferentes. Além disso, o jogo é bem envolvido com eSports, tendo times como Team Vikings, Sharks Esports, Team Liquid, Sentinels, entre outros. Depois de seu lançamento oficial, três modos de jogo foram adcionados, a Disputa de Spike, Mata-Mata, e mais recentemente, Replicação.

Valorant é uma excelente opção para jogos de tiro!

Fortnite – PC, Xbox One, Series X/S, Playstation 4/5, iOS e Android

Fortnite é uma excelente opção para jogos de tiro!
Fortnite é uma excelente opção para jogos de tiro!

Fortnite é um jogo eletrônico multijogador online revelado originalmente em 2011, desenvolvido pela Epic Games e lançado como diferentes modos de jogo que compartilham a mesma jogabilidade e motor gráfico de jogo. Os modos de jogo incluem Fortnite: Save the World, um jogo cooperativo pay-to-play de sobrevivência para até quatro jogadores, que devem lutar contra carcaças (zumbis) e defender objetos com fortificações que eles podem construir, e Fortnite Battle Royale, um jogo free-to-play do gênero battle royale, onde até 100 jogadores lutam em espaços cada vez menores para serem a última pessoa ou time vencedor.

Ambos os modos de jogo foram lançados em 2017 como títulos de acesso antecipado; Save the World está disponível apenas para Microsoft Windows, macOS, PlayStation 4 e Xbox One, enquanto Battle Royale foi lançado para essas mesmas plataformas, incluindo o Nintendo Switch e dispositivos iOS e Android. Em 2020, foi adicionado para a nova geração de consoles PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

-- Publicidade --

Embora ambos os jogos tenham sido bem sucedidos para a Epic Games, o Fortnite Battle Royale se tornou um sucesso retumbante, atraindo mais de 125 milhões de jogadores em menos de um ano e ganhando centenas de milhões de dólares por mês, e desde então tem sido um fenômeno cultural.

Atualmente, Fortnite é distribuído em dois modos de jogo diferentes, embora cada modo utilize o mesmo mecanismo e tenha os mesmos gráficos, recursos de arte e mecânicas de jogabilidade.

  • Fortnite: Save the World é projetado como um jogo de jogador-versus-ambiente, com quatro jogadores cooperando em direção a um objetivo comum em várias missões. O jogo se passa depois que uma tempestade de fluidos aparece em toda a Terra, fazendo com que 98% da população desapareça e os sobreviventes sejam atacados por zumbis. Os jogadores assumem o papel de comandantes de abrigos de base, coletando recursos, salvando sobreviventes e defendendo equipamentos que ajudam a coletar dados sobre a tempestade ou empurrar a tempestade para trás. Das missões, os jogadores recebem uma série de itens no jogo, que incluem personagens heróicos, esquemas de armas e armadilhas, tudo o que pode ser melhorado através da experiência adquirida para melhorar seus atributos.

  • Fortnite Battle Royale é um modo de jogo do gênero battle royale para até 100 jogadores, jogando sozinho ou em grupos de dois a quatro amigos. Os jogadores deixam um “ônibus de batalha” que cruza o mapa do jogo sem nenhuma arma. Quando eles pousam, eles devem procurar por armas, itens e recursos, evitando de serem mortos enquanto atacam outros jogadores. Ao longo de uma rodada, a área segura do mapa diminui de tamanho devido a uma tempestade que chega; os jogadores fora daquela área recebem dano e podem ser mortos. Isso força os jogadores remanescentes a irem para um espaço mais apertado e incentiva os encontros dos jogadores. O último jogador ou time vivo é o vencedor.

Em ambos os modos, os jogadores podem usar uma picareta para derrubar estruturas existentes no mapa para coletar recursos básicos, como madeira, tijolo e metal, para construir fortificações, como paredes, pisos e escadas. Tais peças de fortificação podem ser editadas para adicionar coisas como janelas ou portas. Os materiais utilizados têm diferentes propriedades de durabilidade e podem ser atualizados para variantes mais fortes usando mais materiais do mesmo tipo.

Dentro de Save the World, isso permite que os jogadores criem fortificações defensivas em torno de um objetivo ou túneis cheios de armadilhas para atrair os zumbis. Em Battle Royale, isso fornece os meios para atravessar rapidamente o mapa, proteger-se de uma ofensiva inimiga ou atrasar um inimigo em avanço.

-- Publicidade --

Ambos os modos de jogo são definidos como títulos free-to-play, embora atualmente Save the World esteja em acesso antecipado e exija compra para jogar. Ambos os jogos são rentabilizados através do uso de V-Bucks, moeda do jogo que também pode ser obtida apenas através de Save the World. V-Bucks em Save the World pode ser usado para comprar pinatas em forma de lhamas para ganhar uma seleção aleatória de itens. Em Battle Royale, V-Bucks podem ser usados para comprar itens cosméticos, como modelos de personagens ou similares, ou também pode ser usado para comprar o “Battle Pass” do jogo, uma progressão gradual de recompensas por ganhar experiência e completar certos objetivos durante uma temporada em Battle Royale.

Fortnite é uma excelente opção para jogos de tiro!

Garena Free Fire – Android e iOS

Free fire é uma excelente opção para jogos de tiro!
Free Fire é uma excelente opção para jogos de tiro!

Free Fire é um jogo eletrônico mobile de ação-aventura do gênero battle royale, criado pela desenvolvedora vietnamita 111dots Studio e publicado pela Garena. O jogo obteve um beta aberto em novembro de 2017 e foi lançado oficialmente para Android de iOS em 4 de dezembro de 2017.

O jogo consiste de até no total de cinquenta jogadores que caem de paraquedas em uma ilha em busca de armas e equipamentos a fim de matar os outros jogadores. Os jogadores escolhem à vontade a posição inicial, pegam armas e suprimentos para aumentar o tempo de vida na batalha.

Inspirado em PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) – outro jogo do mesmo gênero, Garena Free Fire se tornou um sucesso instantâneo, atingindo, até outubro de 2018, a marca de 7,5 milhões de jogadores (refletidos pela quantidade de downloads) somente em dispositivos Android, tornando-se um dos jogos de Android mais baixados de 2018, batendo grandes títulos (como PUBG Mobile e Clash Royale). Por conta de sua popularidade, o jogo recebeu o prêmio de “Melhor Jogo em Voto Popular” pela Google Play Store em 2018, além das criações de competições profissionais em determinadas partes do Brasil e do mundo.

Garena Free Fire é um jogo eletrônico de ação-aventura do gênero battle royale visto numa perspectiva em terceira pessoa. Para começar a jogar é necessário criar uma conta pessoal no jogo, no qual você tem direito a escolher se deseja criar uma conta própria do jogo ou se desejar conectar a uma conta de alguma rede social, como o Facebook por exemplo. Após efetuar o login com sucesso o jogador deve configurar seu perfil e explorar o jogo afim de obter conhecimento sobre o game e os métodos utilizado para jogar. Feito tudo isso o jogador pode iniciar uma partida clicando no botão “Modo Clássico” ou “Partida Ranqueada” e então aguardar até que o avião voe por cima da ilha.

-- Publicidade --

Enquanto o avião estiver sobrevoando sobre a ilha o jogador pode pular onde ele desejar, possibilitando assim que ele escolha um local estratégico para pousar longe dos inimigos. Após pousar, o jogador então deve sair a procura de armas e itens utilitários. Equipamento médico, armas de médio e grande porte, armas brancas, granadas, colete a prova de bala, capacete de proteção, mochila, dentre outros vários itens apresentados no jogo podem ser encontrados pela ilha. O objetivo final do jogador é sobreviver numa ilha com no máximo 50 integrantes online e todos com o mesmo objetivo. Para isso é necessário eliminar todos os adversários que o jogador encontrar pelo caminho e garantir que ele seja o último sobrevivente.

Garena Free Fire é um dos jogos battle royale mobile mais populares do mundo. Free Fire foi o segundo jogo mais baixado na Google Play Store no quarto trimestre de 2018, e foi o quarto jogo mais baixado no mundo em 2018 no iOS e na Google Play Store juntos.[17] O título obteve aproximadamente 182 milhões de downloads em 2018, tornando-se o segundo jogo battle royale mobile mais baixado (acima de Fortnite e atrás apenas de PUBG Mobile), e arrecadou aproximadamente 19,3 milhões de dólares em receita mensal até dezembro de 2018, se tornando um sucesso financeiro significativo para a Garena.

Free Fire é uma excelente opção para jogos de tiro!

Call of Duty: Mobile – Android e iOS

Cod mobile é uma excelente opção para jogos de tiro!
CoD Mobile é uma excelente opção para jogos de tiro!

Call of Duty: Mobile é um jogo eletrônico free-to-play de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Tencent Games e publicado pela Activision para Android e iOS. Foi lançado em 1 de outubro de 2019. Possui duas moedas no jogo, além de um passe de batalha. O jogo recebeu mais de 20 milhões de downloads dentro de um dia de seu lançamento, ganhando mais de US $ 2 milhões em receita.

Com apenas 3 dias de lançamentos o jogo já havia sido baixado 20 milhões de vezes, arrecadado 2 milhões de dólares e se tornado o jogo mais baixado em 33 países na Play Store. Call of Duty: Mobile teve 100 milhões de downloads em uma semana de lançamento. Com um mês de lançamento o jogo se tornou o segundo maior lançamento mobile da historia, com 148 milhões de downloads, ficando atrás apenas do jogo Pokemon Go.

 Com 2 meses de lançamento, o jogo já havia sido baixado 170 milhões de vezes, e gerado uma receita de 86 milhões de dólares. O Estados Unidos é o país onde a popularidade de Call of Duty: Mobile é maior, pois o jogo foi instalado 28,5 milhões de vezes. A Índia vem na sequência com 17,5 milhões de instalações e o Brasil é o terceiro da lista com 12 milhões de instalações. Em votação popular pelo usuários da Google Play Store, Call of Duty: Mobile foi eleito o jogo do ano 2019.

-- Publicidade --
CoD Mobile é uma excelente opção para jogos de tiro!

Halo Infinite – Xbox One, Series X/S e PC

Halo é uma excelente opção para jogos de tiro!
Halo é uma excelente opção para jogos de tiro!

Halo Infinite é um futuro jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela 343 Industries e publicado pela Xbox Game Studios, para as plataformas Microsoft; será lançado para o Xbox One, Windows 10 e Xbox Series X|S. O jogo está programado para ser lançado em 8 de dezembro de 2021 e é o sexto título principal da franquia Halo. Continua a história de Master Chief como o terceiro capítulo da saga Reclaimer, seguindo Halo 5: Guardians.

Gareth Coker, compositor de Ori and the Blind Forest e Ori and the Will of the Wisps, é um dos três compositores de Halo Infinite, ao lado de Curtis Schweitzer e Joel Corelitz.

De acordo com a Microsoft, Master Chief retorna em Halo Infinite com “sua maior aventura até agora para salvar a humanidade”. O enredo de Halo Infinite será “muito mais humano”, com o Master Chief desempenhando um papel mais central do que em Halo 5: Guardians. O trailer da E3 2018 indicou que a história se passará no anel Halo (“Zeta halo”, ou Instalação 07), com Chief recebendo sua nova armadura MJOLNIR GEN3, com o design dela retornando ao visto em Halo 2 e Halo 3, bem como uma mistura com o design visto das armaduras em Halo Legends e Halo 4: Forward Unto Dawn. Os Banidos, um violento grupo de mercenários que se separou da antiga aliança alienígena Covenant, são mostrados como inimigos.

Halo é uma excelente opção para jogos de tiro!

Splitagate – Xbox One, Series X/S, Playstation 4/5 e PC

Splitgate é uma excelente opção para jogos de tiro!
Splitgate é uma excelente opção para jogos de tiro!

Splitgate (conhecido durante o desenvolvimento sob o título em trabalho Splitgate: Arena Warfare) é um jogo eletrônico multijogador de tiro em primeira pessoa gratuito para jogar desenvolvido e publicado pela 1047 Games. Foi lançado em acesso antecipado em 24 de maio de 2019 para Linux e Microsoft Windows no Steam e no Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4 e PlayStation 5 em 27 de julho de 2021.

Em 25 de agosto de 2021, os desenvolvedores anunciaram que o jogo ficaria em beta indefinidamente e ao mesmo tempo lançaria a Temporada Zero. O jogo gira em torno de um combate de ficção científica inspirado em Halo em arenas de batalha onde os jogadores podem criar portais de buraco de minhoca entre dois pontos no mapa que foram comparados aos da série Portal e disparar armas ou viajar por esses portais.

-- Publicidade --

O lançamento de console para o jogo é considerado um “relançamento”, já que a jogabilidade e o estilo foram completamente reformulados.

O jogo foi desenvolvido pela 1047 Games, sediada em Nevada. Seus cofundadores, Ian Proulx e Nicholas Bagamian, começaram a trabalhar no jogo como um projeto escolar enquanto estudavam ciência da computação na Universidade Stanford. Proulx foi inspirado por Portal e Portal 2, e acredita que sua mecânica pode se traduzir bem em outros gêneros de jogos eletrônicos. Eles trabalharam no jogo sem financiamento por seis meses, e então lançaram uma demo para teste de usuário, que se tornou inesperadamente popular quando o jogo atraiu 600.000 downloads em seu primeiro mês de lançamento. A filosofia de design do jogo foi descrita como semelhante à de Fortnite e Rocket League, em que o jogo é “fácil de aprender”, mas “difícil de dominar”.

O jogo foi lançado como um título gratuito para jogar no Steam em 24 de maio de 2019. 1047 Games continuou a trabalhar no pós-lançamento do jogo e arrecadou um total de US$ 10 milhões para o projeto em maio de 2021 de investidores. Em junho de 2021, a empresa anunciou que o jogo chegaria ao PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S com suporte para jogabilidade multiplataforma.

Enquanto Splitgate lutava para manter uma base de jogadores viável após seu lançamento inicial de acesso antecipado em 2019, o jogo viu um aumento significativo de jogadores quando o beta do jogo foi lançado no início de julho de 2021, fazendo com que ultrapassasse os 600.000 downloads na primeira semana. Sua popularidade repentina foi totalmente inesperada pelos desenvolvedores e levou o jogo a ficar offline várias vezes para corrigir problemas de servidor. 

Isso levou ao adiamento de sua saída do acesso antecipado, enquanto os desenvolvedores tentavam aumentar a capacidade do servidor para lidar com mais de 100.000 jogadores simultâneos. Apesar das tentativas de aumentar a capacidade do servidor, um sistema de fila foi implementado para limitar o número de jogadores que se conectam ao jogo. Os desenvolvedores postaram atualizações sobre o status do servidor em sua conta do Twitter até que o sistema foi removido em agosto de 2021.

-- Publicidade --
Splitgate é uma excelente opção para jogos de tiro!

Via: Wikipédia

Avatar of rafael meireles

Jornalista, 23 anos e fascinado por FPS. Poucas coisas na vida de Rafael o fazem tão bem quanto escrever e jogar videogames. Futebol e música também têm parcelas de seu coração.