Plugins WordPress: Saiba como instalar e quais são os essenciais para seu site

Quem conhece o WordPress sabe que é possível instalar e ativar diversos plugins para o seu blog. Existem mais de 50 mil plugins que fazem inúmeras funções e, é por isso (e mais algumas outras coisas) que o WordPress acaba sendo o preferido daqueles que querem um site completo e com um bom desempenho que atenda a todas as necessidades do proprietário.

Logo oficial do wordpress | plugins wordpress
Como instalar e fazer ativação de plugins WordPress?

O plugin, para quem não sabe, é uma espécie de um código que você insere no site WordPress e ele te ajuda (e muito) na funcionalidade de seu site, além de trazer uma experiência melhor para o usuário e também facilitar a qualidade de trabalho.

Mas lembre-se de algo importante: Há um diferença entre os WordPress, sendo um deles uma versão mais limitada do irmão gêmeo. Explicando de forma resumida, a verão .ORG você pode adicionar plugins e temas; já na versão .COM você não tem a mesma liberdade de fazer todas essas alterações, pelo menos na maioria dos planos. Agora se você já está ciente dessas diferenças, vamos direto ao tutorial que fizemos em 4 métodos para facilitar ainda mais o entendimento. Aperte os cintos e tenha uma ótima leitura!

Como instalar plugins WordPress?

Método número um: Sistema de pesquisa do próprio WordPress

Para dar inicio a brincadeira, começamos pelo método mais fácil para quem quer instalar um plugin no WordPress: Pesquisa da própria plataforma. Porém, os plugins precisam obrigatoriamente integrar o Diretório de plugins, que no caso, são aqueles que seguem os padrões indicados da plataforma. É importante destacar que, também, há outros diretórios premium que fornecem muitos outros plugins pagos.

Plugins wordpress: saiba como instalar e quais são os essenciais para seu site | 120a1318 add plugins | married games dicas/guias | desenvolvimento, pc, site, wordpress | plugins wordpress
O diretório de opções de plugins WordPress

Passo 1: Primeiro passo você terá que ir para o painel de controle do seu WordPress em Plugins e depois em Adicionar Novo ou Add New (caso seja em inglês)

-- Publicidade --

Passo 2: Escreve o nome do plugin ou função, para facilitar a busca. Então você verá uma lista de plugins disponíveis para o uso.

Passo 3: Você deve escolher o plugin que seja melhor para você. Após a escolha do seu plugin, vamos clicar em Instalar Agora. Uma janela deve aparecer, perguntando se você tem certeza que deseja instalar o plugin e você clica para avançar.

Passo 4: Clique no botão OK e o WordPress irá fazer o download e instalar o plugin para você.

Passo 5: Tenha certeza de clicar em Ativar Plugin, agora você tem ele instalado no seu WordPress. Você deve configurar o plugin para que ele funcione da forma que você quiser. Estas configurações podem variar para cada plugin, ai pra frente é com você! 🙂

Método número dois: Upload de plugins WordPress

Plugins wordpress: saiba como instalar e quais são os essenciais para seu site | 959a5c5b screenshot 8 | married games dicas/guias | desenvolvimento, pc, site, wordpress | plugins wordpress
Configurações de plugins WordPress via upload

Como foi dito anteriormente, alguns plugins não estão no diretório e isso se deve por algum motivo. Entre eles, o plugin que você esteja procurando pode ser pago e, por isso, não aparece em sua busca. Então, uma forma alternativa, é justamente você apelar para o upload do WordPress.

-- Publicidade --

Passo 1: Primeiro você precisa baixar o plugin no formato .zip, então seguir para o painel de controle. Clique em Plugins, depois em Adicionar Novo. Então clique em Enviar.

Passo 2: Na tela que aparecer: Clique em Selecionar Arquivo, procure o plugin no formato .zip que você baixou e clique em enviar. Clique em Instalar Plugin.

Passo 3: Tenha certeza de clicar em Ativar Plugin, agora você instalou o plugin WordPress. Você deve configurar as opções de acordo com as suas necessidades.

Método número três: Via FTP

Plugins wordpress: saiba como instalar e quais são os essenciais para seu site | 620214bb como usar ftp para transferir arquivos no wordpress | married games dicas/guias | desenvolvimento, pc, site, wordpress | plugins wordpress
FTP é o que indicamos para dar continuidade ao processo de plugins WordPress.

Este tópico é mais avançado, provavelmente se você é iniciante na internet, dificilmente você irá conseguir fazer esse método por conta da dificuldade de termos e nomes que não soam familiares. Para dar continuidade, você precisa de um software FTP, como o Filezilla, por exemplo.

Passo 1: Acesse este caminho (public_html/wp-content/plugins/) ou se preferir (wp-content/plugins/) e faça o envio dos arquivos dentro da pasta Plugins.

-- Publicidade --

Passo 2: Você pode simplesmente arrastar e soltar o arquivo do plugin. Você deve ter certeza que o plugin encontra-se descompactado (não é um arquivo .zip). Assim que enviado, você pode ir no seu painel de controle do WordPress e seguir para o menu Plugins em seu painel.

Passo 3: Você deve ser capaz de ver o plugin que você enviou. Clique no botão Ativar e pronto.

Plugins essenciais para usar no WordPress

Plugins wordpress: saiba como instalar e quais são os essenciais para seu site | 2bc570c1 plugin di wordpress | married games dicas/guias | desenvolvimento, pc, site, wordpress | plugins wordpress
As melhores opções de plugins WordPress

Yoast SEO

O Yoast SEO possui recursos que mostram como o seu conteúdo será encarado pelos mecanismos de busca. Ele também oferece um painel intuitivo em que o usuário pode gerenciar tudo de forma rápida e fácil. 

Além disso, ele avalia as postagens e aponta onde estão as fraquezas em relação ao SEO e também a outros aspectos do conteúdo como a legibilidade.

W3 Total Cache

Este é um plugin que otimiza a velocidade de carregamento das suas páginas, se tornando obrigatório para você melhorar a experiência do seu usuário.

-- Publicidade --

Com ele ninguém vai reclamar que há lentidão em seu site, ainda mais nos dias de hoje, em que o acesso à web muitas vezes é feito via dispositivos móveis.

WooCommerce

O WordPress também quebra o galho para quem quer criar uma loja online. E uma das razões para isso é o plugin conhecido como WooCommerce.

Essa extensão apresenta uma série de recursos com o intuito de melhorar a sua loja virtual, seja nas formas de pagamento quanto na organização dos produtos oferecidos.

Ele é um plugin de código aberto e alguns dos seus recursos consistem em filtros de busca interna, carrinhos de compra e facilidade para administrar o estoque.

O WooCommerce também é caracterizado pela sua interface intuitiva, pela sua integração com Marketplaces e também pela sua fácil instalação. 

-- Publicidade --

Não é por acaso que atualmente ele é um dos plugins WordPress mais populares em se tratando de e-commerce.

A qualidade dos links, tanto externos quanto internos, é um dos pilares das boas técnicas de SEO. Por isso, a presença de links que não funcionam só serve para prejudicar o seu blog.

Como é um trabalho árduo verificar em cada postagem quais os links realmente estão funcionando, seria interessante contar com um plugin para fazer isso, certo?

Pois então, ainda bem que já ele já existe. O Broken Link Checker monitora o seu site caçando os links inutilizados e notifica você, podendo ser via e-mail ou pelo próprio painel de controle do WordPress.

Wordfence Security

Ele é considerado um dos plugins de segurança mais conhecidos do WP. Ele bloqueia a maioria das ameaças virtuais, monitora constantemente o site e ainda tem recursos para organizar endereços de IP em blacklist e whitelist.

-- Publicidade --

Via: Dica App do Dia

Mais sobre WordPress

Vídeo muito interessante em respeito ao WordPress | Plugin WordPress

WordPress é um sistema livre e aberto de gestão de conteúdo para internet (do inglês: Content Management System – CMS), baseado em PHP com banco de dados MySQL, executado em um servidor interpretador, voltado principalmente para a criação de páginas eletrônicas (sites) e blogs online. Criado a partir do extinto b2/cafelog, por Ryan Boren e Matthew Mullenweg, e distribuído gratuitamente sob a GNU General Public License.

É uma das ferramentas mais utilizadas para conteúdo na web, disputando com o serviço do Google, chamado Blogger. No entanto, o WordPress é adotado por aqueles que queiram uma página com maior personalização e recursos diferenciais.

A popularização deste sistema é devido, entre outras, seu tipo de licença (de código aberto), facilidade de uso e, a versatilidade. Também é possível desenvolver sites de tipo comércio eletrônico, revistas, portfólio, gerenciador de projeto, agregador de eventos e, outros conteúdos devido a sua capacidade de extensão através de plugins, temas e programação PHP.

O WordPress possui um sistema de modelos, através de um processador de modelos. O usuário pode re-organizar o layout através de widgets sem precisar editar códigos PHP ou HTML; eles também podem instalar e alternar entre temas WordPress. Os códigos PHP e HTML dos temas também podem ser editados para adicionar funcionalidades personalizadas.

-- Publicidade --
Avatar of rafael meireles

Jornalista, 23 anos e fascinado por FPS. Poucas coisas na vida de Rafael o fazem tão bem quanto escrever e jogar videogames. Futebol e música também têm parcelas de seu coração.