Quais os melhores jogos coop em 2021?

Gosta de jogar com os amigos? Então você veio ao lugar certo

Não importa se você está visitando a ilha de um amigo em Animal Crossing: New Horizons ou ajudando-o a matar brutamontes em Gears 5 – os melhores jogos coop oferecem experiências de jogo que são melhores com um amigo ou uma amiga.

A jogabilidade cooperativa está no cerne dos videogames como meio, remontando aos primeiros dias dos fliperamas. De Metal Slug e Double Dragon a Between Us and Divinity: Original Sin 2, os  desenvolvedores estão constantemente procurando por novas maneiras de permitir que os jogadores joguem juntos. Agora, é mais fácil do que nunca fazer isso, com os mercados digitais estourando nas vendas com melhores jogos coop, de forma online e local. Mas quais você deve escolher? Aqui estão os melhores jogos coop que você pode jogar agora.

Confira essas reviews:

Quais os melhores jogos coop em 2021?
Quais os melhores jogos coop em 2021?

Jogar com headset fraco? Não dá né? Que tal dar um upgrade como um headset que funciona perfeitamente para qualquer tipo de jogo? Dá uma olhada:

It Takes Two

Disponível para:  PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, PC

It Takes Two é o último jogo da Hazelight Studios, que fez seu nome com experiências exclusivamente cooperativas como  A Way Out  e  Brothers: A Tale of Two Sons. A última tentativa do estúdio é a melhor, e isso quer dizer algo. It Takes Two segue um casal lutando enquanto eles lidam com um divórcio iminente. A filha do casal chora nas bonecas que ela fez, transformando-as em miniaturas de tricô. A partir daí, depende de você e um colega de equipe voltar para casa e, com sorte, consertar seu casamento no processo. It Takes Two é com certeza um dos melhores jogos coop recentes.

A história é tocante, e ela não tem medo de mergulhar nas partes mais sombrias do assunto. Ainda assim, It Takes Two se destaca por sua jogabilidade. Fiel ao nome, cada quebra-cabeça e encontro com o inimigo necessita de duas pessoas para vencer. Cada personagem tem acesso a uma nova habilidade em cada nível, forçando os jogadores a trabalharem juntos para progredir na história. It Takes Two é um trabalho cooperativo bem feito e mostra como uma experiência cooperativa pode ser poderosa quando construída para duas pessoas.

Outriders

Disponível para:  PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, PC, Stadia

Outriders é um dos primeiros sucessos de 2021. Vem do desenvolvedor People Can Fly, conhecido por seu trabalho em Bulletstorm e  Gears of War: Judgment. Outriders reúne vários elementos dos jogos anteriores do estúdio, combinando um sistema de cobertura de Gears of War com  habilidades de Bulletstorm  e um  sistema de saque do tipo Destiny 2. Todos esses sistemas se combinam para criar um dos jogos de tiro mais frenéticos da memória recente, com a jogabilidade central em loop apoiada por elementos de RPG e itens empolgantes, sendo um dos melhores jogos coop.

-- Publicidade --

Embora você possa jogar Outriders  sozinho, é melhor com amigos. O sistema de níveis mundiais no jogo permite que você ajuste sua dificuldade e você pode ir para qualquer ponto da história a partir da tela inicial. Isso torna mais fácil para os amigos aparecerem independentemente do seu nível.

Além disso, Outriders  tem quatro classes exclusivas. Cada classe recupera a saúde ao realizar uma ação diferente (a classe Malandro, por exemplo, recupera a saúde ao obter mortes à queima-roupa). Com o sistema de classes, cada membro do esquadrão tem um papel a desempenhar no combate, incentivando as partes a se comunicarem e a trabalharem juntas para vencer.

Fortnite

Disponível para:  PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, Switch, PC, Mac, Android, iOS

Fortnite é um dos maiores jogos do mundo, sendo um dos melhores jogos coop, e por um bom motivo. O massivo battle royale da Epic estabeleceu o padrão. A combinação fascinante de construção e tiro de Fortnite traz muita profundidade, permitindo que os jogadores com a estratégia certa cheguem ao círculo do vencedor. E agora, com uma lista crescente de personagens icônicos de videogame e muitos desafios sazonais, nunca foi um momento melhor para jogar Fortnite.

Nenhum produto encontrado.

Monster Hunter Rise

Disponível para:  Switch

-- Publicidade --

Monster Hunter Rise não é o único jogo Monster Hunter no Nintendo Switch, mas é o melhor. Rise traz muitas melhorias de jogabilidade vistas em World, incluindo um mapa unificado para caçar monstros e a ferramenta Wirebug, que permite que você se mova rapidamente e ative alguns ataques especiais em combate.

Embora derrubar monstros seja divertido sozinho,  Monster Hunter Rise  é melhor com um grupo de caçadores, se tornando um dos melhores jogos coop. Combinar ataques e habilidades para causar o máximo de dano possível faz parte da diversão. Você pode se associar a até três outros caçadores online ou por meio de cooperação local.

Monster Hunter Rise também introduz o modo de jogo Rampage, que o incumbe de defender uma vila de monstros por meio de ataques, configurar armas de cerco e instruir NPCs. Monster Hunter Rise é um verdadeiro sucessor de Monster Hunter: World,  e isso é realmente impressionante no Switch.

Animal Crossing: New Horizons

Disponível para:  Switch

-- Publicidade --

Se você está lendo este guia, sem dúvida já ouviu falar de Animal Crossing: New Horizons  e sabe que é um dos melhores jogos coop multiplayer para o Switch. Embora o jogo seja maravilhoso para relaxar sozinho após um longo dia, é com amigos que a New Horizons se destaca. A satisfação que advém de mostrar a sua ilha aos amigos e, por outro lado, visitar a deles, é incomparável nos jogos. Até a animação de ir para outra ilha é tão adorável que você vai querer vomitar.

Animal Crossing: New Horizons - Nintendo Switch
  • Customize your character and home, and decorate the landscape (with furniture, if you like), as you create your very own island paradise
  • Experience a robust new crafting system collect materials to construct everything from furniture to tools
  • Enjoy a variety of relaxing activities like gardening, fishing, decorating, interacting with charming NPCs, and more, as classic Animal Crossing experiences come to life in fun new ways within the deserted island setting
  • Additional accessories may be required for multiplayer mode; Game, system and some accessories sold separately
  • Nintendo Switch Online membership (sold separately) and Nintendo Account required for online play; Not available in all countries; Internet access required for online features; Terms apply; switch online

Among Us

Disponível para:  Android, iOS, PC

Among Us foi lançado há quase dois anos e, durante a maior parte de sua vida, atraiu cerca de 500 a 1.000 jogadores por dia na Steam. Ainda é um dos jogos mais populares na Steam , com pico de quase 500.000 jogadores simultâneos. Se por algum motivo você ainda não ouviu falar de Among Us, é um jogo de dedução social para até 10 jogadores. Você joga como um membro da equipe com uma lista de tarefas curtas a serem concluídas, incluindo despejar lixo, desviar energia e enviar arquivos. Para os tripulantes, o objetivo é simples: conclua todas as suas tarefas e sua equipe ganha.

Nenhum produto encontrado.

O problema, porém, é que há pelo menos um impostor entre os membros da tripulação. O trabalho do impostor é se mover furtivamente, matando os tripulantes isolados, enquanto sabota diferentes salas no mapa. Sempre que alguém encontra um corpo ou convoca uma reunião de emergência, seu grupo tem a chance de falar e votar a saída de alguém. Among Us  é um jogo simples que qualquer um pode pegar e jogar, e com as pessoas passando mais tempo do que nunca dentro, um substituto valioso para jogos de mesa simples, o que o habilita a ser um dos melhores jogos coop.

Among Us é gratuito para Android e iOS, e custa apenas R$ 10,00 na Steam. Melhor ainda, o jogo suporta o crossgame entre essas plataformas, permitindo que você se junte e jogue com praticamente qualquer pessoa.

-- Publicidade --

Phasmaphobia

Disponível para:  PC

É raro encontrar um jogo na Steam com uma pontuação de análise extremamente positiva, muito menos um jogo que já foi analisado por quase 10.000 pessoas (provavelmente mais, quando você estiver lendo isso). Phasmophobia é um jogo que surgiu do nada. O primeiro lançamento de Kinetic Games, Phasmophobia coloca você na pele de um caçador de fantasmas. Em cada investigação, você e até três outras pessoas usarão câmeras, lanternas ultravioleta, termômetros e muito mais para encontrar e rastrear um fantasma. Porém, seu trabalho não é se livrar do fantasma. Em vez disso, você tem a tarefa de reunir evidências para determinar que tipo de fantasma é responsável pela assombração.

Embora Phasmophobia seja um jogo de terror, é antes de mais nada um jogo de caça a fantasmas. A maior parte de cada investigação é gasta configurando equipamentos e tentando obter uma leitura sobre onde o fantasma está. Há sustos, mas são poucos e distantes entre si, e o Phasmophobia ganha com cada momento assustador.

Melhor ainda,  Phasmophobia  tem um modo VR, e você pode se juntar a seus amigos, independentemente de eles terem um fone de ouvido VR ou não. Para um jogo de apenas alguns meses,  Phasmophobia  é surpreendentemente polido e tem uma boa variedade, para inicializar.

Marvel’s Avengers

Disponível para:  PC, PS4, Xbox One, Xbox Series X, PS5

-- Publicidade --

Marvel’s Avengers podem não ser o melhor jogo do mundo, mas é uma brincadeira divertida com os amigos. Derrotar os vilões com um dos melhores da Marvel é divertido o suficiente, mas se juntar a seus amigos para montar sua versão dos Vingadores é onde o jogo brilha. O combate é acirrado e responsivo, cada personagem tem um conjunto único de habilidades e skills, e os elementos do jogo como serviço, embora presentes, nunca prejudicam a experiência.

Marvel's Avengers - Edição Padrão - PlayStation 4
  • É necessário se conectar à internet pelo uma vez para a campanha de um jogador; é necessário estar conectado à internet para o modo multijogador e para fazer o download de conteúdos pós-lançamento. Conta gratuita Square Enix Members necessária. Pode ser necessário pagar uma assinatura online específica para a plataforma. O beta será lançado no PlayStation4 7 (sete) dias antes das outras plataformas. A(s) data(s) de lançamento, região do acesso ao beta e disponibilidade por plataforma serão anunciadas em breve.

Infelizmente, a excelente campanha do jogo é para um único jogador. No entanto, depois de algumas horas com a história principal, você desbloqueará a capacidade de convidar outras pessoas para o seu jogo – e entrar nos jogos de outras pessoas – sem se preocupar em terminá-lo.

Gears 5

Disponível para:  Xbox One, PC, Xbox Series X

Os jogos de tiro em terceira pessoa, principalmente os baseados em covers, nem sempre são os jogos mais acessíveis para os novatos. A Microsoft e a Coalition parecem ter reconhecido isso com o Gears 5, que dá aos jogadores menos experientes a chance de ajudar seus amigos veteranos do Gears of War. O personagem robótico Jack pode ser usado no modo Horde e na campanha, fornecendo suporte e causando dano aos inimigos enquanto os outros jogadores disparam com seus Lanceiros.

Em um time cheio de jogadores experientes, você também pode jogar o novo modo Escape. Em um modo cooperativo agressivo que joga quase como uma Horda reversa, você deve invadir um nível curto e fazer o seu caminho para a saída enquanto uma bomba de veneno preenche lentamente os corredores atrás de você. É difícil e requer muita coordenação, o que o torna a opção perfeita para jogar com alguns amigos.

-- Publicidade --

Tom Clancy’s The Division 2

Disponível para:  Xbox One, PS4, PC

Você pode jogar a maior parte de The Division 2 de Tom Clancy sozinho, mas a verdadeira maneira de jogar é convidar três de seus amigos mais próximos e enfrentar as missões mais difíceis juntos. Escalar o inimigo significa que você enfrentará desafios mais difíceis, mas com aliados ao seu lado para reanimá-lo se você cair, você ainda estará pronto para enfrentar o apocalipse e salvar os Estados Unidos do colapso total, sendo um dos melhores jogos coop.

Juntamente com a campanha, as missões secundárias e o conteúdo final, The Division 2 traz de volta a área jogador-contra-jogador da Dark Zone. Lobos velhos podem encontrar problemas, mas com alguém cuidando de você enquanto você procura o melhor saque do jogo, você pode sobreviver e mostrar aos outros jogadores do que você é feito.

Borderlands 3

Disponível em:  Xbox One, PS4, PC, Xbox Series X, PS5

Quando se trata de jogos cooperativos de mundo aberto, Borderlands 3 está entre os melhores. A Gearbox criou seu maior jogo até hoje, repleto de personagens patetas para cumprir, objetivos para completar, armas para descobrir e vários planetas para explorar. Pode ser jogado como uma experiência solo, mas os fãs de longa data de Borderlands sabem que as coisas ficam muito mais interessantes quando você traz um amigo para a mistura. Usando as diferentes habilidades de seus Vault Hunters, você pode lançar combinações de ataques para causar danos massivos aos inimigos.

-- Publicidade --

Várias mudanças cooperativas também foram feitas em comparação com os jogos anteriores da série. Um sistema de sincronização de nível agora permite que você junte um amigo para jogar junto, mesmo se vocês diferirem amplamente em nível. Uma opção de instanciar loot dará a todos em seu grupo seus próprios itens após derrotar os inimigos. Se você quiser se associar a outro jogador para uma jogabilidade cooperativa no sofá, o jogo também oferece suporte a tela dividida, sendo destaque entre os melhores jogos coop.

Diablo III

Disponível para:  PS4, Xbox One, PC, Switch

O jogo começou com um lançamento um pouco áspero, mas o Diablo III da Blizzard se transformou em um fenomenal RPG de ação e rei do gênero. Sua campanha é curta, mas doce, embalando em uma tonelada de ação e várias batalhas contra chefes onde você e alguns amigos podem destruir montanhas de inimigos em busca de equipamentos melhores.

Com várias classes para escolher, a expansão Reaper of Souls e um fluxo constante de novo conteúdo sendo lançado ao longo das “temporadas”, Diablo III é um jogo de passatempo que fica ainda melhor quando você traz alguns amigos para passear, sendo um dos melhores jogos coop.

Call of Duty: Warzone

Disponível para: Xbox One, PS4, PC, Xbox Series X, PS5

-- Publicidade --

Call of Duty: Warzone é a abordagem mais recente da Activision sobre o gênero Battle Royale, e é uma boa. Um dos maiores títulos de jogos agora – mesmo rivalizando com jogos como Fortnite  –  Warzone  é um jogo de Battle Royale massivo, com 150 jogadores no modo de jogo padrão e até 200 em certos modos de jogo limitados. É simplesmente maior do que a competição, o que é uma prova do talento da Infinity Ward. Apesar dos visuais fotorrealistas e de um mapa enorme, Warzone mantém sólidos 60 quadros por segundo no PC e nos consoles.

Camiseta Camisa Call of Duty Warzone Masculino Preto Tamanho:GG
  • Malha 100% Algodão de primeira qualidade
  • Estampa vinil de recorte toque leve e macio
  • Acabamento reforçado na gola e ombros
  • Gola redonda, Malha Penteada (Toque super leve), Fio 30.1
  • Veja detalhes sobre tamanhos na descrição do produto abaixo
Call Of Duty Modern Warfare - Edição Padrão - PlayStation 4
  • A campanha solo de Call of Duty: Modern Warfare será visceral e dramática, e vai romper os limites e quebrar as regras de forma que somente Modern Warfare consegue fazer.
  • Os jogadores participarão de operações secretas de tirar o fôlego ao lado de um elenco diversificado de.
  • forças especiais internacionais em cidades icônicas da Europa e em áreas voláteis do Oriente Médio
  • E a história não termina aí. Em Call of Duty: Modern Warfare o jogador será colocado dentro de uma narrativa imersiva durante o jogo inteiro.
  • Viva a experiência online com o multijogador clássico ou jogue com seus amigos cooperativamente em várias operações de elite, acessíveis a todos os níveis de habilidade.

Não é apenas o tamanho que diferencia Warzone . A mecânica Gulag dá a você uma segunda chance de vida, enquanto Plunder adiciona uma nova dinâmica à fórmula de Battle Royale. Melhor ainda, Warzone é gratuito. Embora seja tecnicamente uma extensão do Modern Warfare de 2019,  você pode baixar o  Warzone  gratuitamente. Modern Warfare é um excelente jogo cooperativo por si só, portanto, vale a pena jogar esses que é um dos melhores jogos coop da atualidade.

Sea of Thieves

Disponível para: Xbox One, PC, Xbox Series X

Embora o jogo tivesse pouco conteúdo no lançamento, a Rare continuou a construir o Sea of ​​Thieves nos últimos anos. Mesmo com uma lista infinita de coisas a fazer, nossa visão inicial do jogo continua a mesma:  Sea of ​​Thieves não é sobre o que você está fazendo, mas sobre as pessoas com quem você está jogando.

Sua estrutura frouxa de sair em viagens para desenterrar tesouros, lutar contra esqueletos ou transportar carga serve apenas para criar oportunidades para interações divertidas e interessantes com os jogadores, tanto com sua própria tripulação quanto com outros piratas que você encontrar no mundo.

-- Publicidade --

Parece muito com um MMO se você apertar os olhos, mas que é radicalmente amigável e acessível na prática, focado no jogo momento a momento e na criação de histórias ao invés da progressão do metagame. Dessa forma, não podemos pensar em nenhum outro jogo que seja feito sob medida para uma diversão descontraída e cooperativa com os amigos, sendo um dos melhores jogos coop.

Overcooked 2

Disponível em:  PS4, Xbox One, PC, Switch

Overcooked 2 é fácil de aprender, mas difícil de dominar. Não se deixe se enganar pelo visual bonitinho – Overcooked 2  apresenta um desafio maior do que a maioria dos jogos cooperativos. Em estágios cada vez mais complexos e com pedidos cada vez mais complexos, seu trabalho é ajudar a administrar uma cozinha e receber os pedidos dentro do prazo. Cada rodada começa de forma simples, com uma equipe coordenada se organizando em estações para criar uma máquina de cozinhar eficiente. À medida que os pedidos e os problemas começam a se acumular, a cozinha rapidamente se torna uma loucura, onde cada pedido correto parece uma vitória.

O primeiro Overcooked é um jogo excelente, mas sua sequência melhora a diversão da culinária cooperativa de várias maneiras. De forma mais prática, Overcooked 2 tem modo multijogador online, enquanto o primeiro jogo foi limitado ao modo cooperativo local. Jogar online com amigos está se tornando cada vez mais importante, tornando o primeiro jogo basicamente obsoleto. Além disso, Overcooked 2 tem quatro peças de DLC para a expansão única do primeiro jogo, então não faltam níveis para jogar.

Minecraft

Disponível em:  iOS, Android, Windows Mobile, Fire TV, Oculus Rift, Gear VR, Windows Mixed Reality, PC, Switch, Xbox One, PS4, Xbox Series X

-- Publicidade --

Minecraft é o jogo mais vendido de todos os tempos – ignorando as múltiplas iterações de Tetris que foram lançadas ao longo dos anos – por isso, precisa de pouca introdução. O alcance maciço do Minecraft não deve prejudicar o quão bom é um jogo. É o Lego do século 21, oferecendo centenas de horas de diversão em basicamente qualquer dispositivo com tela e conexão à Internet. Melhor ainda, o Minecraft oferece suporte ao jogo multiplataforma, sendo um dos melhores jogos coop da história. Você pode se unir e construir com seus amigos, não importa se eles estão no iOS, Android, Windows Mobile, Fire TV, Oculus Rift, Gear VR, Windows Mixed Reality, PC, Switch, Xbox One ou PS4.

Confira também:

Cuphead

Disponível para:  PS4, Xbox One, PC, Switch

A estética de desenho animado de Cuphead dos anos 1930 é suficiente para deixar qualquer um interessado no jogo. Carinhosamente desenhados à mão, os personagens, inimigos e ambientes explodem na tela em uma bagunça de filme e cor. Cuphead é um jogo bonito, mas mais importante, é um jogo divertido, sendo um dos melhores jogos coop. Níveis de plataforma estonteantes fornecem as habilidades e recursos para enfrentar os muitos encontros com chefes do jogo, cada um dos quais oferece um design de personagem único e um desafio único. Cuphead é um ótimo momento apenas com Cuphead, mas é ainda melhor com Mugman.

-- Publicidade --

Jogar em dupla não é mais fácil – os chefes variam em dificuldade dependendo do número de jogadores – mas um jogador dois é indispensável em fases de corrida e tiro. Cuphead e Mugman podem reviver um ao outro, fazendo um salto mal cronometrado ou aparar um pouco menos punitivo. Infelizmente, Cuphead não suporta jogos online. O modo cooperativo é restrito a dois jogadores locais.

Divinity: Original Sin 2

Disponível para: PS4, Xbox One, PC, Switch

Embora muitos desses jogos cooperativos sejam focados em experiências divertidas, rápidas e leves que são relativamente fáceis de se envolver com novos jogadores, Divinity: Original Sin 2 é o extremo oposto do espectro: é um épico, de fantasia, no estilo PC RPG com todos os sinos e assobios, mas um que foi construído a partir do zero para ser jogado cooperativamente.

Eles nem precisam cooperar! O jogo permite que os membros do grupo trabalhem ativamente uns contra os outros, se assim desejarem. Entre essa estrutura social e um design profundamente sistêmico e focado na simulação, Divinity: Original Sin 2 é o mais próximo que os jogos digitais chegaram de capturar o RPG de papel e caneta, tornando-se um dos melhores jogos coop.

Portal 2

Disponível para: PS3, Xbox 360, PC, Xbox One via compatibilidade com versões anteriores

-- Publicidade --

O Portal original é uma curiosidade de design de jogos perfeita, focada e extremamente influente, combinando quebra-cabeças de física de plataforma afiados que exploram seu núcleo, a mecânica da arma do portal, com uma escrita hilariante em seu insultante overlord robô, GLaDOS. A sequência é maior e melhor em todos os sentidos, com uma campanha altamente produzida, um elenco expandido e novas mecânicas para explorar.

Para nossos propósitos, ele também adiciona uma campanha cooperativa verdadeiramente excelente, completamente separada da história de um jogador, que desafia dois amigos robôs com a resolução de quebra-cabeças que requerem dois conjuntos de portais. Dobrar o número de portais em jogo torna a campanha cooperativa terrivelmente complicada às vezes, mas ainda mais satisfatória quando você a resolve, especialmente com um amigo, sendo um dos melhores jogos coop atuais.

Overwatch

Disponível para:  PS4, Xbox One, PC, Switch

Os jogos de tiro em primeira pessoa quase sempre oferecem modos baseados em equipe atualmente, com jogos como Call of Duty, Halo e Counter-Strike se tornando alguns dos esportes básicos. Esses jogos são construídos em sua simetria, no entanto, começando os jogadores em pé de igualdade para fornecer um teste de habilidade bruta. A Blizzard levou o jogo FPS cooperativo a um nível totalmente novo com Overwatch, um “jogo de tiro de heróis” baseado em equipe onde cada jogador controla um personagem diferente com habilidades únicas, fazendo um dos melhores jogos coop da atualidade.

Overwatch segue a jogabilidade baseada em equipe de Team Fortress 2, que divide os jogadores em classes de personagens especializadas, mas vai ainda mais longe, oferecendo heróis que jogam radicalmente diferentes uns dos outros, tornando a composição e colaboração da equipe crucial para o sucesso. Poucos atiradores recompensam o trabalho em equipe criativo da maneira que Overwatch faz, já que seu crescente elenco de personagens e mapas se sinergizam e se opõem em um metagame combinatório enorme e em constante evolução. Com uma variedade de personagens e estilos de jogo, Overwatch é o FPS cooperativo perfeito para pessoas que não gostam de FPS de outra forma.

-- Publicidade --

Keep Talking and Nobody Explodes

Disponível em: PS4, Xbox One, PC, Android, iOS, Switch

É um cenário clássico de Hollywood: um agente de campo está travando uma batalha com o tempo enquanto tenta desarmar uma bomba elaborada. Enquanto isso, uma equipe de suporte vasculha freneticamente os manuais remotamente para ajudar seu colega a sair vivo. Keep Talking and Nobody Explodes é um dos primeiros jogos de realidade virtual que realmente brinca com o meio (você pode jogá-lo sem, mas a experiência carece de um certo suspense tátil): um jogador, usando um fone de ouvido de realidade virtual, deve desarmar uma bomba gerada proceduralmente, mas não tem ideia de como fazer isso. Todos os outros no jogo precisam resolver cada um dos muitos quebra-cabeças da bomba, vasculhando manuais físicos para ajudar o desarmador.

Como você deve ter percebido, a assimetria é um tema recorrente nesta lista. Colocar os jogadores em funções diferentes leva a uma cooperação divertida e interessante, e este é um exemplo perfeito de como a nova tecnologia pode inspirar tipos totalmente novos de jogo.

Destiny 2

Disponível para:  PS4, Xbox One, PC, Xbox Series X, PS5

A Bungie dominou o jogo de tiro em primeira pessoa moderno com sua série Halo, mas levou-o a um nível totalmente novo com Destiny, usando aquele tiro suave como a base mecânica para um grind infinito e cooperativo que extrai tanto de MMORPGs ou Diablo 3 assim como Call of Duty, fazendo um dos melhores jogos coop.

-- Publicidade --

A sequência refinou e evoluiu o que tantas pessoas amaram no primeiro jogo em uma das experiências AAA online mais polidas disponíveis. Destiny 2 tem um pouco de tudo: uma história épica de ópera espacial, intensa competição estruturada e uma busca sem fim por itens melhores e mais legais, além de missões PvE surpreendentemente relaxantes quando você quer apenas relaxar e atirar em alienígenas com seus amigos.

Grand Thief Auto Online

Disponível para: PS4, Xbox One, PC, Xbox Series X, PS5

Sete anos após o lançamento, a Rockstar ainda oferece suporte a  Grand Theft Auto Online  com novo conteúdo (versões aprimoradas estão chegando até o Xbox Series X e PS5 ). Se você já jogou um jogo GTA antes, sabe do que se trata: é Grand Theft Auto V, apenas online. GTA Online tira o foco da história e o coloca na sandbox. Junte-se a uma equipe ou aceite empregos com apenas um pequeno grupo de amigos, a escolha é sua. GTA Online torna o crime divertido, e as travessuras ilegais ficam ainda melhores com os amigos.

Payday 2

Disponível para: PS4, Xbox One, PC, Switch

Todo mundo adora um bom filme de assalto, mas existem poucos jogos de assalto. Grand Theft Auto V teve um punhado de missões de assalto cooperativo, mas PayDay 2 é um dos únicos jogos em que esse é o ponto principal, sendo um dos melhores jogos coop. Não existe uma campanha linear para falar, apenas uma seleção rotativa de missões de assalto para um a quatro jogadores, como roubar lojas ou sequestrar veículos blindados.

-- Publicidade --

Entre as missões, os jogadores ganham dinheiro e experiência para gastar em armas, atualizações cosméticas, como uma variedade impressionante de máscaras, e pontos de habilidade que os ajudam a se especializar em diferentes arquétipos criminosos, como “Mastermind” ou “Enforcer”. Lançado pela primeira vez em 2013, a comunidade duradoura do jogo levou a uma tonelada de conteúdo adicional nos anos subsequentes, tornando-o um playground rico para qualquer jogador novo por causa da fantasia de roubo.

Monster Hunter: World

Disponível  para:  PS4, Xbox One, PC

Na maioria dos jogos de RPG, as batalhas acontecem de maneira bastante previsível. Você se aproxima de um monstro, troca golpes e está acabado. Em Monster Hunter World, derrubar monstros é uma arte que requer paciência, habilidade e algumas refeições saudáveis, sendo um dos melhores jogos copp.

Você não só pode se unir a um grupo de amigos para rastrear feras impressionantes, mas também vivenciar algumas das batalhas mais intensas e altamente recompensadoras dos jogos de hoje. Com cada caçada bem-sucedida, você fica mais forte e os materiais coletados permitem que você atualize suas armas e armaduras para que possa enfrentar bestas ainda maiores e piores. É inesquecível divertido jogar sozinho, mas é amplificado quando você entra com alguns amigos.

A expansão Iceborne leva os jogadores a um novo local gelado chamado Hoarfrost Reach. Cobertos de gelo e neve, os elementos do Hoarfrost estão sempre trabalhando contra você. Os monstros são mais difíceis de derrubar, mas o equipamento que você vai conseguir vale totalmente o esforço. Você e seus amigos estão prontos para o desafio?

-- Publicidade --

Deep Rock Galactic

Disponível para: Xbox One, PC

Deep Rock Galactic é um dos muitos clones de Left 4 Dead . No entanto, em vez de seguir a fórmula focada na campanha, o desenvolvedor Ghost Ship Games decidiu levar seu primeiro lançamento em uma direção diferente. Em Deep Rock Galactic, você joga como um anão espacial explorando uma rede de cavernas que foram invadidas por alienígenas. O problema é que as cavernas são geradas processualmente e os ambientes são completamente destrutíveis.

Esses elementos aleatórios dão muita vida ao Deep Rock Galactic. Em um gênero em que os jogos geralmente falham devido à repetitividade, o Deep Rock Galactic oferece algo novo a cada vez que você joga, sendo um dos melhores jogos coop. Você também pode escolher a profundidade que deseja ir. É possível, com os ambientes totalmente destrutíveis, abrir caminho através das cavernas direto para o objetivo. Alternativamente, você pode explorar caminhos alternativos, procurando atualizações de armas e qualquer outra coisa que o ajude em sua corrida.

Don’t Starve Together

Disponível para:  PS4, Xbox One, PC

Don’t Starve  pode ser o jogo de sobrevivência mais charmoso que existe. Em um gênero onde cada desenvolvedor está preocupado com o realismo, Klei Entertainment foi em uma direção diferente com Don’t Starve, aprimorando os elementos de sobrevivência e trocando o realismo por uma camada de tinta gótica. Don’t Starve  Together  é o mesmo jogo, apenas com co-op online e local. Além disso, é uma expansão independente, então você não precisa do jogo original para jogar.

-- Publicidade --

Don’t Starve é um jogo que combina a sobrevivência do mais apto com aventura e exploração, um dos melhores jogos coop que você pode ter. Você perceberá rapidamente como tudo é aleatório sempre que reiniciar um novo mundo. Os primeiros mundos que você cria oferecem a chance de aprender o jogo em vez de se concentrar em sobreviver. Não vamos mentir para você, Don’t Starve é um jogo desafiador e implacável, mas se você permanecer paciente e disposto a aprender, poderá se beneficiar com o tempo.

A Way Out

Disponível para:  PS4, Xbox One, PC

A Way Out destina-se a dois jogadores, em vez de ser um jogo para um jogador com modo cooperativo. Então, se você quiser jogar, você precisa de um amigo, sendo um dos melhores jogos coop. Hazelight, uma desenvolvedora conhecida por outro jogo chamado Brothers – A Tale of Two Sons, também é a desenvolvedora de A Way Out. Semelhante a esse jogo, A Way Out é uma experiência guiada pela história com incontáveis ​​reviravoltas na trama e temas profundamente enraizados. Os jogadores podem escolher jogar como Leo ou Vincent, dois criminosos condenados. A personalidade de Leo segue as linhas de ação primeiro e faz perguntas depois, enquanto Vincent é extremamente analítico.

Na história, outro personagem chamado Harvey enquadra Leo e Vincent. Juntos, eles se esforçam para escapar da prisão e obter vingança. A Way Out dura cerca de cinco horas, com ênfase na história e menos foco na logística. As horas são incrivelmente divertidas, porém, quase não importa. Outro benefício é que a jogabilidade leve permite que qualquer pessoa jogue com você, mesmo que não seja um fã obstinado de jogos.

Dúvidas

O que de fato são jogos COOPs?

Os jogos cooperativos são uma forma de jogo ou esporte em que os jogadores trabalham uns com os outros para atingir um objetivo comum. O objetivo de um jogo cooperativo é reduzir o foco na competição e aumentar a colaboração para alcançar resultado satisfatório para todos do grupo.

-- Publicidade --

Como jogar multiplayer na Steam?

Abra algum jogo da sua biblioteca que tenha multiplayer local, acesse a lista de amigos com Shift + Tab, clique com o botão direito em quem deseja convidar e selecione “convidar para Remote Play”. É preciso aparecer como online para o convite funcionar.

Relacionados

Avatar of rafael meireles

Jornalista, 23 anos e fascinado por FPS. Poucas coisas na vida de Rafael o fazem tão bem quanto escrever e jogar videogames. Futebol e música também têm parcelas de seu coração.