Ranked Valorant: explicando o sistema de classificação

O modo ranked VALORANT é um dos modos de reprodução mais populares do jogo. Os jogadores gostam de testar suas habilidades contra oponentes semelhantes e escalar posições mais altas.

Mas muitos jogadores não entendem como o rankeamento funciona e como o jogo determina seu nível de habilidade. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o modo ranked VALORANT.

Ranked valorant
Imagem via Riot Games

Colocação de rankeamento e requisitos para classificação

Antes de desbloquear o modo competitivo (ranked VALORANT), os jogadores devem ganhar 10 partidas não classificadas. Inicialmente, os jogadores só precisavam jogar 20 jogos não classificados, mas isso foi fácil para os smurfs e trolls concluírem. Os novos critérios para desbloquear o modo requerem mais empenho e dedicação, o que deve ajudar a eliminar smurfs e outros jogadores problemáticos.

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Quando você completar suas 10 vitórias não classificadas iniciais, você terá que jogar cinco partidas de colocação. Isso foi projetado para permitir que o jogo descubra a qual classificação um jogador pertence com base em seu desempenho nessas partidas.

Mas mesmo se você perder todas as suas partidas de colocação, seu desempenho será levado em consideração. Se você estiver consistentemente destruindo e liderando as tabelas de classificação, seu elo será mais alto.

É possível completar as partidas de colocação com amigos, mas pode exigir que os jogadores concluam os jogos sozinhos se o sistema detectar uma grande discrepância de habilidades.

Ao todo, sua classificação oculta de matchmaking, determinada a partir de partidas não classificadas, seu desempenho pessoal e sua proporção de vitórias em suas cinco partidas de colocação irão para sua classificação inicial.

Para começar bem no jogo, confira: Personagens VALORANT: Melhor Ordem De Desbloqueio

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Avaliação de matchmaking

O VALORANT, como muitos outros jogos competitivos, usa um sistema de classificação de matchmaking, comumente abreviado como MMR. Cada jogador recebe um número com base em seu desempenho no jogo que se ajusta ao longo do tempo.

Os jogadores não podem ver seu MMR, mas seus jogos devem ser preenchidos com jogadores semelhantes em habilidades. Isso permite que cada jogo seja igualado, mesmo se alguns jogadores estiverem em classificações inferiores ou superiores.

De acordo com os desenvolvedores, os jogadores devem vencer de forma consistente em seu nível de habilidade atual para aumentar o MMR. O MMR nem sempre se correlaciona com a classificação, mas os jogadores podem acompanhar seu progresso com o sistema de Ranked Rating.

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(Imagem via Riot Games)

A classificação de um jogador pode superar seu MMR em alguns casos. Se isso acontecer, o sistema tentará empurrá-los de volta para a classificação pretendida, razão pela qual às vezes os jogadores perdem mais Ranked Rating quando perdem e ganham menos quando ganham.

Se o MMR de um jogador for maior do que sua classificação, ele ganhará mais RR nas vitórias do que perderá nas derrotas. Se o MMR estiver empatado com a sua classificação, você ganhará e perderá quantias mais próximas em ganhos e perdas, o que é chamado de convergência.

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Os jogadores são normalmente colocados na extremidade inferior da convergência para testar se eles são realmente melhores do que seus oponentes atuais. Se isso for preciso, os jogadores ganharão mais RR para vitórias e convergirão com seu MMR.

RR baseado em desempenho

A Riot Games introduziu um sistema de Ranked Rating no Episódio Dois, Ato Um para ajudar os jogadores a entender seu progresso na ranked VALORANT. Anteriormente, as setas para cima ou para baixo eram a única indicação de progresso, mas a nova Ranked Rating mostra aos jogadores exatamente onde eles estão.

”Todo mundo quer saber quem está no topo do topo. Cada região poderá ver qualquer pessoa que atingir os ranques Imortal ou Radiante (top 500) em um Placar no cliente do jogo. Também queremos garantir que os placares sejam um reflexo legítimo dos melhores jogadores, então estabelecemos alguns requisitos para entrar no placar e exigimos que cada jogador continue ativo para se manter nele”, conta a Riot.

Vencer e perder partidas recompensa os jogadores com pontos RR com base em seu desempenho. Quanto melhor for o desempenho de um jogador individualmente, mais pontos ele receberá após uma partida. Abaixo, a Riot explica:

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  • A maioria dos pontos de CR virá de vitórias ou derrotas (resultado das partidas).
  • Você sempre ganhará CR em uma vitória e perderá CR em uma derrota.
  • Nas vitórias, você receberá entre 10 e 50 de CR.
  • Mínimo de 5 de CR para quem estiver no Diamante ou superior.
  • Nas derrotas, você perderá entre 0 e 30 de CR.
  • Perda máxima de 50 de CR por derrota para jogadores do Diamante ou superior.
  • Em caso de empate, você ganhará um máximo de 20 de CR (de acordo com o seu desempenho).
  • Apenas para os ranques Ferro ao Diamante, nos quais levamos em conta o desempenho individual.
  • Proteção contra rebaixamento: Você precisa perder com 0 de CR para sofrer um rebaixamento.
  • Se sofrer rebaixamento, você não ficará com menos de 80 de CR naquele ranque.
  • Impulso de promoção quando você começar com pelo menos 10 de CR em uma vitória.
  • A sua contribuição para uma vitória e um desempenho individual excepcional em ranques mais baixos podem ajudar você a subir de ranque mais rápido (isso também impulsionará smurfs para classificações precisas mais rapidamente).
  • Novo visual de celebração e cerimônia de ranque ao receber promoções.
  • Página de informações de ranque atualizada, passando a fornecer dados sobre as recompensas de ranque.

Cada classificação tem 100 pontos RR e ganhar mais ou menos fará com que os jogadores sejam promovidos ou rebaixados. Os jogadores rebaixados não serão colocados abaixo de 80 pontos RR na classificação inferior. A promoção inicia os jogadores com 10 RR do próximo nível após a vitória.

Um bom desempenho nas classificações mais baixas permite que os jogadores se classifiquem mais rapidamente se eles dominarem de forma consistente seus oponentes. Mas seu MMR manterá suas colocações contra jogadores com habilidades semelhantes.

Evite os erros e bugs do jogo: VALORANT Error: 4 Dicas De Como Corrigir A Tela Preta Em Inicialização

Elos e divisões

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Elos e divisões (Imagem via Riot Games)

VALORANT tem oito categorias (ou divisões). São elas: Ferro, Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante, Imortal e o nível mais alto, Radiante.

A classificação mais alta costumava ser chamada de VALORANT, mas a Riot mudou seu nome após a reação da comunidade.

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Cada classificação tem três níveis pelos quais você progride. Ferro 1 (por exemplo) é o nível mais baixo na divisão Ferro, enquanto Ferro 3 é o mais alto. Quando terminar com o Ferro 3, você será promovido a Bronze 1 (ou potencialmente superior). O Radiant, porém, tem apenas um nível.

Você pode pular níveis e até mesmo divisões se acumular um índice de matchmaking suficiente. Desempenho pessoal e frags também são levados em consideração. Se você entrar em uma grande sequência de vitórias e consistentemente conseguir MVPs, suas chances de pular classificações serão maiores.

“Ganhar jogos é o fator mais importante para ganhar classificação”, de acordo com a Riot. Mas um desempenho “excepcionalmente bom” pode ajudá-lo a se classificar mais rapidamente.

Queda na ranked VALORANT e novos atos

A ranked VALORANT não apresenta queda de classificação, mas os jogadores precisarão completar uma combinação de colocação se ficarem inativos por um longo período. A classificação deles será ajustada com base no desempenho desta partida.

Cada novo ato redefine as classificações, e os jogadores devem completar uma partida de colocação para ganhar sua classificação. O RR do jogador e a classificação potencial podem mudar com base em seu desempenho nesta partida, mas a mudança é baseada exclusivamente naquele jogo.

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Os novos jogadores ainda precisarão completar suas cinco partidas de colocação para receber uma classificação. Jogadores de alto nível devem atender a outras restrições e requisitos para cada ato, que podem ser encontrados nas notas do Patch 2.07. Então, galera, boa sorte e bom jogo!

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Jornalista, 26 anos. Apaixonado pelo que faço e sobre o que escrevo.