Pesquisar
Close this search box.

Como fazer root em aparelhos Android em 2022

Fazer root em aparelhos Android é uma faca de dois gumes: Pode dar muito certo ou muito errado. Aprenda a fazer do jeito certo

Você sabe po que é o processo de root em telefones Android? Você já viu o quanto de porcaria vem nos aparelhos android? O quanto de apps desnecessários que estão lá só para ocupar espaço? Os chamados blotwares são aplicativos que vem instalados por padrão no aparelho, seja por acordos comerciais ou por serem da própria empresa, e não podem ser removidos. Exceto é claro, com o processo do root.

O root do Android é a maneira ideal de ter mais controle sobre seu smartphone, abrindo um mundo de possibilidades desconhecidas, mas é importante fazê-lo com cautela. O root não é isento de riscos – e se algo der errado, pode anular sua garantia, deixar você com um smartphone ou tablet quebrado ou pior.

Antes de prosseguir, é importante entender que o root nem sempre é um processo simples e você pode encontrar dificuldades ao longo do caminho. Se você decidir que precisa fazer root no seu dispositivo Android, continue abaixo, mas saiba que não é para os fracos de coração ou inexperientes em tecnologia.

Se você encontrar algum problema ou tiver alguma sugestão, deixe aí nos comentários! Vamos ao processo. E por último, mas não menos importante: A Married Games não se responsabiliza por problemas causados aos aparelhos ao realizar o experimento. Faça por sua conta e risco.

Leia Também:
Melhor Processador Para Notebooks Gamers
Saiba Como Escolher O Melhor Notebook Gamer
As Melhores Webcams Em 2021
5 Dicas Para Saber Se O Jogo Roda No PC
Melhores Mouses Gamer Com E Sem Fio
Melhores volantes para Simuladores de Corrida
15 Melhores e mais Vendidos Headsets Gamer
Os melhores e mais vendidos Teclados Gamer

Root em aparelhos android
Seu android está livre

Fazendo o root em aparelhos Android

Fabricantes e operadoras irão dissuadi-lo de fazer o root, e eles não são apenas alarmistas. Se você não seguir as instruções corretamente, o pior cenário pode danificar seu dispositivo de forma irreparável, mas muitas pessoas acham que os benefícios potenciais valem a pena. Com um telefone com root, você pode remover bloatware, acelerar o processador e personalizar cada elemento da aparência do software do telefone.

Este guia sobre como fazer root em telefones Android o guiará pelas etapas para fazer root no seu dispositivo. Embora possamos fazer root em alguns telefones em minutos, outros exigirão um pouco mais de pesquisa. Mas uma coisa é clara: fazer root no seu telefone é uma das melhores maneiras de explorar o verdadeiro potencial do seu dispositivo Android.

O que é fazer root?

Fazer root em um telefone ou tablet Android é semelhante ao jailbreak de um iPhone – basicamente, permite que você mergulhe mais fundo no subsistema de um telefone. Após o root, você pode acessar todo o sistema operacional para personalizar praticamente qualquer coisa em seu dispositivo Android e contornar quaisquer restrições que seu fabricante ou operadora possa ter aplicado.

O root é melhor se realizado com muito cautela. Você deve fazer backup do software do seu telefone antes de instalar – ou “flash”, em termos de root – uma ROM personalizada (uma versão modificada do Android).

Por que você deveria fazer?

Um dos maiores incentivos para fazer root no seu telefone Android é remover os bloatwares que são impossíveis desinstalar de outra forma (embora às vezes você possa desativá-lo, mas ele continua ocupando espaço no seu aparelho). Em alguns dispositivos, o root habilitará configurações anteriormente desabilitadas, como tethering sem fio. Os benefícios adicionais incluem a capacidade de instalar ferramentas especializadas e ROMs personalizadas em flash, cada uma das quais pode adicionar recursos extras e melhorar o desempenho do seu telefone ou tablet.

Não há uma superabundância de aplicativos root obrigatórios, mas há o suficiente para fazer valer a pena. Alguns aplicativos permitem que você faça backup automático de todos os seus aplicativos e dados na nuvem, bloqueie anúncios na Web e no aplicativo, crie túneis seguros para a Internet, faça overclock do processador ou torne seu dispositivo um ponto de acesso sem fio.

Root em aparelhos android | celular, google, mobile, root, tecnologia | como fazer root em aparelhos android em 2022 | 1b20077a android | dicas/guias
Tenha o controle sobre seu aparelho

Por que você não faria?

Existem essencialmente quatro contras em potencial para fazer o root no seu Android.

Anulando sua garantia: Alguns fabricantes ou operadoras anularão sua garantia se você fizer root no seu dispositivo, por isso vale a pena ter em mente que você sempre pode desfazer o root. Se você precisar enviar o dispositivo de volta para reparo, basta atualizar o backup do software que você fez e ele ficará como novo.

Bricking seu telefone: Se algo der errado durante o processo de root, você corre o risco de brickar – ou seja, corromper – seu dispositivo. A maneira mais fácil de evitar que isso aconteça é seguir as instruções cuidadosamente. Certifique-se de que o guia que você está seguindo esteja atualizado e que a ROM personalizada que você flashear seja especificamente para o seu telefone. Se você fizer sua pesquisa, não precisará se preocupar em bloquear seu smartphone.

Riscos de segurança: o root apresenta alguns riscos de segurança. Dependendo de quais serviços ou aplicativos você usa em seu dispositivo, isso pode criar uma vulnerabilidade de segurança. E certos malwares aproveitam o status de root para roubar dados, instalar malwares adicionais ou direcionar outros dispositivos com tráfego da Web prejudicial.

Aplicativos desabilitados: alguns aplicativos e serviços preocupados com a segurança não funcionam em dispositivos com root – plataformas financeiras como Google Pay não os suportam. Aplicativos que exibem programas de TV e filmes protegidos por direitos autorais, como Sky Go, também não serão iniciados em dispositivos com root – e nem a Netflix.

Como preparar seu dispositivo Android para fazer root

Uma das maneiras mais fáceis de fazer root em um dispositivo Android é usando um aplicativo, e vários aplicativos de root chamaram a atenção ao longo dos anos – Framaroot, Firmware.mobi, Kingo Root, BaiduRoot, One Click Root, SuperSU e Root Master estão entre os mais confiáveis.

Esses serviços geralmente fazem root no seu dispositivo no tempo que você leva para escovar os dentes. Mas alguns deles suportam apenas dispositivos que executam versões mais antigas do Android, então você pode precisar fazer algumas pesquisas para encontrar um que funcione para o seu dispositivo. Se você deseja fazer root em um dispositivo ainda mais antigo, pode ser necessário verificar Firmware.mobi.

Antigamente era mais difícil fazer o root das versões do Android 7.0 Nougat para cima. O serviço de inicialização verificado verificará a integridade criptográfica do dispositivo para detectar se os arquivos de sistema do dispositivo estão comprometidos, inibindo aplicativos de root legítimos. Felizmente, os aplicativos de root alcançaram a curva, e fazer root nas versões mais recentes do Android é muito mais fácil do que costumava ser.

Se o seu telefone não for compatível com um aplicativo de root de um clique, você deve gastar um pouco de tempo pesquisando alternativas nos fóruns do Android. O melhor lugar para começar é o XDA Developers Forum – procure um tópico sobre seu telefone ou tablet e provavelmente encontrará um método.

Preparando-se para o procedimento

Faça backup de tudo o que você não pode viver sem antes de começar. Você também deve sempre fazer backup da ROM atual do seu telefone antes de atualizar uma nova. Você também vai querer garantir que seu dispositivo tenha uma carga completa antes de começar.

Você precisará ativar a Depuração USB e Desbloqueio OEM. Faça isso abrindo Configurações no seu dispositivo. Se você não vir Opções do desenvolvedor na parte inferior da tela Configurações, siga estas etapas para ativá-las.

Root em aparelhos android | celular, google, mobile, root, tecnologia | como fazer root em aparelhos android em 2022 | 94f432e0 depura | dicas/guias
Opções de desenvolvedor
  • Toque em Sobre o telefone e encontre o número da compilação. O caminho exato depende do seu telefone, mas geralmente será encontrado com outras informações de software.
  • Toque no número da compilação sete vezes e as opções do desenvolvedor aparecerão na página principal de configurações. Pode ser necessário confirmar sua senha de segurança para habilitar isso.
  • Toque na tecla Voltar para ver suas novas opções de desenvolvedor.
  • Toque em Opções do desenvolvedor.
  • Marque para habilitar a depuração USB.
  • Marque para habilitar o Desbloqueio OEM.

Instalando as ferramentas da plataforma Android SDK

O root costumava envolver o download de todo o kit de desenvolvimento Android do Google. Felizmente, esse não é mais o caso, e tudo o que você precisa é das Ferramentas da Plataforma Android SDK.

Baixe e instale o Android SDK Platform Tools do site do desenvolvedor do Google. Existem opções para Windows, Mac e Linux. Estas instruções são para máquinas Windows. Extraia os arquivos compactados. Quando perguntado em qual diretório instalar o software, recomendamos defini-lo como C: android-sdk. Se você escolher um local diferente, lembre-se dele.

Instalando drivers de dispositivos

Para garantir que seu computador possa se comunicar corretamente com seu smartphone ou tablet, você precisará instalar o driver USB apropriado.

Os dispositivos de alguns fabricantes vêm com os drivers incluídos no software do telefone, portanto, tudo o que você precisa fazer para instalar o driver USB apropriado é conectar o telefone ao PC por meio de um cabo USB. O OnePlus é um exemplo disso, mas vale a pena conectar seu telefone primeiro para ver se os drivers USB serão instalados automaticamente.

Caso contrário, aqui está uma lista de drivers dos fabricantes mais populares:

Siga as instruções do instalador. Depois que os drivers estiverem instalados, prossiga para a próxima etapa.

Desbloqueie seu bootloader

Antes de começar, você precisa desbloquear o carregador de inicialização do seu dispositivo. O bootloader, de forma simples, é o programa que carrega o sistema operacional do dispositivo. Ele determina quais aplicativos são executados durante o processo de inicialização do seu telefone ou tablet.

Alguns fabricantes exigem que você obtenha uma chave para desbloquear o bootloader. Motorola, HTC, LG e Sony fornecem instruções passo a passo sobre como fazer isso, mas um aviso: eles exigem que você se registre em uma conta de desenvolvedor.

Infelizmente para os usuários de dispositivos Huawei e Honor, os carregadores de inicialização desses telefones não podem mais ser desbloqueados. A Huawei rescindiu a capacidade de solicitar códigos de desbloqueio em julho de 2018. Se você ainda deseja fazer root no seu dispositivo Huawei ou Honor, deve usar um serviço de terceiros como o DC-Unlocker.

Root em aparelhos android | celular, google, mobile, root, tecnologia | como fazer root em aparelhos android em 2022 | 5bfcb807 bootloader | dicas/guias
Muito cuidado ao mexer nisso

Depois de ter dado esses passos, você pode embarcar no processo de desbloqueio. Você precisará colocar seu dispositivo no modo fastboot. É diferente para cada telefone, mas na maioria dos dispositivos, reiniciar o dispositivo e manter pressionados os botões Power e Volume Down por 10 segundos faz o truque (os telefones HTC exigem que você pressione a tecla Diminuir volume e pressione o botão Power para selecioná-lo).

Depois de inicializar no fastboot, vá para a pasta na qual você descompactou anteriormente seus arquivos do Android SDK. Em seguida, abra o prompt de comando do seu computador pressionando Shift + Clique com o botão direito e escolhendo Abrir um prompt de comando aqui. Se o seu dispositivo exigir um código, você receberá uma longa sequência de caracteres. Cole-o na caixa do site do fabricante do dispositivo, envie o formulário e aguarde um e-mail com uma chave, um arquivo e mais instruções.

Desbloqueie o bootloader do seu dispositivo conectando-o ao seu computador e colocando-o no modo fastboot novamente. Abra o prompt de comando digitando cmd no menu Iniciar.

Para dispositivos Google Nexus e Pixel, os comandos são fáceis:

Telefones Nexus: digite “fastboot oem unlock” (sem aspas) e pressione Enter.

Telefones Pixel: digite “fastboot flashing unlock” (sem aspas) e pressione Enter.

É o mesmo para dispositivos Samsung:

Telefones Samsung: digite “fastboot flashing unlock” (sem aspas) e pressione Enter.

O comando da Motorola é um pouco diferente:

Digite “oem unlock UNIQUE_KEY” (sem aspas), substituindo “UNIQUE KEY” pelo código que você recebeu

Assim nos aparelhos HTC:

Digite “unlocktoken Unlock_code.bin” (sem aspas), substituindo “Unlock_code.bin” pelo arquivo que você recebeu.

Confirme o desbloqueio e você estará um passo mais perto de fazer o root no seu dispositivo Android. Alguns fabricantes e operadoras não autorizam o desbloqueio do bootloader, mas isso não significa que não possa ser feito. Tente pesquisar no fórum XDA Developers por soluções alternativas e não oficiais.

Como fazer root no seu dispositivo Android aplicativos

Existem muitas maneiras diferentes de fazer root no seu telefone ou tablet. Aqui estão alguns dos nossos favoritos.

Root com Root Master

Root em aparelhos android | celular, google, mobile, root, tecnologia | como fazer root em aparelhos android em 2022 | a2d2478a rootmaster | dicas/guias
Root Master

O fórum XDA Developers menciona o Root Master como um dos melhores métodos de root com um clique – e é simples para iniciantes usarem. Vale a pena notar, no entanto, que o Root Master não é atualizado desde 2017. Se você decidir usar este aplicativo, aqui estão as etapas a seguir:

  • Baixe e instale o APK. Talvez seja necessário tocar no botão Fontes desconhecidas nas configurações de segurança do Android para concluir a instalação.
  • Inicie o aplicativo e toque em Iniciar.
  • O aplicativo informará se o seu dispositivo é compatível. Se não for, você deve experimentar um dos outros aplicativos da nossa lista.
  • Se você puder fazer o root do seu dispositivo, vá para a próxima etapa e o aplicativo começará a fazer o root. Isso pode levar algum tempo, e é uma boa ideia tentar não usar seu telefone para qualquer outra coisa enquanto ele estiver em execução.
  • Depois de ver a tela de sucesso, reinicie o dispositivo e pronto!
  • Quando terminar, você pode baixar e executar o Magisk para gerenciar seu acesso root.

Framaroot

Framaroot é um serviço de root com um clique mais recente e visa facilitar o processo de root para todos com um simples botão “root” de um clique. No entanto, você pode ter que pular alguns passos para começar.

  • Baixe o APK.
  • Instale-o – talvez seja necessário tocar no botão Fontes desconhecidas nas configurações de segurança do Android para concluir a instalação.
  • Abra o aplicativo e toque em Root.
  • Se ele pode fazer o root no seu dispositivo, você pode fazer o root no seu dispositivo apenas clicando no botão Root.
  • Você então deve baixar e executar o Magisk para gerenciar seu acesso root.

Então é isso – você está pronto!

Kingo Root

Root em aparelhos android | celular, google, mobile, root, tecnologia | como fazer root em aparelhos android em 2022 | 70cf2fe6 kingo | dicas/guias
Kingo Root

Kingo Root pode ser instalado em um computador baseado em Windows ou diretamente no dispositivo que você deseja fazer root. Primeiro, verifique se o seu dispositivo é compatível com Kingo consultando a lista oficial. Em seguida, pegue o programa Kingo Android Root for Windows e instale-o. Como alternativa, baixe o APK Kingo Android Root para o seu dispositivo, marque a caixa Fontes desconhecidas (veja acima) e instale-o.

Se você optou por usar o cliente Windows, certifique-se de habilitar o modo de depuração USB em seu telefone. A partir daí, o uso é bem simples:

  • Inicie o Kingo Root no seu computador e conecte seu dispositivo via USB.
  • Kingo Root deve detectar seu dispositivo automaticamente e solicitar que você faça o root.
  • Clique em Root e aguarde — Kingo levará apenas alguns minutos para conceder privilégios de root.

Se você preferir fazer root sem um computador, siga estas instruções:

  • Instale o APK Kingo Root.
  • Abra o aplicativo Kingo Root.
  • Se o seu dispositivo for compatível, você verá um botão One Click Root. Toque nele e seja paciente – pode demorar um pouco.
  • Se o root for bem-sucedida, você verá uma grande marca de seleção.

Baixe o verificador de root

Você precisará baixar um aplicativo para garantir que seu dispositivo tenha sido rooteado com sucesso. Existem vários aplicativos disponíveis na Google Play Store que, quando baixados, informam se você tem permissão de superusuário – um sinal revelador de que você conseguiu. O Root Checker é popular – basta instalar e executá-lo para informar se o seu telefone tem permissões de superusuário.

Instale um aplicativo de gerenciamento de raiz

O rooteamento tornará seu telefone mais vulnerável a ameaças de segurança. Instalar um aplicativo de gerenciamento de root lhe dará mais tranquilidade. Normalmente, todos os aplicativos que exigem privilégios de root solicitarão sua aprovação.

É aqui que entram os aplicativos de gerenciamento de root, como o Magisk Manager. O Magisk Manager é um software de código aberto que permite gerenciar as permissões de root do seu telefone, concedendo ou negando a permissão de aplicativos individuais.

Root em aparelhos android | celular, google, mobile, root, tecnologia | como fazer root em aparelhos android em 2022 | ae9c1e90 celular | dicas/guias
Se tudo der certo, você não precisará do martelo

Caso você precise de um celular novo, considere uma dessas ofertas

[amazon bestseller=”smartphone” tracking_id=”mg-paulo-20″ grid=”3″ items=”3″]

E se não der certo?

Indiscutivelmente, nenhum outro sistema operacional móvel se compara à diversidade do sistema operacional Android. Por esse motivo, não existe uma maneira universal de fazer root no seu dispositivo. Se as opções acima falharem, não se preocupe. Provavelmente há um guia sobre como fazer root em seu dispositivo específico disponível em algum lugar on-line – alguns recursos confiáveis incluem o fórum do XDA Developers e os fóruns do Android.

Depois de encontrar o guia certo para o seu telefone ou tablet, basta seguir as etapas listadas metodicamente. Pode ser complicado e pode demorar um pouco. Mas desde que você siga o guia passo a passo, deve ser um processo relativamente indolor.

Agora, conte para nós nos comentários se você conseguiu fazer o processo no seu aparelho. Teve alguma dificuldade? Conhece alguma outra forma mais fácil? Deixe nos comentários e aproveite para ler mais sobre o sistema Android no nosso site.

Saiba quais são as principais Técnicas Avançadas de Shading em Jogos 3D
Conheça a Unreal Engine e todas as ferramentas que fazem dessa uma das melhores engines no mercado
quer saber os salários de Desenvolvedores de Jogos no Brasil ao Exterior? Veja aí quanto Ganha um Desenvolvedor de Jogos
Já pensou em fazer um jogo de um personagem que você ama? Então, saiba Como Fazer Um Fan Game
Já pensou em como fazer o seu Marketing para Jogos VR/AR? Descubra como
Saiba mais sobre a memória T-Force Vulcan DDR5 e descubra se ela é a ideal para o seu setup